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Franchising

Feira de franquias: vale a pena expor sua marca em eventos do franchising?

10 min de leituraCarlos Griebler

É de conhecimento geral que o franchising vem crescendo ano após ano. Se olharmos o desempenho do setor nos últimos anos, não é difícil perceber que a tendência é de que ele cresça ainda mais, pois superou até mesmo adversidades como o novo coronavírus e a crise econômica brasileira. Dessa forma, a cada dia que passa, surgem novas opções de negócios lucrativos, segmentos e formatos de atuação que renovam o cenário e trazem mais pessoas para o sistema de franquias. 

Nesse sentido, as primeiras feiras de franquias presenciais estão de volta neste ano de 2022, mas você já sabe os benefícios de expor nesse tipo de evento? Saiba que marcas estão concentrando suas estratégias de expansão para feiras de franquias de todo o Brasil — e até mesmo pelo mundo — tendo em vista as oportunidades que ambos franqueadores e franqueados podem encontrar lá.

Para te ajudar a conhecer mais sobre esses eventos, suas vantagens e oportunidades, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com dicas imperdíveis para você que deseja atrair mais interessados para o seu negócio ao expor em uma feira de franquias. Continue lendo para saber — de fato — se vale a pena expor sua marca em eventos do franchising.

Neste conteúdo, você vai conferir os seguintes tópicos:

O que são feiras de franquias?

Em decorrência do crescimento do franchising nos últimos anos, há também um aumento natural na procura pelo mercado de franquias por parte do público empreendedor em geral. Isto é, investidores que procuram uma oportunidade de negócio cada vez mais enxergam no franchising uma possibilidade para lucrar. 

Assim, feiras relacionadas ao franchising surgem como porta de entrada para o público conhecer mais detalhes do modelo de negócio e também como um canal para franqueadores atraírem interessados em suas redes. Por isso, conhecer o funcionamento desses eventos é essencial para franqueadores que desejam expor sua marca e encontrar novos franqueados.

Com isso, ficou claro que o principal objetivo das exposições é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar possibilidades de negócios a investidores que tenham interesse em se tornar franqueados, certo? Dessa forma, feiras de franquias se consolidam como uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca a expansão de sua marca. Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de penetrar outras regiões e mercados.

Nas feiras, os eventuais interessados têm a possibilidade de conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais pessoalmente, além de entender exatamente os custos das franquias e dialogar abertamente com o franqueador. 

Ainda, investidores também podem conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelo mercado de franquias durante esse tipo de evento.

Portanto, ao expor em uma feira de franquias, você permite o contato direto dos interessados com a sua marca. Isso dá mais confiança à tomada de decisão, uma vez que tudo ocorre de forma presencial e em tempo real, sem a necessidade de troca de informações por e-mails ou ligações, agilizando o processo para ambas as partes.

Feiras virtuais de franquias

Feiras de franquias, que sempre marcaram o calendário do franchising, foram severamente afetadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Por conta das limitações sanitárias e distanciamento social impostas por decretos municipais, eventos acabaram cancelados ou adaptados para o meio virtual, nas chamadas feiras virtuais de franquias.

Surgindo como alternativa para esses momentos, as feiras virtuais de franquias proporcionam manter o networking e a geração de oportunidades de negócio mesmo a distância. Essa modalidade de encontros já está acontecendo desde o início da pandemia e com uma resposta positiva de participantes e membros expositores, deve continuar para 2022.

Ou seja, nos próximos, ambos os formatos devem compor um cenário de diversos eventos e oportunidades para quem deseja conhecer mais sobre franquias e finalmente realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Cabe a franqueadoras entenderem as dores e os desejos desses investidores e trabalhar para trazê-los para suas redes como franqueados.

Ficou interessado? Saiba que feiras de franquias, sejam presenciais ou digitais, costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno. Então, antes de saber onde encontrar os principais eventos de 2022 e algumas dicas de como destacar sua franquia em meio a redes concorrentes, vamos conferir mais alguns benefícios de expor sua marca em feiras de franquias. Confira!

Quais os benefícios de expor em feiras de franquias?

Expor sua marca em uma rede de franquias pode significar um gasto considerável. Então, mesmo que eventualmente essa despesa seja diluída em taxas de franquias e outras formas de mitigar os custos de divulgação e seleção de franqueadas, devem haver benefícios que justifiquem essa empreitada. 

Dessa forma, a Central do Franqueado listou alguns benefícios incríveis que expor em uma feira de franquias pode trazer a sua marca. Depois disso, ficará fácil decidir se realmente vale a pena o investimento. Confira abaixo!

Grande fluxo de pessoas

Como vimos, eventos como feiras de franquias trazem um grande fluxo de pessoas a seus pavilhões ou endereços digitais. Além disso, a partir do crescimento do franchising, esse número tende a subir cada vez mais com o modelo em evidência e o claro desejo da população brasileira em se tornar empreendedor.

Assim, existe marketing melhor do que ter sua marca vista por dezenas de milhares de pessoas?

Reconhecimento da marca

Quando você pensa em expor em uma feira de franquias, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Ser notado e vender mais, com certeza. Mas para que isso aconteça é indispensável que você seja visto. 

Assim, aliado ao item anterior, estar presente nesse tipo de evento faz parte da inserção da marca no imaginário do consumidor. Apenas assim sua marca se tornará referência e prioridade ao falar de franchising.

Networking

Embora o foco do evento seja essa troca de contatos entre franqueador e potencial franqueado, o networking também existe em outra relação que pode se fortalecer em feiras de franquias. Estamos falando do contato franqueador com franqueador, que potencializa possíveis relações comerciais, novas ideias, parcerias e até mesmo inspirações em cases de sucesso que podem ser replicados em sua rede.

Aprendizado

Por fim, feiras de franquias geralmente são palcos para palestras e workshops sobre o mundo do franchising. Com a necessidade de se manter atualizado, a participação de franqueadores nesse tipo de evento é fundamental para o processo de melhoria contínua da rede, seja em âmbitos operacionais ou no próprio papel de gestor. 

Dicas para atrair franqueados em redes de franquias

Antes de entrar nas dicas que a Central do Franqueado separou, precisamos lembrar de um fato: a chave para sua marca fazer sucesso ao expor em uma feira de franquias é nunca esquecer que o estande é o primeiro e mais importante ponto de contato com o público. 

Nas feiras, além do grande fluxo de pessoas interessadas em investir, também há um grande fluxo de concorrência. Ou seja, seu estande precisa chamar atenção e ser acolhedor, para que o potencial franqueado se interesse em conhecer sua franquia e se sinta confortável para sentar e conversar sobre o negócio.

Dessa forma, apesar de clichê, é sempre bom lembrar que, no mundo dos negócios, a primeira impressão é a que fica na maioria das vezes. Ou seja, a forma como um potencial parceiro de negócio conhece a sua marca será determinante no momento em que ele for decidir sobre um possível investimento.

Infelizmente, você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Portanto, lembre-se: durante a feira, você terá que ser criativo e transmitir uma experiência positiva e inovadora aos visitantes. 

Não basta apenas atraí-los para dentro do seu estande. É preciso fazer com que eles se sintam seduzidos pela sua proposta de negócio. Com isso, você tem tudo para começar um relacionamento duradouro.

Depois de tudo isso, se você ainda estiver se perguntando se realmente vale a pena expor em uma feira de franquias, então confira os 5 motivos que preparamos para você ter certeza de que participar de uma exposição é um bom negócio!

1. Conheça as novidades do seu segmento

Ao participar de um evento, você terá a possibilidade de realizar uma série de ações distintas, cada qual com os seus benefícios e desafios particulares. Investir em patrocínio e apoio institucional pode ser uma ótima sugestão para gerar exposição para a marca.

A opção por cotas de patrocínio que garantam a presença em espaços de exposição e feiras de negócio, por sua vez, oferecem oportunidades efetivas para o fechamento de novos contratos. Você também pode aproveitar esse momento para observar outras empresas e trazer novidades para o seu segmento de mercado.

2. Fazer contato com empresas que auxiliam o seu negócio

O marketing de eventos, uma das vertentes do marketing promocional, pode se desdobrar em diversas abordagens distintas. Na maioria das vezes, é caracterizado pela sua natureza institucional. Ele atua disseminando e, ao mesmo tempo, reforçando a imagem das empresas que apostam nele.

Ainda assim, o investimento em espaços de exposição em feiras de negócios continua sendo encarado como uma das ações mais efetivas para fazer parcerias com outras empresas, agregando valor ao seu produto ou imagem. Pense nisso! 

3. Gerar vendas

Embora alguns negócios possam ser fechados no decorrer do próprio evento, a maioria dos resultados só serão efetivados com o desenrolar do tempo.

Alguns interessados terão que passar por um período de amadurecimento para se preparar para o processo de compra. Por isso, é necessário criar formas para rastrear cada um dos leads gerados. Sempre ofereça seu e-mail ou telefone e continue mantendo contato com o potencial franqueado.

4. Exercitar sua criatividade

As exposições são um lugar para mostrar a criatividade. Em um ambiente altamente competitivo, fazer algo diferente pode ser o seu diferencial para fechar negócio. Chegou a hora de trazer os chamados wow moments para o estande da sua franquia. 

É preciso procurar projetos e ideias atraentes que não criem uma barreira entre os vendedores e os participantes. Não sabe onde procurar? Pesquise por cases de sucesso de grandes redes de franquias!

5. Oferecer experiências únicas aos seus clientes

Criar experiências únicas em um estande pode trazer resultados surpreendentes para a sua franquia. São ideias simples que podem fazer a diferença e criar uma conexão memorável entre a marca e o participante! Já pensou em fornecer conteúdos para quem passa pelo evento, além de informações sobre seu produto? 

Palestras, workshops, bate-papos com franqueados de sucesso, tudo isso, se feito com qualidade, pode aumentar o fluxo de pessoas no seu estande. Outra opção também é fazer lives no Facebook ou Instagram. Assim, pessoas que nem estão na feira, podem se motivar a ir e conhecer.

As principais feiras de franquias em 2022

Durante o artigo mencionamos que as feiras de franquias presenciais estão de volta em 2022, enquanto as feiras virtuais também caminham para uma consolidação como alternativa contra longas distâncias e o distanciamento social. Nesse sentido, é importante se manter atualizado com as novas datas e oportunidades que acontecerão durante o ano.

Para te ajudar, a Central do Franqueado indica dois artigos completos sobre cada um dos assuntos. Primeiro, você pode conferir os principais eventos do franchising para participar de forma presencial com as Feiras de franquias 2022. Depois, cabe analisar quais Feiras virtuais de franquias acontecerão e se vale a pena a participação da sua rede.

E aí, gostou do conteúdo? Então fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo do franchising na seção de notícias da Central do Franqueado

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado