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O que é Growth Hacking? Passo a passo para acelerar o crescimento da sua franquia

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Marketing

5 min de leitura Dario Ruschel

Growth Hacking é uma metodologia desenvolvida por Sean Ellis que busca alavancar o crescimento de uma empresa através de técnicas de marketing. O termo é conhecido no meio das startups e consiste em uma empresa adotar práticas e métodos que buscam promover o crescimento de um negócio através de hacks e estratégias de marketing inovadoras

Confira o que você vai aprender sobre o assunto neste artigo:

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma denominação relativamente nova no mundo do marketing. O termo começou a ser utilizado por Sean Ellis, head de marketing de um dos softwares de acesso remoto mais conhecidos do mundo, o LogMeIn – apenas no início da década. Isso porque Ellis, como profissional, elaborara uma maneira rápida de promover crescimento para as startups nas quais trabalhava, com o uso da Internet.

O marketing de Ellis encontrava oportunidades e brechas (que no inglês são os “hacks”), em lugares não convencionais, para criar estratégias de obtenção de resultados para o crescimento (“growth”) da empresa. O Growth Hacking, nas palavras do próprio, é: marketing orientado a experimentos.

Mas porque o uso do termo é uma novidade que vem ganhando cada vez mais espaço de uns anos para cá? Justamente: o Growth Hacking é uma prática que encontra gatilhos em meio ao marketing digital, promovendo através da rede, o crescimento de empresas. O próprio Facebook é um dos maiores exemplos que podemos encontrar para analisar estratégias de Growth Hacking que foram utilizadas pela marca, a fim de conquistar efetivamente usuários. Deu certo: hoje, o Facebook é a maior rede social do mundo.

Para o que serve o Growth Hacking?

O que faz, então, um growth hacker, para atingir os objetivos da empresa? Antes de tudo, é importante ressaltar que o trabalho desse profissional deve estar inserido na rotina da empresa continuamente, a fim de que os resultados sejam realmente expressivos.

Também, porque o growth hacker deve conhecer profundamente o perfil dos consumidores da marca, além de claro, conhecer seus processos, entender de tecnologia e marketing e ser um usuário ativo de Internet. Mas, o segredo está no comportamento e na psicologia dos consumidores. É nisso que o growth hacker encontra as chamadas brechas.

Não precisamos nem comentar que para redes de franquias, fazer Growth Hacking é um grande diferencial, né? Boas estratégias de marketing digital são essenciais para manter o público interessado na marca e também, para conhecer o perfil dos consumidores dos diversos pontos de instalação das unidades franqueadas.

Como usar o Growth Hacking em minha rede de franquias?

1 – Identifique problemas e defina objetivos

Growth Hacking é realizar experimentos através de brechas. Sendo assim, a prática funciona como um teste a fim de atingir resultados. De uma maneira geral, existe um processo que determina sua realização: encontrar problemas e definir objetivos, pensar em ideias e coloca-las em prática e, por último, avalia-las a fim de medir resultados.

2 – Formule ideias

Primeiramente, o profissional de marketing deve entender os consumidores da marca, pois é em seu comportamento que se encontram os problemas e então, os objetivos a serem cumpridos. É a partir daí que são elaboradas as estratégias e os experimentos. Por exemplo: uma estratégia de Growth Hacking pode ter o objetivo de fidelizar um novo consumidor da marca. Mas, como mantê-lo interessado nela para que isso se concretize?

É aí que entra a elaboração de ideias de Growth Hacking. Tais ideias podem englobar as mais simples táticas, que envolvem desde o funcionamento de páginas do site da marca, ao envio de newsletters e à utilização de algoritmos para selecionar conteúdos relevantes para o usuário (estratégia bastante utilizada pelo Facebook).

As melhores ideias são encontradas através de pesquisas e, também, a partir de brainstormings feitos pela equipe de marketing. As ideias que serão selecionadas são aquelas mais próximas aos objetivos estabelecidos no início e devem levar em consideração os custos de implementação, a probabilidade de sucesso e o impacto nos resultados da empresa.

3 – Elabore estratégias

Após definir as ideias que serão utilizadas e formata-las através das estratégias de Growth Hacking, é hora de colocar o experimento em prática. Muitos desses experimentos envolvem a programação – e é interessante, mas não obrigatório, que o growth hacker tenha esse conhecimento.

É fundamental, entretanto, que o profissional tenha bons conhecimentos a respeito da tecnologia e de suas novidades. Isso porque o monitoramento da operação também faz parte do seu papel.

Monitorar a ação e avaliar seus resultados é a parte na qual será descoberto se o experimento deu certo. Nisso, entra a análise de métricas, o número de leads convertidos a partir da ação, enfim. A avaliação é uma parte essencial para direcionar a empresa ao crescimento.

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Quais as melhores ferramentas para aplicar os hackings?

Colocando o processo em prática, podemos utilizar alguns exemplos clássicos de Growth Hacking.  Confira a seguir os melhores para sua franquia e saiba como alavancar o seu processo de crescimento.

Search Engine Optmization (SEO)

O SEO (Search Engine Optimization) é um meio cada vez mais utilizado por profissionais de marketing de empresas, e consiste na otimização do posicionamento da marca em ferramentas de busca, através do uso de palavras-chave com a produção de conteúdos relevantes para potenciais consumidores.

É uma maneira para atrair a atenção de usuários e conquistar espaço em meio a concorrência. Da mesma forma, os algoritmos de um site ou de uma rede social, podem direcionar materiais interessantes para determinados usuários, através da análise do seu perfil na rede – por isso que ser programador é um diferencial para o growth hacker.

E-mail Marketing

O envio de e-mail marketing, com mensagens cuidadosamente produzidas, constituídas de botões de call-to-action, boas chamadas e conteúdo atraente, também pode ser feito de experimento. Mas, o que deve existir no processo, é a criatividade. As melhores estratégias são encontradas nos locais mais inusitados.

Não associe o termo ‘Growth Hacking’ a algo negativo. Aliás, a prática não é ilegal e muito menos antiética. O termo ‘hacking’, nesse caso, é puramente utilizado para representar brechas e atalhos que se encontram no comportamento dos consumidores. A diferença de um growth hacker para um hacker normal é que o primeiro está atento às passagens existentes para o crescimento de uma empresa através de estratégias de marketing. Portanto, não pense no termo como algo que não pertence ao próprio marketing.

Considerações finais

Investir em marketing digital é uma ótima maneira para alavancar o crescimento da sua franquia – e o Growth Hacking é apenas uma maneira de se pensar em marketing digital. Continue lendo nosso site para aprender mais sobre o franchising!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado

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