Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Cadeia de suprimentos: aprenda sua importância no franchising
Gestão de Franquias

Cadeia de suprimentos: aprenda sua importância no franchising

7 min de leituraAndrei Arndt

Cadeia de suprimentos é um dos conceitos fundamentais para uma rede de franquias. Aprenda neste artigo a sua definição, finalidade e como fazer o melhor gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.

Neste artigo você vai ver:

O que é cadeia de suprimentos?

Antes de entender o que é uma cadeia de suprimentos, você sabe o que significa um suprimento? O suprimento é um item que é processado e transportado pela logística. Em inglês, o termo supply chain significa cadeia de suprimentos.

Os suprimentos são os protagonistas da cadeia. Tendo como base os suprimentos, a logística vai definir parâmetros de lead time, qual o melhor tipo de embalagem, área de armazenamento. 

Por exemplo, se você está administrando uma rede de franquias de alimentação que vende sorvetes. O armazenamento dos suprimentos em um ambiente climatizado é fundamental para manter a integridade da matéria-prima. Vale lembrar que toda matéria-prima é um suprimento, mas nem todo suprimento é uma matéria-prima. 

Para que tudo funcione corretamente em uma indústria, as etapas de produção necessitam estar alinhadas. Assim, desde a compra da matéria prima com os fornecedores, a produção e até a entrega do produto final ao cliente. 

A cadeia de suprimentos, por sua vez, é o conjunto de materiais usados para o funcionamento de uma empresa comercial, como uma rede de franquias, ou uma fabricante. Reciclagem de materiais, descarte e devoluções também estão inclusos na cadeia de suprimentos.

Qual a finalidade de uma cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos serve, principalmente, para contribuir com a satisfação do cliente. Por meio dela, é possível atender às exigências dos consumidores no menor tempo possível. Além disso, a cadeia de suprimentos permite reduzir custos, o que aumenta a acessibilidade do produto. Também, a cadeia de suprimento está relacionada com o aumento na qualidade do que é vendido. 

Se você acompanha o blog da Central do Franqueado, provavelmente leu anteriormente sobre Lean Manufacturing. Saiba que este conceito está diretamente relacionado com a cadeia de suprimentos, visando aumentar a percepção de valor por parte do cliente e liquidar os gastos desnecessários e desperdícios do procedimento de produção. 

Se você tem problemas com falhas, gargalos e descontinuidades nos processos de produção, saiba que dar atenção à gestão da cadeia de suprimentos pode resolver estes problemas. Confira a seguir como gerenciar a cadeia de suprimentos em uma rede de franquias!

Como gerenciar a cadeia de suprimentos?

Em uma rede de franquias, para administrar uma cadeia de suprimentos é necessário elaborar um planejamento para manter o controle de todos os procedimentos. Por exemplo, quem serão os fornecedores? Como os suprimentos serão transportados? Como garantir o controle de qualidade e gerenciar o armazenamento destes suprimentos? 

A seguir, você vai conferir os elementos mais importantes para esta construir a cadeia de suprimentos em uma rede de franquias. 

Produção

Na produção, é importante entender quais as necessidades do cliente e qual a demanda do mercado. Vamos supor que você planeje lançar um novo produto no mercado. Para isso, é preciso analisar se o produto pode ser produzido internamente, ou se será terceirizado.

Se você trabalha com a venda de hambúrgueres, o contato com os fornecedores da carne, do pão e dos ingredientes é fundamental. Por isso, a próxima dica é sobre fornecedores. Confira! 

Fornecedor

Quais são os melhores fornecedores para a sua rede de franquias? Saiba que determinar corretamente os fornecedores influencia diretamente na qualidade dos serviços e produtos que você vende. 

Lembre-se: qualidade e padronização devem ser priorizados no franchising. Por isso, se você tem problemas com franqueados que compram de fornecedores diferentes, o que prejudica a padronização e a qualidade, é importante resolver esses problemas para gerenciar corretamente a cadeia de produção.

Estoque 

Estoque parado é dinheiro parado. Você conhece esta frase? Ela resume a importância de uma gestão de estoque eficiente em qualquer empreendimento. Em uma rede de franquias, trabalhar com estoques lotados não é o mais recomendado. Primeiramente, o grande estoque gera alto custo. 

Porém, trabalhar com um estoque pequeno também é prejudicial, pois você pode prejudicar o atendimento às demandas do mercado. A maioria das redes de franquia trabalha com bens perecíveis, alimentos, bebidas, etc. Por isso, a armazenagem e tempo de permanência do produto devem ser considerados.

Localização 

A localização está relacionada ao funcionamento da empresa. Em uma fábrica, por exemplo, questões como incentivos fiscais e demanda de mercado são importantes. Em uma rede de franquias, você também deve estar atento a esses elementos, mas lembre-se: a satisfação dos clientes é fundamental. 

Por isso, estratégias como o geomarketing são necessárias para escolher a melhor localização da rede de franquias.  

Transporte

Sabia que o transporte é um dos aspectos determinantes para o preço de um produto? Por isso, na hora de estruturar a sua cadeia de suprimentos, ele é fundamental. Vamos supor que as suas unidades de franquia estão localizadas no estado do Rio Grande do Sul. No entanto, seu fornecedor está no estado do Ceará. 

Imagine que parte do valor, digamos 5%, seja calculada tendo como base essa distância. Nesse caso, fornecedores regionais ou mais próximos da área de atuação da rede de franquias são uma alternativa para reduzir os custos e melhorar o funcionamento da cadeia de suprimentos.

Informação  

Bases de conhecimento são fundamentais para cadeias de suprimento. Sabe por que? Por que elas armazenam, organizam e fornecem informações valiosas para o gerenciamento da cadeia. Por exemplo, informações relacionadas aos franqueados, fornecedores, consumidores e demais envolvidos na franquia. 

No franchising, sistemas para franquias são recomendados para você fazer levantamento de dados e controlar os indicadores de qualidade. Vale lembrar também a importância de executar a manutenção preventiva nos equipamentos que trabalham com a cadeia de suprimentos, por exemplo, frigoríficos e demais locais de armazenamento. Caso ela seja negligenciada, o andamento da cadeia será prejudicado.

Como otimizar a cadeia de suprimentos da minha franquia

Agora que você entendeu quais os principais aspectos que devem ser considerados na hora de gerenciar a sua cadeia de suprimento, que tal conferir algumas dicas para otimizar esse gerenciamento?

Boa relação com fornecedores 

Uma boa relação com fornecedores é indispensável para você ter o controle da cadeia de suprimentos. Homologar e qualificar fornecedores é uma estratégia para isso, principalmente porque oferece confiança e segurança na hora de obter suprimentos para a rede. Não esqueça de analisar o perfil dos fornecedores e ver se qual se encaixa melhor na rede.

Considere o custo-benefício, a qualidade dos materiais fornecidos e os prazos de entrega para manter a melhor rede de fornecedores para a sua franquia. Também, fique atento aos feedbacks dos franqueados sobre os fornecedores. Se você recebe muitas reclamações de atraso nas entregas, é importante analisar e identificar o que está saindo errado, para então solucionar o problema.

Padronização

Falar em padronização e franchising é praticamente um clichê, certo? Em redes de franquia, quanto maior for a padronização dos procedimentos, melhor será o desempenho da marca. 

Principalmente em relação à satisfação dos consumidores, que terão uma experiência que corresponda às expectativas, independente da unidade franqueada. 

Boa comunicação 

Não só a relação franqueadora e franqueada é importante em uma rede de franquias, como também com todos os envolvidos nos procedimentos da rede. Ruídos na comunicação são comuns e precisam ser resolvidos. 

Se a comunicação da rede de franquias for de baixa eficiência, informações valiosas podem ser perdidas, o que influencia na cadeia de suprimentos. Por exemplo, se um determinado produto está fora de estoque, é necessário comunicar a todos os responsáveis o quanto antes, para que seja executado o abastecimento o mais rápido possível.

Módulo Compras da Central do Franqueado

Sabia que com o Módulo Compras da Central do Franqueado você consegue agilizar o processo de compras de franqueados? Se você tem dificuldades com franqueados que compram de fornecedores não homologados, fique tranquilo. Temos a solução para você!

O módulo Compras vai te ajudar a manter somente os melhores fornecedores à disposição dos franqueados. Além disso, o Módulo permite a você identificar e reduzir os gastos desnecessários e aumentar os rendimentos da franquia.

E aí, o que falta para você otimizar o processo de compra na sua rede de franquias? Solicite uma demonstração e comece a revolucionar a sua rede agora mesmo!

Acompanhe o site da Central do Franqueado e fique por dentro das novidades do universo do franchising!

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado