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Marketing

Como usar templates para padronizar o marketing da sua franquia

8 min de leituraCarlos Griebler

Sua rede de franquias já utiliza templates durante a criação de peças para marketing? Se não, saiba que você pode estar perdendo tempo e dinheiro enquanto seus concorrentes fortalecem sua identidade com materiais padronizados e de produção otimizada.

Templates é uma palavra originada do inglês, que em português significa modelos. Nesse sentido, templates nada mais são do que arquivos editáveis que se propõem a manter um padrão para todas as peças desenvolvidas. Um exemplo simples são folhetos de supermercado. Já notou como eles sempre possuem uma mesma base e apenas os produtos e preços acabam variando? Isso é o conceito de template na prática!

Para te ajudar a conhecer mais sobre o assunto, preparamos esse conteúdo onde vamos detalhar ainda mais sobre o uso de templates no franchising. Depois, ainda trouxemos uma série de dicas para preparar a padronização do marketing da sua franquia usando esses modelos. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que são templates?

Como vimos, templates são modelos editáveis de materiais publicitários e até outros como projetos, cronogramas e documentos internos da empresa. No franchising, manuais da rede, cardápios e principalmente materiais de divulgação físicas e digitais podem ser padronizadas com o uso de templates.

No dia a dia, templates são usados a todo instante. O PowerPoint, com suas apresentações e, mais recentemente, o Canva, oferecem centenas de opções para personalizar e criar ótimos materiais. A questão é que, em âmbito empresarial, se torna importante possuir um template próprio, que cumpra o papel de fortalecer o branding da marca e criar uma conexão com o público.

Sabe aquele tipo de peça que, só de passar o olho, você já sabe a qual marca pertence? Esse tipo de situação só é possível através de um bom processo de desenvolvimento de template. 

Para isso, um bom template deve conter elementos para a manutenção da identidade da marca, como cores, tipografia, logotipos e todas as indicações e exemplos do que é o resultado final esperado com aquele modelo. Abaixo, você pode conferir um exemplo de como é o template de um material publicitário de uma rede de franquias.

Viu como é intuitivo? Com templates integrados ao seu plano de marketing, uma franquia que preza pela padronização da sua identidade poderá oferecer a replicação qualificada de uma metodologia de marketing por todas as suas unidades. Além disso, a flexibilidade que os templates trazem possibilita padronizar desde postagens do Instagram ou Facebook até flyers e outdoors por todo o Brasil, sempre mantendo a qualidade esperada pela franqueadora.

Agora, você já deve estar pensando em outras questões que esse tipo de material pode facilitar em sua vida, não é mesmo? Por isso, continue lendo para conferir as principais vantagens de utilizar templates no marketing da sua franquia!

Qual a importância de templates para o marketing de franquias?

Tudo que qualquer empreendedor mais deseja são formas de potencializar a produtividade e os lucros da sua empresa. Felizmente, o uso de templates traz benefícios que, com certeza, auxiliarão nesse processo. Confira!

Produção acelerada

O conceito dos templates se baseia na produtividade. Afinal, as artes estão pré-prontas. Quando a única tarefa do responsável é editar uma imagem, textos ou valores, a produção se torna extremamente ágil, possibilitando muito mais peças criadas em menor tempo. Ainda, com as artes praticamente prontas, a equipe pode focar em produzir textos e valores atrativos para a clientela.

Com o imediatismo dos dias de hoje, ser o primeiro é essencial. Imagine uma tendência que surge nas redes sociais. Se você consegue aproveitar esse “hype” em prol dos seus produtos, as chances de criar engajamento e gerar vendas são bastante altas. Em um cenário de planejamento, templates também trazem praticidade para a criação de campanhas de marketing.

Economia de dinheiro

Ainda nessa linha, essa produtividade também se traduz na economia de dinheiro. Primeiro, design é uma área custosa. Imagine ter que contratar um profissional para cada arte publicitária da sua rede? Com certeza significaria um montante importante no fim do mês. Com templates, esse trabalho acontece dentro da franquia, resultando na redução de despesas ao longo prazo.

Não necessita grande conhecimento

Talvez o grande diferencial dos templates esteja no fato de que qualquer um, com o mínimo conhecimento digital e bom senso, pode transformar um modelo editável em uma peça de boa qualidade. Mesmo que a princípio possa ser necessário algum tipo de capacitação, com o tempo a facilidade trazida por modelos editáveis será infinitamente mais agradável de se trabalhar do que produções feitas do zero.

Facilita mudanças

O logotipo da franquia pode mudar ou até mesmo algo simples como o valor de um produto. Imagine os recursos para contratar um designer apenas para uma alteração como essa? Chega a ser desmotivador! Por isso, com templates, qualquer tipo de mudança ou alteração é uma tarefa fácil.

Ainda, em algo comum no ambiente de franquias, uma mudança no padrão das peças. Cabe ao franqueador realizar a mudança apenas uma vez e enviar para todas as unidades. Voltando ao assunto da padronização, isso se mostra um aliado e tanto na qualificação da identidade da marca.

Branding

Falando em marca, o Branding é justamente esse  trabalho realizado para fortalecer a imagem de uma marca no imaginário dos consumidores. Quando existe um padrão alto de qualidade nas franquias, se cria um respeito pela organização da rede. 

Assim, tanto o consumidor sabe que se trata de uma rede focada em oferecer a mesma experiência em todas as suas unidades, quanto o potencial interessado terá outros olhos para uma franqueadora que se importa com a qualidade e performance de seus franqueados.

5 dicas para usar templates ao padronizar o marketing da sua rede

Se você seguir as dicas a seguir, com certeza terá sucesso ao implantar templates no setor de marketing da sua franquia. Confira!

1. Padronização não é ser igual

Quando falamos em templates, é comum pensar em artes similares e com pouco espaço para a criatividade. Porém, atingir a padronização através de templates não significa fazer a mesma arte todas às vezes. Mesmo que cores e algumas formas se mantenham constantes, deve existir uma certa liberdade para criar. Afinal, públicos e regiões podem funcionar de maneiras diferentes, especialmente no franchising.

2. Subjetividade

A arte pode ser subjetiva, mas o marketing digital não leva essa máxima em sua total forma. Existem algumas estratégias e técnicas que têm sucesso comprovado e, fugir delas, pode significar o esquecimento da sua marca. Por exemplo, existem cores que funcionam melhor juntas. Também há formatos, chamadas e estilos de textos que desempenham melhor em cada nicho.

Por isso, ao desenvolver templates, você precisa pensar também na arte final que seu público vai visualizar. Ele precisa, além de fornecer os caminhos para chegar até esse resultado, trabalhar com as fórmulas e linguagem adequadas para sua persona. 

3. Versatilidade é importante

Isso se estende a uma questão importante, a versatilidade. Desde o processo de desenvolvimento dos templates da sua franquia, é fundamental oferecer diversas opções de customização, não só da arte, mas também do formato. 

Um template para o facebook pode não ser o mesmo do LinkedIn, assim como templates para materiais físicos (panfletos, outdoors) podem possuir resolução diferente de templates digitais (posts de redes sociais).

4. Crie sua identidade

Pode parecer contraditório, mas ao mesmo tempo em que existem elementos consolidados quando falamos de templates, é essencial ser original. Lembra quando citamos ferramentas de templates como o Canva acima? Elas podem ser interessantes em um primeiro momento, mas não oferecem a originalidade e personalização que o mercado pede.

A identidade é parte essencial desse processo de padronização e gestão de marca e se você não está feliz com a atual, é a primeira coisa que deve pensar em reestruturar. De nada adianta estratégias fantásticas de produção se o que as pessoas lembrarão for considerado antiquado.

Mas não se engane, a identidade visual não se resume ao logotipo do negócio. A identidade tem a ver com as cores e sua psicologia, fontes adequadas, lemas e slogan, além da forma em como você exibe esses materiais. Não deixe de investir na qualidade visual da sua franquia!

Por isso, ao desenvolver os templates da sua franquia, mostre porque ela é diferente das demais. Essa personalização dos modelos, com o auxílio de técnicas como storytelling e funil de vendas, vai conquistar o seu público!

5. Utilize a tecnologia

Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância da padronização da marca da sua franquia para atingir a tão sonhada expansão da rede de forma alinhada e qualificada. Por isso, desenvolvemos como parte do nosso sistema para franquias, o  módulo ‘Marketing‘. 

O módulo vai te ajudar a cumprir o papel de fortalecer a identidade da franquia, centralizando todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

Nele, é possível atingir todas as dicas citadas anteriormente. Afinal, você terá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar templates de peças publicitárias customizáveis aos seus franqueados, além de armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. 

Assim, o processo de marketing da franquia será facilitado e otimizado! Por isso, economize tempo e dinheiro organizando seu setor de marketing com essa ferramenta incrível! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para aprender mais sobre marketing no franchising conferindo nosso artigo sobre Trade Marketing. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado