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8 dicas para evitar o ruído na comunicação de sua rede de franquias

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Engajamento

7 min de leitura Carlos Griebler

Não evitar o ruído na comunicação de uma rede de franquias podem causar transtornos inimagináveis para a saúde do negócio. Por isso, elaboramos esse conteúdo com dicas para te ajudar ao máximo nesse tipo de problema em sua rede de franquias. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que são ruídos na comunicação?

Ruídos na comunicação interna de uma rede de franquias podem fadá-la ao fracasso. É essencial que o franqueador e o franqueado de uma rede possuam um bom relacionamento, com uma comunicação clara e honesta.

Você pode pensar: isso é óbvio! Bom, deveria ser. Acontece que, o diálogo muitas vezes é deixado de lado e cada elemento da franquia tenta fazer seu melhor sem olhar para os lados.

É importante notar que, a longo prazo, problemas de relacionamento e comunicação podem ser devastadores para sua franquia. Eles afetam diretamente a reputação e aspectos financeiros de sua rede de franquias. 

Portanto, quando você decide compartilhar sua marca com uma série de investidores, é necessário saber respeitar opiniões e encontrar um ponto em comum onde poderão trabalhar em conjunto. Assim, sua rede prosperará como esperado. 

Para resumir, você como franqueador deve ter diversas franquias espalhadas pelo Brasil, quiçá pelo mundo. Por isso, é fundamental que qualquer comunicado e orientação sejam passados de forma precisa e sem qualquer tipo de distorção. Dessa forma, auxiliando na continuidade e bem-estar da rede.

Qual a importância de evitá-los?

Além do lucro, o principal objetivo de qualquer negócio é manter seus clientes satisfeitos. Assim, eles sempre voltarão à sua empresa. Esse processo, chamado de fidelização, pode ser completamente comprometido caso haja problemas na comunicação interna de sua franquia.

Por exemplo, imagine um pedido em uma rede de alimentos. Se existirem ruídos na comunicação da franquia, provavelmente erros acontecem com certa frequência. 

Dessa forma, até mesmo os clientes que gostam do seu produto deixarão de frequentar a marca. E como isso é um problema geral, não adiantaria nem trocar de unidade, causando uma perda total do cliente.

Obviamente, isso afeta diretamente a receita da rede. É impossível negar a importância do lucro para qualquer negócio, então a saúde da empresa será prejudicada de forma que pode significar, nos tempos difíceis que vivemos no país, o fim da linha para um negócio. 

Errar uma vez custa caro, mas errar frequentemente pode custar sua empresa. Outro ponto severamente atingido por ruídos na comunicação é a possibilidade de evoluir como franquia. Como otimizar processos e expandir sua rede se as situações atuais já sofrem com fortes impasses?

Um programa de excelência, por exemplo, jamais poderia ser implementado em uma rede que sofre com esse tipo de problemas. Então, como podemos ver, são muitos os benefícios e possibilidades que se perdem ao deixar de corrigir distúrbios como esse na comunicação interna de uma rede de franquias. 

8 dicas para evitar ruídos na comunicação de sua rede de franquias

Estabeleça os valores da franquia

Os valores e a missão de uma empresa precisam ser uma declaração concisa do propósito fundamental da organização. Eles podem ser considerados o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costumam mudar ao longo do tempo.

A partir de sua definição, se torna possível o desenvolvimento de um planejamento estratégico, direcionamento de funcionários e até mesmo a criação de laços com clientes. Assim, quem procurar sua empresa saberá exatamente o que encontrará em termos de propósito da marca. 

O que a empresa deve fazer? Como a organização se vê a longo prazo? Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes? São exemplos de perguntas que devem ser respondidas. Dessa forma, potenciais ruídos na comunicação serão prontamente minimizados.

Selecione bem seus franqueados

A seleção de franqueados é uma das partes mais importantes na hora de expandir sua franquia. O mau gerenciamento nesse momento pode causar grandes problemas futuros, como os próprios problemas de comunicação.

