Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Marketing »Marketing de produto: o que é e como criar uma estratégia para aumentar as vendas
Marketing

Marketing de produto: o que é e como criar uma estratégia para aumentar as vendas

8 min de leituraAndrei Arndt

O marketing de produto te ajuda a vencer o desafio de vender em um mercado saturado de concorrentes. Quer saber como alavancar as vendas do seu negócio e estabelecer o seu produto como referência? Focar em uma estratégia que valorize a base: o produto, é sempre um diferencial. 

Neste artigo você vai ver:

O que é marketing de produto?

O marketing do produto é uma das principais vertentes do marketing. A sua principal função é estreitar as relações entre consumidor e produto. Seu foco é tratar da comercialização eficiente do produto às mais variadas categorias de clientes.

O marketing de produto compõe a lista dos 4 Ps do mix de marketingEle envolve uma série de estratégias e posicionamentos para o lançamento de um produto de sucesso no mercado. O planejamento, a execução e o lançamento são levados em conta para conectar produtos e serviços ao público-alvo de forma efetiva.

Antes do lançamento de um item ou serviço, o marketing de produto, através de planejamento,  estabelece o mercado do produto. Ele considera o tipo do produto, às necessidades funcionais do cliente, com base em personas e também a localização geográfica.

Atender as exigências dos consumidores e as suas aspirações é crucial para o sucesso de vendas em qualquer segmento. Continue lendo para aprender sobre a importância do marketing de produto para o seu negócio.

Qual é o objetivo do marketing de produto?

No mercado atual, um produto de qualidade não é mais um diferencial, é apenas um pré-requisito. Por isso, apostar em uma estratégia de marketing de produto é essencial para se destacar entre os concorrentes. 

Para isso, diferentes estratégias podem ser utilizadas. Além de posicionar o produto no mercado, ressaltando seus diferenciais frente aos concorrentes, e definir a mensagem principal comunicada por ele, o marketing de produto também objetiva os seguintes aspectos: 

  • Corresponder às necessidades do público; 
  • Estabelecer táticas de definição de preço, distribuição e design; 
  • Planejar e manter o produto no mercado; 
  • Analisar a efetividade e aceitação do público em relação ao produto; 
  • Monitorar e analisar os resultados das vendas.

Como funciona o marketing de produto?

Antes de aprender o funcionamento do marketing de produto e aplicá-lo à sua franquia, você precisa entender o conceito de Ciclo de Vida do Produto.

Ciclo de Vida do Produto

Todos os produtos apresentam um Ciclo de Vida do Produto. Ele é uma ferramenta administrativa que possibilita a análise de como um produto se comporta desde o seu planejamento e inserção no mercado até o fim de sua vida, que se consolida com a retirada do mercado.

Entre as fases estão: 

  • Desenvolvimento: aqui o produto ainda reside no campo das ideias. É uma fase de expectativa, de testes e de hipóteses a serem levantadas visando aprimoramentos.
  • Introdução no mercado: nesta etapa, o produto é disponibilizado aos consumidores. O marketing de produto assume o papel crucial de atingir o público-alvo e incentivar as vendas.
  • Crescimento: aqui o marketing é responsável por planejar uma estratégia e manter o produto competitivo no mercado até ele atingir a maturidade.
  • Maturidade: a maturidade se refere ao ponto alto do ciclo de vida de um produto. Desfrutando do máximo potencial, o produto estabiliza o número de vendas. 
  • Declínio: todo produto encerra seu ciclo de vida. Nesta etapa do ciclo, a empresa deve preparar a substituição do produto.

Entender o ciclo de um produto prepara o seu negócio para lidar com os concorrentes e otimiza os seus investimentos em marketing. Agora que você aprendeu sobre o que é o Ciclo de Vida de um Produto, continue lendo para entender como funciona o marketing de produto.

A função do marketing de produto é garantir que o produto alcance a fase de crescimento o mais rápido possível. Durante a maturidade, é fundamental que ele se concentre em estender o máximo possível, renovando continuamente o produto para e estabelecendo-o como referência ao consumidor. 

A fase de declínio, por sua vez, deve ser evitada através de abordagens que despertem e renovem o interesse do consumidor no produto. Empresas como a Coca-Cola e a PepsiCo, por exemplo, são referências em combater o declínio e se reinventar com base no marketing de produto.

Como criar uma estratégia de marketing de produto da sua franquia?

Agora que você entendeu a importância do marketing de produto, que tal conferir um passo a passo para aplicar a estratégia na sua franquia? Confira a seguir!

Estudo de mercado

Definir o mercado-alvo é o primeiro passo para uma estratégia de marketing de produto. Por isso, é importante conduzir pesquisas de marketing visando obter dados sobre as principais oportunidades e riscos.  

Para planejar e desenvolver o posicionamento de produto ideal, vale prestar atenção aos concorrentes e produtos líderes de mercado no segmento, bem como fatores sociais e econômicos que podem ser determinantes para aceitação do público.

O valor médio dos produtos semelhantes ao seu e até estimativas de retorno financeiro em curto ou longo prazo, podem ser determinadas através do estudo de mercado. No entanto, é importante lembrar que o estudo necessita de atualização constante para manter o seu negócio alinhado com as tendências do mercado e os desejos do consumidor.

Muitas variáveis podem determinar o sucesso ou fracasso de um novo produto. Por isso, é importante focar nessa etapa para não ser surpreendido no futuro.

Definição do público alvo

O próximo passo é escolher o perfil de consumidor designado para o seu produto. A definição da persona é um processo minucioso e aprofundado, ele deve reunir o maior número de informações objetivas possíveis para cada perfil. 

Dados demográficos como gênero, faixa etária e classe social, embora necessários, são levianos para a construção de uma persona relevante. É crucial entender a história, os hobbies, hábitos e motivações do comprador ideal. 

Dessa maneira, concluir qual a melhor alternativa para solucionar problemas do seu público se torna uma tarefa menos ambígua e mais efetiva.

Mensagem e posicionamento

Posicionar o seu produto é importante porque institui o seu espaço no mercado. A mensagem, por sua vez, é a responsável por incentivar a etapa de decisão durante a jornada de compra

O valor médio dos produtos semelhantes ao seu e até estimativas de retorno financeiro em curto ou longo prazo, podem ser determinadas através do estudo de mercado. No entanto, é importante lembrar que o estudo necessita de atualização constante para manter o seu negócio alinhado com as tendências do mercado e desejos do consumidor.

O posicionamento do produto é importante não só porque está diretamente relacionado ao seu sucesso no longo prazo, mas também porque o torna desejado e memorável dentro de um determinado segmento de mercado.

Criar um plano de lançamento 

Para o marketing de produto, o plano de lançamento significa planejar e estabelecer a estratégia para divulgar e produzir conteúdo publicitário sobre o produto. Os materiais, o período de divulgação e as diferentes mídias a serem utilizadas são fundamentais para o sucesso do plano. 

Mas não só a comunicação externa deve estar em foco, como também o lançamento do produto internamente, preparando a equipe e selecionando os responsáveis pelas tarefas de promoção do produto.

Produção de conteúdo para o lançamento

Uma produção densa de conteúdo anda lado a lado com o lançamento de um produto. De press releases a propagandas milionárias na televisão, produzir conteúdo sobre novidades é essencial para uma estratégia eficaz de marketing de produto. Para essa etapa, é importante integrar a equipe de marketing, assessoria de imprensa e comunicação. 

Esta etapa também inclui outra vertente do marketing: o marketing de conteúdo. E-mail marketing, posts e mídias sociais são ótimas plataformas para direcionar a produção dos seus conteúdos de divulgação. Vale lembrar a importância de anúncios em veículos e a linguagem utilizada, que deve variar conforme os canais selecionados e o público.

Lançamento do produto

A penúltima etapa trata de lançar o produto no mercado. Para isso, é importante aproveitar toda a repercussão em torno do lançamento e estudar as possibilidades de aumentar a visibilidade. 

Escolher corretamente a data do lançamento é importante para que não coincida com o lançamento de um produto concorrente, o que pode arruinar a sua estratégia.

Contar com a colaboração de influencers é uma alternativa para aumentar o alcance do lançamento, mas é importante conhecer e estar alinhado com o seu público.

Acompanhamento

Após o lançamento, o marketing de produto continua estudando e monitorando os resultados da venda, da audiência, o engajamento nas redes e o efeito do produto no mercado.

As mídias sociais são importantes nesse aspecto. Através do Google Trends, por exemplo, é possível ter noção das tendências de pesquisa no Google acerca do seu produto. O acompanhamento é fundamental para, inclusive, mudar o direcionamento do produto caso o resultado seja muito abaixo do esperado.  

Ao passo que o marketing de produto evolui, junto com as tecnologias, diversas possibilidades aparecem. Estabelecer ideais e um relacionamento harmônico com os consumidores é indispensável para qualquer negócio. 

No entanto, o marketing de produto não é infalível, bem como todas as vertentes do marketing. Por isso, é importante ficar atento às tendências do mercado, ao relacionamento com os clientes e as métricas de venda. 

A Central do Franqueado pode te ajudar a aumentar o alcance da sua marca. Conheça nosso Mídia Kit e saiba como podemos impulsionar a divulgação da sua rede com canais de referência no franchising!

Gostou do conteúdo? Então não esqueça de conferir nosso artigo sobre plano de marketing!

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado