Comunicação empresarial: aprenda a utilizá-la na sua rede de franquias
5 min de leitura Leonardo Montoya
Você sabe o que é comunicação empresarial? Conheça a ferramenta estratégica utilizada para impulsionar a imagem da sua marca e, consequentemente, melhorar os resultados obtidos. Vamos entender como utilizá-la no franchising? Confira!
Neste artigo você lerá sobre:
- O que é comunicação empresarial?
- Comunicação empresarial e organizacional
- Os benefícios de uma boa comunicação empresarial
- Concluindo
O que é comunicação empresarial?
A comunicação empresarial é uma atividade estratégica desenvolvida por aqueles que visam promover a imagem da sua marca, expondo informações selecionadas para diferentes públicos. Assim, se bem executado, o processo possibilita um maior alcance para o seu negócio e facilita a conexão com clientes.
Mais do que criar uma identidade, a comunicação empresarial precisa ter como objetivo principal, abrir a porta para novos negócios e engajar os colaboradores com os valores definidos para a marca. Ou seja, a estratégia precisa impactar diretamente o funcionamento e os resultados da sua rede.
Passando pela assessoria de imprensa até grandes campanhas de marketing e as mídias sociais da marca, todas as informações precisam estar de acordo com a ideia principal estabelecida pela estratégia de comunicação empresarial. Essa ideia, às vezes direta e às vezes implícita, deve passar por esse filtro que adequa a mensagem ao público-alvo.
Em uma empresa, temos figuras como clientes, colaboradores, investidores, acionistas, parceiros externos e demais pessoas envolvidas de maneira geral no contexto da empresa. Desse modo, são vários os públicos com os quais você deve se comunicar, cada um com seus objetivos e estratégias específicas.
Para cada um desses grupos, é preciso ter uma estratégia exclusiva. Além disso, a comunicação necessita ser baseada em relacionamentos interpessoais, isto é, precisa ser desenvolvido de maneira orgânica entre as pessoas envolvidas, a partir dos seus procedimentos de controle interno.
Quer aprender mais sobre esse processo? Continue lendo!
Comunicação empresarial e organizacional
A comunicação empresarial, como você viu até agora, está completamente inserida no ambiente corporativo. Mas cabe diferenciá-la de outro tipo de comunicação, a qual chamamos de organizacional.
Embora os termos possam aparecer como sinônimos, os especialistas avaliam que o uso de “empresarial” deve ocorrer apenas para organizações que buscam lucro financeiro.
Por outro lado, o termo “organizacional” é mais amplo e pode incluir organizações sem fins lucrativos como ONGs, associações e demais instituições etc.
Os benefícios de uma boa comunicação empresarial
Como podemos imaginar, uma boa estratégia de comunicação empresarial traz diversos benefícios para sua empresa. Conheça alguns:
Melhoria na imagem da empresa
Como vimos, a empresa tem a necessidade de estar sempre buscando elevar a sua imagem. Dessa forma, a reputação organizacional é fundamental para conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes e, a partir disso, aumentar a influência da marca como todo.
Para construir uma imagem de autoridade e credibilidade, a empresa precisa multiplicar suas possibilidades de negócio, visando sempre estabelecer a marca no imaginário do público.
Assim, investir em uma boa comunicação empresarial acaba impactando na obtenção de resultados gerais, levando a empresa a atingir suas metas e objetivos em todos os setores.
Engajamento dos colaboradores
O aumento do engajamento por parte dos colaboradores é um dos maiores indicativos de que a comunicação empresarial está funcionando.
Um estudo da McKinsey, feito em 2012, concluiu que as empresas que estabelecem uma comunicação efetiva entre os colaboradores aumentam sua produtividade em cerca de 20%. Outra pesquisa, essa desenvolvida pela Gallup em 2016, revela equipes altamente engajadas na dinâmica do trabalho apresentam uma lucratividade até 21% maior.
Dessa maneira, fica evidente que em empresas transparentes e de comunicação aberta os profissionais se sentem mais confortáveis e motivados a colaborar com o sucesso geral da marca. Além disso, os colaboradores satisfeitos podem participar do processo de melhoria externa da identidade da empresa, uma vez que tendem a recomendar a empresa em seu círculo social, por exemplo.
Melhoria no planejamento organizacional
A comunicação empresarial, se bem aplicada, pode transformar e impactar todos os setores e suas operações. Isso ocorre porque os esforços de comunicação refletem na satisfação e motivação dos colaboradores. O resultado é evidente: um impacto muito positivo em todo planejamento empresarial e organizacional.
Para entender se as coisas estão funcionando com o planejado, você pode conduzir pesquisas periódicas. Ao realizar essa atividade, você pode trabalhar no desenvolvimento de um relatório que aponte os acertos e os elementos que ainda podem melhorar, a fim de manter a moral alta entre os colaboradores.
Canais de comunicação sempre abertos
Para o bom funcionamento de uma empresa, é essencial manter os canais de comunicação abertos, e nisso o investimento na comunicação empresarial também pode ajudar.
Esse item é muito importante, pois é fundamental dar voz aos colaboradores e aos clientes. Investir em formas de ouvir aqueles que fazem parte da empresa é o caminho para ampliar todos os tópicos citados anteriormente.
Concluindo
Como vimos, a comunicação empresarial é algo muito amplo e de vital importância para o sucesso de um negócio. Portanto, devemos sempre questionar definições simplistas que, frequentemente, reduzem o termo ao ato de divulgar notícias favoráveis a respeito da empresa.
A comunicação empresarial é um conceito muito maior do que se imagina a partir dessa ideia, sendo responsável direta pelo poder competitivo da sua marca dentro do mercado.
Assim, é essencial que você desenvolva a comunicação empresarial da sua rede de franquias de forma alinhada ao planejamento estratégico e integrada nos processos de gestão, levando em conta e trabalhando áreas como: assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, publicidade etc.
Gostou do conteúdo e quer aprender mais? Continue lendo sobre o franchising em nosso site!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Comunicação no franchising
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à