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Engajamento

Plano de Desenvolvimento Individual: saiba como elaborar

5 min de leitura Andrei Arndt


O Plano de Desenvolvimento Individual é uma forma de valorizar o recurso mais importante da sua rede de franquias: o capital humano. Descubra o que é o Plano de Desenvolvimento Individual e aprenda a sua aplicabilidade no franchising.

Neste artigo, você vai ver:

O que é o plano de desenvolvimento individual? 

O Plano de Desenvolvimento Individual, conhecido pela sigla PDI, é um planejamento de desenvolvimento da carreira de um determinado profissional. Geralmente, ele é desenvolvido pela área de Recursos Humanos da empresa. Se você se preocupa com o crescimento da rede de franquias por meio da abertura de novas unidades franqueadas, também deve se preocupar com o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. 

Por isso, em uma rede de franquias, o Plano de Desenvolvimento Individual é fundamental para os colaboradores. Ele deve estar alinhado aos interesses da franquia e aos desejos do colaborador. Cada um dos seus colaboradores possui um talento, mas nem sempre é fácil identificar e desenvolver cada uma das aptidões individualmente. Nesse sentido, o Plano de Desenvolvimento Individual vai contribuir para a qualificação e capacitação dos envolvidos.

As metas e objetivos são parte do Plano de Desenvolvimento Individual. Dessa maneira, na hora de planejar o desenvolvimento de um colaborador, é importante entender quais são as perspectivas dele dentro da franquia. Depois que ele decide as metas e objetivos, fica fácil estruturar quais são as atividades necessárias para alcançar o sucesso. 

Para que serve um plano de desenvolvimento individual?

Em uma rede de franquias, a padronização e a qualidade são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Porém, estes aspectos são variáveis. Para manter um nível de qualidade aceitável, os colaboradores da franquia precisam se dedicar e entender o que estão fazendo. O Plano de Desenvolvimento Individual exerce influência no entendimento e na satisfação dos colaboradores, o que contribui para o funcionamento da rede.

Vamos supor que você administre uma franquia de alimentação e um dos seus colaboradores trabalhe com o atendimento ao público. Durante a criação do Plano de Desenvolvimento Individual, você descobre que ele não se considera comunicativo e na verdade gostaria de trabalhar em uma área mais técnica, por exemplo, na reposição do estoque. Dessa maneira, você direciona este colaborador para a área do seu agrado. 

O contrário também é válido, pode acontecer de um dos seus colaboradores mais comunicativos estar restrito a atividades que não envolvem comunicação. Nesse sentido, você está perdendo um grande talento. Vale lembrar que o PDI pode ser aplicado para qualquer colaborador. Por isso, o aumento da produtividade é uma vantagem de aplicar o PDI na rede de franquias.

Ao aumentar a qualidade do trabalho e a produtividade, a margem de lucro, consequentemente, aumenta. Em uma organização que todos se sentem contemplados e satisfeitos, é difícil a produtividade ser um problema, não é verdade? Nesse sentido, o Plano de Desenvolvimento Individual é indispensável.

Como elaborar um plano de desenvolvimento individual?

Para elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual, é importante conhecer as técnicas disponíveis. Se você acompanha o blog da Central, provavelmente leu sobre o método 5W2H, que consiste em elaborar uma sequência de perguntas e respostas. 

Confira a seguir um passo a passo para elaborar o PDI com base na metodologia 5WH2. 

O que precisa ser melhorado?

Primeiramente, é importante decidir qual objetivo deverá ser alcançado. O que é preciso melhorar? Esta pergunta é um bom ponto de partida. Além disso, cada colaborador apresenta competências distintas. Por isso, é de se esperar que cada Plano de Desenvolvimento Individual apresente comportamentos e habilidades diferentes  a serem aprimoradas.

Por que o colaborador quer melhorar? 

Sem motivação por parte do colaborador, a probabilidade do PDI alcançar resultados satisfatórios é pequena. Por que o colaborador quer melhorar? 

A motivação do colaborador é fundamental para atingir o objetivo. Afinal, sem motivação por parte do colaborador, a probabilidade do PDI alcançar resultados satisfatórios é baixa. A Central do Franqueado escreveu sobre motivação no ambiente de trabalho antes. Por isso, saiba que manter os seus colaboradores e franqueados motivados é fundamental para o sucesso da rede de franquias.

Onde serão aprimoradas as habilidades? 

Se o colaborador pretende melhorar a comunicação, por exemplo, existe suporte para isso dentro da organização ou o colaborador precisa se deslocar a algum local de treinamento? Após definir todas as habilidades que precisam ser aprimoradas dentro da franquia para cada colaborador, você pode combinar treinamentos de acordo com as necessidades de cada um. 

Qual o prazo para atingir os objetivos? 

Independente do plano que você esteja desenvolvendo, estabelecer um cronograma e uma data-limite é fundamental. Porém, é preciso estabelecer prazos que correspondam à realidade. Dessa maneira, você evita o estresse e a frustração no ambiente de trabalho. É importante 

Quem será o responsável?

Como você viu anteriormente, o Plano de Desenvolvimento Individual está relacionado aos anseios e motivações do colaborador. Por isso, ele é o único responsável por seguir o que for pré-determinado no PDI. A organização deve acompanhar o desenvolvimento do colaborador para fornecer feedbacks sobre as atividades, mas é importante lembrar que ele é o responsável. 

Como serão aplicados os métodos e quanto custará?

As duas perguntas finais para você desenvolver o PDI estão relacionadas à metodologia que será usada e aos custos de implementação. Em uma rede de franquias, você pode usar a tecnologia para a capacitação de colaboradores e franqueados. Dessa maneira, você reduz os custos e a mantém a produtividade da franquia.

Apostar no desenvolvimento individual dos seus colaboradores é muito importante. É um investimento no que a organização tem de mais valioso. Por isso, calcular os recursos que serão consumidos e o tempo para alcançar os objetivos é fundamental. 

Uma rede de franquias é um empreendimento que requer atenção e investimentos constantes para alcançar o sucesso, mas nem sempre é fácil manter os franqueados engajados. A Central do Franqueado é especialista em franchising e conhece as dificuldades de um franqueador. Por isso, desenvolvemos o Engajamento.

Por meio dele, você resolve problemas de comunicação com franqueados e economiza tempo na na prestação de suporte à rede. São mais de 200 franquias que aprovam as soluções da Central do Franqueado. Que tal fazer parte deste time? Solicite uma demonstração e tire todas as suas dúvidas sobre esta solução!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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