Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Franchising

Feira do Empreendedor: saiba como funciona e qual a importância do maior evento de empreendedorismo do Brasil

10 min de leitura Carlos Griebler


Você já ouviu falar da Feira do Empreendedor? O evento promovido pelo Sebrae busca criar um espaço para aprendizado e atualização, além de muito networking e possibilidades no mundo dos negócios, para todos aqueles envolvidos no ramo.

Se você é um empreendedor ou pensa em iniciar um negócio, provavelmente está à procura de fontes para conhecimento do mercado e novas ideias. As feiras de empreendedorismo são ótimas para isso, uma vez que fornecem um meio para expor suas ideias e construir parcerias.

Para te ajudar a entender a fundo todas as possibilidades desse tipo de evento — e em particular a Feira do Empreendedor, uma das mais importantes feiras do empreendedorismo no Brasil —, a Central do Franqueado preparou um artigo completo sobre o tema. Não perca!

Aqui, você lerá sobre:

O que é a feira do empreendedor?

A feira do empreendedor é um evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em diversos estados brasileiros. O evento é realizado anualmente e reúne milhares de participantes, sendo eles visitantes ou expositores.

Por conta de sua magnitude, a feira é uma oportunidade perfeita para você conhecer melhor o mercado. No evento, se conectam pequenas, médias e grandes empresas dos mais variados segmentos. Ou seja, se você pensa em qual área deve investir, é na feira que poderá encontrar a resposta.

Além disso, a feira também conta com palestras e consultorias em algumas das áreas mais relevantes para empreendedores, como marketing, finanças, tendências, inovação e exportação. Dessa forma, o expositor se beneficia dessas oportunidades e do enorme público para ampliar seu networking e o nome da sua empresa em meio a sociedade empreendedora.

Por último, mas não menos importante: a Feira do Empreendedor costuma ocorrer no final do ano. Porém, por conta da pandemia, feiras pelo Brasil todo acabaram sendo canceladas ou adiadas. No fim deste conteúdo, te apresentaremos o panorama atual de datas.

Não deixe de conferir para ficar antenado às novidades e fortalecer sua rede de franquias!

Qual o objetivo da feira do empreendedor?

Como já dissemos, o principal objetivo da feira do empreendedor é incentivar o empreendedorismo no Brasil. Os eventos buscam gerar oportunidades de negócios e conectar pessoas físicas com empresas de pequeno e médio porte.

O SEBRAE busca fomentar a cultura do empreendedorismo adaptado a cada realidade dos estados brasileiros, ajudando empresas em desenvolvimento a expandirem seus negócios e os visitantes a encontrarem franquias de sucesso para investir.

A feira do empreendedor também oferece espaço para marcas que atuam no mercado oferecendo serviços e produtos para empresas. Ou seja, há venda e compra de maquinários e equipamentos pelas marcas presentes, gerando uma rede de trocas e relacionamentos entre marcas e investidores.

Proporcionando um ambiente para inovação e criatividade, o ambiente costuma mover a tecnologia e novas ideias para desenvolver o empreendedorismo de forma qualificada e transformadora.

No evento, são realizadas palestras que ajudam os negócios em seus processos de expansão e capacitação para atuar no mercado. Ainda, a feira promove encontros individuais de empreendedores com marcas.

A Feira para Franquias

A ABF esteve presente na Feira com um local específico para falar de franquias. Nesse espaço foi possível participar de workshops e até um jogo para ensinar e desmistificar como empreender dessa forma.

Na última edição, foram em torno de 100 franquias participantes como expositores, nos diversos segmentos. A feira ainda conta com diversos recursos para auxiliar aqueles que querem começar a empreender e também aqueles que já estão empreendendo, mas querem se destacar – ponto bastante importante para quase todos os negócios.

Assim, que ótima chance para conhecer franquias, seu modo de funcionamento e oportunidades nesse segmento que é uma ótima porta de entrada no mundo dos negócios, não?

A Feira também promove facilidades como o Encontro de Investidores que pode ser muito interessante tanto para você encontrar potenciais franqueados quanto para encontrar possíveis investimentos que possam alavancar sua franquia.

Outra “parada obrigatória” da feira é o Espaço Franquia, onde há a possibilidade de vivenciar o dia-a-dia de uma franquia — aquele jogo de simulação de desafio que comentamos lá em cima.

Durante a jogatina, o visitante tem a oportunidade de vivenciar como é ter sua própria rede. Tomar uma série de decisões que envolvem desde a abertura da franquia e pontos até sobre o investimento a ser realizado, escolha da equipe, entre outros.

No Espaço Franquia, também já aconteceram workshops denominados “Franquia na Mesa”, que possibilitaram aos interessados participar de atividades conduzidas por especialistas convidados. Os principais segmentos foram contemplados: alimentação, casa e construção, moda, saúde, beleza e bem-estar, serviços e educação.

Se você quiser conferir quais as tendências do Franchising para o ano de 2022, não deixe de ler nosso conteúdo sobre o assunto!

Quais as vantagens de participar da Feira do Empreendedor?

O objetivo desse tipo de feira é abrir espaço para que empresas possam apresentar seus modelos de negócio e, assim, atrair investidores. É uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão de seu negócio.

Não é necessário falar das oportunidades que esse tipo de evento traz para o mundo das franquias em particular. Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de fazer com que sua marca penetre em outros mercados.

Na Feira do Empreendedor, eventuais interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso.

Contudo, as coisas não param por aí. Além de estar presente em alguns dos principais eventos de empreendedorismo do Brasil, participar da feira traz benefícios significativos aos empreendedores e marcas. Confira algumas delas abaixo:

Geração de ideias

O evento realmente é inspirador para aqueles que cansaram de viver como empregados e sonham em ter seu próprio negócio. Se você busca se conectar com empreendedores experientes e com bom conteúdo para passar, a feira é uma ótima oportunidade.

Ao conhecer os diversos estandes e exposições com ideias, equipamentos e novas tecnologias, um novo horizonte se abre. Diversas ideias de negócio podem surgir ao ter contato com as atrações do evento.

Afinal, são tantas ideias sendo expostas e um ambiente que inspira inovação e criatividade!

Oportunidades de negócio

O maior público frequentador do evento são empreendedores que já possuem um negócio próprio ou estão em processo de estruturação. Os expositores do evento oferecem produtos e serviços voltados para outros negócios, como sistemas de gestão, equipamentos e outras coisas que são adequadas ao público.

O evento é uma grande conexão B2B, onde as oportunidades de negócio são geradas inevitavelmente. Isto pode se referir a parcerias entre empresas, como citamos, ou abertura de um novo negócio.

Este caso pode estar ligado à abertura de uma franquia por um empreendedor, por exemplo. As possibilidades são imensas.

Networking

A troca de informações e ideias é um dos principais benefícios trazidos pela feira de empreendedores. Os frequentadores obtêm diversos níveis de experiência no mercado e isto proporciona uma troca de experiências benéfica para os participantes e para o empreendedorismo no Brasil.

As conexões criadas no evento permitem que surjam insights do mercado, como demandas por um produto ou serviço, o que pode gerar uma ideia de negócio. Além disso, o networking construído proporciona novas parcerias entre marcas para o desenvolvimento de seus negócios.

Melhoria no ambiente de negócios

O efeito positivo no mercado é evidente em eventos como a feira do empreendedor. Além de incentivar o empreendedorismo, gerando novas oportunidades de negócio e trazendo novas pessoas para empreender, ainda gera inovação para o mercado.

Portanto, além de beneficiar individualmente pessoas que buscam ter seu próprio negócio, o evento é benéfico para a economia local e nacional. Afinal, por meio do empreendedorismo é que surge a solução de problemas, suprimento da demanda e novos produtos e serviços.

Como participar da Feira do Empreendedor?

Em 2022, a feira aconteceu em São Luís, no Maranhão, entre 31 de março e 03 de abril. Concebida para gerar oportunidades, negócios e muito conhecimento, a 10ª Feira do Empreendedor acontece em um momento particular de recuperação econômica, após um período de dificuldade causado pela pandemia.

Foram mais de 50 atrações em cerca de 50 horas de uma programação recheada de inovação e boas ideias. Infelizmente, a edição deste ano já passou, mas que tal você se preparar para edições futuras? Leia a seguir como participar!

Participação como visitante

Para participar da feira do empreendedor como um visitante basta fazer o cadastro neste site quando abrir as inscrições. Não é necessário pagar para entrar no evento como um visitante, o que torna ainda mais viável estar presente em uma feira que oferece tantas oportunidades.

Participação como expositor

A participação como expositor depende do cumprimento de alguns requisitos. Abaixo, citaremos o perfil e os objetivos prioritários que seu negócio deve ter ao expor na feira do empreendedor. Para mais informações, visite o regulamento no site oficial.

  • Empresas que oferecem máquinas e equipamentos que propiciem geração de renda, criação de novas empresas ou a ampliação de empresas existentes;
  • Empresas que busquem representantes, revendedores e distribuidores;
  • Empresas de venda direta (porta a porta) que estejam recrutando;
  • Franqueadoras interessadas em expandir sua base de franqueados;
  • Licenciadoras de marcas, produtos ou serviços;
  • Empresas que oferecem serviços para incrementar e melhorar o processo produtivo de empresas já existentes;
  • Empresas interessadas em formalizar parcerias, joint-ventures, prospectar novos sócios ou expandir suas redes;
  • Empresas de serviços que desenvolvam e ofereçam soluções e inovação;
  • Empresas que oferecem oportunidades de negócios na vertente de sustentabilidade;
  • Empresas do ramo de negócios online, virtuais, de tecnologia e que trazem tendências inovadoras e soluções tecnológicas.

A partir deste perfil, o SEBRAE irá avaliar alguns critérios para confirmar a participação das empresas:

  1. Empresa legalmente constituída, levando maior pontuação aquelas que foram registradas há mais de um ano;
  2. Empresa do território nacional;
  3. O destinatário final da oportunidade seja a MPE (potencial empreendedor, microempreendedor individual, microempresa, empresa de pequeno porte);
  4. Oportunidade que atenda mais de um setor econômico (indústria, comércio, serviço, agronegócios);
  5. Oportunidade de negócio inovador, exclusivo ou não no mercado, e sendo lançado ou não na Feira;
  6. A empresa ser ou ter sido cliente do SEBRAE-SP há menos de um ano, através da participação de programas de desenvolvimento, capacitações coletivas e individuais, treinamentos online, dentre outros serviços oferecidos para MPEs;
  7. A empresa não participou das 3 últimas edições da Feira (2017/18 e 19), sendo que não foram excluídas empresas que tenham sido expositoras dessas edições.
  8. A ordem de inscrição recebida pelo hotsite.

Outras formas de participar

Além destas duas modalidades para participação, é possível estar na feira como um palestrante ou patrocinador. Abaixo deixamos os links para se inscrever nestas modalidades:

Esta é uma oportunidade única para quem deseja empreender ou obter um engajamento maior no mercado. A feira do empreendedor do SEBRAE é uma das iniciativas mais bem-sucedidas em incentivar o empreendedorismo no Brasil!

Como a Central do Franqueado pode te ajudar?

Para não ficar para trás da concorrência, é necessário inovar. Ir em workshops e eventos como a Feira do Empreendedor é um bom caminho, mas a transformação digital se tornou essencial para a continuidade de um negócio.

Por isso, te apresentamos o sistema para franquias da Central do Franqueado.  Criado para facilitar a gestão da sua rede de franquias, ele torna possível aumentar o engajamento dos franqueados com a rede de forma centralizada, facilitar a expansão e padronização da rede, sempre com foco na qualidade e na agilidade do atendimento.

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conhecer mais eventos sobre empreendedorismo e entender mais sobre o franchising com as Feiras de Franquia 2022.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Franchising