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Marketing

Analista de Marketing: como essa função pode melhorar sua franquia

6 min de leitura Carlos Griebler


Visto como uma profissão de grande apreço nas empresas, o analista de marketing pode agregar muito a uma equipe. Ele pode auxiliar tanto na busca de objetivos da empresa, quanto na otimização da venda de um produto e melhora da imagem da instituição. Tudo isso apenas utilizando de estratégias de marketing digital.

O que você irá encontrar neste artigo?

O que faz um Analista de Marketing?

A função de um analista de Marketing é ser responsável por todo o planejamento de marketing. Ele é quem ficará encarregado de todas as ações tomadas pelo setor, desde briefings até a elaboração das campanhas, além de, fazer a divulgação de produtos, elaboração de conteúdo comercial e cuidar da imagem da empresa.

Esse profissional é multitarefas, já que assume diversos trabalhos referente a função, como fazer análises do mercado, manter contato com os parceiros, posicionamento da marca, entre outros. Por isso, ele precisa conhecer bem a instituição na qual está atuando, para assim transmitir sua mensagem de forma correta.

Vale ressaltar que, o analista de marketing, é muito mais que alguém com conhecimento apenas no marketing. Ele conta com uma grande carga de domínios, sendo tanto da área de exatas, por analisar dados, números, estatísticas e dados. Quanto de humanas, por ser artista, design e seguidor de seus instintos. Trabalhando assim com os dois lados unificados. 

Grande parte da necessidade de um analista de marketing, é pelo fato que hoje, com o avanço da tecnologia, o processo de vendas está diferenciado. Agora, mais do que nunca, os clientes vão em busca de informações online, só após isso que ele realmente irá decidir comprar ou não.

Por esta razão, as empresas precisam mudar seus hábitos e buscar inovações, sendo assim, através do marketing preciso garantir clientes, principalmente pela internet. Ficando imprescritível ter um profissional com conhecimento sobre estratégias de marketing digital para cuidar desta área.

Habilidades para ser um Analista de Marketing

São recomendados para atuar na área, profissionais formados em Marketing, Economia, Publicidade e Propaganda, Administração ou Jornalismo. Entretanto, é preciso um bom conhecimento em marketing e suas ferramentas de mercado. No entanto, existem algumas habilidades que são essenciais para tal profissional, e que podem ajudar a se destacar no mercado, sendo elas:

  • Possuir uma comunicação verbal e escrita de alta qualidade;
  • Ter um bom desenvolvimento criativo, que lhe auxilie nas decisões a serem tomadas;
  • Grande conhecimento em mídias sociais e suas funções;
  • Saber analisar dados, relatórios e resultados, além de conseguir fazer boa utilização dos mesmos;
  • Prestar atenção às mudanças do marketing digital;
  • Agilidade para tomar decisões diante de novas oportunidades, organização e pro atividade.

Todas essas características são importantes para ser um bom profissional no mercado do marketing, além de ser preciso focar em estudar o assunto e suas técnicas, já que, o mercado está sempre em mutação. Quanto mais conhecimento em técnicas, estratégias e novidades do marketing, melhor.

Principais tarefas do Analista de Marketing  

Não são poucas as tarefas associadas ao analista de marketing, por isso é considerado um profissional multitarefas. Indiferente dele atuar sozinho ou com uma equipe, a ele será atribuídas funções importantes, além de necessárias. Abaixo listamos 5 funções que são vistas como as principais a serem assumidas.

1. Análise de Mercado e Concorrência

Umas das tarefas mais feitas por analistas de marketing é analisar o mercado, assim, sendo assim possível ter noção de como ele está, tanto em razão de um produto ou situação. Enquanto, ao prestar atenção nas ações de seus concorrentes ele poderá gerar conhecimentos sobre o que fazer ou não. 

2. Definição de Persona

Estudar o cliente também é uma tarefa do analista de marketing, pois assim como a análise de mercado e da concorrência, ela é um fator de peso nas decisões e estratégias. Focar em dados específicos sobre seu público é muito mais fácil do que pegar levantamentos gerais, pois com algo mais centralizado, conseguirá fixar seu trabalho em necessidades realmente reais.

O analista ao definir uma persona, ou seja, um consumidor ideal, conseguirá otimizar seu trabalho e criar as melhores soluções em conjunto com a equipe de vendas.

3. Mídias Sociais

Além desse profissional ser responsável pelo plano de marketing, ele também irá elaborar o plano de ação para mídias sociais. Essa função será atribuída a ele, principalmente por saber sobre o público-alvo e as estratégias de conhecimento digital. Assim ele irá definir o calendário de postagens e seus conteúdos, além de, analisar como foi o desempenho das ações ao final do ciclo.

4. Estratégia SEO

Logo ao chegar em uma empresa, principalmente nas que estão recém investindo em marketing, ele terá a missão de aplicar a técnica SEO. Estratégia que busca elevar os resultados digitais de uma instituição através do marketing digital. 

Neste caso, ele também será responsável por explicar aos outros membros da equipe que não contém com esse conhecimento as melhores formas de aplicar a técnica. Também terá que ficar atento aos assuntos em alta, para assim, solicitar conteúdos com relevância.

5. Dominar estratégias e aplicar resultados.

Por fim, de modo resumido, ele também tem a função de dominar as estratégias de marketing, como Marketing de Conteúdos e Inbound Marketing. Após aplicar uma estratégia, o analista de marketing terá como função fazer um levantamento de como ela se saiu e analisar seus resultados, decidindo sobre elas as decisões a serem tomadas.

Os benefícios de um Analista de Marketing na sua franquia

As vantagens de se contar com um analista de marketing são muitas. Não é atoa que, é recomendado contar com mais de um profissional com essa formação dentro de uma empresa. Sendo se possível incluir um em cada setor, como na parte de mídias sociais ou assessoria de imprensa, as famosas ascom. E também nos setores de conteúdo e design.

Dentro do Franchising, um analista de qualidade pode aumentar significativamente as vendas de um produto. Pois, com boas estratégias de marketing, é possível obter melhores resultados. Mesmo que atue sozinho, ele ainda terá um bom rendimento, podendo otimizar o marketing da sua unidade individual.

Como pode ser visto, ter um analista de marketing na sua empresa, franquia ou não, é uma ótima ideia. Eles apresentam grande funcionalidade a uma equipe e podem ser os grandes responsáveis pelo sucesso da sua franquia, já que, afetarão positivamente as vendas.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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