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Tipos de franquia: escolha a melhor opção para o seu negócio

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Franchising

11 min de leitura Dario Ruschel

Guia do Franqueado

O franchising é um dos principais modelos de negócio disponíveis atualmente, tendo se consolidado há décadas no mercado nacional e internacional. Seu sucesso se deve à possibilidade dada aos investidores de começar a empreender com uma marca forte e bem estabelecida no mercado. 

Outro ponto é que o modelo tem se provado resiliente em momentos complicados, seja nas recorrentes crises econômicas ou eventos ainda mais complexos, como a pandemia de Covid-19.

Uma das razões para a força dessa metodologia é a forma dinâmica com que pode ser aplicada, já que são vários os modelos de franquias. Isto é, existem diversas estratégias de implementação de unidades, que devem sempre ser pensadas e adaptadas a partir do plano de expansão da rede. 

Visando te auxiliar no processo de planejamento, a Central do Franqueado preparou este guia completo com todos os modelos de franquias disponíveis para você.

Quer dominar o assunto para tomar as melhores decisões possíveis? Leia até o fim! 

Veja o que vai encontrar ao longo deste artigo:

1. Franquia de Produtos

Esse modelo é centrado na venda de produtos específicos. O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercializar produtos sob sua marca. Exemplos incluem franquias de alimentos, cosméticos e vestuário. 

O foco está na distribuição e no gerenciamento do estoque, além de garantir que a qualidade do produto mantenha a reputação da marca.

2. Franquia de Serviços

Aqui, a ênfase está na oferta de serviços ao consumidor, como consultorias, academias ou serviços de beleza. O franqueador oferece um modelo de negócios que inclui métodos, treinamentos e suporte contínuo para o franqueado, que deve seguir padrões estabelecidos para garantir a qualidade do serviço prestado.

Muito parecida com a franquia comercial, se difere dela porque ao invés da padronização dos produtos, o franqueador licencia o know-how da prestação de serviços e uso da marca. Exemplo: redes de hotelaria. Aqui o poder da marca é ainda maior. 

Principalmente pela estrutura oferecida por um hotel. Geralmente, os edifícios de hotéis podem ser vistos a quilômetros de distância, dependendo da forma como forem construídos. Nesse sentido, redes de hotelaria, por exemplo, chamam a atenção de viajantes e de todos que passam ao redor.

3. Franquia Combinada

Esse modelo integra produtos e serviços, permitindo que o franqueado ofereça uma experiência mais completa ao cliente. Um exemplo seria uma cafeteria que também vende produtos de panificação. Essa abordagem pode aumentar as vendas e atrair uma clientela mais diversificada.

Como o próprio nome sugere, existe uma integração nesse modelo. Funciona assim: o franqueado que já possui uma franquia e deseja incorporar outras no mesmo ponto comercial. 

Assim, dois ou mais franqueados instalam juntos as suas unidades. As franquias geralmente são similares e a integração oferece vantagens competitivas. Exemplo: postos de combustível que também vendem alimentos.

4. Franquia de Negócio Formatado

É um modelo completo e estruturado que fornece um manual de operações em detalhes, incluindo marketing, recursos humanos e gestão financeira.

O franqueado recebe todo o treinamento que vai facilitar a implementação do negócio, reduzindo riscos e aumentando a chance de sucesso. Para empreendedores com pouca experiência na gestão de negócios, uma franquia de negócio formatado é uma das melhores alternativas.

5. Franquia de Co-branding

Nesse formato, duas ou mais marcas se unem para criar uma experiência única para o consumidor. Isso pode ser visto em restaurantes que oferecem produtos de diferentes marcas ou em lojas que vendem produtos complementares. 

O objetivo é aproveitar a força das duas marcas para aumentar a atração e a fidelização dos clientes. Também, o co-branding ajuda a atrair novos consumidores para que procuram por experiências diferenciadas.

6. Franquia de Distribuição

Foca na distribuição de produtos, onde o franqueado atua como um intermediário entre o fabricante e o consumidor. 

O franqueador fornece a marca e o suporte logístico, enquanto o franqueado gerencia a venda e o armazenamento dos produtos. Esse modelo é comum em setores como alimentos e bebidas.

7. Franquia Digital

Esse modelo é voltado para o ambiente online, onde o franqueado pode operar um negócio virtual sob a marca do franqueador. 

Exemplos incluem e-commerce e serviços digitais, como marketing online. O suporte pode incluir tecnologia, treinamento e estratégias de marketing digital.

8. Franquia Industrial

Esse tipo envolve a fabricação de produtos sob a marca do franqueador. O franqueado é responsável por uma unidade produtiva e deve seguir os padrões de qualidade e processos estabelecidos. Esse modelo exige um maior investimento inicial e conhecimento técnico específico.

Em outras palavras, na franquia industrial o franqueador tem a patente de um produto, registro da marca e know-how da produção. Transfere, então, para o franqueado a tecnologia usada para a produção e comercialização. Oferece ainda assistência técnica para garantir a padronização dos produtos licenciados. Exemplo: franquias de construção

9. Franquia Shop in Shop

Nesse modelo o empresário pode usar seu negócio e incorporar uma franquia, aproveitando assim seu ponto comercial. Exemplo: uma papelaria com uma franquia dos Correios. Recentemente, comércios têm feito parcerias com o Mercado Livre, por exemplo, para receberem encomendas. Neste sentido, o público-alvo aumenta.

Afinal, mesmo que a loja mantenha a concentração em suas atividades presenciais, sites como o Mercado Livre pagarão taxas para que consumidores que ainda preferem comprar pela internet mantenham as vendas. 

Também, ao entrar na loja para retirar um pedido comprado online, o marketing pode convencer o consumidor a adquirir produtos e serviços da empresa.

Em outras palavras, você atrai mais clientes para o seu estabelecimento quando cria estratégias com outras empresas, principalmente as de tecnologia, como o Mercado Livre.

10. Microfranquia

Caracterizadas pelo baixo investimento inicial, têm também baixo custo operacional e uma operação simplificada. Suas atividades podem ser exercidas tanto em ponto comercial, como na própria residência do franqueado – muitas microfranquias possuem modelo home based

Isto é, o franqueador ou franqueado vai trabalhar em casa. Durante a pandemia, este modelo de franquias era uma alternativa para os empreendedores. Hoje, com o alívio das restrições, continua sendo uma opção de investimento para quem procura uma franquia que pode ser administrada por uma pessoa ou um pequeno grupo.

Quais são os principais modelos de franquia?

Como dito, o franchising pressupõe diferentes estratégias de implementação. Você já deve ter notado que um McDonald’s pode aparecer em sua forma mais tradicional no centro de uma cidade ou, ainda, em versões adaptadas, como — por exemplo — um quiosque de shopping center. 

Porém, suas características sempre serão as mesmas. A identidade visual, o cardápio e os sabores precisam ser exatamente iguais em qualquer lugar do país: isto se chama padronização. 

Claro, em alguns países, como a Índia, a carne bovina é sagrada e portanto os lanches vão usar carne de frango ou de porco, para respeitar a cultura indiana e manter a franquia em serviço. 

Isso quer dizer que os modelos de franquia adotados nesses pontos de venda são diferentes, mas o modelo da loja não é a única coisa que pode assumir formas diferentes nessa operação. 

O que, então, define a estratégia adotada no processo de implementação dessas lojas? Antes de tudo, é importante saber que o sistema de franchising pode ser segmentado de quatro maneiras: geração, localização, natureza da atividade e remuneração.

É muito interessante se informar sobre as possibilidades que existem neste ramo, pois isso facilita muito na hora de decidir sobre os rumos da sua franquia. 

Entender os modelos de negócio existentes, assim como suas características, facilita o planejamento estratégico e possibilita ao interessado saber em qual categoria sua empresa se encaixa de forma mais adequada.

Quer saber tudo sobre essas classificações? Então continue lendo! 

Os modelos de franquia de acordo com a localização

  • Franquia unitária: esse modelo permite a abertura de apenas uma unidade em um local específico, garantindo exclusividade de atuação. Por exemplo: as lojas em shopping centers, onde não há duplicidade de franquias.
  • Franquia múltipla: neste formato, o franqueado pode operar mais de uma franquia unitária, criando uma rede local ou regional. É uma opção que se posiciona entre a franquia unitária e a franquia regional.
  • Franquia regional: a franquia regional licencia uma área geográfica para o franqueado, permitindo a abertura de várias unidades. Com exclusividade regional, esse modelo evita a concorrência interna e aumenta o faturamento.
  • Franquia de desenvolvimento de área: essa modalidade cede direitos para que o franqueado abra múltiplas unidades em uma região dentro de um prazo definido. O franqueado também recebe uma parte das taxas de franquia e royalties, sendo fundamental calcular os custos com cuidado.
  • Franquia master: ideal para planos de internacionalização ou em grandes países, a franquia master permite ao franqueado implantar diversas filiais em uma região e terceirizar unidades. O franqueado recebe parte das taxas de franquia e royalties, ampliando suas oportunidades de lucro.

Tipos de franquia de acordo com a remuneração do franqueador

Existem três modelos de franquias baseados na remuneração do franqueador: franquia de distribuição, mista e pura. Vejamos as particularidades de cada uma. 

  • Franquia de distribuição: na franquia de distribuição, geralmente não há royalties ou taxa inicial, com a remuneração do franqueador vindo apenas das vendas de produtos ou serviços. 
  • Franquia mista: é o modelo de franquia mais usado atualmente. Nele, o franqueador cobra do franqueado as taxas de fornecimento de produtos, royalties e taxas de franquia.
  • Franquia pura: na franquia pura, o franqueador obtém sua renda a partir dos royalties e das taxas de franquias pagas pelos franqueados. Normalmente, o franqueador não entra como fornecedor.

Como escolher o melhor modelo de franquia para a sua rede?

As opções são muitas, isso é um fato. Mas a escolha não pode ser feita de maneira livre, sem uma grande estratégia por trás. Assim, preparamos para você 3 dicas de como escolher o melhor modelo de franquia para a sua rede. 

1. Planeje de forma estratégica

O planejamento estratégico é, antes de tudo, uma bússola dentro do seu negócio. Conhecendo-o, você deve ser capaz de analisar qualquer questão com maior clareza e, consequentemente, tomar as melhores decisões. 

O planejamento estratégico, em linhas gerais, passa pelos seguintes pontos:

  • Diagnóstico: o primeiro passo é responder a pergunta “onde a empresa se encontra nesse presente momento?”. Com a resposta, idealmente você será capaz de esboçar um relatório geral sobre as operações, mas — para esse caso específico — principalmente sobre as metas e objetivos;
  • Missão: é uma declaração sobre a razão de ser da empresa. O que é? Qual seu propósito? Como pretende atuar? As respostas representam sua identidade e seus valores;
  • Prescritivos e qualitativos: por meio da utilização de instrumentos prescritivos e qualitativos, de acordo com tudo o que já foi estabelecido anteriormente, alinhado às operações correntes, a rede irá definir o passo a passo para alcançar os propósitos da missão, além das metas e objetivos;
  • Avaliação: é nesta fase que se verifica o andamento do planejamento estratégico e das ações da empresa rumo à situação almejada. É a contraparte do diagnóstico inicial.

2. Desenvolva um conceito

O planejamento estratégico é prático e orienta as decisões diárias de uma empresa. É essencial estabelecer conceitos que ressoem com o público, pois grandes marcas vendem ideias, não apenas produtos. 

Antes de definir o modelo da franquia, é crucial ter uma visão clara que guie as decisões. Por exemplo, se a marca visa um público formal e de alto padrão, não faz sentido operar apenas com franquias unitárias em shoppings. Portanto, desenvolva um conceito sólido desde o início.

3. Faça auditorias operacionais

A auditoria operacional é uma ferramenta eficaz para analisar o funcionamento da empresa e encontrar soluções para problemas de otimização, além de gerar relatórios sobre a marca. 

Realizar auditorias ajuda a identificar pontos que podem ter sido negligenciados. Com esses insights, você poderá tomar decisões informadas sobre o modelo de franquia mais adequado para sua rede.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar?

Como vimos neste artigo, existem diversos modelos de franquias existentes no mercado. Estabelecer uma operação de qualidade é algo muito complexo, mas infelizmente o trabalho não para por aí. 

Administrar e cuidar do processo de expansão de um negócio de sucesso é uma tarefa contínua que tende a dificultar cada vez mais. Mas a gente da Central do Franqueado pode te ajudar! 

O serviço de Expansão da Central do Franqueado conta com o Módulo CRM, responsável por automatizar etapas do funil de vendas, identificar gargalos e se comunicar com franqueados. 

Além disso, também inclui o Módulo Projetos, que vai acelerar a implantação de novas unidades e simplificar o gerenciamento de projetos na rede. Ao contratar o serviço de Expansão, você vai aproveitar todas as vantagens de contar com uma Central de unificação na sua rede de franquias. 

Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita e descubra o melhor caminho para crescer no mercado de franquias! Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o nosso blog e descubra tudo sobre intraempreendedorismo no franchising! Boa leitura!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado

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