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Engajamento

Motivação no trabalho: 5 dicas para aumentar o desempenho das unidades da sua rede de franquias

6 min de leitura Andrei Arndt


A falta de motivação é um problema que afeta todos os setores da sua rede de franquias. Inclusive, ela pode ser a causa raiz do baixo desempenho das suas unidades.

Neste artigo você vai ver:

O que é a motivação no trabalho?

A palavra motivação vem dos termos em latim motus (movido) e motio (movimento). É aquilo que nos movimenta. Para resumir, a motivação se refere ao agrupamento de aspectos que nos estimulam e incentivam a realizar determinadas ações e, principalmente, insistir nelas até alcançar o objetivo.

A motivação, inclusive, está relacionada a todo o desenvolvimento da espécie humana. Afinal, desde o tempo do homem das cavernas, ela é a responsável por incentivar o homem a transformar a natureza e evoluir. 

A motivação é inerente ao homo sapiens porque se traduz na busca por sobrevivência. Quando sentimos sede, somos motivados a beber água. Quando sentimos sono, somos motivados a dormir. Em outras palavras: sem motivação, não seríamos nada. 

No entanto, a motivação no trabalho é um pouco mais subjetiva. Além das necessidades fisiológicas do nosso corpo, a motivação no trabalho é menos instintiva e pode ser mais difícil de ser alcançada em um ambiente laboral. Por exemplo, em um escritório, encontrar motivação para ficar oito horas em frente a uma tela de computador pode ser um pouco complicado, não é mesmo? 

No trabalho, a motivação é o que leva o colaborador a executar as suas atividades e a continuar no emprego. Em outras palavras, no ambiente laboral, a motivação dos colaboradores mantém o funcionamento do seu negócio. Por isso, investir recursos no capital humano é fundamental para o sucesso.

No mercado de franquias, manter a motivação e o engajamento dos seus franqueados significa garantir a qualidade da sua rede. Principalmente quando as suas unidades estão com o desempenho abaixo do esperado. Saiba que um dos diagnósticos possíveis é a falta de motivação. 

Antes de conferir as 5 dicas de motivação para aumentar o desempenho da sua rede, confira algumas vantagens de investir os seus recursos em aumentar a motivação no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Qual a importância da motivação no trabalho?

Você sabia que colaboradores desmotivados são sinônimo de baixa produtividade? Por isso, a importância da motivação no trabalho começa por aí. Sem a motivação no ambiente de trabalho, o seu empreendimento nunca dará certo. Afinal, ele depende dos colaboradores, não é mesmo? 

Confira abaixo os principais pontos que são influenciados pela motivação no trabalho. 

Cooperatividade

Os colaboradores motivados estão mais propensos a contribuir de forma satisfatória com o crescimento da empresa. Vale lembrar que o trabalho em equipe também está associado ao relacionamento interpessoal dentro da organização. 

Por isso, a motivação é fundamental para promover a produtividade e a harmonia entre os colaboradores. Em uma rede de franquias, isso se torna ainda mais necessário. 

Produtividade

Explicar que a produtividade é fundamental porque está relacionada ao faturamento, a vantagem competitiva e a sobrevivência da sua rede de franquias no mercado é bater na mesma tecla. No entanto, vale destacar uma relação pouco explorada dos altos índices de produtividade: a criatividade

Se manter os seus colaboradores e franqueados motivados é uma maneira de assegurar os pontos que destaquei anteriormente. Saiba que a motivação também transforma o ambiente de trabalho em um local mais criativo e suscetível a soluções inovadoras.

5 dicas de motivação no trabalho

Confira a seguir algumas dicas para manter os seus franqueados e colaboradores motivados.

1. Promova e monitore a organização

A organização no trabalho é fundamental para manter a motivação. Afinal, imagine chegar ao escritório e encontrar documentos espalhados pela mesa, materiais fora de lugar e ter que arrumar tudo? A mesma coisa acontece com seus colaboradores e franqueados. 

Às vezes, o seu franqueado tem tantas atividades para executar e documentos para organizar que a motivação realmente fica em segundo plano e tende a se esgotar. Por isso, é importante oferecer as orientações corretas àqueles que investiram na sua rede e apostaram nela como um empreendimento. 

A falta de suporte é sempre um problema, mas ele não é tão difícil assim de resolver. Sistemas para franquias são exatamente o que você precisa nessas situações. Mas a organização vai mais além. Em um ambiente desorganizado, as atividades tendem a ficar estagnadas causando um desânimo coletivo. Em algum momento você se perguntou “O que eu estou fazendo mesmo?” Isso acontece quando a desorganização se transforma em um problema grave que deve ser resolvido urgentemente.

2. Estimule a cultura do feedback

Receber um feedback positivo sobre o seu trabalho é determinante para manter a motivação e continuar se esforçando, certo? Todos gostam de ter o seu trabalho reconhecido. Mas não pense que o feedback negativo vai diminuir a motivação dos seus colaboradores e franqueados. Para melhorar o que estamos produzindo precisamos de um feedback honesto, certo? 

Daí vem a motivação para executar atividades da melhor maneira possível. Por isso, proporcionar às suas unidades franqueadas um retorno sobre o desempenho pode ser uma alternativa para incentivar a motivação. Vale lembrar que não basta apenas cobrar resultados satisfatórios, prestar o suporte adequado e oferecer o know-how efetivo é fundamental.

3. Invista na capacitação da sua rede

Contribuir para o crescimento de uma organização e adquirir conhecimentos ao mesmo tempo é ótimo, não é? Por isso, investir na capacitação dos seus colaboradores é uma medida estratégica para manter a motivação em alta. Dessa maneira, os seus colaboradores vão se sentir valorizados no ambiente de trabalho. 

Afinal, você estará contribuindo para o crescimento pessoal e profissional do capital humano do seu empreendimento. Uma alternativa de capacitação é o workshop. Ele está em destaque porque oferece dinamicidade na hora do ensino. 

As oficinas, em tradução literal do termo, tratam de encontros presenciais coordenados por um instrutor com o objetivo de compartilhar experiências e incentivar o aprendizado por meio de atividades práticas.

Dessa maneira, os franqueados e colaboradores da sua rede podem receber treinamentos para aprender a usar equipamentos, incorporar estratégias ou ou mesmo para adotar normas de trabalho.

4. Estabeleça metas e objetivos

Estabelecer metas a serem cumpridas não é só um requisito para manter a produtividade, mas também uma estratégia para manter a motivação no ambiente organizacional. As metas são importantes porque definem as atividades que precisam ser realizadas durante determinado período de tempo. 

Em outras palavras, além de diretamente relacionadas com prazos, elas expressam a frequência com que as atividades devem ser executadas. Para estabelecer metas, vale lembrar que os objetivos devem ser estabelecidos previamente. O objetivo proporciona a direção em que se deve ir e aonde se quer chegar. Portanto, metas e objetivos são artifícios fundamentais para o funcionamento da sua rede.

Além disso, as Metas SMART podem ser planejadas e estruturadas dentro da sua rede de franquias para estimular o engajamento da sua unidade e dos seus colaboradores. Diferentemente das metas comuns, elas seguem padrões e critérios específicos que otimizam os seus resultados.

5. Aproveite soluções tecnológicas

Atualmente, a tecnologia está em toda parte. Se você não a enxerga como uma aliada, saiba que as chances de ficar atrás dos seus concorrentes são grandes. Quer investir em uma ferramenta para motivar a sua rede de franquias mas não sabe por onde começar? 

Não se preocupe, a Central do Franqueado desenvolveu para você o Módulo CAF e o Módulo Arquivos. Eles fazem parte do ‘Engajamento’ e com certeza vão melhorar os resultados das suas unidades. Ficou interessado? Solicite uma demonstração! 

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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