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Marketing

Market Share: 6 dicas para você aplicar na sua franquia

8 min de leitura Filipe Pacheco


O Market Share está relacionado à importância da franquia no mercado. O valor de mercado, a preferência de um determinado público e o desempenho das vendas são determinados pelo Market Share. 

Quer aprender mais sobre o conceito? Preparamos este artigo com 6 dicas imperdíveis para você aplicar na sua rede de franquias e aumentar o seu Market Share!

Confira o que você vai encontrar neste conteúdo:

O que é o Market Share?

O Market Share é a porcentagem de participação da marca em um determinado mercado. Ainda pode ser também a representação do público conquistado que prefere determinada marca ou produto. 

É baseado no Market Share — ou na sua “fatia de mercado” — que você consegue estruturar melhor seu marketing, suas ações, até mesmo como e onde se posicionar a fim de conquistar mais espaço. Para descobrir a sua fatia do mercado, é preciso descobrir qual o seu percentual ou em relação à sua categoria de atuação, ao total de vendas ou ainda em relação ao faturamento do segmento.

Esse conhecimento é fundamental para você desenvolver um planejamento de desenvolvimento para a sua empresa. É em posse desses dados também que você conseguirá identificar melhor onde existem oportunidades para abrir uma loja da sua franquia e conversar com potenciais investidores sobre a oportunidade identificada, com base em dados reais, tornando a possibilidade de fechar o negócio mais tangível.

Mas o Market Share vai além da análise trivial de crescimento da sua empresa. É através dele também que você pode estabelecer metas específicas muito mais direcionadas para seus objetivos e obter melhores resultados, além de te permitir posicionar melhor a sua empresa em relação aos seus concorrentes e avaliar melhor o seu potencial de crescimento

Nota: Para definir quanto seu negócio pode crescer, é importante que você possa medir o tamanho do mercado e também qual parcela desse mercado você detém.

Quer um exemplo de Market Share? Sabia que, no Brasil, a fatia da Xiaomi no mercado de celulares corresponde a 11,45%? Segundo uma pesquisa da StatCounter, a Xiaomi terminou o mês de fevereiro de 2022 como a terceira maior fabricante de celular no país. Acima da Xiaomi, estão Samsung com 40,54% e Motorola com 26,87% do mercado de celulares. A Apple, que ocupava a terceira posição ainda em janeiro de 2021, com 14,02%, caiu para a quinta posição com 9,36% em janeiro. 

Qual a importância do Market Share?

Tendo uma noção de como a sua fatia de mercado aumenta ou diminui com o passar do tempo, você passa a ter um indicativo melhor sobre as suas ações de marketing e planejamento estratégico. Por exemplo, se estão alcançando os resultados esperados ou não e, a partir disso, tomar decisões que ajudem a redirecionar os recursos para a direção certa.

Fazendo uma análise com certa constância do seu Market Share, é possível você identificar e comparar como está o desempenho do seu negócio em comparação com a sua concorrência e identificar onde e quando é preciso conter a pressão dos seus concorrentes, ou sobre o surgimento de uma nova oportunidade.

Como definir e identificar o seu Market Share?

Existem muitas formas e critérios para você avaliar seu espaço no mercado, e é sempre muito importante estar atento às fontes de onde você consegue sua informação e se é de fato uma fonte confiável. O ideal é que, sempre que possível, você possa se basear em mais de dois dados/fontes para realizar seu estudo. Assim os dados resultantes estarão mais próximos da realidade.

Você pode mensurar o tamanho do seu mercado usando alguns critérios como:

Região geográfica

De acordo com a região onde está localizado seu negócio, o número de potenciais clientes pode variar. Por exemplo, se você está localizado em uma cidade média ou grande, você provavelmente terá um raio definido de alcance, limitado pela distância máxima que seus clientes estarão dispostos a percorrer para chegar no seu estabelecimento. 

A realidade muda se ao invés disso, você estiver em uma cidade pequena — e aí pode ser que seus potenciais clientes sejam a população total da cidade. Essa estratégia é chamada de geomarketing

Público-alvo

Também conhecido como cliente alvo, é você determinar quais grupos de pessoas ou empresas podem ser seu potencial cliente. Você pode ter um cliente específico ou mesmo atender diferentes segmentos de clientes. 

Por exemplo, se o seu produto é um medicamento, seu cliente poderá ser hospitais, farmácias e prefeituras, e cada um deles precisará de um tipo de abordagem de marketing diferente.

Segmentação orientada do produto

Nesse caso, você baseia seu estudo em relação à quantidade de vendas que produtos no seu segmento tiveram em determinada região. Essa é uma característica bastante útil também para quando você estiver planejando abrir em uma nova localidade, até mesmo para ver se as vendas passam ou não por sazonalidades, isto é, se e quanto as vendas oscilam de acordo com determinados períodos do ano.

6 dicas para aumentar o seu espaço no mercado com o Market Share

Agora que você entendeu o que é o Market Share, a sua importância no mercado de franquias e como identificá-lo na sua rede de franquias, confira as 6 dicas imperdíveis que preparamos para você sobre como aumentar o seu espaço no mercado!

1. Novas campanhas de marketing

É bastante comum vermos empresas com excelentes produtos, mas que infelizmente não conseguem transmitir isso para o mundo. Uma boa ideia é criar campanhas e estratégias de marketing digital para atrair novos franqueados e consumidores e também para fortalecer o nome da marca.

Além disso, é possível começar com investimentos relativamente baixos e obter um retorno interessante. À medida que você for identificando os canais mais apropriados, é possível fazer os ajustes para obter resultados ainda mais satisfatórios.

2. Use a fraqueza dos concorrentes ao seu favor 

O mercado de franquias é competitivo e isso não é surpresa para nenhum franqueador. O que a maioria dos administradores de franquia deixa passar são as falhas dos concorrentes. Monitorar os concorrentes é uma alternativa para identificar onde eles estão errando. 

Por exemplo, há redes de franquia que prestam um mau atendimento para os clientes ou até mesmo oferecem produtos de baixa qualidade. Se você concorre com uma franquia com esses problemas, prestar um atendimento de qualidade para a clientela vai fazer com que o concorrente perca os consumidores para a sua franquia, que presta um atendimento melhor. 

3. Introduza novos clientes na sua rede de franquias 

Sabia que introduzir novos clientes no mercado contribui positivamente para o Market Share? Um exemplo de introdução de novos clientes é o da Big Tech Apple com o lançamento do iPhone. A Apple era uma empresa que vendia computadores, não é à toa que o nome original era Apple Computer

Porém, o lançamento do iPhone aumentou o Market Share da empresa porque a introduziu também no mercado de smartphones e dispositivos móveis. Portanto, em uma rede de franquias, investir no lançamento de produtos para nichos de mercado diferentes vai possibilitar a entrada da marca em diferentes áreas de atuação. 

4. Inovação

Ter produtos ou serviços inovadores é uma forma de se conseguir parte da fatia dos competidores. Mas é válido lembrar que a inovação não está presente só nas startups e empresas de tecnologia. Uma cultura organizacional que preza pela solução criativa de problemas consegue grandes avanços nesse aspecto.

Vale ressaltar iniciativas que os franqueadores podem promover para estimular o pensamento criativo em redes de franquia. Principalmente porque as boas ideias surgem independente da hierarquia. Logo, os colaboradores poderão participar com suas próprias sugestões, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável, aumenta a motivação e, por consequência, o desempenho da franquia.

5. Aposte no marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma alternativa para você que quer melhorar o desempenho das estratégias de divulgação da sua rede de franquias. Quer saber como? Vamos supor que você administre uma rede de franquias que venda sorvetes. Então, para divulgar um novo saber você produz um conteúdo para o blog da franquia apresentando aos leitores dicas para escolher sorvetes que não estraguem a dieta.

Também, o marketing de conteúdo contribui para posicionar a sua franquia como uma autoridade em seu mercado de atuação, o que influencia para aumentar o Market Share. Afinal, se uma rede de franquias entende tanto sobre determinado assunto a ponto de ensinar em um blog, é porque certamente ela vende produtos e serviços de qualidade.

6. Relacionamento com o cliente

Parece clichê falar sobre o relacionamento com o cliente, mas fazer um bom atendimento e pós-venda mostra como a empresa valoriza o cliente, fidelizando esse cliente e se tornando a marca à qual ele dará preferência no futuro. 

Além disso, hoje ouve-se muito sobre comprarmos experiências. Ou seja, se o cliente desfrutar de uma boa experiência no seu negócio, é mais provável que volte e também indique para seus amigos e familiares.

Através do relacionamento com o cliente, a franquia também identifica quais os pontos em que ela precisa melhorar. Por exemplo, solicitar feedback sobre um produto ou um serviço vai mostrar as vantagens e desvantagens que ele proporciona ao consumidor. Logo, os pontos negativos podem ser trabalhados a partir dessas informações. 

A Central do Franqueado é especialista em franchising e conhece as dificuldades dos franqueadores. Manter a rede de franquias padronizada, por exemplo, é um desafio para as redes de franquia. Para solucionar esse problema, a Central do Franqueado desenvolveu um pacote de soluções para a padronização da sua franquia.

Ao contratar o serviço de Padronização, você vai aproveitar consultorias de campo com checklists inteligentes, um marketplace integrado para gerenciar as compras das unidades da rede. Também, você terá à disposição um editor de imagens interativo que vai centralizar o marketing e fortalecer a identidade da sua marca. 

São muitos benefícios, não é mesmo? Solicite uma demonstração gratuita e transforme a padronização na sua franquia!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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