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Marketing direto: encontre franqueados para a sua rede

6 min de leituraCarlos Griebler

O marketing direto é fundamental para uma rede de franquias. Aprenda a sua definição e como usá-lo para encontrar franqueados.

Neste artigo você vai ver:

O que é marketing direto?

Se você acompanha o site da Central do Franqueado, certamente leu em artigos anteriores que o marketing é fundamental para uma rede de franquias, certo? No entanto, existe o marketing direto que é uma vertente exclusiva do marketing. Que tal aprender mais sobre ele? 

O marketing direto trata de estratégias de divulgação concentradas em promover produtos e serviços por meio de atividades direcionadas diretamente ao público-alvo. Difícil de entender? Vamos aos exemplos! 

Apesar da concepção antiga, o telemarketing é um exemplo de marketing direto que continua sendo usado até hoje. Nesse sentido, a principal característica do marketing direto é oferecer um atendimento personalizado para um determinado cliente. Você já recebeu uma ligação de alguém tentando vender um produto ou serviço? É marketing direto!

A seguir, você vai aprender mais sobre o marketing direto e aprender a sua aplicabilidade para atingir principalmente um objetivo: encontrar franqueados. Boa leitura!

Quais são os tipos de marketing direto?

Ao pesquisar sobre marketing direto, você vai encontrar diversas variações na internet. Nós listamos para você as que melhores se encaixam no modelo de franquias. 

Marketing mala direta

O marketing de mala direta trata de enviar uma oferta, anúncio ou notificação para um consumidor em um determinado endereço. A mala direta apresenta custos maiores do que outras estratégias de marketing. Porém, por se tratar do envio de materiais físicos, a mala direta é um diferencial nos dias de hoje. 

Vamos supor que um investidor interessado na sua marca manifestou interesse por meio do seu site. Agora, imagine que após um dia ou dois ele recebe um livro apresentando a marca, valores e diferenciais no mercado? 

Por um lado, você pode estar pensando que isso é coisa do passado. Hoje, com o e-mail, WhatsApp e redes sociais, a mala direta não seria uma opção, certo? 

Não se engane, coloque-se no lugar do franqueado que, provavelmente, está indeciso entre mais de uma marca para investir. Agora, pense que somente a sua marca trabalhou com a mala direta. Isto é, demonstrou maior atenção a ele. Dessa maneira, a probabilidade dele investir na sua rede é muito maior! 

Claro, cabe a você, franqueador, entender as necessidades da sua franquia antes de sair por aí enviando material físico para todos os interessados, mas não deixa de ser uma carta para guardar na manga, certo? Veja mais variações do marketing direto a seguir!

Telemarketing

Algumas pessoas têm preconceito com o telemarketing, principalmente porque ele está associado a uma ideia de ligações constantes e inoportunas aos clientes. No entanto, o telemarketing ainda é amplamente usado por várias empresas e é bastante efetivo se feito da maneira correta. 

O telemarketing é o responsável por prestar atendimento e vender pelo telefone. Ativo, interativo e personalizado, é uma prática fundamental para alavancar as vendas de um negócio.

Por isso, para atrair franqueados para a sua rede, o telemarketing é uma alternativa. Não é necessária uma grande equipe para passar o dia inteiro ligando para os investidores que manifestaram interesse na sua marca. 

Mas, uma ligação para apresentar a marca e se colocar à disposição do investidor para qualquer dúvida, é sempre bem-vinda. 

Marketing direto online

Por último, a variação do marketing direto mais usada e recomendada no mercado de franquias é o marketing direto online. Se você quiser se aprofundar no assunto, a Central do Franqueado abordou anteriormente 5 estratégias de marketing digital para redes de franquia.

O marketing digital são ações de comunicação que as franquias usam por meio da internet para comercializar produtos. Isto é, o marketing online tem uma aplicabilidade ampla. Ele envolve e-commerce, e-mail marketing e estratégias de SEO. 

A principal vantagem do marketing digital é a facilidade em atingir milhares de consumidores em pouco tempo. Apesar de meios de comunicação tradicionais como rádio e televisão serem semelhantes na amplitude, o marketing digital é muito mais barato e permite estabelecer uma relação mais próxima entre cliente e marca.

Diferenças entre o marketing direto e indireto

Agora que você viu sobre as formas mais comuns de marketing direto, talvez você esteja se perguntando: mas se este é o marketing direto, qual é o indireto? É uma dúvida comum ao estudar o marketing direto. Por isso, vamos explicar para você as duas denominações com exemplos para solucionar todas as suas dúvidas. 

O marketing indireto vai divulgar a marca da franquia fora do contexto publicitário. Essa é a grande diferença entre o marketing direto e o indireto. 

Quer um exemplo? Você está assistindo a um filme e o ator principal entra no McDonalds e pede um lanche. Isso é o marketing indireto. Dada a sua sutileza, ele não incomoda o espectador, às vezes passa até despercebido, mas no longo prazo, as chances de quem o assistiu lembrar da marca são altas. 

Outro exemplo, são as camisas de clubes de futebol. Quando você vê a camiseta do seu time preferido quase que inteiramente coberta de logomarcas de bancos, vestuário e montadoras de automóveis, saiba que isso é marketing indireto.

O marketing indireto é usado geralmente em novelas, filmes, séries e vídeos na internet. Mas nada impede que apareça em jogos de videogame, backdrops, etc. Que tal ficar de olho nas marcas na próxima vez que for assistir a um filme na Netflix? Elas estão lá, acredite!

Como usar o marketing direto em redes de franquias?

Agora que você aprendeu o que é o marketing direto e quais são as suas variações, confira como aplicar na sua rede de franquias!

Identifique o público-alvo

Identificar o público para o qual você quer comunicar é fundamental para qualquer estratégia de marketing, certo? Para isso, você pode usar pesquisas de mercado ou consultar a base de conhecimento da sua rede de franquias. Após definir a persona, cabe a você escolher a melhor forma de abordar os seus clientes.

No entanto, se a ideia é usar o marketing direto para encontrar franqueados para a sua franquia. Portanto, é importante você conhecer o perfil de investidor ideal para abrir uma nova unidade da rede.

Produza conteúdo de qualidade

De nada adianta construir uma persona se você não enviar os melhores conteúdos a ela. Por isso, a produção de conteúdo é fundamental. Vale lembrar que as principais características de uma produção de conteúdo de qualidade é despertar o interesse dos consumidores ou franqueados. 

Como você viu anteriormente, o marketing direto é uma alternativa para atingir os seus objetivos de divulgação. Nesse caso, você pode enviar materiais didáticos e persuasivos aos seus potenciais franqueados, de forma a ajudá-los a tomar a decisão de investir na sua franquia. 

Aposte na tecnologia

A tecnologia é inseparável do dia a dia dos franqueadores. Mas nem sempre ela é usada da melhor forma para atingir os objetivos da rede de franquia.

Por isso, para te ajudar nas estratégias e marketing da sua marca, a Central do Franqueado desenvolveu o módulo Marketing, parte de um software desenvolvido especialmente para o mercado de franquias.

O Módulo Marketing proporciona a padronização e o fortalecimento da marca da franquia. Benefícios que influenciam diretamente na expansão da sua rede. Afinal, nenhum investidor vai se interessar por uma rede sem identidade, certo?

Se você leu o texto até aqui, temos uma boa notícia: você pode experimentar o sistema gratuitamente. Solicite uma demonstração e comprove a eficiência do Módulo Marketing! 

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado e saiba tudo o que acontece no universo do franchising!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado