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Guia completo de treinamento para franquias

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Engajamento

27 min de leitura Andrei Arndt

Os assuntos relacionados ao treinamento para franquias e desenvolvimento de franqueados e colaboradores constituem uma das bases estruturais do funcionamento do franchising. Afinal, é a partir da capacitação que o know-how da marca é transferido às unidades da rede. 

O mercado de franquias tem se mostrado uma opção de investimento atraente para empreendedores que desejam fazer parte de um negócio estabelecido e comprovadamente bem-sucedido. No entanto, o sucesso em uma franquia não é garantido apenas pela reputação da marca. Para prosperar e atingir seu potencial máximo, os franqueados precisam de orientação, conhecimento e suporte adequados.

Neste guia completo de treinamento para franquias, exploraremos em detalhes a importância do treinamento, os tipos de treinamento oferecidos, as melhores práticas para o sucesso e como aproveitar ao máximo a oportunidade de franquia por meio de preparação sólida.

Ao longo deste artigo, você descobrirá como o treinamento pode ser um diferencial em sua jornada de franqueado, capacitando-o a operar com eficiência, manter a consistência da marca, atender às expectativas do cliente e alcançar resultados financeiros sólidos. Além disso, abordaremos as principais perguntas a serem feitas à franqueadora para garantir que você receba o treinamento adequado e se beneficie ao máximo de sua parceria.

A jornada de um franqueado é repleta de desafios e oportunidades. Com o treinamento adequado, você estará bem preparado para enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades que uma franquia oferece. Vamos começar nossa jornada de descoberta sobre o treinamento em franquias e como ele pode ser o alicerce do seu sucesso no mundo das franquias.

Para auxiliar franqueadores a desenvolverem ações de treinamento para franqueados, a Central preparou este artigo com 8 dicas imperdíveis para você aplicar treinamentos em redes de franquia. Boa leitura!

Você aprenderá neste conteúdo:

O que é o treinamento em redes de franquia?

O treinamento em redes de franquias é um procedimento elaborado por franqueadores para franqueados e contribui para esta relação mútua. O objetivo é instruir a rede de franquias a executar da melhor maneira possível as atividades, visando a padronização e a qualidade nos processos, no atendimento e nos serviços prestados ao cliente.

Você deve estar pensando: são todos os franqueadores que treinam os seus franqueados? A verdade é que nem todos os franqueadores dedicam-se para atender aos franqueados. Embora a prestação de suporte esteja prevista na lei de franquias como uma das obrigatoriedades do franqueador, muitos administradores acabam negligenciando este aspecto.

Ao falhar com treinamentos em franquias, a rede sofrerá com falta de padronização, baixo nível de desempenho e problemas frequentes que causarão dificuldades para franqueados. Por isso, é muito importante que os franqueadores entendam a importância de treinamentos para franquias. Afinal, eles são fundamentais para alcançar a excelência no atendimento no franchising, não só para a clientela, como também para os empreendedores que investiram no modelo de franquias em busca de um porto seguro. 

Os programas de treinamento, portanto, são alternativas de transferência de conhecimento do franqueador para o franqueado. Lembre-se que muitos empreendedores procuram o mercado de franquias para investir porque este, diferente do mercado tradicional, conta com o suporte dos franqueadores na hora de administrar as unidades. 

Continue lendo para aprender mais sobre treinamentos em redes de franquias!

Qual a importância do treinamento em redes de franquias?

Agora que você entendeu o que significam treinamentos em redes de franquias, é hora de ler sobre a importância desses treinamentos!

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O treinamento desempenha um papel crucial nas redes de franquias, sendo um dos pilares que sustentam o sucesso do modelo de negócios. A razão é bastante simples: o treinamento adequado é fundamental para garantir que os franqueados operem suas unidades de acordo com os padrões, valores e diretrizes estabelecidos pela matriz. Portanto, entender a importância do treinamento nessas redes é fundamental para assegurar a consistência da marca, a satisfação dos clientes e a prosperidade dos franqueados.

Primeiramente, o treinamento inicial fornece aos franqueados as habilidades e conhecimentos essenciais necessários para operar suas franquias. Isso inclui aspectos como operações diárias, atendimento ao cliente, gestão de pessoal, marketing e todas as outras áreas específicas do negócio. Ao garantir que os franqueados estejam bem preparados desde o início, o treinamento ajuda a evitar erros e problemas operacionais que poderiam prejudicar a reputação da marca.

O treinamento também desempenha um papel fundamental na manutenção da qualidade e da consistência da marca. Garante que os produtos, serviços e experiências do cliente sejam uniformes em todas as unidades da rede de franquias, independentemente da localização. Isso é fundamental para criar e manter a confiança dos clientes na marca, uma vez que eles esperam uma experiência consistente, independentemente de onde escolham fazer negócios.

Ou seja, qualquer erro de gestão em alguma das unidades pode prejudicar a reputação da rede como um todo. É por isso que os operadores passam pelo programa de treinamento e desenvolvimento. Para manter o padrão de qualidade da franquia, eles precisam ser capazes de gerir suas lojas de forma segura e qualificada.

O treinamento funciona a partir da transferência de know-how, possibilitando que o franqueado conheça os detalhes sobre a administração do negócio. A dinâmica serve também para mostrar as nuances operacionais da rede em que o empreendedor está ingressando. Porém, engana-se quem pensa que o treinamento para franquias se resume ao programa inicial de capacitação.

É preciso que toda a rede permaneça alinhada, qualificada e atualizada. Para isso, é preciso considerar o treinamento como um processo contínuo, que otimize a produção e a entrega de serviços nas unidades e mantenha franqueados e colaboradores motivados.

Em resumo, o treinamento é essencial nas redes de franquias para garantir o sucesso e a sustentabilidade do modelo de negócios. Ele é uma parte fundamental para manter a consistência da marca, preparar os franqueados para enfrentar desafios em um ambiente de negócios em constante evolução e manter a satisfação dos clientes. Portanto, investir em treinamento de qualidade é uma estratégia inteligente para as redes de franquias.

Quais são os tipos de treinamento para franquias?

Como vimos, o treinamento desempenha um papel vital nas redes de franquias, preparando os franqueados para operar suas unidades com sucesso, mantendo a consistência da marca e garantindo a satisfação do cliente. Existem vários tipos de treinamento que são essenciais para atender às necessidades diversificadas de uma rede de franquias.

Agora que você entendeu o que é um treinamento para franquias e qual a sua importância para manter o funcionamento adequado do modelo de franquie, que tal aprender sobre os tipos de treinamentos existentes? Confira!

Treinamento inicial

Este tipo de treinamento é fornecido antes da inauguração da franquia. Geralmente, abrange todos os aspectos da operação do negócio, desde os processos operacionais até os padrões de atendimento ao cliente e a gestão financeira. O objetivo é garantir que os franqueados estejam bem preparados desde o início.

Ou seja, o treinamento inicial é o primeiro contato do franqueado com a cultura organizacional da franquia. Aqui, são reforçados os valores e a identidade da marca, em atividades que desenvolvam a postura dos franqueados em relação à política da empresa.

É durante a etapa inicial de treinamento que será apresentada em detalhes a rotina de operação da empresa: os processos operacionais, a forma como será feito o contato com os funcionários e a dedicação necessária para gerir a unidade com maestria. Serão repassadas também as bases administrativas para a gestão do negócio, como iniciativas financeiras e comerciais, por exemplo.

Não é apenas para os franqueados que vale o treinamento inicial. A equipe da franqueadora também precisa ser capacitada nos padrões da rede: seja para a forma como serão realizadas as auditorias ou para como serão homologados novos fornecedores.

Uma forma eficiente para diversificar o conteúdo do treinamento inicial e, também, torná-lo mais acessível a todos os franqueados é através de ferramentas EAD. Disponibilizar alguns módulos do treinamento inicial no formato de vídeo para exibição à distância é sempre uma alternativa interessante. 

Dessa maneira, sempre que um novo funcionário entrar na equipe ou que algum integrante quiser rever o conteúdo, o material estará disponível para ele. É importante, também, dispor de manuais da franquia. Esses, devem estar alinhados com os treinamentos, transmitindo o mesmo know-how e apresentando as mesmas políticas da empresa. 

A boa formação do franqueado e de sua equipe pode ser enriquecida por meio desses materiais e com certeza vão fazer a diferença no dia-a-dia da gestão da unidade.

Treinamento para motivação de equipes

Os franqueados devem ser ensinados para serem multiplicadores do conhecimento. Se estiverem conscientes da gestão e dos processos operacionais da franquia, fica muito mais fácil a transmissão do know-how adquirido à sua própria equipe de funcionários. Também, a capacidade de motivar e incentivar o corpo de trabalho da sua rede de franquias, a fim de que estejam sempre buscando por melhores resultados.

Muitas redes de franquia pedem, como perfil do franqueado, um profissional com espírito empreendedor e de liderança. Porém, é responsabilidade da franqueadora encontrar os meios para que esses atributos sejam aflorados e lapidados.

Apostar em coaching é uma ideia que funciona. O importante é manter atividades periódicas, com a gestão das unidades já em andamento. É esse tipo de incentivo que desenvolve a autonomia do franqueado, para que também se sinta mais eficiente e responsável pelo sucesso da sua unidade.

Treinamento para aprimorar atendimento ao público e vendas

Atender bem os clientes é essencial para a boa imagem da rede. Isso deve ser continuamente reforçado em atividades de capacitação, que podem ser elaboradas a partir de pesquisas de satisfação, por exemplo. Mais do que um diferencial, o bom atendimento é uma questão de sobrevivência.

Treinamento de reciclagem

As reciclagens de treinamentos são essenciais para manter o padrão da rede e devem ser realizadas periodicamente e sempre que for percebida sua necessidade. Os treinamentos devem ser oferecidos sempre que houver o ingresso de franqueados, estratégia semelhante ao onboarding e também vale para produtos ou serviços. 

Como mencionamos, é essencial que os consultores de campo e o franqueador monitorem constantemente o desempenho das unidades da rede. Isso pode ser feito por meio de consultorias e de auditorias e é uma das formas de diagnosticar problemas e estabelecer reciclagens.

Treinamentos para o franqueador

Não são apenas os franqueados que devem receber treinamentos. Os franqueadores também devem estar em constante processo de aprendizagem, a fim de que encontrem os meios para manter a qualidade e a inovação da rede. Entre as diversas capacitações que o franqueador pode adquirir, estão questões como:

  • Desenvolvimento de liderança: facilita a gestão da rede de franquias e a tomada de decisão em vários cenários, contribuindo para  maior desempenho das unidades franqueadas e também para a solução de problemas.
  • Estratégia: pensar estrategicamente é indispensável para crescer no mercado de franquias. Afinal, a concorrência é grande e o franqueador precisa estar atento às tendências e movimentações do mercado para pensar em estratégias de marketing, de lançamento de produto, etc.
  • Inovação: inovar é fundamental. Ninguém domina o mercado vendendo exatamente o mesmo produto durante anos, certo? Por isso, pense em como novos produtos e serviços podem servir ao seu cliente. 
  • Vendas: vender é a base de qualquer empreendimento. Mas nem sempre isso é fácil, entender a precificação de produtos e serviços e promoções são exemplos de como melhorar a estratégia de vendas na sua rede de franquias. Além disso, é importante dar atenção ao pós vendas.
  • Recrutamento e treinamento: o processo de treinamento, pode-se dizer, que começa já durante o recrutamento do franqueado, escolhendo aqueles que mais se enquadram no perfil de investidor ideal.
  • Legislação do franchising: entender a legislação é fundamental para ficar em dia com tributos e taxas que todo empreendedor precisa pagar. 
  • Resolução de conflitos: conflitos acontecem em uma rede de franquias. Pode ser que o franqueador tenha dificuldade de se entender com o franqueado, por exemplo. Por isso, é importante manter a calma para não tomar decisões emocionais. Nestes casos, a racionalidade deve sempre prevalecer.
  • Marketing: divulgar a rede de franquias também é um dever do franqueador. Porém, nem sempre ele saberá a melhor forma de fazer isso. Cursos que privilegiam a divulgação nas redes sociais, por exemplo, são ótimas alternativas e que com certeza vão trazer resultados.

O treinamento também pode servir para que o franqueador saiba vender seu peixe. A participação em feiras e eventos de franquia é uma forma de ampliar o networking da empresa. Além disso, é importante que o empreendedor saiba trocar ideias com outros empresários do ramo.

Os treinamentos aqui destacados podem ser oferecidos em vários modelos, desde que o know-how seja, de fato, transmitido. O importante é que a mensagem seja passada e que os envolvidos aprendam com as lições. Respeitado esse princípio, vale a pena apostar em formatos de diversos tipos. Entre eles, podemos destacar as aulas presenciais, à distância, dinâmicas, simulações de operações, entre outras.

Os franqueados têm direito de opinar sobre os treinamentos e as políticas de capacitação da franquia. Enquetes online, pesquisas qualitativas e reuniões presenciais são espaços interessantes para reunir sugestões dos envolvidos e aprimorar os processos.

O que eu preciso saber para ser um franqueado?

Para se tornar um franqueado, é essencial entender o modelo de negócio da franquia em questão, incluindo os produtos ou serviços oferecidos, o público-alvo, a estratégia de marketing, as operações e as diretrizes da empresa. Além disso, é crucial analisar o histórico da franqueadora, sua reputação no mercado, a viabilidade financeira do investimento e o suporte oferecido aos franqueados. Pesquisar e comparar diferentes franquias também é fundamental para tomar uma decisão informada sobre qual se encaixa melhor em seu perfil e objetivos como empreendedor.

Quais perguntas fazer para uma franqueadora?

Quando você está considerando investir em uma franquia, fazer as perguntas certas para a franqueadora é fundamental para tomar uma decisão informada e avaliar se a oportunidade de franquia atende às suas expectativas e necessidades. Aqui estão algumas questões essenciais que você pode fazer à franqueadora:

  1. Histórico da Franquia: Pergunte sobre a história da franquia, incluindo quando foi fundada, seu crescimento ao longo dos anos e sua presença geográfica. Isso pode ajudar a avaliar a estabilidade e o sucesso da rede de franquias. Hoje em dia, os consumidores também se interessam pela história das marcas que consomem. Por isso, é importante que a rede de franquias saiba construir esta relação com a clientela, produzindo e disponibilizando conteúdos que contem a história da marca e que reforcem a missão, visão e valores.
  2. Custos Iniciais: Saiba quais são os custos iniciais de investimento, incluindo taxas de franquia, custos de construção e equipamentos, entre outros. Isso ajudará você a determinar se o investimento está dentro do seu orçamento. Para os investidores, é fundamental entender como funcionam os custos em uma rede de franquias. Além disso, é preciso ficar atento ao tempo médio para retorno do investimento. Assim, o franqueado vai evitar frustrações.
  3. Taxas Contínuas: Descubra as taxas contínuas que você terá que pagar à franqueadora, como royalties e taxas de marketing. Isso afetará sua rentabilidade a longo prazo. Também é importante se atentar as taxas contínuas para saber se será possível manter o funcionamento adequado da unidade franqueada até que ela retorne o investimento. Em alguns casos, o retorno acontece apenas após um ano de operação.
  4. Suporte e Treinamento: Pergunte sobre o suporte oferecido pela franqueadora, incluindo treinamento inicial, materiais de marketing, suporte de gestão e assistência operacional. Isso é essencial para o sucesso da franquia e indispensável para manter a vantagem competitiva em um mercado tecnológico como o franchising.
  5. Território e Concorrência: Descubra se será atribuído a você um território exclusivo e como a franqueadora lida com a concorrência entre as unidades da franquia.
  6. Histórico de Desempenho: Peça informações sobre o desempenho financeiro médio das unidades da franquia. Isso ajudará você a entender a lucratividade potencial do negócio.
  7. Expectativas de Tempo e Esforço: Pergunte quanto tempo e esforço são geralmente necessários para operar a franquia com sucesso. Isso é importante para determinar se você pode conciliar o negócio com outras responsabilidades.
  8. Experiência Necessária: Descubra se a franqueadora requer experiência prévia em um setor específico e se oferece treinamento para pessoas sem experiência na área.
  9. Flexibilidade e Inovação: Questione sobre a capacidade da franqueadora de se adaptar a mudanças no mercado e de incorporar inovações para manter a competitividade.
  10. Suporte Legal e Contrato: Entenda o contrato de franquia, incluindo seus termos e condições. Pergunte sobre questões legais, como direitos e obrigações, término do contrato e renovação. Um franqueado não deve entrar para o mundo do franchising pensando em repassar a franquia, mas é importante saber se a franqueadora está disposta a auxiliar o franqueado até mesmo nos momentos mais difíceis, como é o caso do repasse de franquia.
  11. Suporte na Escolha do Local: Se a localização é crucial para o sucesso do negócio, questione se a franqueadora oferece assistência na seleção do local e na negociação de contratos de locação.
  12. Histórico de Litígios: Pergunte se houve litígios anteriores envolvendo a franqueadora e como eles foram resolvidos.

Essas perguntas ajudarão a fornecer informações abrangentes sobre a oportunidade de franquia, permitindo que você avalie se é a escolha certa para você e se está alinhada com seus objetivos e expectativas. Lembre-se de que uma comunicação aberta com a franqueadora é fundamental para tomar uma decisão informada e bem fundamentada.

Treinamento EAD: vale a pena?

Como você já deve estar cansado de saber, atualmente, a transmissão de conhecimento não precisa ocorrer apenas de forma presencial. Com o auxílio da tecnologia, é possível realizar boas capacitações com economia de tempo e de recursos. Trata-se da modalidade de ensino à distância, o famoso EAD, que está revolucionando a transferência de know-how no mercado de franquias.

Além disso, em razão da pandemia e do isolamento social iniciado em março de 2020, as atividades a distância deixaram de ser um diferencial para serem a única alternativa para a maioria dos procedimentos no mundo corporativo. Dois anos depois do início da pandemia, o avanço da vacinação tem possibilitado a retomada do presencial, mas vídeoconferências e aulas online ainda são muito usadas. 

O método permite a realização de capacitações de forma escalável. Ou seja, com a produção de apenas uma aula em vídeo, várias unidades podem receber o mesmo treinamento. Isso se reflete na economia de investimento e de tempo. Ainda, a capacitação de um profissional por meio do treinamento EAD é até 70% mais barato que mediante os métodos tradicionais. 

A modalidade à distância evita os gastos com deslocamento de equipes, além de facilitar a comunicação entre unidades distantes. Levando em consideração que o Brasil é um país de dimensões continentais e que nos últimos anos o franchising vem se expandindo para diversas cidades pequenas, investir em ferramentas que facilitem a comunicação em rede é um grande diferencial para a expansão do negócio.

Entre os tipos de treinamento EAD adotados pelas empresas, o mais utilizado é o e-learning assíncrono, que representa 19% dos projetos. O formato permite que professores e alunos participem das aulas em momentos distintos.

Quais os benefícios do Treinamento EAD?

Uma facilidade do método EAD é a possibilidade de colocar os ensinamentos em prática imediatamente após assistir ao treinamento. A seção de ensino à distância pode ser acompanhada também de uma rodada de discussão sobre o tema. A dinâmica pode incluir insights para pensar como aquela capacitação pode ser aplicada da maneira mais eficiente no franchising. Outra vantagem da modalidade é o fato de que os treinamentos virtuais ficam sempre à disposição dos franqueados. Dessa forma, a qualquer momento, em caso de dúvida, os funcionários podem acessar os conteúdos.

É interessante também que o treinamento venha acompanhado de manuais da marca. Isso permite uma capacitação completa, já que esses dois componentes são indispensáveis para a correta transferência de know-how na rede. Uma questão que o franqueador também deve estar atento diz respeito à atualização dos materiais. Além de corrigir processos ultrapassados, a franqueadora deve responder às novas demandas. Esses insights podem surgir a partir de auditorias, conversas com consultores de campo e também de pedidos dos franqueados.

A robustez e a presença constante de treinamentos na franquia garante que os franqueados irão absorver mais rapidamente as especificidades técnicas e a filosofia da franquia. É também essencial para garantir a motivação da equipe e aumentar o sucesso da rede. Quanto aos treinamentos no geral, também é válido solicitar feedbacks ao fim para que o franqueador entenda quais foram as principais dificuldades dos franqueados durante o curso e também quais os pontos negativos e positivos do processo de aprendizado. Através destes feedbacks, é possível ter novas ideias de como atender aos seus franqueados. 

8 dicas para elaborar um bom Programa de Treinamento

Como engajar franqueados?

Engajar franqueados é um elemento essencial para o sucesso de qualquer rede de franquias. Quando os proprietários de franquias estão verdadeiramente envolvidos, eles não só prosperam em seus próprios empreendimentos, mas também contribuem para o crescimento e a reputação da marca como um todo. Portanto, criar um ambiente propício ao engajamento dos franqueados é crucial.

O primeiro passo para esse engajamento efetivo é estabelecer canais de comunicação abertos e eficazes. Os franqueados devem se sentir ouvidos e valorizados, e isso só é possível através de uma comunicação regular e bidirecional. Reuniões periódicas, tanto presenciais quanto virtuais, oferecem oportunidades para discussões produtivas sobre metas, desafios e estratégias.

Agora que você entendeu tudo sobre a importância e tipos de treinamentos para franquias, fique ligado nas dicas a seguir para aplicá-los na sua rede!

1. Foco na equipe

Ter uma equipe preparada e qualificada para elaborar os treinamentos e para ministrá-los aos franqueados é indispensável. Além disso, sua rede precisa ter materiais claros, didáticos e objetivos para facilitar a aprendizagem de todos os conteúdos referentes à marca. Uma equipe preparada vai saber identificar dificuldades, sanar dúvidas e lidar com adversidades que possam aparecer durante o treinamento. Também, dedicar tempo a sua equipe é uma forma de garantir o sucesso da sua rede de franquias. 

Afinal, é a equipe que vai tomar a frente em várias situações. Em alguns casos, a equipe resolverá um problema antes mesmo de comunicar ao franqueador. Por isso, é importante que ela esteja preparada e capacitada para isso. Um canal de comunicação direto com os profissionais mais adequados é uma alternativa para isso. Por exemplo, para problemas com a padronização, o franqueado entra em contato por um canal específico em que será atendido por um especialista em padronização da rede, alguém que conhece todos os procedimentos e o que deve ser feito caso alguma coisa aconteça de errado com a unidade franqueada. Assim, o tempo do franqueado é otimizado e ele vai ficar mais satisfeito de encontrar soluções rápidas para o problema que está enfrentando. 

2. Aposte em manuais de franquias

Revise todos os manuais da marca. Nos treinamentos iniciais, e também nos de atualização, é importante que os materiais didáticos sejam explorados. São esses informativos que contêm a essência da marca, e os franqueados precisam sabê-los de cor!

Os manuais de franquia são o principal material de consulta para os franqueados. Antes de entrar em contato com o franqueador, o franqueado deve verificar no manual se há instruções para solucionar o problema que ele está enfrentando.

O manual de franquias, nesse sentido, tem como objetivo solucionar as dúvidas mais frequentes dos franqueados. Desse modo, é importante se manter alinhado com as demandas deles. Uma alternativa para isso é desenvolver um FAQ. Dessa forma, você pode disponibilizar orientações para atender as principais dúvidas da rede.

3. Disponibilize materiais acessíveis

Deixe os manuais sempre disponíveis para os operadores de rede. Se o material estiver disponível, o franqueado poderá acessá-lo sempre que tiver alguma dúvida ou precisar lembrar de algum processo. Uma dica é gravar os treinamentos e transformá-los em vídeos no YouTube.

Também, ao apostar em materiais de treinamento digitais, você investe em um formato que está cada vez mais acessível para todos. Hoje em dia, a maioria das pessoas tem um smartphone capaz de abrir um arquivo PDF, por exemplo. A partir daí, as possibilidades de oferecer um material sempre atualizado são maiores. Afinal, é muito mais fácil alterar manuais digitais do que alterar manuais físicos.

4. Use matrizes know-how

Por mais que existam testes e treinamentos muito bons, é impossível proporcioná-los impecavelmente para todos os franqueados. Às vezes, por inúmeros motivos (falta de tempo, logística), alguns conhecimentos acabam não sendo transmitidos da forma apropriada. Novos problemas sempre surgem no cotidiano de uma unidade de franquia. Por mais que existam suporte e treinamento contínuos, a equipe responsável pelo treinamento precisa estar atenta às dificuldades que persistem, reunindo-as de forma que elas possam ser reaplicadas ou revistas nos treinamentos seguintes.

Para isso, existem as chamadas matrizes de know-how, que servem como um padrão de organização dos programas. Com elas, fica mais fácil administrar o andamento dos treinamentos de cada franqueado. Ela pode ser feita na forma que for mais prática para a empresa. As matrizes de know-how são muito úteis para reunir as informações mais relevantes sobre os processos. Elas dizem respeito desde a obrigatoriedade dos cursos, a sua disponibilidade, carga horária e método — se é EAD ou presencial. É uma forma para definir quais treinamentos aplicar ou reaplicar com operadores que necessitam de mais know-how com determinados assuntos.

Lembre-se: não é apenas um programa de treinamento que faz de um franqueado ser um empreendedor completo. Diferenciado é aquele profissional que, por conta própria, está inteirado das tendências do mercado.

5. Atualize constantemente

Não adianta ficar repetindo sempre os mesmos treinamentos. Você precisa criar conteúdos para aqueles pontos que estão causando mais problemas dentro das franquias. Por isso, é importante fazer uma auditoria de qualidade, com um checklist efetivo e detalhado. Dessa maneira, você vai conseguir identificar o erro corretamente e vai saber onde atuar no novo treinamento. Portanto, manter a comunicação com os seus franqueados é essencial para saber o que está dando certo e o que está trazendo problemas.

Vale lembrar que as tendências tecnológicas também estão sempre mudando. Por isso, o que antigamente poderia ser um bom material de treinamento concentrado em um livro físico com várias páginas. Hoje, é um formato obsoleto e que vai gerar ainda mais custos para a sua empresa. Por exemplo, custos de impressão, encadernação e até mesmo do transporte, que terá de ser feito para que o conteúdo chegue nas unidades franqueadas. Neste sentido, é melhor investir no digital, através de vídeos, cursos online e até mesmo formas mais inusitadas de explorar o conhecimento, como podcasts. Você precisa estar atento aqueles formatos que mais agradam o seu franqueado. Assim, fica muito mais fácil de manter a padronização e a qualidade na sua rede de franquias. 

6. Priorize também o franqueador

Já falamos sobre isso, mas não custa nada lembrar: além dos franqueados, o franqueador também precisa receber treinamento. Este treinamento, no entanto, não vai ser proporcionado por um franqueado, por exemplo. É o próprio franqueador que deve procurar as informações para aprimorar o seu trabalho em uma rede de franquias. É essencial que o administrador ou o proprietário da marca estejam sempre atualizados sobre os novos modelos de negócio, regras jurídicas, economia e tendências do mercado são exemplos de assuntos para ficar antenados.

Para isso, ele pode acompanhar veículos de comunicação especializados em franchising, negócios e economia. No site Central do Franqueado, por exemplo, você encontra uma página somente com as últimas notícias do mercado de franquias. Isto vai auxiliar o franqueado a ter um panorama geral sobre o que está acontecendo no mercado do franchising. Também, contribui para a geração de insights e conhecimento sobre novos modelos de negócio que surgem a todo momento. 

7. Suporte permanente

É importante que você esteja sempre disponível para atender seu franqueado. Uma das principais dores dos operadores de rede é a falta de suporte por parte dos franqueadores. O dono ou gerente da rede precisa estar à disposição das franquias, para ouvir seus feedbacks, reconhecer acertos e melhorar o que ainda não está bom. Um erro dos franqueadores, por exemplo, é prestar suporte por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Em uma plataforma como o WhatsApp, as mensagens costumam se perder facilmente. Também, é mais difícil para o franqueador priorizar chamados mais importantes pois não há uma categorização das mensagens.

Por isso, um sistema voltado especialmente para a comunicação com franqueados é a melhor alternativa para evitar ruídos na comunicação. Lembre-se: o franqueador deve obrigatoriamente prestar suporte ao seus franqueados. Tudo isto está previsto na Circular de Oferta de Franquias (COF). Por isso, desrespeitar os comprometimentos do franchising pode levar a inúmeros problemas na sua rede de franquias. Os franqueados vão ficar sem motivação e pode levar até mesmo ao repasse da franquia, ou em um pior cenário, a falência da unidade franqueada.

8. Aposte na tecnologia

Imagine que você formatou e elaborou materiais incríveis sobre a sua rede e enviou tudo por e-mail para todos os franqueados. Porém, alguns meses depois, a mensagem foi esquecida em meio a tantos e-mails diários que todos recebem em suas caixas. Seu esforço foi perdido, porque seus franqueados não estavam encontrando e acessando o material. Além disso, toda vez que fizer alguma alteração, vai precisar enviar tudo novamente.

Isso nunca vai acontecer se você investir em uma solução tecnológica desenvolvida especialmente para o franchising. A gente da Central do Franqueado criou, como parte da sua mais nova Central unificada: o Módulo Arquivos. Ele foi desenvolvido para auxiliar franqueadores na disponibilização de manuais de franquia e treinamentos para franqueados. 

O Módulo Arquivos permite ao franqueador fazer upload dos manuais, treinamentos e documentos referentes à franquia. Os franqueados, por sua vez, terão acesso a estes arquivos sempre que quiserem, independente da hora ou lugar. Além disso, sempre que houver uma atualização ou mudança, os franqueados serão notificados. Dessa maneira, a rede se mantém por dentro de tudo que está acontecendo.

O Módulo Arquivos está incluso no serviço de Engajamento da Central do Franqueado, que também conta com uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF). Ao combinar estas duas soluções, você vai otimizar a prestação de suporte, diminuir ruídos na comunicação e aumentar a produtividade da sua franquia.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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