Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Expansão »7 dicas de como vender mais unidades da sua franquia
Expansão

7 dicas de como vender mais unidades da sua franquia

8 min de leituraCarlos Griebler

Mesmo em tempos de crise, o franchising continua como um dos modelos de negócio que apresenta bons resultados. Porém, considerando que o principal objetivo do franchising é expandir, sempre é preciso querer mais. Ou seja, buscar alternativas para descobrir como vender mais unidades da sua franquia.

São diversas as boas práticas que se consolidaram no mercado do franchising nos últimos anos, desde mudanças na cultura organizacional da rede até o bom uso de adventos da era digital, como softwares e ações que atraiam mais franqueados. Dessa forma, preparamos um conteúdo onde vamos te mostrar 7 dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o modelo de franquias?

Caso ainda não conheça, o franchising consiste na concessão de um direito de uso fornecido pela empresa proprietária da marca a um investidor para que ele possa replicar em outras localidades um formato reconhecido e bem-sucedido de negócio. Ou seja, como nosso artigo sugere, vender unidades é o grande objetivo do modelo de franquias.

Redes de franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Para exemplificar, podemos citar redes como Chicken-in, Calzoon e Maria Açaí, que você provavelmente já se deparou em algum shopping ou ponto comercial pelo país.

Por isso, não é suficiente apenas vender uma nova unidade, é preciso prepará-la, treiná-la e até mesmo realizar correções com as chamadas consultorias de campo. Tudo isso funciona através da Lei de Franquias, que exige um contrato de adesão, mediante pagamento de taxas e entrevistas, e propõe um suporte necessário para que o franqueado possa implementar e gerir a unidade. 

Essa transmissão de know-how abrange desde as tarefas operacionais até o que diz respeito a questões contábeis e administrativas. Por isso, mais que saber como vender mais franquias, é preciso entender a melhor maneira de expandir sua rede, evitando quaisquer problemas futuros.

Assim, o franchising se estabelece como uma ótima opção de negócio. Tanto para o investidor, que está empreendendo em uma marca estabelecida e com processos de sucesso comprovados, quanto para o proprietário da marca, que expande sua franquia sem custos e ainda recebe por isso.

Agora que já sabemos exatamente o que é o franchising, é hora de expandir de vez. Confira 7 dicas de como vender mais unidades da sua franquia!

7 dicas de como vender mais unidades da sua franquia

1. Crie um plano de expansão

Como qualquer processo do franchising, é preciso planejamento. Por isso, antes de mais nada, é fundamental desenvolver um plano de expansão para sua franquia. Esse processo é composto desde as etapas de formatação da rede até quais serão os canais utilizados para atrair o maior número de interessados qualificados.

Dessa forma, comece arrumando a casa. Por mais que a expansão da rede parta do investimento externo de franqueados, é preciso estrutura para que o negócio seja ‘vendável’. Muitas vezes, antes de franquear, ajustes são necessários para firmar a padronização de processos na empresa.

Além disso, pode-se considerar diversas estratégias de expansão. Seja regional, nacional, internacional ou até mesmo um conceito chamado de expansão em espiral. Traçar um caminho para expansão, com metas, ideias e expectativas é essencial para saber como vender mais unidades.

2. Segmente o público-alvo

Entenda para quem você quer vender. A definição de uma persona é essencial para direcionar esforços que realmente tragam resultados. Ou seja, para começar a buscar e filtrar os candidatos ideais para o crescimento saudável da sua rede, é necessário definir o perfil ideal de franqueado que você deseja.

Antes de divulgar sua marca, seja onde for, para maximizar o alcance da sua rede, é preciso definir quem você quer como franqueado. Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados.

O perfil de um franqueado do segmento automotivos pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer essa persona é uma ótima forma de otimizar planos de marketing e evitar desperdício de recursos. Afinal, você estará anunciando sua marca para quem realmente pode ter interesse em virar seu franqueado.

3. Tenha um pipeline de vendas

Depois disso, é essencial acompanhar a trajetória desse cliente. Hoje em dia, o consumidor moderno busca uma boa experiência e satisfação durante toda a jornada de compra. Ter um pipeline de vendas é ter um “mapa” do caminho que um cliente faz até a compra. 

Também conhecido como funil de vendas, é uma forma de trabalhar as etapas desde o primeiro contato do lead até a compra de um produto. Sabendo que um dos maiores objetivos é desenvolver uma forma de agilizar o trânsito de potenciais clientes por esse funil de venda, é necessário nutrir as leads de acordo com o processo do funil de vendas que elas se encontram. 

Os materiais que você distribui, sejam publicitários, informativos ou educativos, precisam visar o andamento dessa pessoa no funil, cada vez mais em direção a conversão da lead em dinheiro para seu negócio. No caso de franquias, especificamente, a expansão de uma nova unidade. Ou seja, qualificando essa lead para torná-lo um cliente.

4. Trabalhe com um gerente de expansão

Analisando os dois passos anteriores, você pode estar assustado. Afinal, são tantas tarefas e responsabilidades que podem ser demais para um profissional já atarefado como o franqueador. Por isso, pode ser interessante ter uma parceria nesse processo de vender mais unidades: um gerente de expansão, especializado em fazer sua rede crescer.

Ele vai auxiliar na expansão da rede por meio de pesquisa, estudo de mercado e muita preparação. Em suma, o profissional identifica oportunidades de vendas no mercado, acompanhando a negociação desde o início até a inauguração de uma nova unidade. 

5. Otimize seu storytelling

Você já ouviu falar em storytelling? Storytelling é um recurso utilizado por empresas para criar uma conexão com seu público-alvo, tornando a marca mais próxima da pessoa e mostrando valores que potencializam o processo de venda. 

Dessa forma, se torna um ótimo recurso para a expansão da sua franquia, atraindo cada vez mais franqueados engajados em crescer junto com você. Se você conseguir encantar seu cliente, mostrando as vantagens de investir na marca e despertando sentimentos de desejo, felicidade e identificação, consequentemente acaba vendendo mais. 

Porém, isso não é uma tarefa fácil. Um bom storytelling requer entendimento do seu mercado e estudos de comportamento do seu consumidor para atingir o potencial máximo. Tocar a alma das pessoas não é uma tarefa fácil, por isso essas “histórias”, estratégias de persuasão e conexão devem mostrar que a presença da marca pode mudar a vida do público-alvo.

Um bom momento para utilizar esse storytelling é durante feiras de franquias, um dos principais lugares para atrair franqueados e gerar leads que resultarão em vendas. São milhares de empreendedores e empresários nesse tipo de evento, já imaginou o impacto em suas vendas se conseguir encantar um público como esse?

6. Use um Sistema CRM

CRM (Gestão de relacionamento com o cliente, do inglês Customer Relationship Management) é o conjunto de estratégias para otimizar essa relação com clientes, desde a fase de negociação até o pós-venda. Porém, aplicado a prática surge outro conceito, os sistemas CRM.

Um sistema CRM é uma solução digital para otimizar o processo de gestão de vendas e expansão da franquia. Amplamente difundido no mundo dos negócios, o CRM é um facilitador no contato de possíveis interessados e controle de cada ação do processo de franqueamento. Dessa forma, você centraliza esse processo de venda, aumentando a probabilidade de sucesso da negociação.

Quer vender mais? O CRM personalizado para franquias da Central do Franqueado pode te ajudar, pois acelera a expansão da sua franquia e garante mais negociações, com menos falhas durante o processo. 

7. Modernize com um sistema para franquias

Investidores sempre estão buscando oportunidades interessantes. Ou seja, franquias com potencial, com processos bem definidos e qualificados. Nesse sentido, uma rede moderna que utiliza um bom sistema para franquias chama atenção de forma geral pelo uso de um software qualificado para os processos do cotidiano de uma franquia.

A Central do Franqueado é um sistema para franquias que promove a inovação e gestão inteligente. São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos, principalmente quanto a padronização e expansão da rede. Não perca muito tempo e agende uma demonstração

Dica extra da Central do Franqueado

Se você deseja vender mais, é preciso anunciar sua marca, certo? E mais: com a Central do Franqueado, você pode começar a fazer isso de graça com nosso Portal de Franquias! Estar em um ambiente repleto de marcas de sucesso do franchising vai agregar valor a sua franquia e fazer a rede expandir cada vez mais! 

Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. Ao contratar nosso portal de franquias, você tem sua marca exposta em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de até 25 leads qualificados de forma gratuita!. 

Agora que você já sabe da importância de ter e nutrir bons leads, não vai querer ficar de fora dessa, certo? Anuncie gratuitamente sua franquia no maior portal de franquias do Brasil!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado