Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Franchising »Pequenos negócios no franchising: as melhores ideias para começar a empreender com franquias
Franchising

Pequenos negócios no franchising: as melhores ideias para começar a empreender com franquias

5 min de leituraCarlos Griebler

Interessado em investir no franchising, mas não sabe por onde começar? Uma opção cada vez mais popular é começar pequenos negócios com franquias de baixo investimento — ou microfranquias. 

Com uma proposta de alto rendimento a partir de um investimento inicial inferior a modelos tradicionais, elas se tornam uma excelente opção para quem sonha ter o seu próprio negócio, mas possui pouco capital para investir. Ou seja, você terá em mãos um pequeno negócio próprio, com metodologias de sucesso comprovado e uma marca já inserida no mercado. 

Para te ajudar a conhecer mais sobre essa possibilidade, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com as melhores ideias de pequenos negócios no franchising. 

Neste artigo você lerá sobre:

O que são pequenos negócios no franchising?

Pode parecer contraditório falar em pequenos negócios dentro do mundo das franquias. Afinal, todo o conceito de franchising é baseado em uma expansão contínua da marca, tendo o crescimento como objetivo.

Todavia, existe um formato de franquia que pode se encaixar nesses termos: as chamadas microfranquias. Conhecidas como ideais para aqueles que desejam se tornar empreendedores mesmo não possuindo grande capital, microfranquias trabalham com a ideia de unidades de franquia cujo investimento inicial para instalação não ultrapasse os R$ 105 mil.

Dessa forma, as microfranquias são uma opção de menor porte e mais econômicas se comparadas ao formato tradicional e podem ser consideradas pequenos negócios de sucesso se bem administradas. Além disso, começar seu negócio dentro do franchising acompanha todos os benefícios que o modelo oferece.

Entre as principais vantagens temos as já citadas possibilidades de iniciar sua operação com uma marca renomada e processos de produção e venda seus franqueados. Assim, o franqueador é responsável por repassar o know-how sobre a operação e gestão do negócio, além de treinamentos, manuais, consultorias etc. 

Números

Os números de 2021, que já apontam uma recuperação pós-pandemia em resultados parciais, ainda não foram divulgados por completo. Dessa forma, abaixo você pode conferir (em bilhões) o quadro completo de faturamento do franchising em 2020 por segmento:

SEGMENTO FATURAMENTO TOTAL 2020 
Alimentação 40.898
Saúde, Beleza e Bem Estar 35.276 
Serviços e Outros Negócios 26.648
Moda 19.153
Casa e Construção 12.429
Serviços Educacionais 10.934
Hotelaria e Turismo 6.673
Comunicação, Informática e Eletrônicos 6.063
Serviços Automotivos 5.973
Entretenimento e Lazer 1.823
Limpeza e Conservação 1.317

A partir desses valores, é possível começar a arquitetar seu novo negócio. Porém não se engane: escolher uma franquia apenas pelo resultado financeiro pode ser uma má escolha, tendo em vista que a paixão pela área de atuação é fundamental para o sucesso de uma empreitada.

As melhores ideias para pequenos negócios no franchising

Explore outros formatos

Um dos principais diferenciais do franchising e que — muitas vezes — acaba passando despercebido é sua possibilidade de expansão em diversos formatos. Ainda, você pode encontrar os formatos a seguir em todos os segmentos. Por isso, você pode escolher o que mais se encaixa em seu orçamento e proposta de pequeno negócio.

Além das tradicionais lojas físicas, que continuam com destaque apesar do crescimento do e-commerce, existem alguns outros formatos que listamos abaixo. 

Quiosques

Espaços menores, normalmente montados onde há grande circulação de pessoas, como shopping centers. Até mesmo marcas grandes apostam na estratégia por conta do seu custo reduzido. Exemplos são o McDonalds, com sobremesas, e a Chilli Beans, com seus óculos. Dessa forma, é possível trabalhar com uma grande marca mesmo sem um orçamento absurdo.

Containers 

Franquias em containers são espaços comerciais que demandam custos menores de instalação e manutenção. Você provavelmente já viu restaurantes funcionando dessa forma em rodovias, shoppings centers e até mesmo em postos de gasolina. Sua praticidade, não apenas de instalação, mas também de funcionamento, atrai investidores nos mais diversos segmentos, desde alimentação até moda.

Food trucks

O diferencial de apostar em um pequeno negócio com food trucks é poder ser deslocada onde o público se encontra. Trata-se de um formato ideal para redes que procuram uma expansão rápida e também para os empreendedores que buscam oportunidades de investimento mais em conta. A principal vantagem do formato está relacionada à sua possibilidade de fácil replicação e expansão.

Home based

Você já pensou em trabalhar de casa com uma franquia? O home-office com certeza se popularizou ainda mais com o isolamento social, mas muitos já faziam esse tipo de serviço nas chamadas franquias home based

São diversas as redes que oferecem o modelo home based no mercado de franquias brasileiro. Nela, toda a operação do franqueado é feita remotamente através da tecnologia. 

Agora, o formato cresce ainda mais com a pandemia e a medida que a transformação digital acontece diariamente. Assim, optar por investir em uma franquia home based é manter sua autonomia de gestão conforme seus horários e costumes e facilitar o ambiente de atuação. 

Dark kitchen

Ainda na linha da pandemia e de enxugar custos para um negócio que está começando ou precisa se reorganizar internamente, as dark kitchens ganharam força no setor de alimentação nos últimos dois anos. Nele, a comida é produzida e encaminhada ao endereço do comprador, sem oferecer espaço no local para a refeição. 

Dessa forma, são usados os aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e Uber Eats. Ou seja, em conjunto com o delivery e o takeaway, as franquias se beneficiam do baixo custo e ainda conseguem burlar as limitações sanitárias para continuar um alto rendimento nas vendas. Com investimento menor e apoiado pela tecnologia, as dark kitchens surgem como ótimas opções para aqueles que desejam começar seus próprios negócios.

Onde encontrar franquias para investir?

Quer saber onde encontrar as melhores franquias do mercado para investir? A Central do Franqueado pode te ajudar! Por sermos referência no franchising, lançamos um portal de franquias com uma série de cases de sucesso do franchising, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. 

Lá você vai encontrar diversas oportunidades de franquias bem-sucedidas de diversos segmentos e atuando nos mais variados formatos. Para isso, basta escolher aquela que se adapta melhor ao seu perfil empreendedor e finalmente realizar seu sonho de ter um negócio próprio!

Leia também nosso artigo sobre Feiras de Franquias em 2022 e confira os principais eventos do franchising que você pode participar!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado