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Franchising

O que é o Selo da ABF? Saiba como obter o símbolo de excelência no franchising

8 min de leitura Dario Ruschel


O Selo da ABF é um reconhecimento concedido anualmente às principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. Em um modelo de negócio baseado na cooperação, ser reconhecido nacionalmente pela qualidade na prestação de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expansão da sua rede. 

A Central do Franqueado preparou este conteúdo para ajudar você — franqueador — a entender tudo sobre o Selo da ABF e ampliar cada vez mais a atuação de sua marca. Confira!

Neste conteúdo você lerá sobre:

O que é a ABF?

ABF é a sigla para Associação Brasileira de Franchising, uma instituição nacional sem fins lucrativos criada com o objetivo de prestigiar e promover o mercado das franquias no Brasil. Isto é, a ABF visa contribuir para o desenvolvimento e evolução do franchising no país. 

Mas para além de seu trabalho em território nacional, a ABF conta com respeito global uma vez que é considerada a segunda maior entidade do setor em todo o mundo, atrás apenas da International Franchising Association, a IFA. A ABF foi criada há mais de três décadas e conta com um grande histórico na luta pelo mercado de franquias.

Durante essas três décadas muita coisa mudou, mas a ABF seguiu firme em seus objetivos. Acompanhou a implementação de diversos sistemas monetários diferentes, troca de presidentes e muitos outros acontecimentos que mudaram a história e a forma de fazer negócios no Brasil. Em suma, a ABF tem uma história tão complexa quanto a própria história do franchising.

A ABF possui mais de 1000 associados, segmentados entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, consultores, fornecedores e startups do setor. Nos últimos anos, a instituição tem organizado e participado de ações para o desenvolvimento do sistema de franchising no Brasil.

O que é o Selo da ABF?

Considerado a maior distinção do mercado de franquias no Brasil, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) é uma chancela anual concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras.

O prêmio também é uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquia, por meio da valorização de bons hábitos e do profissionalismo das marcas que atuam no mercado brasileiro de franchising.

O Selo da ABF foi criado em 1990. Desde então, vem refletindo o quanto as redes de franquia têm se desenvolvido em busca da excelência nas operações e na relação com os franqueados

Por que obter o Selo da ABF?

Se você atua no mercado de franchising, deve saber que franquia é sinônimo de padronização. Isso significa que, para terem sucesso, as unidades da sua rede precisam estar alinhadas com as propostas da marca. Essa padronização se refere tanto ao âmbito operacional quanto às questões relativas ao funcionamento de uma franquia.

Portanto, ao assinar um contrato para a instalação de uma nova unidade, a franqueadora assume alguns importantes compromissos.

Desta forma, ser reconhecida pela qualidade na prestação de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expansão da marca. O empreendedor se sente mais seguro para investir quando descobre que a franqueadora acompanha o desempenho dos franqueados. Trata-se de um fator decisivo, afinal de contas, o seu sucesso depende disso.

Ao receber o Selo da ABF, sua empresa será reconhecida pelo mercado como uma referência na adoção das melhores práticas de gestão, um caso de sucesso legitimado. Ela irá atrair um número maior de interessados, uma vez que eles terão maior confiança para investir. 

Como obter o selo da ABF?

Considerado um termômetro da gestão das marcas, o Selo da ABF mede o índice de satisfação dos operadores com suas respectivas franqueadoras. A análise é feita por uma empresa especializada, por meio de amostragem, ou com todos os franqueados, de acordo com o tamanho da rede.

Em um primeiro momento, é realizada uma pesquisa detalhada envolvendo aspectos considerados relevantes nas redes de franquias. Posteriormente, os franqueados têm a oportunidade de avaliar o seu grau de satisfação em relação à rentabilidade da unidade, ao suporte fornecido pela rede e ao relacionamento com a marca.

Um dos principais parâmetros observados diz respeito à eficácia do plano de negócios traçado. Os franqueados também são estimulados a falar sobre possíveis interesses em abrir outras unidades ou recomendar o negócio a terceiros.

A partir de 2018, o questionário de satisfação passou a contar com 21 perguntas, cada uma com um peso diferente. As questões foram agrupadas em 5 índices de performance (global, econômica, operacional, relacionamento e sustentabilidade). Empresas que tiveram um bom resultado nos critérios de sustentabilidade e retorno financeiro receberam um bônus na avaliação.

Com base nestas e outras informações, a franqueadora recebe uma pontuação. Até 2017, o nível de satisfação era avaliado individualmente e comparado com os obtidos pelos demais participantes da respectiva categoria. 

Em 2018, no entanto, a nota de corte foi reformulada, tornando-se fixa e individualizada. Desde então, se a empresa franqueadora obtiver 75% de aprovação entre os seus franqueados, sua marca recebe o selo da ABF.

Requisitos para obter o Selo da ABF

Para participar da pesquisa e concorrer ao Selo de Excelência em Franchising, a marca precisa se enquadrar em algumas exigências. As regras são divulgadas pela ABF a cada ano. Os requisitos não costumam sofrer muitas alterações de um ano para o outros.

De forma geral, o franqueador precisa:

  • Ter o primeiro contrato de franquia assinado a pelo menos dois anos;
  • Ser associado à ABF a pelo menos um ano;
  • Estar em dia com suas obrigações perante a ABF;
  • Possuir, no mínimo, 5 franqueados (sócios/proprietários);
  • Possuir, no mínimo, 10 unidades franqueadas em operação;

As modalidades do Selo da ABF

O Selo de Excelência em Franchising é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Master. Elas são distribuídas de acordo com o número de franqueados, unidades e tempo de atuação no mercado da rede franqueadora.

  • Categoria Máster: A partir de 30 franqueados / Pelo menos 60 unidades /10 anos de atuação;
  • Categoria Sênior: A partir de 15 franqueados / Pelo menos 30 unidades / 5 anos de atuação;
  • Categoria Pleno: A partir de 5 franqueados / Pelo menos 10 unidades / 2 anos de atuação.

Devido à realidade atual do mercado, a ABF criou uma nova modalidade para redes iniciantes em 2017. As marcas que não estão enquadradas nos requisitos mínimos para concorrer ao Selo, participarão da pesquisa mesmo assim — elas serão pré-qualificadas de acordo com os resultados obtidos.

Para homenagear as marcas detentoras do Selo por vários anos consecutivos, a ABF instituiu ainda a entrega de um troféu especial. A ideia surgiu da necessidade de prestigiar aquelas marcas que elevam o nível do franchising brasileiro. 

Dicas para a obtenção do Selo da ABF

A Central do Franqueado preparou algumas dicas para ajudar a sua empresa a se adequar a todas as regras impostas para a obtenção do Selo. Confira!

1. Fortaleça relações internas

Nos últimos anos, as pesquisas do Selo da ABF vêm demonstrando uma aproximação da relação entre franqueadores e franqueados das marcas que conquistaram a distinção. Isso faz todo o sentido, visto que essa proximidade deixa os processos mais eficientes e diminui erros de gestão.

2. Busque auxílio externo

Da mesma forma, a pesquisa revelou que as franquias que obtiveram o Selo trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, principalmente com os indicadores de performance das unidades. O auxílio externo, encontrado em consultorias de campo, por exemplo, traz profissionais experientes para junto da rede.

3. Invista em comunicação e marketing

Ter uma relação constante com o público é essencial para alimentar seu interesse e então, vender o produto. Bons planos de comunicação, principalmente envolvendo o marketing digital, fortalece os laços entre a marca e seus consumidores, além de atrair novos leads.

O Selo da ABF em 2022

Tratando-se da celebração de 2022, temos algumas informações importantes. 

Até 16 de março de 2022, a ABF deve enviar o resultado da pesquisa para as marcas franqueadoras participantes, notificando se a empresa em questão atingiu ou não a nota mínima, chamada nota de corte (igual ou acima de 75,0). Além disso, deverá ser informado se a marca obteve ou não a chancela do Selo de Excelência em Franchising da ABF. 

As marcas que ganharem o Selo da ABF receberão, também, um convite para participação no evento de premiação, promovido pela associação. A cerimônia ocorrerá no final do mês de abril de 2022 e ainda não tem local definido. 

Entretanto, a cerimônia deve, sim, acontecer presencialmente. A menos que as autoridades públicas de saúde não permitam ou recomendem a realização do evento de maneira presencial, um local deverá ser escolhido em breve. 

Interessou-se pelo Selo de Excelência em Franchising? Então coloque a mão na massa! Desafios serão encontrados no caminho. Para que você esteja preparado e tenha os auxílios necessários como empreendedor, a Central do Franqueado oferece soluções que simplificam a sua gestão.

Nossa plataforma completa, dividida em módulos, torna mais prática a organização da sua rede de franquias: tanto em aspectos organizacionais, como comunicacionais e de fornecimento. Conheça o sistema para franquias da Central do Franqueado!

Gostou do conteúdo? Então continue explorando o nosso site e descubra tudo sobre as diferenças entre franquia e licenciamento! Boa leitura!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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