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Gestão Financeira para franquias: 5 dicas para fazê-la com excelência em sua rede

8 min de leituraCarlos Griebler

Gestão financeira, ou administração financeira, é um conjunto de estratégias e conceitos que envolvem o controle de recursos de uma empresa. É esse conceito que gere o planejamento, execução e reestruturação de ações que otimizem as despesas e que pode diagnosticar a saúde financeira do negócio. Saiba tudo sobre e 5 dicas para fazê-lo com excelência em sua franquia!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é gestão financeira?

Falar de gestão financeira hoje em dia é bater na mesma tecla. Com o crescimento cada vez mais substancial do mercado, ter excelência na gestão financeira se tornou uma necessidade ainda maior. Afinal, a concorrência está sempre se atualizando e, se ficar para trás, seu negócio entra em risco.

Mas, de fato, o que é a gestão financeira? Gestão financeira, ou administração financeira, é um conjunto de estratégias e conceitos que envolvem o controle de recursos de uma empresa. É esse conceito que gere o planejamento, execução e reestruturação de ações que otimizem as despesas e que pode diagnosticar a saúde financeira do negócio.

O escopo da gestão financeira é muito maior do que apenas manter um livro caixa ou realizar pagamentos a funcionários. São medidas, extremamente planejadas por profissionais competentes, que vão ditar o futuro da empresa. É essa gerência que vai permitir a criação de metas, objetivos e outros conceitos básicos da administração.

Por isso, se você quer que sua franquia cresça de forma saudável, a gestão financeira é uma das primeiras coisas que deve fazer com o maior carinho do mundo. Pois, com essa gestão em dia, a rede conseguirá um panorama geral e preciso do quanto tem a pagar, a receber e o que pode investir em seu crescimento. 

A gestão financeira em franquias

Em redes de franquias, especificamente, podemos tratar a gestão financeira como uma via de mão dupla. Como assim? Bom, franqueados, primeiramente, por si só já escolhem o franchising por conta do porto seguro que o sistema é estruturado. Você estará lidando com processos de sucesso comprovado, formatado e pronto para operação. 

A única exigência, é seguir as matrizes da franqueadora para manter a qualidade de produção e administração esperada. O franqueado, é claro, ainda tem um papel de empreendedor. Mesmo com o suporte da rede, existem uma série de gastos a gerir, questões de loja própria como fornecedores e colaboradores.

Mesmo assim, seu papel como gestor financeiro é simples comparado ao franqueador. Coordenar uma rede de franquias consiste em dezenas de funções para uma pessoa só e, se não existir uma organização e execução eficiente, a gestão financeira da rede como um todo pode acabar se perdendo em meio a tantas responsabilidades.

Por isso, o ideal é ter um profissional especializado nisso ao seu lado. Afinal, processos como recolhimento de taxas, sejam royalties ou a própria taxa de franquia exigem um bom tempo e concentração que podem ser demais para o franqueador, ainda mais considerando o papel de orientador e suporte que revolve gerir uma franquia.

Além disso, o próprio sistema tributário brasileiro pode ser complicado até mesmo para empresários experientes, imagina só para um franqueado que acabou de abrir seu primeiro negócio ou um franqueador ainda inexperiente? 

Qual a importância no franchising?

Agora que sabemos isso, precisamos pensar no que essa boa gestão culmina, realmente, no dia a dia da rede. Para isso, vamos listar uma série de benefícios que garantir a excelência da gestão financeira podem te trazer!

Evita problemas futuros

A probabilidade de uma franquia entrar em falência é bastante baixa por conta das condições do modelo, mas isso não é nenhuma impossibilidade. Franquias que não se atentam a pontos-chave, como a gestão financeira, são mais suscetíveis a problemas futuros que possam comprometer a sua continuidade.

Dessa forma, é essencial ficar de olho em indicadores-chave de desempenho para entender como andam as principais métricas da sua rede. Fazendo isso, é possível corrigir o rumo antes que seja tarde demais.

Reputação da rede

Tudo que você, franqueador, mais deseja é uma boa reputação para sua rede de franquias. Assim, a possibilidade de ela se expandir e começar a gerar lucros, é muito maior. Se sua rede ficar conhecida por ter problemas na gestão financeira, consegue imaginar o tamanho do problema?

Por isso, além de ser atraente, a franquia deve ter seus processos otimizados e comprovados da melhor forma possível. Quando isso acontece, a rede terá maior respaldo como investimento sério e de confiança. Com uma gestão financeira bem definida, suas chances de encantar o potencial franqueado, aumentam.

