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Gestão de Franquias

Just in time: saiba porque aplicar este sistema em seu negócio

5 min de leituraFilipe Pacheco

O sistema Just in time é uma ferramenta utilizada na administração de produção de fábricas. Do termo em inglês, “Na hora certa”, o sistema busca reduzir o acúmulo de estoques e diminuir o desperdício. Leia e saiba mais!

Confira o que você vai encontrar neste post:

O que é Just in time?

Termo destinado à expressão em português, “no tempo certo”, o sistema Just in time é uma ferramenta utilizada na gestão de produção. O sistema foi criado no Japão, pela fábrica de automóveis da Toyota, visando diminuir ao máximo o desperdício de matéria-prima e entregar os produtos no momento certo. 

A aplicação da ferramenta visa entregar os produtos ou matérias-primas no momento em que se precisa deles. A metodologia é utilizada diretamente nas linhas de produção, onde normalmente vemos a produção de enormes estoques. Porém, aí é que entra a sua utilização. Sua filosofia se baseia na produção sob demanda, para que assim, se produza somente o necessário e quando necessário. 

Quais são os objetivos do Just in time?

O principal objetivo da aplicação do Just in time é a busca pela melhoria do processo produtivo. Entregar, transportar e comprar tudo o que a empresa precisa quando é necessário. 

Portanto, utilizar este sistema em uma fábrica, visa administrar a produção, fazendo com que haja uma diminuição de estoques, o que é ideal para o processo produtivo. Abastecimento sob demanda é o que guia a aplicação de uma ferramenta como o Just in time. 

Porém, para uma boa aplicação do sistema, deve haver um comprometimento do administrador de produção da empresa. Quando o responsável pelo processo produtivo da empresa adota este tipo de metodologia, a empresa tende a extinguir ou ao menos diminuir erros nos estágios de fabricação. Deste modo, o fabricante se tornar competitivo e eficaz dentro do mercado em que atua. 

Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa. Para que isto aconteça, deve-se assumir a responsabilidade de melhoria contínua nos processos. Somente assim, a otimização das etapas será feita de forma eficaz.

Quais são as vantagens e desvantagens do Just in Time?

Assim como qualquer metodologia, há casos e casos para sua aplicação. Não é em qualquer empresa que irá funcionar, porém, deve haver um esforço da parte dos compromissados para que a implantação aconteça. Confira quais são as vantagens e desvantagens deste sistema. 

Vantagens

  • A agilidade de processos se configura como um dos principais motivos para utilização do sistema;
  • A diminuição de estoques contribui para um menor desperdício de matéria-prima na empresa, resultando em redução de custos;
  • Aumento da produtividade é visível. Quando é estabelecido que somente se deve produzir sob demanda, há diminuição de excessos e a equipe de produção consegue entregar aquilo que é pedido no tempo;
  • Com um direcionamento de produção bem definido, há uma melhor gestão de recursos humanos. Os gestores são capazes de utilizar melhor o capital humano da sua empresa, empregando sua força de trabalho de modo eficaz e produtivo; 
  • Devido à entregas em quantidades certas e no momento certo, o fluxo contínuo de alimentação aos clientes se torna mais eficiente;
  • A empresa que aplica o método, tende a se inserir mais competitiva no mercado, já que os clientes e fornecedores podem garantir que seus processos são realizados na quantidade certa e no momento certo.

Desvantagens

  • A principal desvantagem na aplicação do Just in time é que este sistema não se aplica a qualquer modelo de negócio. Empresas que não têm um processo de produção com uma demanda previsível e que sofrem com grandes oscilações em demanda por produtos acabam não conseguindo se adaptar a este tipo de sistema;
  • Outro ponto é se houver falhas no fluxo de produção. Utilizando uma metodologia que abandona os estoques, os fornecedores internos e externos podem ficar desabastecidos. Porém, só acontecerá se houver falhas na aplicação deste sistema;
  • O investimento em treinamento de funcionários também pode ser um ponto negativo na aplicação do sistema. Devido ao funcionamento do processo produtivo do Just in time, para que haja um bom desempenho do sistema, é necessário que haja treinamentos para executar. Por isso, pode se tornar uma desvantagem o valor gasto com a preparação dos funcionários. 

Como aplicar Just in time em uma franquia?

A relação de uma rede de franquias com seus fornecedores, muitas vezes, pode ter pontos negativos. Devido ao fato de a padronização ser a essência do franchising, ter todos os fornecedores da rede homologados é essencial neste processo. 

Deste modo, utilizar o Just in time para melhorar o processo produtivo de uma rede de franquias pode ser positivo. Por exemplo, no fornecimento de insumos aos franqueados, a rede pode adotar o sistema evitando que as unidades mantenham estoque. Sendo assim, as unidades franqueadas recorreriam à franqueadora sempre que necessitassem de algo dos fornecedores. 

Aplicando esta filosofia em franquias de alimentação (hamburguerias, franquias de bolos, por exemplo), evitaria que houvesse desperdício de insumos que ficam armazenados em estoque. Devido ao fornecimento em excesso, esses insumos podem ser descartados e assim aumenta o custo com desperdícios. 

Portanto, utilizar o Just in time para o fornecimento sob demanda em uma franquia pode ser benéfico. Procedendo dessa maneira, a rede terá uma otimização no processo de fornecimento, diminuição de desperdício, e consequentemente, os custos com isto e aumentará sua produtividade. 

Pois, nós gostaríamos de te dar uma dica para garantir fornecedores homologados em sua rede: A Central do Franqueado possui um módulo voltado para isto. Com o Módulo Compras a sua rede pode registrar todos os fornecedores homologados na plataforma. Deste modo, todos os fraqueados poderão realizar seus pedidos diretamente aos fornecedores pela plataforma, sem necessitar da mediação do franqueador. Gostou? Então saiba mais clicando neste link.

Então, o que achou do conteúdo? Aproveite para conferir nosso post sobre plano de ação

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado