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Franchising

Convenção para franquias: o que é o evento e como promovê-lo em sua rede

9 min de leitura Dario Ruschel


Assim como existem eventos externos, como feiras de franquias e de empreendedorismo em geral, também é possível organizar um evento interno da rede, importante para a união e fortalecimento da franquia. Conhecido no franchising como convenção para franquias, o evento nada mais é do que uma reunião com franqueados a fim de coletar feedbacks e propor novas ideias. 

Hoje, a Central do Franqueado preparou um guia completo sobre a oportunidade, onde vamos aprofundar mais sobre esse tema e mostrar para você os desafios e as vantagens das convenções. Continue lendo para aprender tudo sobre o funcionamento de uma convenção para franquias!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é uma convenção para franquias

Se você já faz parte de uma rede de franquias, seja como franqueador ou franqueado, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o assunto “convenção para franquias”, certo? Como vimos, a convenção para franquias é um evento que reúne franqueados — de toda a rede ou de uma determinada região de atuação — tendo em vista estabelecer uma comunicação direta com todos os franqueados.

Esses eventos permitem uma troca de conhecimento entre unidades, essencial para a melhoria de processos e desenvolvimento de novas estratégias para o futuro da franquia. Dessa forma, você potencializa a comunicação interna da rede, fator que muitas vezes acaba deixado de lado no franchising. 

Afinal, não é somente durante o programa de treinamento que o franqueador deve ter contato com os franqueados. Ao assinar o contrato de franquia, é esperado um contato contínuo, orientações e, porque não, reuniões para fortalecer essa relação profissional.

É de conhecimento geral que, em qualquer empresa, conversar e colocar as pautas em dia é uma forma de tornar a empresa mais eficiente e de acolher os operadores. Nisso, eventos internos como as próprias convenções fazem toda a diferença.

Entre as possibilidades que uma convenção para franquias traz, podemos destacar a chance de apresentar pessoalmente o balanço das atividades da rede, dividir estratégias e planos futuros e, principalmente, ouvir feedbacks e sugestões daqueles que lidam diariamente com os processos da franquia, os seus franqueados. 

Convenção EAD

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas redes de franquias decidiram por suspender eventos presenciais e apostar no digital para a sua realização. Além de permitir o encontro de franqueados de regiões diferentes, a convenção acontece de forma segura para todos os envolvidos.

Através de plataformas de webconferências, muito do que era realizado de forma presencial conseguiu se manter no digital, embora algumas atividades sejam beneficiadas pelo contato “olho no olho”. 

Felizmente, com o avanço da vacinação, outros eventos como Feiras de Franquias já estão começando a ser realizados presencialmente em 2022, enquanto o digital e até mesmo o modelo híbrido se mantém como alternativa para grandes distâncias.

Por que realizar convenções na sua rede?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a convenção é um momento em que os gestores da marca se dedicam totalmente aos franqueados. Eles devem ser o foco da organização, permitindo que os participantes da rede se sintam valorizados e estabeleçam uma relação mais próxima.

Em eventos internos como esse, também fica mais fácil compartilhar uma ideia, uma campanha ou um novo posicionamento. É um momento em que os ouvidos de todos os franqueados estão voltados para aquela mensagem. Um exemplo está na em uma possível alteração na identidade visual da marca: existe momento melhor para discutir mudanças e sugestões do que em uma convenção onde os seus franqueados estarão todos presentes?

Abaixo, reforçamos algumas das vantagens de se fazer uma convenção para seus franqueados:

Capacitação presencial

Uma boa forma de atrair o franqueado para a convenção, é oferecer treinamentos, palestras, workshops, onde ele possa aprender algo novo que poderá ser implementado em seu negócio. Muitas vezes esses treinamentos são feitos online ou através de e-books, o fator presencial é algo que pode gerar interesse dos franqueados.

Espaço para sanar dúvidas

Ter um espaço agradável onde o franqueado possa receber atendimento e tirar dúvidas com o franqueador é ótimo para incentivar a proximidade entre rede e unidade. 

Ou seja, embora o suporte ao franqueado seja uma necessidade e uma obrigação legal do franchising, questionamentos devem partir da iniciativa de franqueados. Por isso, não tenha medo de abrir espaços para dúvidas e, é claro, respondê-las com carinho!

Troca de conhecimento interno

Se bem aproveitada, o evento pode ser também um laboratório de novas ideias. Afinal, o franqueado é quem está in loco, vivendo cotidianamente a operação. 

Ele tem boas ideias que, se aprimoradas da maneira certa e abertas aos colegas, podem trazer benefícios para toda a rede. As conversas entre os empreendedores podem não só sanar dúvidas como inspirar novas ideias e incentivar boas práticas. É muito importante que a voz do franqueado seja ouvida.

Premiações

Outro caso comumente encontrado no franchising, é a utilização de eventos como convenções para bonificar e premiar as unidades de maior destaque. Então, caso haja um sistema de premiação para a unidade com os melhores resultados, o momento da convenção é ideal para que o prêmio seja entregue e a celebração aconteça. Assim, o franqueado premiado estará reunido com seus colegas e isso incentivará os demais a conseguirem resultados iguais ou melhores.

Viu como realizar uma convenção pode ser importante? Por isso, a Central do Franqueado detalhou dicas e boas práticas na hora de promover eventos do tipo em sua franquia. Confira!

Como promover uma convenção em sua franquia

Dependendo do tamanho da sua rede de franquias, realizar uma convenção que comporte todos os seus franqueados pode significar um alto investimento. Por isso, é preciso um bom planejamento para que a programação seja bem aproveitada e que o momento de encontro proporcione bons insights para a rede. Se o evento não for bem planejado, pode se tornar apenas um investimento jogado fora.

Dentro dessa questão, cabe ressaltar a importância do estabelecimento de um tema e de objetivos para a convenção. Não se trata de reunir por reunir. É preciso que haja um objetivo, metas claras a serem alcançadas com aquele encontro. Pode ser a discussão sobre algum ponto importante para a franquia, a conscientização dos franqueados sobre determinados assuntos ou mesmo a reunião de ideias para um novo projeto ou posicionamento da marca.

Além disso, lembre-se de informar seus franqueados com antecedência, agendar um local de fácil acesso para todos e trabalhar o marketing interno do evento, valorizando sua importância e oportunidades. É preciso que os franqueados entendam que aquele evento é realizado para promover o seu sucesso e que agregará em suas vidas profissionais.

Outro grande segredo para o sucesso da convenção é o estabelecimento de uma periodicidade. Isso é importante para gerar um padrão e uma expectativa, pois acaba gerando uma anseio positivo em seus franqueados. Como já foi citado, a data e o local também precisam ser definidos com antecedência, para que todos os convidados possam se organizar para comparecer ao evento

Também é comum que as convenções sejam realizadas durante a época de final do ano, pois além de proporcionar a discussão de tópicos importantes para todos da rede e que podem gerar questionamentos, como a apresentação de balanços, resultados e definições para o ano seguinte, também funciona como uma confraternização interna da rede.

Segredos, desafios e cuidados para uma boa convenção

Não poupe esforços e investimentos para garantir que a experiência dos franqueados seja a melhor possível. Utilize um espaço apropriado e a infraestrutura adequada para que o conteúdo seja o centro das atenções.

Outro aspecto importante é a condução do evento. De acordo com a consultora jurídica Melitha Novoa Prado, antigamente o evento resumia-se em palestras, apresentações de resultados e uma série de programações sisudas que acabavam por entediar boa parte dos participantes. Hoje, Prado defende que as programações devem misturar trabalho e lazer.

“Devem ser incluídos na programação encontros para discussão do futuro da marca, de novos produtos e serviços, da conjuntura econômica e do desenvolvimento do mercado, mas também podem estar incluídas atividades integrativas, como gincanas, torneios e até mesmo brincadeiras e festas. Isso, de acordo com a especialista, proporciona descontração, integração e boas memórias”, afirma a Melitha.

Outro elemento que pode agregar para o desenvolvimento e engajamento do evento são os depoimentos. Além de oferecer espaço para cases de sucesso dentro da própria rede, também é possível convidar outros franqueados de sucesso, de outras marcas, para contar sobre suas trajetórias como empreendedores do franchising. 

Por fim, lembre-se sempre de receber com atenção os feedbacks e críticas construtivas sobre o evento. Como estamos falando de um evento periódico, a cada evento surgem aspectos que ele pode melhorar para a próxima edição.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Como falamos durante todo o texto, é comum que convenções para franquias se tornem espaços para relatos de franqueados sobre problemas comuns encontrados dentro do franchising

Além das adversidades quanto a comunicação, expansão e padronização presente em grande parte das redes de franquias, a lentidão dos processos é algo que incomoda franqueadores e franqueados de todo o Brasil. Nesse sentido, saiba que hoje a transformação digital se tornou essencial para a continuidade de um negócio. 

Por isso, te apresentamos o sistema para franquias da Central do Franqueado. Criado para facilitar a gestão da sua rede de franquias, ele torna possível aumentar o engajamento dos franqueados com a rede de forma centralizada, facilitar a expansão e padronização da rede, sempre com foco na qualidade e na agilidade do atendimento. 

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Gostou do conteúdo? Então aproveite e conheça também a Feira do Empreendedor e sua importância como o maior evento de empreendedorismo do Brasil.

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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