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Gestão de Franquias

O que é o faturamento da sua franquia e 9 dicas para aumentá-lo

10 min de leitura Carlos Griebler


O faturamento de uma rede de franquias é peça fundamental na hora de criar estratégias e vender novas unidades. Todos os dias, ações são criadas e tomadas para otimizar o crescimento desse valor e você precisa conhecê-las para não ficar para trás. Saiba tudo sobre como aumentar o faturamento em sua franquia e qual a importância disso!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o faturamento em sua franquia?

Além de expandir, aumentar o faturamento da rede é um dos principais objetivos do franqueador. Mas o que é esse faturamento? Bom, ele pode ocorrer em duas frentes: da rede como um todo ou uma média de cada unidade para divulgar na hora de divulgar a franquia.

Ou seja, são necessárias ações em todos os âmbitos da rede para que as estratégias tenham um efeito geral no faturamento. Afinal, se você conseguir aplicar as melhores estratégias do mercado, conseguirá uma melhora nas receitas mensais de forma mais fácil.

Há muito tempo, essas táticas para aumentar esses valores surgem, caem em desuso e ressurgem com atualizações em busca de se tornarem certezas em uma tarefa tão almejada. Algumas delas já se estabeleceram como necessidades no mundo dos negócios, enquanto outras ainda dão seus primeiros passos e prometem revolucionar a forma de gerir uma empresa.

Mas lembre-se: o faturamento é diferente de lucro. Faturamento é o montante bruto, sem descontar custos de operação e taxas. Neste conteúdo, além de trazer a importância de buscar sempre o aumento do faturamento de sua rede, vamos trazer 9 dicas que vão te auxiliar nessa missão.

Continue lendo até o final para saber tudo sobre faturamento no franchising e como você pode tornar sua franquia ainda mais atrativa! Confira!

Diferenças entre faturamento bruto e líquido e como calcular

Na maioria dos modelos de negócio, existem dois tipos de faturamento: o bruto e o líquido. Para analisar o desempenho da sua rede e fazer um planejamento financeiro, tanto o faturamento bruto quanto o líquido são indispensáveis.

Por isso, você vai aprender agora como calcular estas duas variações de faturamento. 

A boa notícia é que para calcular o faturamento bruto, você vai usar apenas contas simples: faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida. Isto é, multiplique o preço de venda do produto ou serviço pelo número total de unidades vendidas em um determinado período. 

Pronto! Você tem o cálculo do faturamento bruto. Vamos ver este cálculo na prática? Imagine que uma unidade de franquia de alimentação vende 300 refeições por dia, por cada uma é cobrado o preço de R$ 25,90. Neste caso, o faturamento bruto diário é de R$ 7.770.

Agora, para calcular o faturamento líquido, são necessárias deduções de vendas e impostos. No franchising, taxas referentes à franquia como royalties e taxas de publicidade também são deduzidas nesta etapa. 

Portanto, o faturamento líquido será calculado da seguinte maneira: faturamento líquido = faturamento bruto – deduções de vendas – impostos – demais taxas da franquia. 

Que tal conferir um exemplo? Vamos supor que uma unidade da rede franquias venda 50 pastéis por dia ao preço de R$ 10,00. Então, o faturamento bruto diário é de R$ 500,00

Considerando o mês com 20 dias, o faturamento bruto mensal é de R$10.000,00. Agora, para calcular o faturamento líquido, é necessário reduzir os custos de venda, taxas de franquia, etc.

Considerando, por exemplo, 5% de royalties e 2% de taxas de publicidade, o faturamento líquido mensal da unidade de franquia será:

10.000 – 500 – 200. 

Então, o faturamento líquido mensal será de R$ 9.300,00.

Qual a importância de aumentar o faturamento?

Basicamente, podemos voltar ao princípio básico do franchising, que é expandir. É bastante simples: potenciais franqueados sempre vão preferir redes de franquias que possuam maior índice de faturamento e que estejam dentro de seus orçamentos. 

Então, é natural que uma franquia com um ótimo custo-benefício atraia mais pessoas e naturalmente cresça mais rápido. Além disso, por mais que muitas redes de franquias ofereçam uma projeção dos ganhos da unidade, esse número não é fixo e não se constrói sozinho. 

As unidades são muito diferentes entre si e franqueadores e franqueados necessitam sempre buscar atualizações contínuas para manter a performance de toda a rede em alta.

Em tempos de pandemia, empreender é ainda mais difícil. Muitos negócios estão fechando e poucos estão investindo em novos empreendimentos. Por isso, para você franqueador, buscar soluções que otimizam essa gerência e, consequentemente, o lucro, é parte fundamental da administração da rede.

Por fim, uma franquia com alto faturamento é uma franquia com franqueados satisfeitos. Manter seus clientes satisfeitos implica em uma série de benefícios para o desenvolvimento saudável da empresa e, no cenário do franchising, isso não é diferente. Dessa forma, é hora de finalmente conferir as 9 melhores dicas que vão fazer seu faturamento crescer!

9 dicas para aumentar o faturamento da sua franquia

1. Conheça o seu cliente

Todos os dias, vender está se tornando algo mais complexo. A concorrência é maior, a qualidade dos produtos e serviços estão sempre em busca do topo, mas algumas noções básicas de mercado ainda fazem a diferença na busca pelos clientes que farão diferença no faturamento da sua rede. Uma dessas noções, é a compreensão de quem podem ser as pessoas interessadas pela marca.

No franchising, isso se estende tanto a clientes finais quanto a franqueados em potencial. Você precisa conquistar esses clientes e investir no relacionamento com eles, mas é fundamental que seja de acordo com a persona estipulada pela franqueadora, pois isso pode garantir diversos benefícios futuros, como a recompra e um marketing gratuito pela satisfação.

Ter consciência sobre o perfil de clientes almejado é definir um público-alvo: um grupo de consumidores delimitado por semelhança, através de características como faixa-etária, nível socioeconômico e hábitos de consumo. Com isso, é possível correr atrás e trazer esses clientes para dentro da sua rede.

2. Conheça o mercado para precificar

Outro ponto fundamental, é entender o mercado. A concorrência é cada vez maior e você precisa se manter atualizado para que seu faturamento — ao invés de aumentar — não despenque em meio a tantas novidades.

Por isso, você deve conhecer o mercado, sua concorrência e produtos, seus valores, pois só assim você conseguirá fazer a precificação correta da sua franquia. Esse valor final vai impactar diretamente na decisão de compra de um cliente, mas não se engane: baixar preços para vender mais não necessariamente funciona. O equilíbrio é fundamental.

É mais interessante oferecer um preço competitivo, seguindo a linha da concorrência e focar em outros tipos de ações para amplificar o número de vendas do que correr o risco de acabar diminuindo seu faturamento com preços baixos demais.

O caminho inverso também é possível, aumentando o preço de alguns produtos. Se você conseguir a difícil missão de manter o volume de vendas, o faturamento mensal deve crescer. Porém, pode impactar negativamente o relacionamento com o cliente final. Cuidado!

3. Tenha um bom plano de marketing

Já esteve na seguinte situação: sabe que tem um bom produto, uma boa franquia, mas o faturamento não cresce? Se sim, talvez seu problema esteja na hora de divulgar. Ou seja, seu plano de marketing

Tão importante quanto a administração de finanças e a estruturação de logísticas de produção, o marketing cumpre diversos papéis que viabilizam a inserção da marca no mercado. Mais do que promover produtos e serviços, encontra oportunidades para que o negócio se posicione da melhor forma dentre a concorrência, direcionando-se com eficiência ao seu público-alvo.

4. Fornecedores são peça essencial

A qualificação e homologação de fornecedores de insumos e matérias-primas para as unidades de uma franquia é uma das principais tarefas na gestão da rede. O controle do abastecimento das lojas é uma das formas encontradas para garantir a manutenção da qualidade da marca e do faturamento.

Se você mantém uma boa relação com fornecedores, com todas as unidades comprando dos mesmos, é possível realizar negociações que causarão uma diminuição de valores, o que deve ajudar no faturamento total da franquia.

5. Invista na geração de leads

Aqui, podemos falar principalmente sobre a busca por novos franqueados que trarão receita a sua rede. Caso não saiba, leads são pessoas que possuem interesse em um produto ou serviço de uma empresa e disponibilizam informações suas através de formulários com dados para contato. 

Com esses dados, você pode continuar alimentando-os com materiais promocionais e educativos sobre sua rede até o momento onde essa lead esteja propícia a negociar e fechar negócio com sua franquia. Assim, as chances da negociação dar certo, são muito maiores.

6. Táticas de prevenção de perdas

Existe um problema sério, principalmente no varejo, que às vezes passa despercebido: as perdas de mercadoria. Elas afetam diretamente o faturamento de um negócio e, por isso, foi criado o conceito de prevenção de perdas.

O objetivo é justamente tornar a prevenção de perdas algo estratégico na busca do aumento da lucratividade das empresas brasileiras. Conforme falamos antes, se aumentar o valor de venda, poucos irão comprar pela crise atual e concorrência. Dessa forma, a melhor forma de sobreviver é otimizando ao máximo seus processos visando um rendimento superior.

Cabe ao responsável pela empresa descobrir as melhores formas de buscar a prevenção de perdas.

7. Qualifique o ticket médio

O ticket médio de uma empresa é o valor médio gasto por clientes em um período. Se você aumentá-lo, naturalmente o faturamento da franquia vai crescer. Conhecendo bem esse valor, até mesmo promoções que aumentem esse número vão trazer mais receita para a rede. 

Pois, quando se tem uma gestão de negócios bem planejada, é possível realizar promoções sem comprometer o orçamento e o lucro da empresa. Brindes ao cliente também são uma ótima alternativa. 

Por exemplo, para cada montante gasto, você ganha um benefício na próxima compra. Isso acaba estimulando tanto um ticket maior na primeira compra quanto uma recompra quase 100% garantida

8. Atenção aos indicadores de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho, ou KPIs, são ferramentas de gestão que visam quantificar os valores que medem os seus principais processos internos. Ou seja, são números que avaliam o desempenho dos processos desejados, possibilitando o acompanhamento e o planejamento de soluções para aumentar a performance e sucesso das estratégias.

Se algum dos principais indicadores da sua rede estiver com problemas, ele pode ser a limitação do faturamento da franquia. Um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) alto, por exemplo, pode indicar problemas na saúde financeira de uma franquia e exige uma reestruturação de suas estratégias de marketing, pois elas não estão funcionando de maneira eficaz.

9. Conheça os softwares para franquias

O franchising, apesar de todos os amparos e suportes, não é algo fácil de gerir. São diversas operações do dia a dia que, se otimizadas, podem garantir um aumento no número de vendas e garantir um fôlego para criar ações que impliquem no crescimento do faturamento. Como? Com um software para franquias.

Softwares para franquias são soluções digitais que buscam otimizar a gerência da rede. Elas facilitam a administração e a comunicação com franqueados. Seus benefícios variam desde a economia de dinheiro até uma maior facilidade para expandir a franquia.

A transformação digital é uma realidade. Aderir a novas soluções é uma forma de otimizar e automatizar processos considerados ultrapassados e custosos. Além disso, pensar nessas atualizações deixou de ser um diferencial há alguns anos, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. 

Pensando em todos esses problemas e oportunidades que o mercado do franchising apresenta, a Central do Franqueado desenvolveu um software para franquias criado especialmente para facilitar a gestão da sua rede de franquias. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nosso sistema, criado para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Leia nosso artigo sobre Churn Rate e descubra 5 dicas para reduzir a perda de clientes em sua franquia. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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