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Gestão de Franquias

Gestão de Custos: como ela pode melhorar a sua franquia

6 min de leituraAndrei Arndt

Uma gestão de custos ineficaz afeta o fluxo de caixa, a margem de lucro e o volume das vendas, prejudicando o negócio como um todo. Por isso, contabilizar os custos é fundamental para a sua estratégia de gestão. Administrar os seus custos garante a sobrevivência da sua empresa no competitivo mercado atual.

Neste artigo você vai ver:

O que é gestão de custos?

Expandir a sua franquia para que ela se torne sólida e longeva é objetivo de todo franqueador, certo? Para isso, é necessário gerir o seu negócio de forma a diminuir os custos e maximizar os lucros. 

A gestão de custos administra todo o dinheiro que é investido para o funcionamento de uma empresa. Por exemplo: insumos, energia elétrica, transporte, mão de obra e gastos com equipamentos são considerados custos. Para contabilizar a margem de lucro é preciso saber qual o orçamento é destinado a esses recursos.

Por isso, contabilizar os custos é fundamental para a sua estratégia de gestão. Conhecer os seus gastos é garantir a sobrevivência e a vantagem competitiva no mercado atual. A gestão de custos também possibilita posicionar os valores dos produtos para aumentar a margem. 

A visualização e análise dos custos também permite identificar os produtos com maior e menor contribuição. Em outras palavras, a gestão de custos apresenta quais produtos precisam ter mais saída, para compensar no volume de vendas e quais têm o maior valor agregado, podendo ser vendidos a um preço maior.

Objetivos da gestão de custos

A gestão de custos se propõe, principalmente, a assegurar as definições de margem de lucro em cada um dos seus produtos e serviços. A precificação está relacionada à apuração das despesas, portanto, é importante mensurar os custos previamente. 

Você tem dificuldades no controle financeiro do seu negócio? Saiba que a contabilização correta dos seus custos é um aspecto determinante para os resultados. Fique atento aos objetivos da gestão de custo: 

  • Fornecer informações relevantes para contribuir na tomada de decisão;
  • Proporcionar informações sobre lucros e prejuízos, além do desempenho de diversas atividades da empresa;
  • Ajudar no controle, planejamento e execução dos processos; 

Benefícios de aplicar a gestão de custos na sua franquia

Sabemos que gerir os custos de uma empresa é um desafio e requer tempo investido e profissionais adequados. Por isso, separamos alguns benefícios da gestão de custos para sua franquia. Confira a seguir!

Reduz os custos e aumenta os lucros

Visualizar os custos de maneira detalhada contribui para o seu planejamento financeiro. Através de uma gestão de custos efetiva, os desperdícios que costumam ficar invisíveis durante a rotina de trabalho são eliminados e os gastos, por sua vez, reduzidos de acordo com a proporção da demanda do seu negócio. 

Como mencionado anteriormente, a gestão de custos pode apontar desperdícios e prejuízos na sequência de fases de produção ou na prestação de um serviço. Sendo assim, é possível pular a etapa que não agrega valor, reduzindo os custos e aumentando os lucros.

Aprimora a qualidade dos produtos e serviços

Os produtos e serviços também são beneficiados por uma gestão de custos eficiente. Organizar e administrar os custos possibilita investir na melhoria de equipamentos, obtenção de matéria-prima e treinamentos para os colaboradores. 

A satisfação dos consumidores melhora a reputação do seu negócio, agregando valor aos produtos e aumentando o fluxo de saída. Ao aumentar o fluxo de saída também aumentam os lucros que podem ser investidos na padronização da qualidade da sua rede, por exemplo.

Aumenta a competitividade

A competitividade é outro aspecto aprimorado pela gestão de custos. Se você estiver inserido em um mercado saturado é ainda mais importante. Nesse sentido, a precificação é um caminho possível para oferecer produtos a um preço competitivo. 

Porém, ela só é possível se os custos de produção forem administrados corretamente. Nesse caso, custos variáveis como matéria-prima, estoques e comissões precisam ser analisados.

Além disso, quanto maior a amplitude do seu mercado consumidor, melhor será o preço oferecido ao seu cliente, garantindo uma posição competitiva para a sua empresa no mercado.

Diminui os riscos 

Considerando todos os benefícios listados acima, é fácil concluir que a gestão de custos proporciona maior sustentabilidade e longevidade para o seu negócio. Afinal, menores custos de produção, maior lucratividade e competitividade no mercado, bem como a entrega de produtos e serviços de qualidade são peças fundamentais para suceder no mundo dos negócios. 

Sendo assim, os riscos para a empresa são menores, o que contribui para a saúde financeira e para o bem-estar da organização no geral.

Como fazer a gestão de custos na sua franquia?

Agora que você entendeu o que é a gestão de custos e os seus benefícios, que tal aprender como gerir os custos da sua franquia? 

Registre todos os gastos

Para começar, é importante registrar todos os custos fixos e variáveis. Os custos variáveis são aqueles que se alteram de acordo com a demanda dos clientes e conforme o ritmo de produção e disponibilização dos serviços. Por exemplo: impostos, comissões sobre vendas, manutenções emergenciais e horas extras pagas aos colaboradores.

Os custos fixos, por sua vez, são os custos que não apresentam oscilação mensal. Alguns exemplos são, alguns exemplos são: aluguel do prédio ou salas comerciais, conta de internet e salário dos colaboradores.

Monitore os valores do estoque

Estoque parado é dinheiro parado, mas isso você já sabe. Por isso, para executar uma administração assertiva ou gestão de estoque, é crucial monitorar e estipular as demandas que podem surgir, bem como o prazo de entrega pelos fornecedores. 

Dessa maneira, não só o acúmulo de produtos no estoque é evitado, mas também impede a venda de produtos não disponíveis. Além disso, é importante alinhar a gestão de compras e a de custos para manter o equilíbrio da gestão financeira do seu negócio.

Invista em tecnologia

Em razão da transformação digital, muitas empresas estão implementando ferramentas tecnologias, como softwares de gestão, visando o aumento das vendas, otimização do tempo, etc. 

Planilhas e papéis são coisas do passado, esses softwares centralizam todas as funções essenciais em uma plataforma interativa, moderna e de fácil acesso. É o caso do software para franquias, desenvolvido pela Central do Franqueado para você que busca otimizar e padronizar a expansão da sua rede. 

Além de acelerar a captura de interessados e melhorar a percepção da sua marca, o software para franquias reduz o custo com a padronização da sua rede. Ficou interessado? Então solicite uma demonstração.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado