Coronavírus: como franquias de sucesso reduziram o impacto da COVID-19
12 min de leitura Filipe Pacheco
É de conhecimento geral o impacto que o novo coronavírus — nomeado cientificamente como COVID-19 — em todo o mundo. Dados atualizados de junho de 2022 apontam para mais de 6 milhões de mortes causadas pela infecção. No âmbito dos negócios, o impacto também tem sido significativo.
Desde o início da pandemia, os números já demonstravam uma árdua batalha contra as limitações e dificuldades impostas pelo coronavírus. Nesse período, comércios, empresas e fábricas reduziram sua atuação, procurando prevenir uma maior proliferação da doença em todos os lugares do mundo. Dessa forma, o setor do franchising foi um dos afetados pelo impacto da COVID-19.
No entanto, com o início da vacinação em 2021 e das primeiras liberações sanitárias, o cenário começou a melhorar a partir de novas tendências e estratégias para contornar as dificuldades. Com o sucesso dessas novas implantações, os relatórios mais recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam para uma recuperação do mercado de franquias — e até mesmo o registro de números acima do período pré-pandemia do novo coronavírus.
Com isso, surge uma importante discussão entre empreendedores do franchising: como as principais franquias de sucesso do país reduziram o impacto da COVID-19 em suas unidades. Quer saber de que forma o coronavírus afetou o franchising e as principais soluções que o mercado de franquias encontrou para superar os empecilhos? Então confira este guia que a Central do Franqueado preparou!
Neste artigo você lerá sobre:
- Qual foi o impacto do novo coronavírus no mundo dos negócios?
- Como a pandemia da COVID-19 impactou no franchising?
- Como as redes de franquias diminuíram o impacto do coronavírus?
Qual foi o impacto do novo coronavírus no mundo dos negócios?
Desde o dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o COVID-19 como uma pandemia. Além das lastimáveis milhões de mortes do período, os casos de infecção também têm afetado a economia mundial em diversos setores. Em um dos setores mais afetados pelas limitações — a aviação, a Associação Internacional de Transporte Aéreo declarou que a estimativa de perda em receita no setor deve ficar entre US$ 63 bilhões e US$ 113 bilhões.
No franchising, antes dos casos de novo coronavírus explodirem pelo país em 2020, a ABF previa um crescimento de 8% para o setor de franquias naquele ano. E, assim como na maioria dos setores, as previsões positivas não se concretizaram. Afinal, o previsto aumento de 8% se transformou numa queda de 10,5% no faturamento quando comparado ao período pré-pandemia.
Segmentos na crise
Ao tratarmos de segmentos específicos, o mais prejudicado acabou sendo o de hotelaria e turismo. Com uma redução de 38,7% no faturamento, a proibição de viagens internacionais e até mesmo dentro do país afetou diretamente as redes de franquias do segmento. Para esclarecer ainda mais: a queda representou mais de 5 bilhões de reais.
Outro segmento muito prejudicado por limitações sanitárias foi o de alimentação, principalmente o mercado de food service. Ao comparar com o desempenho de 2019, o decréscimo foi de cerca de 6 bilhões de reais. Todavia, o cenário poderia ter sido maior se não fossem as medidas e adaptações que o franchising desenvolveu.
Um exemplo é do próprio mercado de food service. Redes como hamburguerias e até de bolos pensaram o seguinte: como a presença de clientes em suas unidades físicas era ou proibida ou limitada, a adoção de sistemas como retirada nas lojas e delivery era necessária. Isso, além de ainda permitir a venda dos produtos, reduziu diversos custos de manutenção da unidade.
Já no segmento de saúde, beleza e bem-estar, franquias enxergaram uma necessidade do mercado, onde o uso de medicamentos, artigos farmacêuticos e itens de higiene se tornaram ainda mais fundamentais. Com isso, juntos os dois setores representam quase metade do faturamento total do modelo de franquias no Brasil.
Como a pandemia da COVID-19 impactou no franchising?
Conforme vimos acima, o impacto da COVID-19 no franchising foi imenso e poderia ter sido ainda mais crítico se não houvesse a implantação em massa — e quase imediata — de alternativas como o próprio delivery, dark kitchens e take away. Com essas soluções que os principais segmentos adotaram, foi possível contornar as principais dificuldades e evitar perdas ainda maiores, também comprovando o franchising como um dos modelos mais seguros de investir.
Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, o setor já demonstrou uma recuperação bastante acentuada. Porém, o sucesso das implantações durante o momento mais críticos da pandemia demonstrou uma realidade: muito do que mudou ainda deve continuar, principalmente as questões logísticas e sanitárias.
Por isso, se estabelece uma nova realidade que as redes de franquias enfrentarão nos próximos anos. Enquanto o mundo se recupera de uma pandemia que já causou milhões de mortes, o mercado se adapta e, principalmente o franchising, se mostra como um setor flexível e capaz de suportar crises como essa.
Então, por que não manter isso para o futuro? Afinal, é uma questão que deve se estabelecer ainda mais no novo normal e que contribui para a redução de custos de operação e facilidade na gestão!
Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, o setor já demonstrou uma recuperação bastante acentuada. Porém, o sucesso das implantações durante o momento mais críticos da pandemia demonstrou uma realidade: muito do que mudou ainda deve continuar, principalmente as questões logísticas e sanitárias.
Por isso, se estabelece uma nova realidade que as redes de franquias enfrentarão nos próximos anos. Enquanto o mundo se recupera de uma pandemia que já causou milhões de mortes, o mercado se adapta e, principalmente o franchising, se mostra como um setor flexível e capaz de suportar crises como essa.
Então, por que não manter isso para o futuro? Afinal, é uma questão que deve se estabelecer ainda mais no novo normal e que contribui para a redução de custos de operação e facilidade na gestão!
Mesmo assim, uma série de situações e empecilhos que fogem do controle dos empreendedores surgiram. Abaixo, confira abaixo alguns fatores que foram afetados pela crise do COVID-19 nos últimos anos.
Feiras de Franquias
Entre os principais afetados no mundo dos negócios estão as diversas feiras de franquias que sempre marcaram o calendário do franchising. Hoje, elas estão de volta tanto no modelo presencial quanto no modelo híbrido, mas por conta das limitações sanitárias e distanciamento social impostas por decretos municipais, convenções como Franchising 4U e Franquia Xperience, que tinham data marcada, foram adiadas ou até mesmo canceladas.
Queda nas vendas
Desde o início da pandemia e a manutenção do estado de calamidade, já se previa uma grande possibilidade de os números do setor de franquias serem atingidos pelo Coronavírus. Devido ao maior isolamento das pessoas e diminuição da aglomeração, os principais pontos que reúnem unidades de franquias — como shoppings — tendiam a receber um menor movimento de pessoas.
Como vimos, esses temores se transformaram em realidade. Afinal, em 2020 o setor de franquias brasileiro encolheu 10,5% segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), voltando aos patamares de faturamento que tinha em 2017. Felizmente, também já conferimos que o mercado conseguiu rapidamente se recuperar, demonstrando um crescimento nominal de 10,7% em 2021.
Problemas de abastecimento
Durante o período mais crítico da pandemia, muitos fornecedores paralisaram ou diminuíram o ritmo de suas atividades. Em consequência disso, diversas unidades tiveram atrasos na entrega de insumos e material necessários para suas atividades. Hoje, as dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus estimularam as empresas a buscarem formas mais eficientes de gerir o estoque.
Comunicação com franqueados
Um problema que, antes da pandemia, já era enfrentado em redes de franquias é a falta de uma boa comunicação entre franqueador e franqueado. Com o distanciamento social, isso se potencializou ainda mais. Afinal, reuniões, treinamentos, workshops precisaram passar por uma diminuição em sua realização.
Partindo do princípio de que uma franquia se constrói a partir de um bom relacionamento entre os lados envolvidos em uma rede, fica evidente que problemas nesse quesito podem comprometer os pilares da rede. Atualmente, ferramentas digitais são essenciais.
Por exemplo, em nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘CAF’, existem funcionalidades de comunicação para resolver os problemas e elevar a eficiência da sua comunicação com franqueados mesmo à distância. Videoconferências, mensagens diretas, avisos e reuniões foram facilitadas e possíveis com nossa plataforma.
Como as redes de franquias diminuíram o impacto do coronavírus?
Assim como ninguém esperava uma pandemia, ninguém esperava as mudanças que acompanharam esse período. Porém, o que se viu é um cenário surpreendente à medida que surgiram novidades benéficas para o negócio mesmo em um momento complicado.
O novo coronavírus afetou o mundo de forma que o modo de gerir um negócio mudou nos últimos anos. E, como vimos, as mudanças, melhorias e consequências que acompanharam a COVID-19 devem ser definitivas. Dessa forma, se tornou essencial saber como as redes de franquias diminuíram o impacto do coronavírus.
Mas saiba de uma coisa: diante de todo esse cenário, é possível enxergar a importância de informar e buscar uma união coletiva em busca da prevenção. O impacto no mundo dos negócios pode ser diminuído se a conscientização da necessidade preventiva de todos seja efetiva. Vamos lá?!
1. Alternativas de atuação
Lembre-se que uma das principais medidas contra a proliferação do Coronavírus é evitar o acúmulo de pessoas em um mesmo espaço. Desde o início da pandemia até hoje — mesmo com o cenário aparentemente controlado — autoridades do mundo todo têm recomendado alternativas para que haja diminuição do contato humano.
Nesse sentido, muitas alternativas de atuação surgiram nos últimos anos — como o próprio delivery que citamos acima. O Home Office, por exemplo, tem sido uma boa opção neste cenário na gestão da sua rede. Com um planejamento e engajamento entre as equipes da sua rede, geri-la à distância pode promover sucesso diante das condições.
Outro ponto é para aqueles que desejam ingressar no mundo do franchising. Com esse aumento nas práticas de trabalho remoto, franquias home-based (ou online) surgem como investimentos viáveis, oferecendo valores e condições extremamente competitivas.
Por fim, uma ação realizada para evitar aglomerações foi adotar outras opções para possíveis reuniões, treinamentos e palestras em sua rede. Graças à transformação digital, é possível utilizar ferramentas de contato online que permitem o contato e a comunicação à distância.
2. Segurança nunca é demais
A pandemia ainda não acabou. Mesmo que você esteja lendo isso meses após a publicação, o mundo provavelmente ainda sente os efeitos do novo coronavírus. Por isso, manter os cuidados ainda é importante em ambientes empresariais, seja com o uso de máscaras, álcool em gel ou distanciamento social.
3. Reajuste de metas
A queda no faturamento em meio a crise era inevitável, por isso a manutenção de metas com base no cenário pré-pandêmico foi um erro que muitas empresas cometem. Afinal, era evidente que os números anteriormente previstos não seriam alcançados. A própria ABF, inclusive, refez suas projeções para o ano de 2020 após o cenário de crise se estabelecer.
4. Administração de colaboradores
Em um momento tão difícil, pesado e estressante, é importante ter controle sobre o capital humano da sua franquia. Além do fator psicológico, um cenário como esses não é o mais adequado para altos investimentos em infraestrutura e experimentos.
Sendo assim, é aconselhável ter uma boa gestão de pessoas dentro da sua rede, para que os colaboradores ativos estejam engajados e dispostos a passar pelo momento. Priorize a manutenção dos seus recursos sem sofrer muito impacto. Deixe investimentos para depois e utilize o que é necessário, apenas.
5. Entenda as mudanças do consumidor
Além do mercado, o consumidor também mudou. Após a pandemia, ele exige certos cuidados e possui outras preferências de compras. Quer um exemplo? O próprio delivery citado várias vezes! A modalidade se mostra cada vez mais atrativa para quem procura combinar a praticidade com a segurança, dois fatores presentes em um mundo acelerado e que enfrenta uma pandemia.
Por isso, empresas e franquias em geral precisam entender a necessidade que é criada no mercado. Não adotar alternativas que atendam todas as exigências desse novo cliente de um novo cenário é aceitar a vitória da concorrência. E não se esqueça: o delivery é só uma das mudanças que vieram para ficar, afinal até mesmo fora do escopo da pandemia existem outras tendências como o desuso de plásticos ou uma produção cruelty-free.
Dica extra: o uso da tecnologia!
Outra ação que auxiliou diversas franquias a se manterem firmes durante a pandemia foi a aposta no uso da tecnologia. Com a transformação digital e a automatização de diversas tarefas do dia a dia, a tecnologia está se tornando uma necessidade, tanto para franqueadores quanto para franqueados que buscam facilitar a gestão da franquia.
Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.
Plataformas online, como a Central do Franqueado, são ideais para gestão de rede e comunicação entre o franqueador e franqueados. Aperfeiçoam até mesmo o controle de qualidade e a expansão da rede. Conheça o sistema para franquias da Central do Franqueado!
Esperamos você! Leia nosso artigo sobre o Feiras de Franquias em 2023 e confira os principais eventos do franchising que você pode participar!
Redator em Central do Franqueado
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