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Gestão de Franquias

Funil de vendas: como otimizar um processo de vendas em três etapas para sua franquia

9 min de leitura Cristiano Ritzel


Aplicar o funil de vendas é algo que exige bastante de uma equipe, envolvendo tanto a parte de vendas, quanto a de marketing de uma empresa. Então, para uma facilitação de tal projeto é importante possuir uma estratégia para captar clientes de modo ágil.

O que você irá encontrar neste artigo:

O que é funil de vendas?

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que explica o caminho de um cliente, do seu primeiro contato com o produto, normalmente em vendas online, até a conclusão da compra do produto oferecido. 

Esse processo, que parte do princípio de acompanhar seu cliente, de modo que, por meio de estratégias ele crie interesse, é um dos modelos mais recomendados no marketing, principalmente para aplicação do Inbound Marketing.

É preciso levar-se em conta que nesse “caminho” existem fatores como: primeiro contato com o produto, a busca para saber sobre suas funções, e por último a compra e opinião. Por exemplo, com a primeira informação sobre o produto, esse cliente está menos próximo de adquirir ele, diferente de quem já está lendo as informações sobre sua funcionalidade. 

Para se aplicar o funil de vendas é preciso ter consciência de como acontece esse processo, compreendendo primeiramente que ele não é algo simples. Já que, desde conseguir a atenção do cliente até a efetivação, é necessário diversos fatores para tal feito.

Com o passar do anos, o público ficou mais exigente, e por isso é preciso mais estratégias para conseguir chamar sua atenção. Então, o funil de vendas se torna uma boa ideia para ser aplicada, principalmente por propiciar um atendimento mais qualificado e cativante. Além disso, possibilita perceber o que faz com que seus consumidores escolham ou não sua empresa e conhecer as dúvidas que surgem por eles na hora da compra.

No mercado de franquias, o funil de vendas está relacionado ao processo de negociação com possíveis investidores da rede de franquias. Portanto, a caminhada do investidor pelo funil de vendas começa quando ele entra em contato com o franqueador para manifestar interesse em ser um franqueado. A partir daí, o franqueador precisa estabelecer uma relação com este empreendedor para que ele resolva todas suas dúvidas e termine assinando a Circular de Oferta de Franquia (COF). Porém, existem várias fases no funil de vendas. Que tal aprender sobre elas? Continue lendo!

Quais as etapas do funil de vendas?

Para um fácil conhecimento do funil de vendas, é preciso compreender como ele é estruturado. Sendo dividido em três etapas, onde cada uma possui grande importância para o consumidor comprar seu produto, ele inicia pelo topo, segue pelo meio e chega ao fundo. Veja mais de maneira mais explicada:

Topo de funil

A parte do topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, seja do site de vendas ou do produto. Normalmente é nesta etapa que acontece o primeiro contato de um produto e seu possível comprador. Podendo acontecer tanto por acaso, quanto por indicação de alguém. 

Neste estágio, é corriqueiro que o possível comprador não veja o item à venda como uma grande necessidade, pois talvez não procurasse por ele, e também não tenha sido uma demanda a qual tenha criado um interesse prévio. Sendo assim é necessário chamar a sua atenção para que a pessoa busque mais informações sobre o que ali está disponível.

Como quem está ali muitas vezes é um visitante do acaso, é preciso que seu site tenha conteúdos que o façam criar curiosidade sobre ele, deixando claro que o seu produto possui relevância. Assim ele se questionará, e irá querer saber mais, seguindo para a próxima etapa.

Dicas de conteúdos: Normalmente em um site seu primeiro contato acontecerá através de um post, então é preciso de um conteúdo bem elaborado. Deve-se contar com um diferencial para atrair os compradores

Uma boa opção é utilizar infográficos, pois repassam as informações de modo rápido e objetivo, mas é essencial contar com um layout agradável e boas informações. Também são válidos: podcasts, newsletters e postagens nas mídias sociais.

Meio de funil

Para o cliente chegar ao meio do funil ele precisou passar pelo seu topo, ou seja, ele já tem o conhecimento sobre seu produto, já procurou informações e percebeu que precisa dele. Porém, neste momento entra mais uma parte difícil: apresentar métodos para fazer com que ele crie mais interesse, siga para a próxima parte do funil e compre o produto.

Normalmente, ao chegar nesse momento o site já registra algumas informações do cliente, por exemplo o lead. No entanto, é preciso oferecer propostas para seu cliente ficar mais interessado no item, por exemplo, um produto a mais por metade do preço. Mas, é preciso tomar cuidado. 

O cliente precisa sentir confiança no seu modo de transmitir suas mensagens de vendas. Pois caso se sinta pressionado a efetuar a compra, poderá desistir de seguir para o último estágio.

Dicas de conteúdos: as postagens em blog também podem ser utilizadas no meio do funil, outro item é o ebook, que pode oferecer um conteúdo mais aprofundado.

