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Gestão de Franquias

Falência no franchising: as principais causas e como evitá-la

6 min de leituraDario Ruschel

Empreende ou pretende empreender, mas tem medo de fracassar? Saiba que nenhum negócio está imune à falência. Redes de franquias, então, são estruturas complexas que precisam de uma atenção especial. O que exatamente pode levá-las ao fracasso? Quais as medidas a serem tomadas para que o destino da empresa não seja seu fechamento?

Todo ano, no mundo dos negócios, grandes empresas anunciam o seu fim. É normal que em meio a crises econômicas e competitividade cada vez mais acirrada, companhias não se sustentem mais, e empreendedores desistam do negócio. 

Às vezes, uma escolha errada pode levar a uma série de complicações, que colocam a gestão da empresa em um caminho sem volta. Nenhum empreendedor está 100% seguro. Estratégias bem pensadas, mudanças planejadas e objetivos claros devem ser pauta diária da menor à maior empresa, a fim de que se adaptem às condições atuais do mercado e sobrevivam.

A questão fica ainda mais delicada para redes de franquias, que exigem do gestor – um franqueador para diversas unidades de franquia – ainda mais preparo e visão de mercado. Afinal, uma empresa de franchising está muito mais suscetível a falhar do que uma empresa convencional, caso suas unidades não estejam de acordo umas com as outras. 

Neste conteúdo, preparamos os principais motivos que podem levar uma rede de franquias a falir, bem como soluções para tais situações. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

Falência por falta de planejamento no plano de expansão

Transformar uma empresa em uma rede de franquias é algo que exige atenção em detalhes e muito, mas muito planejamento. Isso porque a instalação de novas unidades é algo que demanda uma profunda pesquisa de mercado. 

Determinadas empresas, de segmentos específicos, são mais bem-sucedidas em certas localidades e com certo público. Não é por menos que uma das principais causas de fracasso de vendas de unidades de franquia é aescolha do ponto comercial

Na falha do franqueador, quem também sai prejudicado é o franqueado, que investe seu dinheiro em um negócio que não proporciona retorno. Toda rede de franquias pode passar por essa situação, mas passar por isso com frequência significa descuido com o plano de negócio, sendo a consequência maior a falência.

Solução: traçar plano de expansão de acordo com objetivos e o respeitar tempo de retorno. É responsabilidade do franqueador, antes de tudo, determinar os objetivos que tem com a rede. Quais mercados atingir, quais metas alcançar. É a partir disso que as estratégias de expansão são criadas, com o auxílio de uma consultoria. 

O empreendedor deve lembrar de que no mercado, o retorno em lucro leva tempo. De nada adianta instalar várias unidades de franquia esperando mais lucro, se não houver capacidade para oferecê-las suporte.

Falência por despreparo em relação à concorrência 

Todo empreendedor que embarca no mercado de franquias deve ter a noção de que o franchising é um mercado extremamente concorrido. A todo momento surgem startups que podem oferecer algo melhor do que empresas que já existem. 

Tais startups encontram, nas necessidades do consumidor, os diferenciais para seus produtos. Com estratégias de comunicação, chamam a atenção do público para o seu produto e sua grande performance no mercado em que estão inseridas, conquistando os clientes com sua credibilidade.  

O franqueador de uma rede, caso não esteja ligado na concorrência, em algum momento irá ficar para trás e, se não tomar providências rápido o suficiente, ficará complicado tirar o atraso. E saiba que reconquistar públicos é mais difícil do que conquistá-los na primeira vez.

Solução: pesquisar concorrência, apostar em tecnologia, estratégias de marketing digital. Se suas vendas baixaram, é porque provavelmente os consumidores estão mais satisfeitos com a concorrência do que com você. 

É essencial que toda rede tenha um conhecimento aprofundado de sua concorrência, entendendo as vantagens que oferece. A partir desse conhecimento, o investimento em novas tecnologias e estratégias inovadoras de marketing digital, vai trazer mais qualidade para seus produtos, reconquistar públicos e cativar novos consumidores em potencial.

Falência por falta de suporte

Outra falha da rede e não do franqueado diz respeito a programas de treinamento ineficazes e à falta de suporte necessário para os franqueados. O treinamento é um processo básico para a transmissão de know-how e implementação da padronização da rede. 

Não dar o devido valor a ele é colocar o negócio nas mãos de profissionais que não estão preparados para manter unidades da rede. Além disso, falhar com o suporte aos operadores é deixar a empresa em risco, pois dessa forma seu padrão de qualidade é prejudicado, os clientes ficam insatisfeitos, as vendas diminuem e o resto você já sabe.

Solução: treinamentos EAD (Ensino à Distância), plataformas de comunicação e suporte online. Se o descaso com treinamentos é resultado da falta de investimento voltado para eles, está na hora de aderir a ferramentas EAD. 

São produzidas uma única vez e podem ser acessadas a qualquer local e hora. Isso evita gastos com deslocamento de profissionais e possibilita a consulta sempre que necessário, além de que muitos materiais didáticos podem ser feitos com a tecnologia. 

Para o suporte, plataformas online, como a Central do Franqueado, são soluções práticas e acessíveis. A Central, por exemplo, permite o envio de manuais e a comunicação direta entre franqueadores e franqueados. Saiba mais aqui.

Outros riscos no franchising

Alguns problemas que não são tão previsíveis e que também não vêm de falhas especificamente dos franqueadores ou franqueados podem levar unidades de franquia ao fracasso. 

Às vezes, os franqueadores percebem que contrataram franqueados que não fecham com o perfil da empresa e eles, por sua vez, notam que seu lugar de trabalho não é ali. As unidades fecham devido a isso e ao relacionamento raso entre as duas partes.

É fundamental que, no processo seletivo de franqueados, a empresa defina um perfil bem definido dos profissionais pelos quais têm interesse. Afinal, gerir uma unidade de franquia é uma entrega profissional muito grande, que demanda tempo e dedicação. 

Também, as coisas se dificultam quando o nicho de mercado da rede de franquias é bem específico. Isso restringe os públicos-alvo e, logo, a instalação de unidades de franquia estará sempre sujeita a dificuldades. 

A sazonalidade de determinados produtos também é um empecilho na expansão de redes. Nesses casos, existem algumas alternativas, as quais se preocupam principalmente com o comportamento dos consumidores em relação à marca.

Empresas de nichos bem definidos devem investir no relacionamento que possuem com seus clientes: seja com promoções ou planos de fidelidade, por exemplo. Colocar o cliente é sempre o melhor caminho. 

Isso consiste em realizar feedbacks constantemente e criar vínculos entre consumidor e marca. Uma empresa que é querida por seu cliente terá importância em sua vida – e sua eventual falta seria prejudicial.

Esta dica vale para qualquer rede de franquias que busca pelo sucesso: ouça o consumidor acima de tudo e utilize estratégias de comunicação para se tornar cada vez mais próxima dele. 

Seja com um bom atendimento, ou com um marketing bastante pessoal, a humanização de uma empresa é sempre um caminho para que ela faça parte da vida de seus clientes.

Gostou do conteúdo? Então continue navegando pelo blog da Central do Franqueado e descubra como a gestão de inovação pode alavancar sua franquia!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado