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Marketing

Tipos de marketing: descubra o mais adequado para sua rede de franquias

8 min de leituraFilipe Pacheco

Incontáveis tipos de marketing existem no mercado. As novas tecnologias e a transformação digital criaram alternativas praticamente infinitas para aproximar as marcas dos consumidores. No franchising, isso não é diferente. Aprenda neste artigo os principais tipos de marketing para implementar em sua rede de franquias.

Você vai ver:

O que é marketing?

Se você acompanha o blog da Central do Franqueado, certamente leu um dos nossos artigos sobre marketing antes. Se é a sua primeira vez em nosso blog, não se preocupe, vamos explicar em detalhes o que você precisa saber sobre o assunto.

Marketing significa entregar valor para satisfazer os desejos do mercado consumidor. Pesquisas de mercado, definição de posicionamento, publicidade e propaganda, técnicas de venda e atendimento pós-venda são componentes que estruturam a base do marketing. 

As empresas usam o marketing para alcançar o consumidor e comunicar suas ideias e valores. No mercado de franquias, o marketing também é o responsável por levar a marca até os consumidores, mas também assume a missão de comunicar para os investidores interessados em abrir uma nova unidade da franquia.

Quais os tipos de marketing que existem?

Existem inúmeros tipos de marketing. A seguir, você vai ler sobre os principais. Confira!

Marketing digital

É impossível deixar de lado o marketing digital, independente do modelo de negócio em que você esteja inserido. Claro, ainda existem empreendedores que não entenderam a importância do marketing digital para o sucesso dos seus empreendimentos. 

Porém, é importante saber que o marketing digital é uma das primeiras estratégias quando se trata de divulgação de marca.

Em uma rede de franquias, o marketing digital pode ser usado, inclusive, para encontrar interessados em abrir uma unidade de franquia. Isto é, você nunca sabe quando estará lidando com um investidor interessado, não é mesmo?

Vamos supor que um investidor interessado na sua rede visitou uma unidade da franquia e consome um produto. Após a experiência positiva, ele decide visitar o site da marca para consultar mais informações sobre. Aí entra o marketing digital para aumentar ainda mais o interesse desse franqueado.

Se no site da sua franquia você não tem uma chamada para “Seja um franqueado”, saiba que este é um ótimo começo. Afinal, você precisa se tornar acessível se quiser expandir a rede de franquias. Além disso, para trabalhar o marketing digital, existem estratégias como a produção de conteúdo, que você verá a seguir, o Search Engine Optimization (SEO) e as redes sociais.

Marketing de conteúdo

Criar e distribuir conteúdo é atividade comum na internet hoje. Mesmo que você não esteja necessariamente vendendo um produto ou serviço. Somos todos criadores de conteúdo. As marcas, sem dúvidas, entenderam a importância de criar conteúdo para os seus consumidores. A principal vantagem proporcionada por uma estratégia de marketing de conteúdo é estabelecer a marca como uma autoridade no assunto.

Através do marketing de conteúdo, a marca também informa aos consumidores qual é a sua missão. Elas conseguem, através de estratégias de marketing acertadas, conquistar a admiração dos consumidores e torná-los fãs. Já pensou em como conquistar fãs para a sua franquia? 

Alternativas para implementar o marketing de conteúdo são e-books, vídeos e um até mesmo um blog. Claro, uma estratégia de marketing de conteúdo não se resume a produzir e divulgar, você precisa, primeiramente, conhecer a persona e trabalhar com soluções de forma a minimizar as suas dores. Produzir conteúdo de qualidade é fundamental se você quiser conquistar a admiração do público. 

Inbound e outbound marketing

Inbound marketing é uma estratégia que está relacionada com o marketing de conteúdo. Conhecido também como marketing de atração, no inbound marketing, a empresa vai usar mecanismos de busca na internet para ser encontrada. 

Mas, para isso, é importante ter conteúdos produzidos, certo? Por isso a relação com o marketing de conteúdo. Vale lembrar que os conteúdos precisam ser de qualidade. Isto é, o público precisa perceber o valor daquilo que a marca produz. 

O outbound marketing, por sua vez, é o marketing popularmente conhecido como tradicional. Atrair clientes através da propaganda, comerciais e divulgação em meios de comunicação como TV, rádio, jornais e revistas são as principais características do outbound marketing. 

Porém,  não pense que ele é ultrapassado e está presente somente no offline. Quando você está no Instagram vendo a timeline e entre as fotos dos perfis que você segue aparece uma propaganda, este é o tradicional outbound marketing adaptado aos tempos modernos.

Geomarketing

Geomarketing, ou marketing geográfico, é uma  estratégia que permite à marca variações para melhorar o desempenho dependendo da localidade. Por exemplo, localização, tendências de mercado e concorrência são aspectos a serem analisados durante o desenvolvimento de uma estratégia de geomarketing.

No mercado de franquias, o geomarketing é fundamental para a estratégia de expansão. Por exemplo, na hora de abrir uma nova unidade franqueada, é comum que a localidade escolhida não seja a mais adequada. Inclusive, muitos franqueadores não consideram esse aspecto na hora de expandir a rede. 

No entanto, através do geomarketing, é possível determinar o melhor endereço para a abertura da nova unidade. Mas não pense que o geomarketing trata apenas de escolher o lugar com alta circulação de pessoas, o geomarketing vai considerar dados sociais e 

econômicos da região, aumentando as chances da nova unidade dar certo.

Buzz marketing

Buzz marketing é um dos principais tipos de marketing em uso hoje. A estratégia consiste em promover o engajamento do público-alvo com a marca. Pensou em redes sociais? Acertou! São elas que aproximam o cliente da marca e permitem o engajamento.

Popularmente conhecido como marketing boca a boca, a estratégia permite a você alimentar a discussão sobre a marca, produto ou campanha de marketing. 

A principal vantagem do buzz marketing é aumentar o reconhecimento da marca usando a divulgação dos próprios consumidores. Você deve estar pensando: e o marketing viral? O marketing viral é semelhante ao buzz marketing porque tem como missão a gerar alcance de forma espontânea. 

Porém, o marketing viral vai desenvolver um conteúdo altamente compartilhável. Nos ambientes digitais, quando um material publicitário recebe milhões de compartilhamentos, significa que ele se tornou viral. No buzz marketing, a quantidade não é o principal objetivo, mas a inserção da marca no debate público. Isto é, influenciar as pessoas a conversarem sobre a marca em seu círculo social.

Marketing de influência 

Em razão da era digital, o marketing de influência é outro tipo de marketing amplamente usado pelas marcas. Algumas pessoas relacionam o marketing de influência aos digital influencers. Mas, a verdade é que o marketing de influência é anterior às mídias digitais. 

Em 1890, uma marca de ingredientes para panquecas de nome Aun Jemina contratou uma garota chamada Nancy Green para estampar a embalagem dos produtos. Este é o primeiro registro do marketing de influência. Nos anos seguintes, o marketing de influência se tornaria ainda mais usado. 

A fase que mais interessa para nós é a terceira fase: aqui, o marketing de influência se consolida com o desenvolvimento das mídias digitais. YouTube, Instagram e Facebook são os principais meios de divulgação de conteúdo usado pelas marcas para atingir ao público por meio de um influenciador. Entre as principais vantagens do marketing de influência estão: a passagem de confiança para o público e a melhor percepção da marca. 

Marketing de produto 

O marketing de produto representa uma das principais vertentes do marketing. Aproximar o consumidor do produto é a principal finalidade desta estratégia. Por exemplo, se você introduzir um novo produto ou serviço no mercado, o marketing de produto vai estudar o mercado para executar o lançamento da melhor forma possível. 

Você conhece o ciclo de vida do produto? É ele quem vai direcionar a estratégia de marketing de produto. Desenvolvimento, introdução no mercado, crescimento, maturidade e declínio são fases que todos os produtos precisam passar. 

Por isso, entender o ciclo de vida do produto é uma forma de otimizar as vendas e aumentar a vantagem competitiva da marca.

Quais os melhores tipos de marketing para redes de franquia?

Existem franquias que atuam em diferentes segmentos do mercado. A resposta para a pergunta de qual o melhor tipo de marketing para franquias é: depende. Isto é, vai depender do que a sua rede de franquias está buscando. Se você busca expandir a rede, considerar o marketing digital e apresentar para o público a sua marca como uma opção viável de investimento é uma alternativa.

Se a marca é nova no franchising, apostar no marketing de produto é uma alternativa para promovê-la no mercado de franquias. O buzz marketing, por sua vez, funciona para aumentar o alcance da marca em um curto período de tempo. Se você trabalha com nicho de mercado, estudar um influenciador da área e tentar contratá-lo para promover a marca é uma alternativa. 

Independente da vertente do marketing, você precisa ter à disposição uma ferramenta de marketing que atenda às suas necessidades. A Central do Franqueado desenvolveu o módulo Marketing para auxiliar franqueadores a produzir conteúdos de relevância para o público. 

O Módulo Marketing unifica o setor de marketing da sua franquia e fortalece a sua identidade visual. Você sabe que trabalhar o marketing da marca é fundamental para o sucesso da rede. 

Então, o que você está esperando? São mais de 200 franquias no mercado que aprovam as soluções da Central. Faça parte desse time! Solicite uma demonstração e comprove os benefícios do Módulo Marketing!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado