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Gestão de Franquias

Lead Time: o que é e sua importância para reduzir o tempo dos processos de sua franquia

9 min de leitura Carlos Griebler


O universo empresarial contemporâneo é marcado por uma dinâmica acelerada e uma competição incessante. Nesse cenário desafiador, as empresas buscam incessantemente estratégias para otimizar seus processos e ganhar vantagem competitiva. No contexto das franquias, onde a padronização e eficiência são essenciais, um elemento fundamental surge como protagonista na busca pela eficácia operacional: o Lead Time.

O termo Lead Time, muitas vezes subestimado, revela-se como uma métrica crítica na gestão de franquias, desempenhando um papel crucial na redução do tempo dos processos. Entender o que é Lead Time e reconhecer sua importância torna-se imperativo para os gestores que almejam não apenas sobreviver, mas prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.

Neste artigo, exploraremos em profundidade o conceito de Lead Time, discutindo sua definição, componentes e, principalmente, sua relevância no contexto das franquias. Ao compreender como otimizar o Lead Time, os gestores terão em mãos uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência operacional e alcançar resultados excepcionais em suas redes de franquias.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Lead Time?

Quando falamos de Lead Time em um blog sobre redes de franquias e questões empresariais, é imaginável que se pense em outro tipo de lead. Porém, Lead Time, apesar de compartilhar de algumas características, não faz parte do mesmo tópico dessa outra lead que representa um potencial cliente a ser nutrido.

Lead Time, conceito ainda bastante desconhecido por muitos, nada mais é do que o tempo entre o início de uma atividade até o seu término. Ou seja, o prazo de entrega. Parece genérico, não? 

Porém, aplicando ao cotidiano de um negócio, podemos considerar o Lead Time como algo essencial para as empresas nos dias de hoje, representando o tempo para que um produto/serviço seja entregue ao cliente final.

O Lead Time também é um dos principais termos de outro famoso conceito do mundo dos negócios, o Lean Manufacturing. E mais, é o ponto principal no qual essa metodologia se apoia. E como a filosofia de gestão oriunda do Sistema Toyota de Produção é focar na redução de desperdícios, vamos tratar neste conteúdo da otimização do Lead Time da sua rede de franquias.

No franchising, o termo se torna mais complexo. Geralmente, por conta do sistema em cadeia de produção, em algumas franquias temos dois clientes: o franqueador e o consumidor final. Dessa forma, podemos dividir o Lead Time para cada um ou englobar todo o sistema de produção para buscar otimizá-lo. Mas como calculá-lo?

Como calcular o Lead Time em sua franquia

Dependendo do método de trabalho do seu negócio, o cálculo ocorre de forma diferente. Como em franquias geralmente se trabalha com estoque, falaremos desse tipo de cálculo aqui.

Para realizar o cálculo, você deve seguir algumas simples etapas:

  1. Liste as matérias-primas necessárias para produzir cada produto;
  2. Verifique o prazo de entrega de cada item;
  3. Determine o item com o maior tempo de entrega;
  4. Defina o número de dias / horas de trabalho necessários para produzir e entregar o produto. Considerando, também, o tempo gasto em tarefas administrativas;
  5. Por fim, o Lead Time será a soma do tempo de aquisição da matéria-prima com o tempo de produção e entrega do produto.

Bem simples, não? Com essa melhora, reduzindo esse tempo ao máximo possível, você terá benefícios incríveis que detalharemos à frente. Porém, podemos te dar um pequeno spoiler do que você terá e é algo que todos buscamos no dia a dia: economia de dinheiro! 

Por isso, continue lendo até o final para descobrir todas as vantagens de otimizar o Lead Time e algumas das melhores práticas para fazer isso com excelência.

Qual a importância do Lead Time para franquias?

Como em qualquer negócio, são dois os fatores que influenciam a continuidade da empresa: o lucro e os clientes. Por isso, a otimização de processos é tão importante. E um processo tão importante quanto o tempo entre a produção e a entrega? Ainda mais! Pois, afinal, ninguém gosta e nem quer esperar atualmente.

Além disso, não podemos esquecer que o Lead Time é visto de maneiras diferentes de acordo com cada envolvido. Para o cliente, é o tempo desde que ele entrou na loja para fazer o pedido até chegar em suas mãos. Já para você e sua empresa, esse processo começa lá atrás, se tratando de algo mais detalhado, passando em todas as etapas de produção da rede.

Agora sabendo bem do que se trata o termo, a possibilidade de identificar erros e gargalos nos processos atuais de uma franquia também pode contribuir de forma substancial para a expansão da rede. A oportunidade de ingressar em uma franquia com uma gestão eficiente e barata acaba atraindo mais investidores e potenciais franqueados do que qualquer campanha de marketing.

Com isso, todas essas práticas e benefícios que veremos logo a seguir se tornam uma via de mão dupla. Pois, além do franqueador economizar dinheiro e facilitar a expansão, franqueados e clientes finais terão uma maior agilidade e um serviço definitivamente mais agradável e respeitável em meio a um mercado tão competitivo.

Por isso, vamos detalhar abaixo alguns dos benefícios de praticar a otimização do Lead Time em sua franquia. Confira!

Conhecer para divulgar

Ao conhecer detalhadamente seus processos de produção e entrega, é possível uma maior precisão na geração de prazos de entrega. Dessa forma, em conjunto com as otimizações que veremos em breve, sua rede pode ganhar fama de um atendimento e entrega rápidos, ao mesmo tempo em que mantêm a qualidade dos pedidos.

Satisfação dos clientes

Naturalmente, isso resulta em clientes mais satisfeitos. Antigamente, focar na satisfação do cliente era considerado um diferencial. Já hoje, garantir que a felicidade do consumidor e uma experiência bacana, é fundamental para não ficar para trás da concorrência. 

Padronização dos processos

Conceito tão valorizado no ramo de franquias, a padronização é elevada ao otimizar o Lead Time de sua rede. Por conta das melhorias, todos deverão seguir as novas práticas para garantir o padrão de qualidade e eficiência esperado da rede. 

Afinal, uma rede de franquias se forma a partir da possibilidade de replicação de um negócio em novas unidades e isso só é possível com esse princípio básico de padronização de processos. 

Mesmo investimento, mais resultados

Com a otimização, ocorrerá uma geração de mais resultados com a mesma capacidade produtiva. Pois, com tudo ocorrendo mais rápido, será possível produzir mais produtos em menos tempo. Ou seja, a demanda poderá ser maior mesmo sem investimentos na ampliação do espaço de produção e entrega.

Afeta diretamente o lucro!

Ficou claro, né? Mais produção, menos tempo e a mesma qualidade, isso só pode resultar em um belo aumento no lucro da rede. E como toda e qualquer ação do meio, o lucro sempre é objetivo final e com certeza também é aqui. Que ótimo, não?

Como otimizar o Lead Time?

Felizmente, o franchising já conta com um Lead Time bastante otimizado por conta de seu alicerce de padronização e replicação. Mesmo assim, ainda é possível discutir algumas melhorias pontuais que podem surtir efeito nas finanças e operações da rede. Vamos conferir algumas delas?

Descubra quais seus produtos com maior Lead Time

Como qualquer otimização, você primeiro precisa identificar os problemas. Nesse caso, os produtos com maior Lead Time. Com isso, você pode ter uma visão mais abrangente de todo o tempo gasto. Só assim será possível tomar e planejar medidas que ajudem a encurtar o ciclo de entrega desses produtos.

Tenha excelência na transmissão de know-how e manuais de franquia

Sabemos que o franchising consiste basicamente em replicar o sucesso de um negócio em outras regiões. Para isso, é necessário que os franqueados saibam dos processos e metodologias na hora de gerenciar seus produtos. A solução? Um programa de treinamento de qualidade para repassar esse know-how.

É fundamental que a franqueadora encontre as melhores formas de transferir esse conhecimento aos novos franqueados. Assim, são necessárias explicações e manuais bem planejados que garantam aquele padrão de qualidade e garantam que as novas medidas sejam implantadas através de toda a cadeia de unidades. 

Eliminar desperdícios

Como o Lead Time é uma das bases do Sistema Toyota de Produção, referência mundial na busca pelo menor Lead Time possível, temos um método que se baseia em evitar desperdícios. São considerados oito tipos: transporte, inventário, movimentação, espera, conhecimento, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos. 

Assim, diminuem os custos de produção, tornando possível lançar mais produtos, com menor preço, mais rápido e consequentemente aumentar os lucros da empresa. Não deixe de conhecer algumas práticas de prevenção de perdas que também podem te ajudar!

Controle de estoque

Em conjunto com a prática anterior, muitos pensam que ao encher os estoques e ter o produto para pronta-entrega, você está sendo esperto e pensando lá na frente. Porém, ter estoque em excesso pode ser um grande desperdício e até mesmo gerar prejuízos por conta dos gastos com armazenamento.

Ouça seus franqueados

Uma dica muito mais geral do que deveria ser, é essencial que se dê voz aos seus franqueados em decisões importantes em uma rede de franquias. Eles convivem com a operação diariamente e podem trazer insights valiosos para a tomada de decisão e planejamentos.

Trabalhar em negociações com os fornecedores 

Para quem quer encurtar o lead Time, lembrem-se que fornecedores são parte básica da cadeia de suprimentos. Portanto, dê prioridade a escolher empresas eficientes para trabalhar, garantindo assim parceiros comprometidos com o prazo. Fazendo isso, você certamente terá um grande diferencial!

A Central do Franqueado pode te ajudar!

Viu como pode ser fácil atingir a excelência na otimização do Lead Time de sua rede? Você precisa apenas valorizar a importância e continuar a adotar as melhores práticas que recomendamos! Com essas melhorias, o padrão de gestão de sua rede de franquia crescerá e naturalmente se destaca da concorrência.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de um baixo Lead Time e isso só é possível com uma boa gestão de estoque e compra em franquias. Com o módulo “Compras” do nosso sistema para franquias, você irá aumentar a efetividade na gerência do abastecimento de toda a rede com fornecedores e produtos homologados. 

Economize tempo e mantenha seu processo de compras e estoque efetivo e padronizado! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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