Por isso, você não pode aceitar qualquer pessoa que deseja gerir uma unidade de sua rede de franquias. Afinal de contas, o franqueado carregará a imagem da sua empresa e se vocês não estiverem alinhados, problemas surgirão.

Invista em entrevistas complexas (que não assustem o potencial franqueador), pois é necessário saber se aquela é a pessoa certa para delegar sua marca. Se você quiser saber mais sobre qualificação de franqueados, temos uma série de vídeos sobre o assunto.

Confira: Qualificação de Franqueados (Etapa 1): Como iniciar a busca por novos franqueados

Capacite com qualidade

Ruídos de comunicação podem surgir quando você deixa de oferecer um know-how de qualidade. Se seu franqueado não entender bem o funcionamento do processo, com certeza haverá problemas futuramente.

Por isso, tenha certeza de que investiu o necessário para garantir um bom ensino e capacitação para seus franqueados. Assim, o padrão de qualidade da franquia será mantido e vocês operarão na mesma linha de pensamento.

Comunicação personalizada

Se você pensa em simplesmente fazer um comunicado geral para sua rede, em relação a mudanças ou orientações que deseja para a marca, está cometendo um grande erro. Existem unidades de diferentes pessoas e tamanhos, por isso é fundamental que você se comunique com cada uma de forma individual.

Essa personalização busca adequar a comunicação com o franqueado, baseando-se em seu perfil e preferências. Podemos considerá-la essencial no mercado atual, pois o atendimento tem sido uma prioridade durante o atendimento. E no mundo de franquias, isso não é diferente.

Integre os canais de comunicação

Outra forma de auxiliar para evitar ruídos na comunicação é integrando e padronizando os canais de comunicação. Ao colocar comunicados, orientações, manuais e material de ensino em apenas uma plataforma, você consegue registros e um acesso facilitado para você e seu franqueado.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de conduzir bem o relacionamento entre os indivíduos de uma rede de franquias. Para te ajudar, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo CAF, conta com funcionalidades para transformar o contato entre você e seu franqueado. 

Um blog interno pode ser útil

Com o mundo cada vez mais digitalizado, muitas vezes a melhor forma de transmitir informações é através da internet. Com isso, um blog interno pode ser fundamental para uma boa comunicação com seus franqueados.

Novidades, comunicados, novas soluções para problemas recorrentes são facilmente repassados à rede como um todo. Além disso, a plataforma geralmente possibilita uma interação com os colaboradores através de um sistema de comentários.

Outra possibilidade são os webinars. Eles são videoconferências online com possibilidade de interação e transmissão de conhecimento, também são uma ótima ferramenta para sua franquia.

Ebook: Como escalar e otimizar treinamentos de Franqueados

Agentes de campo

Mais uma forma de evitar conflitos na comunicação de uma rede, é garantindo que os processos estejam sendo cumpridos conforme combinado. Como falamos anteriormente, a padronização das operações deve ser peça-chave na hora de analisar o desempenho de uma unidade.

Com uma consultoria de campo devidamente treinada para averiguar e avaliar as unidades franqueadas, você consegue orientar as correções de forma individual e clara. Assim, você acaba assegurando uma comunicação efetiva e sem maiores problemas.

Monitore indicadores

Avaliar a qualidade da comunicação por números pode ser uma tarefa complicada, mas felizmente existem métricas que podem auxiliar nesse processo. Para avaliar a qualidade do relacionamento com seu franqueado, você pode utilizar o NPS (Net Promoter Score).

De certa forma, avaliar a probabilidade de seu franqueado recomendar sua franquia para amigos reflete a qualidade da comunicação interna da sua rede. Se os clientes apresentam alto grau de fidelidade e satisfação, é sinal que o diálogo está ocorrendo com a devida qualidade.

Gostou das dicas para evitar ruídos na comunicação em sua rede de franquias? Agora cabe a você seguir essas recomendações e adotar as novas medidas em seu negócio. Com certeza os resultados serão animadores!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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