FAQ: 7 dicas para a sua rede de franquias
9 min de leitura Carlos Griebler
O FAQ é fundamental para agilizar os procedimentos e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes. Seu objetivo é proporcionar respostas de fácil acesso para as dúvidas mais recorrentes sobre determinado tema.
Neste texto, você conhecerá os benefícios de se utilizar o FAQ, além do processo de desenvolvimento até sua aplicação no franchising. Confira!
Aqui você lerá sobre:
- O que é o FAQ?
- Quais os benefícios de um FAQ para redes de franquia?
- Para que serve um FAQ?
- Quais as possibilidades de um FAQ em redes de franquias?
- 7 dicas para montar seu FAQ
O que é o FAQ?
A sigla FAQ significa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas Feitas Frequentemente. Isto é, as dúvidas mais comuns que um determinado público-alvo pode ter. O FAQ é um dos autoatendimentos mais utilizados do mercado. Antes mesmo dos chatbots e outros conceitos serem aplicados, a seção de perguntas frequentes se fazia presente com intuito de elevar a experiência do cliente.
Essas respostas podem ser inseridas em diferentes formatos. Seja em artigos, web sites ou fóruns, o conceito é o mesmo. Ainda, com a evolução tecnológica, nos deparamos ainda mais com o FAQ, pois sua inclusão se tornou quase obrigatória em diversas categorias de sites. Você pode pensar nessas perguntas e respostas como o primeiro contato entre você e seu potencial franqueado. Portanto, a lista deve conter todas as informações substanciais do seu negócio, visando fácil entendimento por parte do leitor.
Quais os benefícios de um FAQ para redes de franquia?
Agora que você entendeu o que é o FAQ, que tal conferir os seus benefícios para rede de franquias?
Maior produtividade nas equipes
É natural que ocorra um aumento na produtividade da sua equipe quando você aplica o FAQ. Isto acontece porque não há necessidade dos colaboradores perderem tempo com dúvidas que poderiam ser respondidas através de rápidas consultas a um FAQ. No caso de franqueados, você pode auxiliá-los com as principais dúvidas que possam surgir, abrindo espaço para tratar problemas complexos com mais profundidade.
Economiza os recursos da franquia
Imagine que cada problema ou dúvida enfrentada por um franqueado necessita de um atendente para resolver? Certamente o franqueador precisaria investir em contratar profissionais para manter a resolução de problemas. Porém, com o FAQ, os franqueados podem se beneficiar do autoatendimento em qualquer dia ou hora. Isto é, o FAQ fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana e pode ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo.
Agilizar os processos
Agilizar processos em uma rede de franquias é uma das pretensões dos franqueadores. Sabe por que? Porque quanto mais rápido acontecerem os processos, maior será a produtividade. Além disso, esperar é uma das principais causas para desistências no mundo dos negócios. Afinal,as decisões de compra são muitas vezes feitas não por uma decisão racional, mas sim emocional. Por isso, esperar muito tempo por uma solução pode afastar a clientela e favorecer a concorrência.
Para que serve um FAQ?
A função principal do FAQ é informar, de forma sucinta e com qualidade. Algumas pessoas podem pensar nele como simplesmente uma lista genérica sem profundidade e embasamento. Não poderiam estar mais enganados! O FAQ é uma das principais ferramentas que sua empresa pode ter e deve ser planejado com cuidado. Quando você tem essa seção bem feita, a jornada do visitante se qualifica ao passo que a eficiência do seu site se expande consideravelmente.
Além dos benefícios que você conferiu anteriormente, o FAQ contribui para:
- Evita sobrecarga: a oportunidade de expor as dúvidas mais comuns ajuda a prevenir a sobrecarga dos canais de atendimento, como WhatsApp e ligações telefônicas;
- Primeiro contato: todos sabemos da importância de causar uma boa impressão. Por isso, é fundamental apresentar um conteúdo de qualidade no portal;
- Informações essenciais: interessados em seu negócio devem encontrar com facilidade as informações necessárias para dar o próximo passo;
- Constante melhora: ao identificar o recebimento de novas perguntas, você pode atualizar o conteúdo do portal. Isso evita que essas dúvidas retornem frequentemente.
Clientes tendem a se sentir mais satisfeitos quando conseguem encontrar qualquer resposta sozinhos, e isso os deixa mais seguros e próximos da sua empresa. Assim, fica claro a necessidade da implementação de não apenas um FAQ, mas de um FAQ de qualidade.
Quais as possibilidades de um FAQ em redes de franquias?
As vantagens de ter uma página de FAQ se estendem tanto para franqueadores quanto para franqueados. Para o franqueador, o interesse por sua página será maior quando as informações lá presentes respondem os questionamentos mais comuns na hora de abrir uma franquia. Já para o potencial franqueado, quanto maior o conhecimento sobre determinada franquia, maior a chance de você dar o próximo passo para o investimento. Entre os dados que podem ser informados na página de FAQ de sua rede estão:
- Detalhes sobre a operação da franquia;
- Diferenciais de ser franqueado do negócio;
- Investimento exigido;
- Retorno do Investimento;
- A porcentagem de royalties;
- O faturamento médio das franquias;
- Taxa de franquia e outros custos.
É claro que não é preciso se aprofundar em cada um dos temas listados. Entretanto, é fundamental a presença de dados que provêm o conhecimento necessário para gerar interesse. Para um contato mais profundo com o franqueado, existe o formulário de contato no website. Assim, qualquer pessoa que preencha seus dados estará em um estágio de conhecimento mais avançado e atraente para o franqueador.
7 dicas para montar seu FAQ
Agora que você já sabe o porquê investir no FAQ para seu negócio, separamos algumas dicas para facilitar o desenvolvimento dessa lista que pode ser crucial na experiência do seu cliente. Confira 7 dicas para ajudar você na hora de criar o FAQ de sua franquia:
1. Estude o problema
Antes de mais nada, é necessário realizar um levantamento das dúvidas mais frequentes entre seus potenciais franqueados. Depois, para atingir máxima eficiência no processo, verifique a possibilidade de sintetizar perguntas similares em apenas uma única questão.
É necessário compreender os problemas da rede de franquias antes de iniciar um FAQ. Se as perguntas não correspondem a realidade dos consumidores, as chances de solucionar as dúvidas são menores. Em outras palavras, o cliente vai ficar frustrado e pode até mesmo espalhar uma opinião negativa sobre a rede de franquias.
2. Entenda o processo de compra do cliente
Bom, se você vai criar um FAQ para sua rede de franquias, é importante que entenda que você estará lidando com dois tipos de perfil: o dos clientes e o dos franqueados. No caso de franqueados, as dúvidas provavelmente estarão relacionadas a padronização de processos, por exemplo. Também é possível trabalhar o FAQ para possíveis investidores. Perguntas como “Quais as vantagens de ser um franqueado?”, certamente contribuem para aproximar investidores da sua marca.
Além disso, para os clientes, é importante fazer pesquisas de opinião que considerem as dúvidas mais recorrentes. Por exemplo, ao finalizar uma compra, o cliente pode responder a uma pesquisa com o intuito de saber se ele teve dificuldade em comprar. Se os consumidores relataram que enfrentaram problemas para se cadastrar no seu e-commerce, por exemplo, uma das perguntas do FAQ com certeza vai ser “Como fazer o meu cadastro na loja online?”
3. Seja direto
Antes de mais nada, é necessário realizar um levantamento das dúvidas mais frequentes entre seus potenciais franqueados. Depois, para atingir máxima eficiência no processo, verifique a possibilidade de sintetizar perguntas similares em apenas uma única questão.
Também, é importante separar por assuntos. Por exemplo, as perguntas mais frequentes no aspecto da padronização do produto. As mais comuns no que se trata de otimização de processos ou então de identidade visual. Assim, você facilita para os seus franqueados que irão direto ao assunto.
4. Destaque seu FAQ
Obviamente, de nada serve o FAQ se ele não puder ser encontrado dentro da página. Assim, é necessário destacar a seção em seu website. A opção mais indicada seria no menu principal, possibilitando fácil localização e demonstrando uma sensação de importância para as perguntas selecionadas.
Também, o FAQ comumente está em menus que também servem para solucionar problemas. Por exemplo, ao solicitar um atendimento, o FAQ pode ser a primeira página, se não for resolvido, uma segunda página com um formulário para o cliente ou franqueado deixar informações de contato e a descrição do problema são uma saída para solucionar as dúvidas.
5. Seu FAQ no Google
Você provavelmente já ouviu falar de SEO, certo? A estratégia permite posicionar seu site melhor em indexadores, como o Google. Ótimo, não? Melhor ainda: FAQs são ótimos para melhorar sua pontuação. Criar o FAQ, além de você ajudar seus futuros clientes, ainda possibilita uma maior chance para pessoas acharem sua marca.
Use como palavras-chave nas perguntas do FAQ as dúvidas mais recorrentes dos clientes e franqueados. Desta maneira, é possível encontrar o seu FAQ até mesmo por uma rápida pesquisa no Google.
6. Inove no conteúdo
Muitos dos FAQs internet afora ainda são formados puramente por texto. Portanto, se possível, insira vídeos explicativos (mas curtos) ou infográficos. Além deles, tutoriais são bem-vindos em sistemas mais complexos. Qualquer quebra de expectativa bem executada pode surpreender o usuário, subindo a taxa de retenção da página.
Também, considere disponibilizar diferentes versões do FAQ para download. Além da consulta online, o FAQ offline permite que mesmo sem internet o franqueado possa tirar as suas dúvidas.O multimídia, nesse sentido, é uma tendência que deve ser seguida por todas as empresas. Você não quer ficar para trás, certo?
7. Atualize-o frequentemente
Analisando os resultados do processo, você perceberá que perguntas não presentes no FAQ ainda podem ser integradas a ele devido à alta procura. Fazendo isso, a probabilidade dessa dúvida reaparecer no futuro reduz significativamente. Desse modo, sua franquia vai gerar menos insegurança, aumentando a taxa de conversão.
A gente da Central do Franqueado sabe da importância de prover as informações das franquias para os interessados em investir no negócio. Ajudar os franqueadores a facilitar a gestão da franquia e conectar os franqueados é uma das vantagens da Central unificada.
Experimente grátis! Solicite uma demonstração da sua mais nova Central unificada e a gente vai entrar em contato com você! Vamos ter o prazer de apresentar nossa plataforma criada para tornar transformar a gestão da sua rede de franquias.
Gostou do conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Relacionamentos do franchising
- 10 termos essenciais em Inglês para entender o mercado de franquias
- App nativo, web app ou app híbrido: qual o melhor para sua franquia?
- Software para franquias de Casa e Construção
- Software para franquias de Comunicação, Informática e Eletrônicos
- Software para franquias de Entretenimento e Lazer
- Software para franquias de Cafeteria
Posts relacionados à