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Marketing

Estratégias de marketing sazonais: o que são e como realizá-las em sua marca?

10 min de leitura Carlos Griebler


Estratégias de marketing sazonais são uma ótima forma de garantir vendas durante o ano todo e potencializá-las ainda mais em eventos importantes. Para te ajudar a conhecer mais sobre essa estratégia essencial no mundo dos negócios e franchising, preparamos esse conteúdo que vai mostrar detalhes da prática e como fazê-la em sua franquia. Confira!

Neste artigo você aprenderá:

O que são estratégias de marketing sazonais?

O marketing é ponto fundamental em qualquer rede de franquias. Todos querem chamar atenção e vender, tanto para consumidores quanto para novos franqueados interessados em adquirir uma unidade. Por isso, é necessário desenvolver estratégias que permitam essa exposição de produtos e da própria marca. Entre essas estratégias, temos o marketing sazonal.

Sazonal, caso você não saiba, se refere a algo que é temporário. Ou seja, algo que acontece em uma determinada época do ano e que necessita de uma atenção especial em decorrência de diferentes contextos.

Por esse motivo, usamos a sazonalidade para tratar de produtos produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bens materiais. Além disso, podemos pensar também em datas comemorativas e eventos específicos que compõem o calendário da região que a unidade está instalada.  

Por exemplo, imagine um jogo do Brasil na Copa do Mundo. Uma pesquisa da APAS traz que, em um dia como esse, a venda de cerveja tem aumento de até 50%. Interessante, mas imaginável, certo? Porém, é basicamente esse tipo de oportunidade que você precisa se atentar.

Então, para tratar desse conceito, temos o antes mencionado marketing sazonal. Ele se baseia em um simples fato do mundo de negócios: a depender do seu segmento e região, o desempenho de uma loja varia ao decorrer do ano. 

Portanto, cabe ao empreendedor saber lidar com essas circunstâncias para criar planos de marketing que maximizem o alcance da sua marca e consequentemente o lucro.

Para te ajudar a compreender melhor os detalhes da importância e aplicabilidade das estratégias de marketing sazonais, elaboramos este conteúdo para que você saiba como inserir a metodologia em sua franquia. Confira!

Qual a importância dessas estratégias em sua rede?

É difícil vender simplesmente por existir. A menos que você tenha um produto revolucionário, terá que descobrir uma forma de atrair novos clientes para seu estabelecimento. Como consequência disso, também é necessário construir um planejamento minucioso que vai te ajudar a potencializar essas vendas nos períodos desejados.

Antes de adentrar em mais alguns benefícios, vamos tratar de um simples exemplo. Você tem uma franquia de sorvetes. Diferentemente de uma franquia de bolos, por exemplo, o consumo de sorvetes é maximizado no verão e em dias de calor excepcionais. Isso já é um fato para quem decide adquirir uma franquia do segmento, mas o que fazer nos outros meses do ano?

Divulgar outros produtos? Criar promoções que estimulem o consumo mesmo em dias de menos calor? Veremos mais para frente. Fato é, se você vivencia algo assim no dia a dia de seu negócio, é essencial aproveitar qualquer boa oportunidade para não passar grandes apertos nas piores épocas do ano.

Então, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito, conheceremos as principais vantagens de saber planejar boas estratégias de marketing sazonais. Vamos lá!

Impulsiona vendas

Fazer marketing quando um produto está em alta é uma tarefa relativamente menos complicada. Você sabe que tendências seguir, como agir e onde anunciar. Porém, em períodos onde as vendas estão baixas por falta de interesse e situações contextuais, sem buscar alternativas para sobressair em relação à concorrência, você irá ficar para trás e correrá até mesmo o risco de falir.

Com isso, sabendo ao certo como divulgar seu produto em momentos menos favoráveis, pode aumentar o ticket médio e o faturamento geral do ano. Assim, o planejamento inicial de lucro, visando apenas bons números em alguns momentos do ano, pode ser superado e criar uma folga que cubra possíveis problemas ao longo do caminho.

Planejamento de campanhas e promoções

Quando se tem uma estratégia de marketing bem planejada, é possível realizar promoções e campanhas sem comprometer o lucro da empresa. Ainda mais em momentos onde é esperado um lucro menor, promoções do estilo “compre 1, leve 2” ou cartões fidelidade, podem te ajudar a sobreviver. 

Já em datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Crianças, campanhas direcionadas a esse público e oferecendo produtos condizentes com o evento é a melhor saída para conseguir aumentar o faturamento. Se inspire em cases de sucesso passados, até mesmo da concorrência, e adapte a suas necessidades e inspirações.

Brindes ao cliente também são uma ótima alternativa. Por exemplo, para cada montante gasto, você ganha um benefício na próxima compra. Isso acaba estimulando uma recompra quase 100% garantida, mesmo em épocas menos movimentadas. 

Fideliza o cliente

Em conjunto com o benefício anterior, fidelizar o cliente é uma das principais saídas para épocas de baixa temporada. Eles gostam do seu produto, confiam em você e não deixarão de comparecer às unidades por qualquer empecilho de momento.

Assim, ao realizar ações que se destacam da concorrência, inovando e buscando atender as necessidades dos clientes independentemente do período do ano e de acordo com seletas oportunidades, você atrai, fideliza e vende mais em épocas que o negócio não vai bem.

Evita desperdícios

Se você está planejando estratégias de marketing sazonais é porque sabe que as vendas variam em determinadas épocas do ano. Dessa forma, saber disso vai te ajudar também no processo de gestão de estoque e produção. Não adianta produzir demais se sabe que não terá onde guardar e vender.

Isso, além de economizar dinheiro, vai contribuir para essa folga nos meses mais difíceis.

Confiança para novos franqueados

Uma franquia que sabe como vender o ano todo, mesmo que em escalas naturalmente diferentes, com certeza atrai mais a atenção de potenciais investidores. Aliado ao principal objetivo do mercado de franquias — expandir — o planejamento de estratégias de marketing sazonais vai potencializar o processo de licenciamento da sua rede. Só vantagens, não?

Como criar estratégias de marketing sazonais em sua franquia?

Sabendo o que são essas estratégias de marketing sazonais e como elas podem afetar positivamente sua rede de franquias, é hora de aprender a desenvolver uma. Por isso, preparamos uma série de passos e dicas para garantir a excelência do seu planejamento. Confira!

1. Crie um calendário inteligente

Para saber como agir, você deve saber o que esperar. É preciso definir quais são as datas a que o marketing sazonal será aplicado e quais podem trazer maiores resultados a sua rede. Por isso, comece seu planejamento analisando diversos fatores, como:

  • O último ano: como foi o desempenho no último ano? Pense nos dias que seu negócio mais faturou e nos principais problemas que resultaram em dias fracos. Assim, você já vai ter uma base para o planejamento do ano seguinte.
  • Datas comemorativas relevantes: no varejo, datas como Natal e Páscoa são os principais dias de vendas para esses negócios. Por isso, cabe a você desenvolver campanhas para quando esse dia chegar, as pessoas procurarem suas lojas e comprarem. Toda essa antecedência é necessária, pois é preciso garantir que seus clientes sejam atingidos e atingir isso pode levar tempo.
  • Pense em possíveis melhorias logísticas: você pode otimizar algum processo da sua franquia para garantir menos problemas na alta demanda dessas datas comemorativas? Se sim, faça o mais rápido possível, pois isso quebra a barreira do gasto e configura um investimento para toda uma rede.

No franchising, uma das principais vantagens de realizar esse planejamento, é o efeito na comunicação da rede. São diversos empreendedores que dependem dos planos de marketing de uma rede e se tudo estiver claro, o lucro terá um efeito cascata por toda a cadeia de unidades.

Assim, pense bem em como você vai atingir seus objetivos e quais são, de fato, esses objetivos. É vender mais? Então planeje o quanto antes. É aumentar o reconhecimento da minha marca? Planeje o quanto antes. Planejar é essencial em qualquer etapa de qualquer negócio. E aqui não é diferente.

2. Oriente sua equipe e franqueados

Para que tudo ocorra bem, é essencial que toda equipe, tanto de colaboradores quanto de franqueados, estejam engajados no planejamento e execução da estratégia. Por isso, não guarde tudo para si. Dê voz a todos os principais envolvidos e trabalhe em equipe, pois as melhores sugestões vêm daqueles que convivem diariamente com o público.

Assim, todos caminharão juntos pelo objetivo maior, se comunicando e dando ideias que podem agregar e potencialmente aumentar ainda mais as vendas nos períodos que estão sendo planejados.

3. Saiba como falar com o público em campanhas

Aqui existem dois pontos: como e onde. Como você vai se comunicar com seu público? Esse contato precisa estar alinhado com a persona que você busca encontrar. É ela que vai definir a forma e o tipo de linguagem dos materiais promocionais. Assim, o processo de escolhas das datas precisa estar de acordo com seu público-alvo.

Além disso, onde você vai expor seus materiais? Bom, diariamente milhões de pessoas consomem conteúdos em forma de vídeo, imagens e textos diariamente em suas redes sociais e na internet como um todo. Portanto, existe um lugar melhor? Pode existir, tudo vai depender do seu público-alvo e onde são maiores as chances dele te encontrar. Porém, lembre-se sempre da importância da tecnologia nos dias de hoje!

4. Invista em produção de materiais promocionais

Agora que você sabe onde e como criar esses materiais. Não deixe de investir na qualidade deles. Uma peça publicitária de baixa qualidade pode influenciar negativamente no seu trabalho. Aliás, se você não tem uma equipe de marketing, contrate bons profissionais para realizar esse processo.

Pense também, é claro, no funil de vendas da sua rede. Materiais certos precisam encontrar as pessoas certas. Felizmente, existem diversas ferramentas e especialistas que podem te ajudar nesse momento.

5. Analise os resultados e já pense no próximo ano

Indo longe no planejamento, após os resultados já estarem em suas mãos, é hora de começar tudo de novo. O ano pode acabar, mas o negócio precisa continuar a funcionar no seguinte. Aprenda com seus erros, acertos e trabalhe com sua equipe para otimizar cada vez mais o trabalho de marketing sazonal da sua rede.

6. Outras práticas importantes

Ofereça diversas formas de pagamento

Você já parou para pensar que, no início do mês, as vendas tendem a ser maiores? As pessoas receberam seus salários em seus empregos, portanto possuem dinheiro guardado para realizar compras. 

Porém, no fim do mês, as coisas podem apertar e você precisa estar pronto para aceitar outros métodos de pagamento. Formas de pagamento como Cartões de crédito, vales e pagamentos eletrônicos podem angariar muitas vendas que antes seriam impossíveis!

A Central do Franqueado pode te ajudar!

Viu como é importante para sua rede desenvolver esse tipo de estratégia? Você precisa apenas atentar as nossas dicas e se esforçar para colocar essas práticas em funcionamento. Com essas melhorias, seu negócio vai vender bem o ano inteiro e sua rede de franquias vai crescer e lucrar cada vez mais!

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de criar boas campanhas de marketing em sua franquia. Para isso, nosso sistema para franquias é fortalecido pelo módulo ‘Marketing’. Cumprindo o papel de fortalecer a identidade da franquia, aqui é possível centralizar todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

O módulo te dá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de marketing sazonal da franquia será facilitado e otimizado.

Economize tempo e mantenha seu processo de gerência efetivo e padronizado!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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