Fundo de funil

Por fim, depois de percorrer todo o funil, chega-se ao fundo, onde o cliente finalmente irá adquirir o seu produto, já que terá informações suficientes e sentirá que precisa dele. Aqui também é importante deixar claro os benefícios da aquisição pela sua empresa ou site.

No fundo do processo também pode se caracterizar o feedback dos compradores, ou como é chamado “pós venda”. Porém, vale ressaltar que para alguns, o pós venda é classificado como a quarta parte do funil. 

Dicas de conteúdo: na última parte do funil vale apresentar opiniões de outros consumidores, além de apontamentos que consigam sanar dúvidas dos clientes.

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Quais as vantagens do funil de vendas em franquias?

O funil de vendas é bastante importante para seu plano de marketing, sendo um fator benéfico para o aumento das vendas de um produto. Ainda mais que, ele apresenta diversos benefícios. Sendo alguns deles:

  • Previsão dos resultados: pelo fato do funil de vendas ser um caminho a ser percorrido, você terá conhecimento dos passos do cliente pelo seu site, além que você terá uma noção melhor de resultados;
  • Alta produtividade: ele também afeta a produtividade de seus vendedores e analistas de marketing, pois será mais fácil reconhecer os problemas por eles enfrentados e com isso solucioná-los. Além disso, torna-se torna mais fácil acompanhar o empenho de cada um, o que ocasiona numa busca por apresentar melhores resultados a seus chefes;
  • Otimização da gestão: a meta do funil é criar um padrão no ciclo do cliente até a compra, de modo que, a equipe de vendas tenha conhecimento do que é preciso focar e melhorar, resultando que o time foque nos objetivos da empresa;
  • Melhor uso das oportunidades: acompanhamento em tempo real do processo de compra, o que permite aplicar estratégias que possibilitem a chegada ao fundo do funil;
  • Resposta dos clientes: você conseguirá um feedback sobre os seus produtos, o que serve de auxílio para sua otimização, conseguindo então, ir além das expectativas.

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns conhecimentos, como, saber que nem todos que acessarem o topo do funil chegarão ao fim dele. Sendo assim, não adianta contabilizar todos os primeiros acessos como possíveis clientes. Também é importante não focar apenas em uma parte do funil de vendas, pois caso isso ocorra, irá desestabilizar todo o processo, fazendo a empresa não obter benefícios.

Por fim, prestando atenção em todo esse processo é fácil de perceber que a equipe de marketing de sua franquia tem toda a capacidade para conseguir aplicar ele no seu negócio. Prestando bastante atenção ao processo, e o aplicando com dedicação, o funil de vendas tem tudo para dar certo para você colher seus frutos.

Como construir o funil de vendas em franquias? 

Você deve estar se perguntando, por onde começar a construir o funil de vendas? Esta é uma dúvida comum para franqueadores, mas não se preocupe, preparamos para você o passo a passo para construir um funil de vendas. Leia a seguir! 

Estruture a jornada de compras 

Uma jornada de compra envolve todos os consumidores da rede de franquias. Ao trabalhar a jornada, você deve pensar no comportamento, nos níveis de interação e contato e também no relacionamento com os leads, sejam eles consumidores ou possíveis franqueados.

Blogs, sites e lojas online precisam estar alinhadas com o perfil de cada um dos clientes. Se você vende pouco pela internet mas mantém as vendas estáveis fora do e-commerce, provavelmente o funil de vendas não está funcionando como deveria para os consumidores que procuram o seu produto na internet. Gargalos ou problemas de otimização são possíveis problemas que podem estar prejudicando a rede.

Crie milestones

Os milestones são marcos que podem ser definidos para representar a entrada de um consumidor em uma nova fase do funil de vendas. Por exemplo, vamos supor que você administre uma rede de franquias que trabalhe com a venda de cosméticos naturais. Em que momento a sua lead descobre que precisa de produtos naturais? E qual é o caminho que ela vai usar para chegar até a solução? 

Por exemplo, o cliente encontrou um artigo do blog da sua empresa com as vantagens de usar cosméticos naturais. Ele quer comprar o produto, mas não há nenhum direcionamento para dar seguimento a compra. Nesse caso, ele não consegue avançar para o próximo estágio do funil de vendas sozinho. Isto é um problema que precisa ser resolvido rapidamente para que as vendas não sejam perdidas.

Estabeleça as etapas do funil de vendas 

Normalmente os funis de venda são divididos em: visitantes, leads, oportunidades e clientes. Por isso, é importante que aqueles que estejam no topo do funil, ou seja, os visitantes, recebam todo o suporte da franquia para continuar avançando nas etapas até se tornarem clientes. 

Para atrair visitantes, uma das alternativas é apostar no marketing de conteúdo. Para transformar os visitantes em leads, é preciso solicitar informações destes visitantes, por exemplo, nome, telefone e e-mail. 

A partir daí, você poderá nutrir os leads com conteúdos informativos, transformando-os em oportunidades. Por último, o estágio final do funil é o dos clientes, em que as oportunidades se convertem em consumidores, comprando a solução da empresa para resolver o seu problema. 

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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