Tomada de decisão

Outra influência direta de um planejamento nas finanças da sua franquia é na tomada de decisão. Optar por expandir sua rede, investir em novos equipamentos, tecnologia, treinamento e etc., precisa estar dentro do planejado, senão as chances de se haver prejuízos financeiros para sua rede são muito grandes. 

5 dicas para fazê-la com excelência em sua rede

Saiba exatamente como o franchising funciona

O franchising pode ser complexo às vezes. Afinal, são diversas taxas (royalties, propaganda, de franquia e mais), diversos envolvidos (franqueador, franqueados, colaboradores) e muitos processos que compõem o cotidiano (treinamentos de know-how, manuais, reuniões e outros).

Por isso, se esses gastos e alocações de recursos não fizerem parte do seu balanço na hora de realizar a gestão financeira da sua rede ou unidade, com certeza terá problemas eventualmente. Um franqueador ou franqueado precisa estar por dentro do sistema de franquias e quais são suas funções e responsabilidades antes de pensar em administrar da melhor forma. 

Avalie a situação atual da rede

Antes de definir qualquer coisa ou mudança, é bom ter um levantamento de como está o cenário da sua rede e sua relação com o mercado. Saber as condições financeiras reais da sua operação é essencial para poder distribuir esses recursos de forma eficiente.

Portanto, antes de criar o planejamento concreto de gestão financeira da sua rede, levante todos os gastos, dívidas, contratos, fornecedores e tudo que envolve as finanças da sua rede. Vale também considerar a precificação dos seus produtos e serviços, comparando com o mercado e com as necessidades da sua franquia. 

Mantenha o olho no Capital de Giro

Um dos conceitos financeiros mais importantes, o capital de giro é o valor circulante necessário para a continuidade das operações da franquia, como recursos para financiamento aos clientes (no caso das vendas a prazo), para manter estoques e para pagamento aos fornecedores (nas compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda). 

Além disso, serve para pagar impostos, salários e quaisquer outros custos operacionais. Ou seja, é o valor necessário para sustentar uma empresa nos primeiros meses de funcionamento, quando o faturamento ainda não é suficiente para pagar as contas do negócio. 

Lembre-se dos indicadores de desempenho

Lembra de quando falamos na importância que indicadores de desempenho, sejam eles KPI ou não, são importantes para avaliar a performance da rede? Então, esses números se tornam uma ferramenta de gestão importante, pois são indicadores que possibilitam o acompanhamento e o planejamento de soluções para aumentar a performance e sucesso das estratégias.

Conheça três indicadores/ferramentas básicas:  

  • DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício): revela as receitas, despesas e resultado do período. É possível obter a margem de contribuição, o gasto com equipe e ou aluguel e o lucro operacional. Quem não faz o DRE pode não se dar conta do risco de operar com margem operacional negativa. 
  • Projeção do fluxo de caixa: essa projeção exige olhar para a entrada e saída de recursos, o estoque e os prazos médios de pagamento e recebimento. Essencial, não?
  • Balanço patrimonial: geralmente realizado anualmente ou em períodos menores, é um relatório financeiro que visa expor o panorama contábil e econômico de um negócio. Simplificando, é a demonstração da atual situação financeira da sua empresa.   

Se quiser conhecer mais sobre indicadores-chave de desempenho, você pode ler nosso artigo sobre KPIs!

Aposte na tecnologia

A era da tecnologia surgiu para facilitar a vida das empresas em geral para sempre. Quem não lembra das pilhas de papelada, anotações feitas à mão e a necessidade de se encontrar presencialmente apenas para discutir qualquer mudança ou sugestão? Com os adventos tecnológicos que o século XXI proporciona a cada dia, isso se tornou cada vez menos comum.

Aparatos tecnológicos te ajudarão no processo de gestão financeira e a administração de sua franquia, bem como manter seus negócios em excelente forma. Invista nas possibilidades que mais se adequarem a suas necessidades, pois a transformação digital se tornou uma necessidade nos dias de hoje.

Com a tecnologia, você economiza tempo, reduz custos e identifica oportunidades em potencial para desenvolver seus negócios.

A solução da Central do Franqueado para sua franquia

A Central do Franqueado é um Sistema Integrado de Gestão de franquias que promove a inovação e gestão inteligente. São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Saiba que utilizar o suporte da Central do Franqueado, irá fazer toda a diferença para a gestão da sua franquia, por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado