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Gestão de Franquias

13 dicas para atrair clientes em franquias

10 min de leituraAndrei Arndt

Atrair clientes, a cada dia que passa, é uma das maiores preocupações dos empreendedores. Afinal, são várias opções à disposição dos consumidores e a competitividade no mercado dificulta a fidelização de clientes. 

Porém, ao ingressar no franchising, você obtém o direito de explorar uma marca reconhecida cujo modelo de negócio comprovadamente deu certo. Além disso, você não vai precisar desenvolver os produtos que serão comercializados. 

Ao contrário, todos eles já foram testados e aprovados pelo público. A rede irá proporcionar todo o suporte e transmissão de know-how para que os serviços prestados aos consumidores sejam os melhores possíveis. 

Já deu para ver que despertar o interesse de investidores para o mercado de franquias não é uma tarefa muito difícil. O processo de atrair clientes, entretanto, é bem mais complicado. Afinal de contas, como mencionamos no início deste conteúdo, o mercado atual proporciona muitas possibilidades para o público.

Neste artigo você vai ver:

Qual a importância de uma estratégia para atrair clientes? 

Uma estratégia para atrair clientes é fundamental em uma rede de franquias porque o mercado de franchising está cada vez mais competitivo. Sem investir na atração de clientes, provavelmente sua marca perderá consumidores para as concorrentes. 

Atualmente, devido às novas tecnologias, o marketing digital tornou-se uma das principais alternativas para atrair clientes em redes de franquia. Mas não pense que o marketing digital precisa de menos investimento do que outras ações de marketing. 

Planejamento, comprometimento em seguir cronogramas e um acompanhamento detalhado são importantes para que a sua estratégia de atrair clientes funcione da melhor maneira possível. 

13 dicas para atrair clientes em franquias

Agora que você entendeu a importância de atrair clientes em uma rede de franquias, confira as 13 dicas imperdíveis que a Central do Franqueado preparou para você sobre como atrair clientes e aumentar o desempenho da sua rede!

1. Conheça o perfil do público

Essa etapa é essencial. Sem conhecer o público-alvo e os clientes, não há como fazer ações assertivas para impactar os consumidores. Tenha em mãos o passado das vendas da franquia, entenda o ciclo de vida do consumidor na sua loja, saiba quais são os hábitos e as necessidades das pessoas para quem sua loja vende.

2. Faça um blog para a rede de franquias

Será que ainda vale a pena investir em um blog? Esta é uma pergunta comum por parte dos empreendedores. A resposta é sim! Um blog para franquias funciona como um chamarisco para consumidores e também investidores interessados no mercado de franquias. Por meio do blog, os consumidores também podem solucionar dúvidas e consumir um conteúdo de qualidade. 

Por isso, implementar estratégias de marketing de conteúdo no blog da sua franquia vai facilitar a divulgação da marca e a fidelização dos clientes. Pense que os leitores do blog passarão a enxergar a marca como uma autoridade no mercado, o que facilita as vendas e coloca a rede de franquias em uma posição privilegiada em sua área de atuação. Os blogs costumam transformar a clientela tradicional em verdadeiros promotores da marca. 

3. Aposte em estratégias de SEO (Search Engine Optimization)

Esta dica está relacionada com a dica anterior sobre blogs. Vamos supor que você tem um blog, mas não recebe muitos visitantes e está até mesmo pensando em desistir de publicar novos conteúdos.

Saiba que para atrair clientes é indispensável uma estratégia de Search Engine Optimization. O SEO é uma estratégia de otimização de páginas para aparecer nas primeiras páginas do Google. Apesar do SEO parecer complicado, é fácil entender como ele funciona. Quando você faz uma pesquisa no Google, o buscador vai fornecer uma lista como resultado das palavras que você pesquisou.

A ideia é que, um cliente ao pesquisar sobre as melhores cadeiras para escritório, por exemplo, encontre a sua rede de franquias que trabalha com mobília sob medida. A melhor parte é que você não precisa pagar nada para o Google. Isto é, a partir das palavras pesquisadas, o seu blog vai aparecer como uma das primeiras sugestões no buscador.

Além disso, um conteúdo que chega ao topo da primeira página do Google poderá ficar lá por muito tempo. O primeiro passo para implementar o SEO na sua rede de franquias é criar conteúdos de valor para os consumidores e fazer o uso de palavras-chave que correspondam às buscas dos usuários. 

4. Excelência no atendimento

De nada adianta passar o know-how para a franquia, escolher o melhor ponto comercial e ter fornecedores qualificados se os atendentes estão tratando mal os clientes nas unidades. Se o cliente não é bem recebido em um estabelecimento, além de não voltar mais. Além disso, ele vai contar a todos sobre a experiência ruim.

Philip Kotler, grande nome do marketing, afirma que se o cliente insatisfeito contar sobre a experiência ruim para 10 pessoas, elas ainda vão falar a história para mais 5 outras pessoas. No final, o prejuízo é alto. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Portal Mercado & Consumo, em 2021 o bom atendimento é fundamental para 94% dos consumidores entrevistados. 

O bom atendimento fica atrás somente do atributo qualidade, indispensável para 98% dos participantes da pesquisa. Além disso, os dados da pesquisa mostram que apenas 11% dos brasileiros estão totalmente satisfeitos com a qualidade do atendimento prestado. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Hibou, em outubro de 2020, que consultou mais de 2600 pessoas. 

5. Escute as demandas dos clientes

Explore campanhas que incentivem seus clientes a exporem suas opiniões sobre a marca. Valorize os elogios, sugestões e comentários e trate todos com respeito. Para tornar o diálogo mais eficiente, deixe à mostra os canais de comunicação para o cliente, como pesquisas de satisfação e caixinha de sugestões. Vale até dar um brinde para incentivar o cliente a fornecer sua opinião.

Há alguns anos, a Subway – a sétima maior rede de franquias do Brasil – ofereceu um cookie grátis na próxima compra para os clientes que respondessem a um questionário no site.

6. Invista no atendimento digital

O atendimento online é uma das alternativas para proporcionar uma experiência mais agradável para os consumidores. Também, tendências como o omnichannel, que tratam da integração dos canais de comunicação da franquia, são apontadas na pesquisa do Portal Mercado & Consumo como alternativas para aumentar a satisfação dos clientes.

Também, entre as tendências das marcas mais eficientes, percebe-se a implantação de sistemas de conversa em tempo real (os chats) operados por atendentes. Outra alternativa é o gerenciamento do fluxo de informações disponíveis na internet, o crowdsourcing.

7. Aposte no marketing de influência 

Hoje em dia, relacionar a sua marca com influenciadores digitais é uma alternativa para atrair clientes para redes de franquia. Principalmente se você trabalha com nichos de mercado, um influenciador digital será muito mais efetivo do que divulgações tradicionais. 

Os influenciadores normalmente dispõem de seguidores fidelizados que confiam em suas orientações para fazer compras. Também, dependendo do perfil do influenciador, o número de seguidores pode chegar na casa dos milhões. Por isso, qualquer referência a sua marca vai atrair uma quantidade considerável de clientes.

8. Foque na experiência do consumidor

Mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade, a franquia precisa dar ao cliente uma experiência completa. Ela precisa contemplar aspectos racionais, como condição de pagamento e estrutura física, mas também os emocionais, como valor de marca e identificação com o produto.

9. Faça ações e campanhas regionalizadas

Cada região do país possui uma peculiaridade própria. Explore os públicos por nicho de mercado e estimule suas unidades a realizarem campanhas de marketing focadas nas regiões em que atuam.

Na nova geração, por exemplo, os consumidores estão mais interessados em marcas que se preocupam com problemas como a sustentabilidade, crueldade aos animais e causas sociais. Por isso, se você quer atrair clientes para a sua rede de franquias, uma campanha regionalizada focada neste público é uma alternativa.

10. Explore as redes sociais

Você provavelmente já ouviu aquela frase que diz: se o Facebook fosse um país, ele seria o mais populoso do mundo. Cada vez mais os brasileiros estão entrando nas redes sociais. 

De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria comScore em 2021, mostrou que a penetração dos conteúdos entre usuários únicos de redes sociais no Brasil atinge um alcance de 97%, ultrapassando países como China, Índia e Estados Unidos. Além disso, em média, os brasileiros passaram mais de 47 horas nas redes durante o mês de dezembro.

Não tem jeito, sua empresa precisa estar onde o público está. Por isso, é preciso criar perfis para o seu negócio nas redes sociais mais, manter a página atualizada e fazer ações para interagir com o público.

Esse é, inclusive, mais um importante canal de comunicação com o seu cliente. Trata-se de um espaço onde ele vai se sentir mais livre para compartilhar sua opinião e dar sugestões à marca.

11. Ações de relacionamento com o público

Ações de relacionamento são aquelas campanhas que não são necessariamente comerciais, mas que levam o público a interagir com a marca e entrar na loja. Por exemplo, uma franquia de alimentação saudável pode promover na unidade um espaço fit. Uma boa sugestão é oferecer cursos gratuitos de receitas saudáveis.

Você também pode oferecer aos seus consumidores conteúdos de qualidade como e-books e até mesmo materiais impressos para que eles conheçam a história da marca e os seus objetivos. Dessa forma, você humaniza a relação do cliente com a empresa e faz ele entender a razão da existência dos produtos.

12. Melhoria contínua dos seus produtos

Mostre que você conhece e escuta seu público. Esteja sempre em constante aprimoramento das opções oferecidas pela sua franquia. Aqui vale também contar com a experiência dos franqueados. São eles que estão no cotidiano da loja e vão saber melhor do que ninguém o que vai emplacar ou não com os clientes.

Nesse sentido, é importante manter um canal de comunicação de fácil acesso com os seus franqueados. A partir daí, qualquer problema encontrado por eles poderá ser facilmente comunicado e resolvido antes que fique cada vez maior.

13. Procure marcas parceiras

É possível fazer ações mais robustas quando há mais de uma marca envolvida. Pesquise no mercado marcas que sejam complementares à sua, que ofereçam produtos que não competem com os seus. A parceria pode ser institucional e estratégica, para troca de opiniões como também de marketing e promocional, promovendo eventos das duas marcas, por exemplo.

Que tal fazer parceria com uma marca especialista no franchising? Você conhece o Portal de Franquias da Central? O Portal foi desenvolvido para aproximar franqueadores e investidores interessados no mercado de franquias.

O Portal de Franquias é acessado diariamente por milhares de investidores espalhados por todo o Brasil! Ao anunciar a sua marca no Portal, você vai dispor a sua marca entre as maiores referências do franchising no Brasil. Também, vai aproveitar até 25 oportunidades sem pagar nada.

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E aí, gostou do conteúdo? Então, entre no nosso site e confira diversas outras dicas sobre o mercado de franchising.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado