Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Marketing

Comunicação externa: como ela pode melhorar a sua franquia

6 min de leitura Andrei Arndt


A comunicação externa elabora e executa ações com o intuito de preservar e melhorar a imagem da empresa. Já parou para pensar na imagem que a sua empresa transmite? Todas as informações que saem da organização acabam moldando a percepção da sociedade. Por isso, é importante ter uma estratégia de comunicação externa assertiva e planejada.

Neste artigo você vai ver: 

O que é comunicação externa?

A comunicação externa de uma empresa planeja e desenvolve ações para a construção da imagem percebida pelo público. Através da comunicação externa, a empresa administra e fortalece a sua relação com stakeholders, aumentando sua atuação e relevância no mercado.

Para simplificar, toda comunicação direcionada ao público externo é considerada comunicação externa. Clientes, fornecedores, organizações parceiras, investidores, a imprensa e os concorrentes compõem o público conhecido como stakeholders, o público estratégico.

Entretanto, ela não serve apenas para atender aos stakeholders, mas também para receber seus feedbacks, uma via de mão dupla. A longo prazo, a comunicação externa efetiva constrói a reputação da empresa e a torna relevante dentro do seu segmento.

É importante que a comunicação externa esteja alinhada com os valores da sua marca para efetivar a construção de imagem. Comunicar algo que não corresponda às atividades da empresa pode ser prejudicial. Por exemplo, alegar ao público o uso de determinadas práticas de produção que não correspondem à realidade.

Quais os tipos e principais pontos da comunicação externa?

Para elaborar um plano de comunicação externa efetiva, vale lembrar que existem três categorias de comunicação externa adotadas no mundo corporativo.

  • Comunicação externa estratégica: ela pretende receber dos clientes, parceiros e instituições relacionadas, informações que contribuam para o desenvolvimento das suas estratégias competitivas e de mercado. 
  • Comunicação externa operativa: nessa categoria, a comunicação almeja compreender o cotidiano da organização, suas história e suas principais atividades.
  • Comunicação externa de notoriedade: comunicação usada para a divulgação de produtos, serviços e engajamento social. A preocupação com questões ambientais, crueldade com animais e zero waste, por exemplo, são posicionamentos comumente adotados.

Além disso, podemos considerar os seguintes pontos cruciais para uma aplicação eficaz: 

  • Analisar o público-alvo (redes sociais mais utilizadas, idade e perfil de consumo). 
  • Executar ações persuasivas e positivas para interagir e engajar o público. 
  • Produzir conteúdo direcionado aos clientes.
  • Desenvolver uma identidade visual alinhada com a imagem a ser comunicada. 
  • Analisar e estudar formas assertivas de comunicação com os consumidores.

Qual a importância de uma comunicação externa?

Por meio de uma aplicação correta, ela mantém a organização estruturada em tempos difíceis e também te ajuda a fidelizar os clientes. Além disso, ao trabalhar em uma  estratégia de comunicação externa, a empresa entende melhor o segmento em que está inserida e quais as tendências de mercado.

Tudo o que acontece fora da organização acaba por influenciar de maneira positiva ou negativa o dia a dia da empresa. Nesse sentido, a comunicação externa é importante para acompanhar as mudanças.

Ela é capaz de transformar a empresa em uma entidade culturalmente relevante e socialmente engajada, características indispensáveis na sociedade moderna. Efetivar a comunicação externa também significa propagar a civilidade e amenizar a imagem de uma empresa que busca somente o lucro.

A comunicação externa, portanto, precisa ser planejada levando em conta o público-alvo e o uso da transformação digital para aplicar sua estratégia efetivamente. 

Como aplicar a comunicação externa na sua franquia?

Para implantá-la, é preciso analisar o segmento do mercado em que a sua franquia está inserida. Além disso, vale conferir a melhor forma de comunicar ao seus clientes e parceiros fazendo um levantamento dos meios de comunicação mais acessados por eles.

Invista em assessoria de imprensa

Contar com a participação de assessores de imprensa é uma alternativa para pautar os meios de comunicação tradicionais. A TV, o rádio, revistas especializadas, etc.  

Diferente da publicidade em que o espaço nos jornais precisa ser pago, na assessoria de imprensa não há custo adicional. Os jornalistas não ganham pela publicação de conteúdo sobre uma empresa. 

No entanto, eles publicam o que acham relevante ao público. Por isso, investir em assessoria de imprensa é um caminho possível para você que busca inserir a sua marca em veículos de informação.

Vale lembrar que os assessores de imprensa também são jornalistas, portanto, eles sabem o que os jornais valorizam na hora de escolher uma pauta para publicação.

Aposte no marketing social

O marketing é o aliado principal da maioria das empresas. A sua vertente social, no entanto, ainda é pouco explorada pela maioria das organizações inseridas no mercado. Marketing social são ações executadas para promover a empresa através de ideias e atitudes em prol da sociedade.  

Questões de saúde pública, transportes, educação e moradia são pontos que costumam motivar campanhas de marketing social. Por exemplo, através de uma campanha de doação para crianças carentes, o público se identifica e reconhece a organização como socialmente ativa e responsável.

Crie um blog para se aproximar do seu público

Ao escrever conteúdo especializado sobre o seu mercado de atuação, você mostra ao leitor seu conhecimento sobre o assunto, gerando autoridade para sua marca e aumentando o número de vendas. No mercado atual, a credibilidade é fundamental para fechar parcerias e se tornar uma marca de referência. A prática também é conhecida como marketing de conteúdo.

Além disso, o blog pode te ajudar a apresentar as ideias da sua franquia e até mesmo encontrar possíveis franqueados para expandir a sua rede. Ao alimentar o blog com conteúdo regularmente você também possibilita que os clientes te encontrem nas pesquisas do Google.

As estratégias de SEO são válidas para te auxiliar nesse procedimento. Um conteúdo relevante permanece nas pesquisas do Google por muito tempo. Nesse sentido, vale a pena implementar o blog no seu negócio, principalmente a longo prazo.

Use uma plataforma de marketing

Os avanços na tecnologia digitalizaram diversas soluções para o mundo dos negócios. As plataformas digitais são boas alternativas porque não têm custo de implantação e podem ser acessadas de qualquer local. Geralmente, funcionam como Saas (Software as a Service), através de planos de contratação e pagamento de mensalidade.

A Central do Franqueado disponibiliza a você uma plataforma moderna e sofisticada: o módulo Marketing, desenvolvido para transformar a gestão da sua rede através da integração e padronização da identidade da sua marca. Solicite uma demonstração conosco e teremos prazer em atendê-lo!

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Marketing