Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Franchising

Como ficar rico no mercado de franquias?

6 min de leitura Carlos Griebler


Se você possui vontade de empreender, provavelmente já deve ter pensado em como ficar rico. Talvez seja a razão porque deseja se tornar um empreendedor ou até mesmo a pesquisa que o trouxe a este artigo, mas a questão é: não existe uma receita mágica para atingir esse objetivo. Afinal, se existisse, qual seria a necessidade de colocar a mão na massa?

Todavia, é inegável afirmar que, talvez, o caminho mais viável para ficar rico seja como empreendedor — e no franchising você pode trilhar esse caminho com segurança e, em muitos casos, um investimento inferior a um negócio tradicional. Isto é, saiba que o mercado de franquias (ou franchising) é uma ótima alternativa na realização desse sonho, tanto para investidores de primeira viagem ou até mesmo para aqueles com mais experiência. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo especial para o início da sua jornada no mercado de franquias. Aqui, você encontrará informações completas sobre o funcionamento do modelo de franquias, quais as franquias mais rentáveis e onde encontrar as principais redes do mercado para investir.

Você encontrará:

O que é o mercado de franquias?

Se você caiu de paraquedas e está tentando conhecer mais sobre as possibilidades que o mercado de franquias oferece, é importante conhecer a base que fundamenta esse sistema de sucesso. Para isso, abaixo vamos te ajudar a conhecer esse modelo de negócios que não para de crescer!

De forma simples, o franchising é a concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor para poder replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Para exemplificar, podemos citar grandes franquias como Calzoon e Maria Açaí, redes que você com certeza já se deparou em algum shopping ou estabelecimento comercial.

Nesse sentido, mora o grande ponto do modelo de franquias, a padronização. Essas franquias que você frequenta ou conhece, que se difundem até mesmo por todo o país, possuem as mesmas características independentemente da região em que se encontram. Dessa forma, ocorre um fortalecimento da marca que permite ao franqueado iniciar sua trajetória já com certo respaldo.

É por isso que, no início desse texto, afirmamos que no franchising você pode trilhar o seu caminho como empreendedor com maior segurança. Afinal, como franqueado, você adquire esse direito de vender os produtos ou serviços do franqueador utilizando seu nome e padrões estabelecidos pela franqueadora. 

Além disso, assim como em todo negócio, tal conjuntura gira em torno do lucro. Para o franqueador, existe uma parcela dos lucros de todas as franquias que ele recebe, os já citados royalties. Além disso, todas as questões burocráticas, como taxas e a COF (Circular de Oferta de Franquia) são regidas pela Lei de Franquias.

Como ficar rico no mercado de franquias?

Como dito anteriormente, não existe receita mágica para a riqueza. Todavia, é inegável afirmar que existem atalhos para tal objetivo. O caminho é árduo, mas com as escolhas certas desde o primeiro momento, talvez “ficar rico” não seja um sonho tão distante assim.

Para começar, o franchising é um mercado aquecido no período pós-pandemia, prestes a atingir um recorde no faturamento anual com R$ 200 bilhões, mesmo após um período de dificuldades econômicas e sanitárias. Isto é, não é segredo para ninguém que no franchising você pode encontrar alguns dos negócios mais rentáveis do mercado. 

Com um investimento fixo e todo apoio necessário para operar uma franquia de sucesso, o modelo permite que o retorno do investimento aconteça em poucos meses após a inauguração. Dessa forma, com cada vez mais oportunidades de negócio surgindo em novos formatos, o franchising é referência quando o assunto são negócios rentáveis. Afinal, dentro do mercado de franquias há opções de empreendimentos para os mais variados bolsos, preferências e necessidades. E o melhor: sempre com ótimos retornos!

Custo x Rentabilidade

Mas, como avaliar a rentabilidade de um negócio? Afinal, se ater simplesmente ao faturamento médio da unidade ao analisá-la pode comprometer seu sucesso. Isto é, embora possa parecer rentável a um primeiro momento, é possível que ela acompanhe um grande investimento, tanto na taxa de franquia quanto na instalação da loja e outros custos mensais.

Dessa forma, podemos lembrar de um conceito financeiro muito presente no franchising: o ROI (Retorno Sobre Investimento). No franchising, o ROI engloba a taxa de franquia, o capital de giro, os custos de instalação da loja e os royalties fazem parte do cálculo quantitativo de retorno financeiro que o investidor irá obter a partir de sua unidade de franquia. 

É importante lembrar, entretanto, que o valor do ROI depende também da qualificação do empreendedor na gestão do negócio e também do tempo investido no trabalho. Afinal, o esforço e a eficiência do franqueado fazem toda a diferença nas taxas de retorno, que podem ser elevadas mais rapidamente com dedicação e empenho do gestor e seus funcionários.

Ou seja, uma rede de franquias que oferece um faturamento alto, mas com custos de operação elevados, pode ser menos rentável do que uma que promete um rendimento menor enquanto também custa menos para funcionar. Fato é: incluir esses fatores na hora de investir em uma franquia é o primeiro passo para calcular precisamente o quão rentável ela será no longo prazo.

Quais as franquias mais rentáveis do mercado?

A grande conclusão é de que, embora redes como McDonald’s e Subway tenham um faturamento médio superior, elas também carregam consigo um grande investimento. Ou seja, não existem milagres quando o assunto é ficar rico. 

Um atalho, entretanto, é saber encontrar um negócio que facilite sua jornada — e na lista de franquias que separamos para você e em todo o portal de franquias da Central do Franqueado, você encontra todos os valores e informações que precisa saber ao considerar o investimento em uma franquia. 

Taxa de franquia, royalties, faturamento médio e, é claro, o tempo de retorno sobre o investimento esperado ao adquirir uma franquia da rede. Por isso, navegue e descubra aquele que melhor se encaixa no seu perfil empreendedor. Porém, podemos adiantar algo: todas as franquias dessa página são consideradas extremamente rentáveis. Isto é, ótimas opções de investimento para todos os tipos de perfis, segmentos e bolsos!

Essas foram as melhores opções para conhecer de vez os negócios mais rentáveis que você pode encontrar no franchising. Continue conferindo e comparando outras opções de franquias com nossa ferramenta e entre em contato com os responsáveis das redes que você se interessar. O franchising é o modelo de negócio que mais cresce no Brasil e você não vai querer ficar de fora dessa oportunidade!

Quer saber como o mercado de franquia se comportou em 2022? Desenvolvemos um eBook onde trouxemos dados sobre a procura por franquias. As informações são extraídas do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano. Os dados tratarão dos segmentos mais buscados, faixas de investimento, franquias em destaque e muito mais. 

Clique e faça o download do eBook “Panorama do mercado de franquias 2022: os principais dados do franchising”!

Caso tenha alguma dúvida, leia também nosso guia completo sobre como abrir um negócio no franchising. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Franchising