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Gestão de Franquias

Plano de negócio: o que é e como fazer um para sua rede de franquias

9 min de leitura Dario Ruschel


Você sabe o que é um plano de negócios? Planejamento é algo fundamental para qualquer empreendimento que almeje o sucesso. É a estratégia que prepara a empresa para competir no mercado. Redes de franquias não escapam dessa regra e tendem a trazer melhores resultados quando possuem objetivos claros e bem definidos. Para isso, é necessário definir o plano por trás da marca.  

Gerir um negócio demanda não só visão, mas também muita organização por parte do gestor. O trabalho administrativo é o cérebro da empresa, seja em um pequeno negócio ou em uma grande multinacional. É por meio dele que são alinhados os objetivos para, então, encontrar-se os meios para se alcançar as metas.

A competitividade do mercado é um obstáculo a ser enfrentado. Por isso, é indispensável que a empresa estabeleça metas. Assim, ela não apenas irá atingir seu nicho, como também irá conquistar espaço no mercado. Portanto, lembre-se: possuir um firme e claro plano de negócios é estar preparado. 

A Central do Franqueado preparou este artigo para te ensinar tudo sobre o assunto e te ajudar a desenvolver o plano de negócios da sua rede. Confira!

Neste conteúdo você vai conferir:

O que é o plano de negócios?

O plano de negócios é uma espécie de manual para o desenvolvimento da empresa. No franchising, sua importância é ainda maior, pois constitui-se como um guia no processo de expansão da marca pelo investimento de novos franqueados, que devem seguir o padrão da rede.

Também faz parte da elaboração do plano de negócios de uma franquia levar em consideração as particularidades da empresa em relação aos novos mercados que serão atingidos. Alguns fatores como localização, público-alvo e perfil de compra são variáveis que devem ser consideradas ao se elaborar estratégias e definir metas e objetivos.

Portanto, no franchising, o planejamento é um trabalho que exige muita análise, pesquisa e comunicação por parte do franqueador.

O plano de negócios é uma estrutura que apresenta o papel de uma empresa no mercado. É o instrumento que irá definir o que ela oferece, quais seus objetivos, para quem ela se direciona. Por isso, a primeira coisa a se fazer é refletir sobre visão, missão e valores.

Para ser convincente, um negócio deve transmitir isso em todos os recursos referentes a sua imagem, tudo deve estar alinhado ao conceito e aos valores definidos para a marca. Alguns questionamentos podem auxiliar o gestor no momento de definição desses alicerces. São eles:

  • Qual o diferencial do meu negócio em relação aos outros?
  • Como posso me comunicar com meus clientes?
  • Quais desejos e necessidades dos consumidores eu desejo suprir?

Nota-se que as premissas têm um ponto em comum: o que a empresa significa para o consumidor. Por mais que o plano de negócios seja voltado para a gestão empresarial, é a visão dos potenciais clientes que deve ser considerada em meio à formatação do negócio. Afinal, é a serviço deles que a empresa irá funcionar.

Por que fazer um plano de negócios?

Agora que você sabe o que é um plano de negócios, vamos ver a sua real importância para um negócio. A Central do Franqueado detalhou uma série de motivos para você investir no planejamento da sua franquia. Veja abaixo: 

Elaboração de simulação pautadas na realidade

Com um bom plano de negócios, é possível conhecer as reais potencialidades e defeitos de uma empresa. Desse modo, fica muito mais simples a tarefa de simular planejamentos estratégicos, o que por sua vez facilita grandes tomadas de decisão. 

Com um planejamento bem estruturado, a margem de erro diminui muito. Um gestor poderia, por exemplo, avaliar se é o momento ideal para uma grande campanha de marketing, um aumento considerável do quadro de colaboradores, ou qualquer outro movimento administrativo arriscado, uma vez que teria como “prever” as suas vantagens e desvantagens.  

Diagnosticar problemas

De certa forma uma segmentação do primeiro item. Contudo, diagnosticar problemas não está conectado exclusivamente a simulações do futuro, mas também às operações presentes da empresa. Isto é, com um plano de negócios bem definido, podemos saber o que está errado e cortar o mal pela raiz. Saber o que não está funcionando é o primeiro passo para melhorar a situação. 

Alinhamento entre franqueador e franqueado

Alinhamento é um dos fatores mais importantes para o franchising, uma vez que um dos pilares desse modelo de negócio é a padronização. Ou seja: todos precisam saber exatamente o que fazer, sempre em direção a um mesmo objetivo

Como você viu, um plano de negócios nada mais é do que uma formalização das estratégias da empresa. É fundamental, então, que todos os empresários envolvidos com a marca conheçam o planejamento de ponta a ponta e trabalhem para sua consolidação.  

Obtenção de financiamento

O plano de negócio é o carro chefe de toda empresa que busca investidores. Afinal, é através dele que possíveis interessados conhecerão as ideias que compõem a marca: missão, visão, valores etc.

Toda e qualquer apresentação da marca deve levar em conta o que foi planejado no plano de negócios e, além disso, deixar claro que o planejamento é irredutível. É importante se prender ao que foi definido e se mostrar seguro de suas escolhas. A empresa é o que é, e o plano de negócio está aí para apresentá-la. 

Como fazer um plano de negócios? 

Mas como fazer um plano de negócios? Preparamos uma série de dicas visando ajudá-lo a definir seu planejamento da melhor forma possível, evitando superficialidades. Confira: 

Desenvolva a melhor apresentação possível

O plano de negócios é o documento oficial de apresentação de uma franquia para novos colaboradores, patrocinadores e potenciais franqueados. Por isso, em sua introdução, deve possuir uma descrição completa do negócio

Ele deve incluir os produtos e serviços oferecidos, além das informações a respeito dos concorrentes e sobre o público-alvo. Parte dos processos operacionais da empresa também devem ser abordados. Uma das formas mais tradicionais de fazê-lo é através da chamada matriz swot

Apresente a organização administrativa da marca

Parte da apresentação da rede é falar da gestão em si. A gestão no franchising é feita por uma grande equipe de pessoas. Apresentá-las é essencial para que as funções administrativas sejam nomeadas e as responsabilidades divididas.

A descrição dos cargos da empresa e das pessoas que os exercem é fundamental. É desta forma que o trabalho da marca será personalizado e os responsáveis por cada setor serão apresentados.

Todo franqueado precisa saber quem faz parte da equipe da franqueadora, constituída por diversos gerentes que prezam pelo funcionamento da rede como um todo. Por vezes, o operador precisará trabalhar em conjunto com a franqueadora para solucionar problemas e encontrar soluções para sua unidade.

Detalhe questões financeiras

São as finanças que viabilizam o funcionamento de qualquer empresa. Em uma rede de franquias, sua organização é ainda mais importante. Afinal, a expansão em rede depende do investimento dos franqueados, que precisam saber os valores para tomarem as suas decisões.

No plano de negócios, é de suma importância que todas as taxas sejam apresentadas: entre elas, a taxa de franquia, a porcentagem de royalties e o fundo de propaganda. Além disso, trazer especificações sobre o capital de giro é um diferencial, para que o investidor tenha maior noção de quanto de dinheiro precisará para manter sua loja funcionando normalmente.

Se, como empreendedor, você estiver recém transformando sua empresa em uma franquia e utilizando seus próprios fundos para isso, ainda assim deverá separar uma parte das finanças da empresa para necessidades a serem supridas. 

Isso, ao ser apresentado em um plano de negócio, envolve uma análise completa de todos os investimentos que deverão ser feitos em sua startup, incluindo o capital voltado para o marketing e questões operacionais. O auxílio de consultorias pode fazer a diferença para melhor preparar sua empresa para o que for acontecer em seus primeiros meses de funcionamento.

Explique o marketing da rede  

Conquistar novos clientes deve ser um objetivo constante em uma empresa, principalmente em uma franquia que visa expandir. Nisso, entra o marketing.

O marketing é responsável por tornar o negócio “vendável”. A partir de uma análise prévia dos pontos fortes da empresa, de seus serviços a serem oferecidos, bem como fatores externos do mercado e perfil do público-alvo, é possível elaborar um posicionamento da marca e criar ações.

Por mais que a elaboração de campanhas de comunicação não seja da responsabilidade do franqueado, é importante que a forma como a rede se posiciona seja abrangida, a fim de que o operador tenha consciência sobre como o consumidor vê a marca.

Isso faz toda a diferença na maneira como os funcionários são treinados a atender os clientes, por exemplo.

A solução da Central do Franqueado

Como você viu, um plano de negócios precisa dar conta da complexidade que é o gerenciamento de uma rede de franquias. São muitas as áreas, cada um com suas demandas e dificuldades específicas. 

Quer uma solução? Então conheça a Central do Franqueado! Nossa plataforma de gerenciamento de franquias foi desenvolvida especialmente para você, franqueador, que quer desenvolver seu negócio exatamente como foi definido no plano de negócios.

Entre os  serviços oferecidos na solução de Expansão da Central do Franqueado, você encontra o Módulo CRM’, responsável por automatizar etapas do funil de vendas, identificar eventuais gargalos e se comunicar com os franqueados

Além disso, também inclui o ‘Módulo Projetos’, que vai acelerar a implantação de novas unidades e simplificar o gerenciamento de projetos na rede. Recurso ideal para quem tem um plano de negócios bem pensado e quer executá-lo com maestria!

Por fim, ao contratar os serviços de expansão da Central do Franqueado, você também pode disponibilizar a sua marca no Portal de Franquias da Central! 

O Portal é acessado diariamente por milhares de investidores e vai trazer diversas oportunidades de investimento para a sua rede. E aí? Que tal experimentar gratuitamente? Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios!

Gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso blog e saiba tudo sobre gestão financeira para franquias! Boa leitura!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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