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Marketing

Produção de conteúdo: o que é e como produzir conteúdo de qualidade para sua franquia

6 min de leitura Carlos Griebler


Produção de conteúdo é criar materiais específicos e relevantes para o seu público-alvo. Aprenda neste artigo como produzir conteúdo de qualidade para promover a sua rede de franquias.

Neste artigo você vai ver:

O que é produção de conteúdo?

A transformação digital e as redes sociais popularizaram a produção de conteúdo. Atualmente, um smartphone e acesso à internet são suficientes para produzir conteúdo para diferentes plataformas. No entanto, se você quer conquistar clientes, não basta apenas produzir conteúdos, é preciso criá-los com qualidade.

No mercado de franquias, a produção de conteúdo consiste em disponibilizar materiais visuais, auditivos e interativos para divulgar a marca, atrair mais consumidores e se tornar uma autoridade na área de atuação. Uma rede de franquias que é vista como referência não só aumenta a quantidade de clientes, como também de franqueado, o que contribui para a sua estratégia de expansão.

Por isso, produzir artigos para um blog, vídeos e imagens que conquistem a atenção dos seus clientes em potencial são alternativas para se aproximar do público-alvo e aumentar as vendas. 

Vamos supor que a sua franquia trabalhe com a venda de mobília. A equipe de marketing produz um artigo sobre quais as melhores mobílias para casas na praia. O leitor que encontrou o seu artigo durante um momento de dificuldade passa a enxergar a sua marca como amiga. Nesse caso, a probabilidade dele indicar a sua marca para amigos ou conhecidos é alta, mesmo que ele não tenha comprado nenhum produto. 

Quais os principais tipos de produção de conteúdo? 

Agora que você entendeu o que é a produção de conteúdo, que tal conferir os principais tipos de produção de conteúdo? Veja a seguir!

Postagens em redes sociais

As postagens em redes sociais são determinantes para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Apostar na produção de conteúdo para as redes, portanto, é indispensável para a sua franquia. 

Vale lembrar que cada rede social apresenta um determinado público e nem sempre é válido investir todos os seus recursos para divulgar em todas as redes sociais possíveis. Cabe a você descobrir qual é a plataforma mais usada pelos seus clientes e, então, direcionar os recursos a ela.

Vídeos 

Os vídeos são a principal linguagem das redes sociais. Já parou para pensar que os aplicativos para smartphone mais baixados do mundo são majoritariamente para publicação de vídeos? Por exemplo, o TikTok e o Instagram e o YouTube

Gravar vídeos para os seus consumidores transmite a sensação de que a sua franquia está adequada às tendências tecnológicas. Além disso, um vídeo possibilita a você apresentar o seu produto em detalhes que uma imagem não mostraria.

Imagens

A principal vantagem das imagens é a sua facilidade de compartilhamento e de acesso em dispositivos móveis. Vídeos nem sempre são a melhor alternativa para assistir direto no smartphone, por exemplo. Para produzir uma imagem, você pode optar por fotografias ou pelo uso de softwares de edição. 

Voltando ao exemplo anterior da franquia de móveis, por exemplo, as fotografias são essenciais para mostrar os seus produtos aos clientes. Assim, o ambiente digital está repleto de imagens, mas nem sempre elas são atrativas ou organizadas para conquistar o cliente. As imagens, portanto, são parte importante para aprimorar o visual merchandising da sua rede.

E-books ou livros digitais

E-books são semelhantes às postagens de blog. No entanto, ao desenvolver esse material para seus consumidores, você pode experimentar diversas combinações dos conteúdos anteriores. Por exemplo, uma página do e-book pode conter texto e imagens combinando, a outra página pode ser estruturada com um vídeo e um texto. 

Em outras palavras, os livros digitais são instrumentos para aprofundar um assunto, diferentemente da postagem de blog que costuma apresentar uma abordagem mais artificial em alguns casos. 

Quer um exemplo em redes de franquia? A rede Maria Açaí desenvolveu um e-book sobre Investimento em Franquias. O material tem o objetivo de orientar os franqueados da marca sobre a implantação da nova unidade e conceitos fundamentais sobre franchising.

Podcasts

O podcast é um formato em ascensão no Brasil nos últimos anos. Ele utiliza exclusivamente o áudio para comunicar e informar, semelhante ao rádio. Por isso, a sua principal vantagem é permitir o consumo de conteúdo enquanto o ouvinte executa outras atividades. Por exemplo, se a sua persona tem pouco tempo livre, dificilmente um vídeo de longa duração será atrativo a ela. 

Como fazer uma produção de conteúdo de qualidade para a sua franquia?

Agora que você aprendeu o que é produção de conteúdo e quais as suas variações, você deve estar se perguntando: como produzir conteúdo de qualidade para os clientes e franqueados da minha rede? Confira a seguir dicas de produção de conteúdo para sua franquia!

Descubra o perfil do seu consumidor

Descobrir o perfil do consumidor é o primeiro passo para criar uma estratégia de produção de conteúdo eficiente. Uma dica é começar a análise pela faixa etária do seu público. Redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo, costumam concentrar maior quantidade de público jovem. 

Vale considerar também o comportamento do consumidor, a personalidade e as preferências do seu público, quanto mais adaptado o consumo for, melhor serão as respostas do seu público-alvo.

Use estratégias de SEO 

As estratégias de Search Engine Optimization contribuem para que o seu público-alvo encontre o seu conteúdo por meio dos mecanismos de busca. Você pode investir recursos da sua franquia para patrocinar e divulgar a sua marca na web. No entanto, o tráfego orgânico é muito importante para estabelecer a sua marca como referência e autoridade. 

Monitore os resultados 

Monitorar os resultados através dos indicadores de desempenho é uma alternativa para acompanhar e identificar se a sua estratégia de produção de conteúdo está adequada às necessidades da franquia. 

Por exemplo, se o formato de vídeo apresenta um número de acessos maior que as postagens no blog, talvez seja interessante investir mais na produção audiovisual, pois as métricas estão mostrando que esse conteúdo apresenta menor taxa de rejeição entre o seu público. 

Aposte na tecnologia

Produzir conteúdo sem usar a tecnologia é praticamente impossível nos dias de hoje. Para o mercado de franquias, existem inúmeras ferramentas para te auxiliar no planejamento e desenvolvimento de materiais. No entanto, nem todas são pensadas exclusivamente para auxiliar redes de franquia.

A Central do Franqueado, especialista em franchising, criou uma plataforma digital voltada exclusivamente para a criação de conteúdo para a sua rede. O Módulo Marketing é uma ferramenta interativa para gerenciar e fortalecer a imagem da sua marca. 

O que acha de padronizar a identidade visual da sua rede e abandonar o uso de diversas ferramentas? Simplifique a sua gestão! Solicite uma demonstração do Módulo Marketing e experimente grátis!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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