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Marketing

SMO: como otimizar conteúdo da sua franquia para as redes sociais

8 min de leituraAndrei Arndt

SMO (Social Media Optimization, ou Otimização de Mídias Sociais) é uma alternativa para aumentar a visibilidade da sua marca. Descubra como a estratégia afeta o alcance da sua rede de franquias e como ela pode te ajudar a encontrar franqueados para expandir a sua rede.

Neste artigo você verá:

O que é SMO?

Você provavelmente deve ter ouvido falar que técnicas de SEO são fundamentais para qualquer empreendimento que queira se destacar na internet. São elas que colocam a rede de franquias no mapa do Google. A transformação digital concedeu ao Search Engine Optimization a qualidade de pré-requisito para atuação no ambiente on-line.

Entretanto, saiba que não basta apenas aparecer nas pesquisas dos motores de busca para adquirir relevância e vantagem competitiva no mercado. Dedicar atenção às postagens nas redes sociais é um diferencial para a sua marca e deve ser considerado como complemento à otimização para motores de busca. É aí que surge o SMO.

SMO é a sigla para Social Media Optimization, termo da língua inglesa que significa Otimização de Mídias Sociais. Em outras palavras, são técnicas voltadas para publicações em redes sociais com o intuito de aumentar a visibilidade e estabelecer a presença da sua marca no ambiente digital.

O termo foi criado pelo pesquisador Rohit Barghava, em 2006. Para ele, o propósito da estratégia é transformar as publicações em diferentes canais de mídia em peças atrativas e mais visíveis ao público. Podcasts, blogs e outros canais de comunicação devem ser referências para expandir a visibilidade. 

Barghava estabeleceu 5 regras para o Social Media Optimization. Confira a seguir:

  1. Publique conteúdos diversificados e informativos. Vídeos, blogposts, etc. 
  2. Estimule o compartilhamento do seu conteúdo pelos usuários. Botões e chamadas persuasivas sugerindo compartilhamento são algumas dicas.
  3. Verifique semanalmente quem direcionou links para a sua página e retribua linkando de volta.
  4. Procure alcançar muitos usuários. Compartilhe as publicações em todas as redes que a sua marca está inserida. YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn
  5. Autorize o uso do seu conteúdo por terceiros. Além de aumentar o alcance do seu conteúdo, serão gerados links para o seu site.

Para você que tem dificuldades em encontrar franqueados para expandir a sua rede, o SMO aumenta a visibilidade da sua marca para os seus clientes e, consequentemente, para os interessados em investir na sua franquia. Continue lendo para aprender sobre a importância da Social Media Optimization no mercado de franquias.

Qual a importância do SMO em uma rede de franquias?

Antes de tudo, saiba que o SEO para franquias é um complemento para o SMO e, portanto, é difícil de dissociar. Para uma estratégia de marketing efetiva, certifique-se que a sua equipe está trabalhando nas duas frentes: a voltada para motores de busca e a voltada para mídias sociais. 

Desta maneira, vamos supor que você gerencia uma franquia de saúde, beleza e bem-estar. Um artigo sobre cuidados com a pele no inverno é publicado no blog. A publicação está de acordo com a estratégia de SEO, título, palavras-chave e parágrafos. 

Mas você não deve parar por aí, qual o andamento das suas redes sociais? Saiba que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo. Dessa maneira, um vídeo sobre cuidados com o cabelo no inverno, além de postagens no Instagram e Facebook redirecionando os usuários para o YouTube ou para o blogpost são estratégias de SMO interessantes porque cruzam o tráfego. 

Viu como o SEO e o SMO caminham lado a lado? Continue lendo para aprender os benefícios de uma estratégia de Social Media Optimization.

Alinha o conteúdo

O marketing de conteúdo trabalha com a criação e a publicação de materiais diversificados. No entanto, estabelecer um alinhamento entre os inúmeros conteúdos produzidos regularmente é sempre um desafio. 

Nesse sentido, o SMO influencia a padronização das suas postagens. Por meio dela, padrões serão estabelecidos. Vale lembrar que o alinhamento deve ser feito conforme a visão e os valores da empresa. 

Sabe a impressão que cada postagem da sua rede foi feita por uma pessoa diferente? O risco de acontecer é praticamente nulo se uma estratégia de SMO estiver em ação. Você pode combinar a área de marketing até mesmo o padrão de emojis a ser usado nas postagens. 

Dessa maneira, manter o seu conteúdo alinhado e padronizado facilita a compreensão da sua mensagem e reforça a sua identidade de marca.

Reduz investimentos com marketing nas rede

As redes sociais disponibilizam a divulgação paga de anúncios pelas redes. É o caso do Facebook Ads. Mas saiba que não importa o quanto você esteja disposto a pagar, nada se iguala ao tráfego orgânico de usuários. 

Em outras palavras, você vai até as pessoas mas elas não vão até você, não parece a melhor alternativa, certo? Quando os usuários vêm até você naturalmente, as probabilidades de gerar engajamento e fechar uma compra são muito maiores. 

Por isso, ao otimizar as suas mídias sociais com estratégias de SMO, a sua visibilidade aumenta e o seu conteúdo se torna relevante. Os recursos que seriam investidos em anúncios pagos para a plataforma divulgar a sua marca são economizados.

Maior alcance e interação com o público

Colocar o perfil da sua marca para interagir com o público é fundamental nos dias de hoje. Se você não faz isso ainda, saiba que os seus concorrentes devem estar fazendo. 

Se você acompanha o perfil nas redes sociais das grandes marcas de tecnologia, por exemplo, a Samsung, vai perceber que na sessão de comentários a empresa está sempre respondendo os usuários e interagindo com o público. O que falta para você interagir com o seu público?

Um dos benefícios do SMO é aproximar a relação entre cliente e marca. Em uma rede de franquias, a aproximação é ainda mais importante. Afinal, ela se relaciona também com os seus possíveis franqueados. 

Nesse sentido, imagine um investidor interessado em abrir uma unidade da sua rede. Ele acessa suas páginas nas redes sociais e nada faz sentido. Não há um discurso claro, mensagem coerente, tampouco padronização das publicações. As chances dele procurar outra rede de franquias é grande.

Como aplicar técnicas de SMO na sua rede de franquias?

Agora que você entendeu o que é SMO e os seus benefícios, que tal conferir algumas dicas para aplicar na sua rede de franquias? Continue lendo!

1. Tenha horário definido para as postagens

É muito importante que as suas publicações tenham um horário definido para a publicação. Mas como definir esse horário? A resposta é simples: use ferramentas de análise de tráfego. Por meio delas, você descobre o horário em que o seu público responde melhor às publicações, em quais horários ocorrem mais visualizações, etc.

Todas essas informações ficam armazenadas e a disposição para você. Caso você ainda tenha poucas postagens para analisar, saiba que a melhor alternativa é testar. Publique de manhã, analise os resultados. 

 Publique a tarde, compare os resultados com o teste anterior. Fica fácil identificar o melhor horário para as suas postagens dessa maneira, certo? Vale lembrar que a frequência de postagem é determinante para o sucesso da sua estratégia de SMO.

Além disso, é melhor postar semanalmente ou diariamente? Bom, depende do seu público. Cabe a você testar as diferentes frequências de postagem e decidir a melhor alternativa.

Produza conteúdo acessível

Atingir o maior número de compartilhamento possível é uma pretensão da estratégia de SMO. Por isso, você precisa produzir conteúdos de fácil acesso para o seu público. 

Mas não só isso, as suas publicações precisam estimular o compartilhamento. O que a sua persona compartilharia com amigos e conhecidos nas redes sociais? Vale estudar aquilo que mais interessa ao seu público-alvo. Dessa maneira, são maiores as chances da sua marca ser compartilhada nas redes sociais.

Considere os costumes, os valores e a ideologia da sua persona. Talvez seja interessante apostar no humor para engajar os seus seguidores. Nesse sentido, é importante estar antenado com as novidades da cultura da internet. Algum meme pode ser usado para ilustrar alguma publicação

Recicle seus conteúdos e mantenha as postagens em dia

Para publicar um conteúdo informativo e relevante nos dias atuais, você precisa dedicar muito tempo à pesquisa e estrutura da produção. Por isso, não tenha receio de reciclar o conteúdo e usá-lo novamente. 

Pense o seguinte: uma postagem bem-sucedida pode se transformar em um e-book, um infográfico e até uma palestra. Portanto, amplie as possibilidades para trabalhar os seus conteúdos. 

Se você publica diariamente, saiba que é perfeitamente normal algumas postagens não emplacarem e simplesmente ficarem esquecidas. Mas não desanime! As postagens diárias favorecem a visibilidade da sua página pelo algoritmo da plataforma. Afinal, uma página desatualizada e pouco ativa não será considerada relevante, certo? 

Faça uma integração dos conteúdos

Que tal uma postagem no Instagram levar até uma landing page? Ou então uma postagem no LinkedIn direcionando para o Facebook? As possibilidades são amplas. Integrar os seus canais de comunicação facilita que o usuário te encontre na internet. 

Portanto, para redes de franquia, não esqueça que as suas publicações são desenvolvidas com objetivo de encontrar novos franqueados. Uma landing page é fundamental para esse propósito. 

Se você quer aumentar as possibilidades de mostrar a sua marca para investidores interessados, considere expor a sua franquia em um Portal de Franquias. Nele, você expõe a sua marca para um público qualificado. 

Ficou interessado mas não sabe por onde começar? A Central do Franqueado disponibiliza um Portal de Franquias ideal para expandir a sua marca. Entre em contato com a gente para anunciar sua franquia gratuitamente!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado