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Gestão de Franquias

Clientes satisfeitos: 5 dicas para aumentar a satisfação na sua rede de franquias

6 min de leitura Andrei Arndt


Clientes satisfeitos são parte importante do seu empreendimento, certo? Saiba como aumentar a satisfação dos seus clientes e estabelecer a sua marca como referência no mercado.

Neste artigo você vai ver:

O que são clientes satisfeitos?

Os clientes satisfeitos são aqueles que apresentam um índice de aprovação após ter comprado um produto ou contratado um serviço. No entanto, a satisfação do cliente não está somente relacionada à compra. 

O caminho percorrido até a decisão de compra, por exemplo, é fundamental para a satisfação dos seus consumidores. Em outras palavras, a jornada do cliente deve ser pensada e desenvolvida para aumentar o nível de satisfação dos interessados na sua marca.

Em uma rede de franquias, todas as relações humanas envolvem satisfação. Por exemplo, a satisfação dos seus franqueados também deve ser considerada quando falamos em clientes satisfeitos. Principalmente porque dependendo da qualidade da prestação de suporte oferecida pela sua rede, diferentes franqueados terão diferentes percepções e níveis de satisfação em relação a você.

A importância dos clientes satisfeitos em sua rede de franquias

Primeiramente, clientes satisfeitos são mais fáceis de fidelizar. Por outro lado, um cliente insatisfeito dificilmente voltará a confiar na sua marca. Dependendo do cliente e do nível de insatisfação, a sua marca corre o risco de ser criticada nas redes sociais e você não quer isso, certo? 

Por isso, clientes satisfeitos contribuem para a saúde financeira da sua rede de franquias. Em outras palavras, os clientes satisfeitos economizam até mesmo os seus recursos direcionados a campanhas de marketing.

Imagine um cliente satisfeito falando bem da sua marca nas redes sociais para os conhecidos, amigos e familiares. É isso que acontece quando você se preocupa com a satisfação dos seus clientes e, por isso, ela é importante.

5 dicas para obter e manter clientes satisfeitos na sua rede

Agora que você entendeu o que são clientes satisfeitos e a sua importância para uma rede de franquias, que tal conferir algumas dicas para aumentar a satisfação dos clientes e franqueados na sua rede?

1. Acessibilidade

É comum que os clientes procurem pela sua marca ou pela solução que ela oferece nas pesquisas do Google. Vale o mesmo para lojas físicas, afinal, quantas vezes você vê alguém entrando em uma loja e saindo de mãos vazias? São vários os motivos para isso, mas muitas vezes o cliente não encontrou o que procura ou tampouco foi atendido.

Nesse sentido, quanto melhor for a acessibilidade oferecida pela sua rede de franquias melhores serão os seus índices de satisfação do cliente. Por isso, aumentar a satisfação dos seus clientes é um trabalho constante. Se a sua marca tem uma página na internet, você deve considerar o uso de estratégias de SEO e SMO para tornar o seu conteúdo mais acessível aos interessados. 

Em outras palavras, tenha certeza que você está disponível para os seus clientes quando eles precisam de você. O mesmo vale para os seus franqueados. Saiba que um dos principais motivos para as franquias não darem certo é a falta de suporte. Por isso, é válido consultar os seus indicadores para saber se os seus franqueados estão satisfeitos.

2. Descubra o que o cliente pensa 

Uma alternativa para entender o comportamento do consumidor da sua franquia é se colocar no lugar dele. A empatia é importante porque permite a você ter uma perspectiva semelhante a dos seus clientes e franqueados. Dessa maneira, você pode concentrar as forças em quem realmente importa: o cliente e seu perfil comportamental

Vale lembrar que em uma rede de franquias, a sua relação com os franqueados deve ser semelhante com a dos clientes. Um relacionamento saudável entre franqueador e franqueado só resulta em benefícios para a sua rede e para a longevidade da sua marca. 

Quando franqueador e franqueado estão alinhados, mesmo os problemas mais difíceis de resolver são descomplicados. Pesquisas com franqueados são as melhores alternativas para você melhorar os processos e os relacionamentos.

3. Customer Success 

Apostar no Customer Success é uma alternativa para garantir a satisfação dos seus clientes e franqueados. Nesse sentido, é indispensável desenvolver atividades que transformem a experiência do cliente. O seu cliente não deve ser um número em um gráfico, você precisa se certificar que ele aproveite a jornada de compra da maneira mais adequada. 

O Customer Success, portanto, se dedica inteiramente ao pós-venda, com o intuito de aumentar a satisfação dos seus consumidores. Uma cultura organizacional que valorize o cliente é igualmente importante, principalmente para que os colaboradores entendam que o consumidor como principal foco da sua rede. 

Além disso, quando você concentra esforços no Customer Sucess você aumenta a retenção de clientes e a fidelização do público. Vamos supor que a sua marca acaba de inaugurar uma nova unidade de franquia e o seu franqueado está contando com o seu suporte para administrar o empreendimento

Agora, imagine que o suporte é falho e o seu franqueado fica desamparado frente aos inúmeros problemas de padronização e qualidade que encontra. É muito mais fácil ele desistir da unidade de franquia, certo? Principalmente porque a prestação de suporte é uma das principais características que levam os empreendedores a optarem pelo modelo de franquias. 

Nesse sentido, o Customer Success influencia diretamente na expansão e na longevidade da sua marca.

4. SAC

Você já entendeu que manter contato com os seus clientes é fundamental, certo? Portanto, desenvolver um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para que eles possam entrar em contato com a sua organização é uma alternativa para que eles se sintam satisfeitos. 

Se o seu cliente tem um problema com o seu produto ou serviço, mas você o atende as suas demandas e solucionar o problema, as chances dele sair satisfeito e até mesmo falar bem da sua marca para as outras pessoas são maiores.

Segundo a pesquisa Tendências de Consumo Pós Pandemia, mais de 90% dos consumidores buscaram o SAC de uma empresa para reclamar de um produto ou serviço. Por isso, o SAC é indispensável para a sua rede de franquias. Além disso, os atendimentos do SAC proporcionam feedbacks do seu público-alvo. Dessa maneira, fica mais fácil desenvolver medidas específicas para os seus consumidores.

5. Aposte na tecnologia 

A tecnologia é a principal aliada das organizações no competitivo mercado atual. Para manter os seus clientes e franqueados satisfeitos, você não pode deixá-la em segundo plano. E , no mercado de franquias, isso não é diferente.

A Central do Franqueado desenvolveu uma plataforma especialmente para você melhorar a satisfação dos seus clientes e franqueados. O Módulo CAF aumenta a agilidade e a performance da prestação de suporte à sua rede.

Além disso, centraliza a comunicação da sua franquia em um sistema criado por especialistas do franchising. Ficou interessado? Experimente grátis! A plataforma da Central do Franqueado já foi aprovada por mais de 300 franquias. 

O que falta para você fazer parte desse time? Solicite uma demonstração e teremos prazer em atendê-lo!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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