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Expansão

Inauguração de lojas: como ter sucesso na abertura de novas franquias

9 min de leituraDario Ruschel

Ao decidir ingressar no mercado de franchising, um dos momentos mais difíceis enfrentados pelo empreendedor ocorre antes da nova unidade entrar em operação. Neste momento, o investidor tem que tomar uma série de decisões e cumprir vários procedimentos para garantir uma boa inauguração da franquia. 

Neste conteúdo, você irá receber algumas dicas sobre inauguração de lojas. Saiba o que fazer para deixar sua franquia alinhada e começar a operar sem nenhuma complicação. Confira!

O grande diferencial de uma rede de franquias bem-sucedida está na maneira como é pensado seu plano de expansão. Afinal de contas, nenhuma empresa se mantém no franchising sem o crescimento e o fortalecimento da marca em novos mercados.

Crescer e se fortalecer  no mercado das franquias é um desafio que exige cautela. Todas as decisões devem ser tomadas a partir de uma sólida visão de mercado. Nisso, está a escolha dos pontos comerciais, os quais receberão a inauguração de novas unidades da empresa.

As áreas determinadas devem ser analisadas previamente e de forma minuciosa. Desta forma, pode-se garantir uma vantajosa instalação no novo mercado a ser adentrado.

Por esses e outros motivos, a inauguração de lojas de franquia é sempre um assunto delicado. Ela abrange desde sua concepção à instalação, até a posterior abertura.

A rede de franquias deve estabelecer o perfil do público-alvo, conhecendo suas necessidades e vontades. Além disso, deve estar preparada para que o funcionamento da unidade esteja nos conformes, mantendo o padrão de qualidade da empresa.

Neste post, apresentaremos algumas dicas para que você, franqueado e franqueador, saiba exatamente como garantir que a inauguração de lojas de sua franquia seja um sucesso e traga o melhor retorno para a marca. Vamos lá?

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

Qual a importância de realizar uma inauguração de loja em sua franquia?

Novas unidades de franquia são abertas a todo momento no franchising. A essência do modelo de franquia é a expansão acelerada e frequente, pois a gestão descentralizada facilita o processo. 

Portanto, a inauguração de lojas novas acontece constantemente no mercado de franquias. Isso aumenta a necessidade de ter um processo de inauguração bem estruturado e dentro do padrão da marca. 

Ao inaugurar uma loja, a franquia pode tanto construir o caminho para consolidar o ponto comercial em que está instalada, quanto afastar clientes e perder oportunidades. Portanto, para que a operação possa iniciar da melhor forma, é preciso estruturar a inauguração das lojas de franquia, garantindo o sucesso desta nova unidade. 

Uma boa inauguração qualifica a expansão da franquia, já que é a última etapa do processo e onde ocorre o início da operação do novo franqueado. Portanto, sem uma inauguração bem-sucedida, dificilmente a nova unidade conseguirá atrair novos clientes e se destacar entre a concorrência local

Além disso, novos franqueados colocam muitas expectativas na inauguração da sua franquia, esperando que tudo se saia bem e a unidade comece a operar corretamente. Se a implantação da nova loja não é bem planejada e a inauguração não ocorre como esperado, o franqueado pode ficar insatisfeito com o suporte da franqueadora, prejudicando sua reputação e a imagem da marca diante do mercado e dos consumidores. 

No franchising, a padronização e a consolidação da identidade da marca são essenciais para o fortalecimento da rede no mercado. Portanto, uma inauguração dentro do padrão da rede mantém a qualidade da marca e a sua identidade, evitando seu enfraquecimento no mercado.

5 dicas para obter sucesso na inauguração de lojas da sua franquia

A inauguração de unidades franqueadas é um processo estruturado e, portanto, demanda planejamento. Traçar os objetivos que a rede deseja atingir com esta nova loja e alinhar com os do franqueado é essencial para o sucesso da nova operação. 

Dito isto, podemos direcionar algumas dicas de como proporcionar uma inauguração de loja de sucesso na abertura de uma nova franquia. Confira!

1 – Encontre o lugar ideal para implantação da unidade

Antes de qualquer coisa, é fundamental que a inauguração das novas unidades esteja de acordo com o plano de expansão. O projeto consiste em uma análise detalhada sobre possíveis mercados a serem adentrados e públicos-alvo a serem atingidos.

É importante que a franqueadora tenha objetivos claros de crescimento e estratégias de expansão bem determinadas. Desta forma, as metas da empresa poderão ser alcançadas neste processo.

Sendo assim, a demarcação de territórios para a inauguração de novas lojas acaba seguindo uma lógica que envolve o perfil do mercado em questão e as características dos consumidores que vivem na localidade.

Para que o local pretendido esteja de acordo com o plano de expansão, é necessário que haja pesquisa. Nisso, entra a consultoria da empresa, que terá o trabalho de avaliar o comportamento da população em relação ao consumo. Ela também fará observações sobre a dinâmica do respectivo mercado.

Tal análise pode ser feita de diversas formas: desde entrevistas de guerrilha até observações a respeito da concorrência. Assim, é possível concluir se vale a pena instalar uma unidade de franquia na cidade.

2 – Qualifique seus franqueados e colaboradores

Decidido o local de instalação, é hora de capacitar os profissionais responsáveis pelo funcionamento da futura loja. Trata-se de uma parte decisiva, pois é aqui que o valor da marca será expandido, por meio do controle de qualidade e da padronização de processos.

O treinamento oferecido para a introdução do empreendedor à rede é extremamente importante. É ele que proporciona a base de conhecimento para a gestão da unidade. A transferência do know-how da franqueadora possibilita que o franqueado conheça todos os detalhes sobre o negócio. Por meio dela, o empreendedor também tem acesso às nuances operacionais da rede em que está ingressando.

3 – Garanta fornecedores para a nova unidade

Se você empreende em franquias, não inaugure uma loja que ainda não está cem por cento instalada e abastecida. Isso pode ser um tiro no pé para a imagem da empresa, ao menos na região.

Para a inauguração, a nova loja deve surpreender. É isso o que fará os clientes satisfeitos, o que inclusive proporcionará divulgação espontânea entre as pessoas. Uma recepção negativa pode dificultar e muito o sucesso da unidade, pois afastará as pessoas.

Enfim, os cuidados envolvem a instalação de toda a estrutura da loja, desde a tecnologia para produção até o espaço destinado aos clientes.

É importante que revisões sejam feitas, principalmente em relação às máquinas, pois muitas vezes, com a empolgação, o movimento na unidade durante seus primeiros dias de funcionamento é maior do que o normal. A empresa deve estar pronta para atender essa demanda.

E então, com isso também entra o abastecimento de matéria-prima para a produção do que será oferecido aos consumidores. Esse é um trabalho que é feito juntamente aos fornecedores previamente contratados. É fundamental que eles entreguem os produtos no prazo correto e de acordo com o padrão de qualidade da empresa.

Não vale a pena optar por fornecedores com preços mais acessíveis se os produtos forem de qualidade duvidosa. Aqui, entra a relação custo-benefício e a confiança.

4 – Defina suas estratégias de marketing

É chegado o momento de inauguração da loja e está na hora de fazer o público se interessar por ela. Aqui, começa o trabalho de marketing, que pode ser feito pela própria empresa, ou por uma agência de comunicação terceirizada.

Muitas redes optam por essa segunda opção durante os processos de expansão, pois a agência pode ser bastante útil no que diz respeito ao conhecimento do público-alvo de territórios específicos. Juntar a visão do empreendedor com a do comunicador é sempre interessante. De qualquer forma, é indispensável a elaboração de uma campanha de lançamento da unidade, que deverá ser direcionada para o novo público-alvo.

Hoje em dia, com o marketing digital nas redes sociais e nos mecanismos de busca, tal direcionamento é mais prático, acessível e barato. Posts e anúncios podem ser impulsionados exatamente na região de inauguração. O essencial é que a identidade da marca seja mantida em todas as peças de comunicação e na estrutura da loja. Afinal de contas, é isso o que transmitirá o posicionamento da marca para os novos mercados.

A ideia de realizar um evento de lançamento para a unidade é mais abrangente do que parece, pois não existe simplesmente pelo fato de reunir consumidores interessados em um evento especial. Essa possibilidade proporciona diversos caminhos para que o marketing continue além da inauguração.

O objetivo é manter um bom relacionamento com as pessoas interessadas.

A contratação de uma assessoria de imprensa é útil para fazer a empresa estar na mídia, por exemplo. Porém, mais importante do que isso é a oportunidade de contato que a rede terá com o cliente em potencial.

Um evento é a porta de entrada para o lead nurturing, através da coleta de contatos das pessoas presentes — sempre oferecendo algo em troca, como promoções especiais e outras vantagens. O objetivo é manter um bom relacionamento com as pessoas interessadas, em busca de uma forma de fidelização. E o início disso é ainda mais possível se for feito de forma pessoal, em um evento.

5 – Crie ações para o dia da inauguração

É preciso transformar a inauguração da sua loja em um evento. Ou seja, se houver oportunidade para criar convites para inauguração, crie. Envie a influenciadores da região, crie até mesmo um evento por meio do Facebook

Este tipo de ação chama maior atenção para a inauguração, passando de ser somente mais uma loja a algo importante para aquela região. É possível por meio destes convites mensurar a quantidade de presentes e dessa forma até preparar um coquetel, com aperitivos e bebidas. Isto atrai ainda mais clientes e os engaja no evento, motivando-os a consumir mais no dia da inauguração. 

Uma boa forma de engajar clientes e possivelmente fidelizá-los é promover algum tipo de ação social no dia da inauguração. A ação pode ser feita por meio da doação de 1kg de alimento para entrada ou reversão de parte do valor arrecadado para alguma instituição local, como ONGs. 

Com ações, além de engajar clientes e incentivá-los a consumir, sua nova franquia também está se envolvendo com a comunidade local. Cada vez mais tem crescido a tendência do consumo de negócios locais, e desta forma, uma franquia engajada aumenta o reconhecimento da marca na comunidade e fortalece sua operação. 

Estes são alguns insights a respeito da inauguração de lojas em uma rede de franquias. O denominador comum de todos é a organização e o respeito a um plano de expansão. Não esqueça de realizar reuniões para determinar periodicamente os objetivos da empresa, a fim de que os tiros sejam certeiros.

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado