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Marketing

Newsletter: saiba porque utilizá-la no marketing da sua franquia

11 min de leitura Filipe Pacheco


Não é segredo para ninguém que um dos principais pilares do franchising está na expansão acelerada da marca. Todavia, para atingir esse objetivo, diversas estratégias são utilizadas para fortalecer a marca de um negócio e trabalhar seu reconhecimento no mercado. Entre eles, a newsletter é uma opção cada vez mais utilizada. 

Caso não esteja familiarizado com o termo, uma newsletter nada mais é do que um boletim informativo utilizado como estratégia para agregar valor à marca de um negócio. Para te ajudar a conhecer mais sobre o assunto, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre newsletters e o seu funcionamento no mercado de franquias!

O que você irá encontrar neste artigo sobre newsletter:

O que é uma newsletter?

Sabemos que cada vez mais as pessoas têm diversas informações a seu dispor e, muitas vezes, até em excesso. Propagandas, notícias, memes e todo tipo de conteúdo são despejados na internet vinte e quatro horas por dia. Dessa forma, o acúmulo resulta na perda de muito desse material ao olhar do consumidor.

Diante desse cenário, surgem as newsletters. Para começar a explicá-las, vamos considerar a seguinte situação: alguma vez você já assinou um jornal ou uma revista, ou se cadastrou em um site para, dias depois, ser alimentado com conteúdos dessa fonte? Se sim, você já viu uma newsletter em prática na caixa de entrada do seu e-mail!

Com um público definido, disposto a ler e absorver aquilo que lhe for enviado, você tem em mãos uma ferramenta poderosa na newsletter. Isto é, a newsletter é uma forma de capturar a atenção das pessoas e agregar valor ao relacionamento entre uma marca e seu público. Afinal, a pessoa estava disposta a começar a receber aquele material e você está cumprindo seu papel, nutrindo-a com informações relevantes sobre a marca em questão.

Simplificando, a Newsletter é um boletim informativo enviado através de e-mail para todos consumidores e potenciais clientes de um produto ou serviço de uma empresa. Para receber este tipo de conteúdo, a pessoa pode ter cadastrado alguns dados seus em uma página que interagiu diretamente, como um formulário ou cadastro de compra.  

Como a newsletter funciona?

A Newsletter é uma estratégia de Inbound Marketing que busca criar conteúdos relevantes para melhorar o relacionamento da marca com o público. Este conteúdo pode ser uma postagem de blog da empresa, divulgação de promoções ou informações sobre seu negócio e mercado que atua. 

Com isso, o envio da newsletter é feito periodicamente a uma lista de interessados em receber o conteúdo de determinada marca. Por ter sido desejada pelos consumidores através de uma assinatura (ainda que gratuita), a mensagem deve agregar valor ao destinatário. 

Abaixo, falaremos agora quais são os motivos para criar uma newsletter para sua rede de franquias. Afinal, como qualquer estratégia de divulgação, o uso de uma newsletter busca resultados e deve acompanhar benefícios que justifiquem sua implantação. Alguns deles, já vimos, como o potencial na expansão da sua franquia na geração e qualificação de leads através dos materiais propostos. Confira!

Qual a importância da newsletter no franchising?

Vimos que, como parte de estratégia de inbound marketing, toda a proposta da newsletter gira em torno de nutrir esse potencial cliente até ele finalmente se sentir seguro e confiante em adquirir seus serviços. Dessa forma, você mantém sua marca fresca na mente do interessado e promove uma futura compra de forma natural, espontânea e satisfatória para a lead.

Mas, além disso, há outros pontos importantes a se levar em consideração. Veja abaixo!

Aproximar a marca do consumidor

Apesar de não ser uma estratégia de venda direta, como é o e-mail marketing, por exemplo, enviar conteúdos de qualidade através da newsletter pode aproximar sua marca dos consumidores. Isto é, a estratégia agrega valor aos assinantes e faz com que possam se tornar possíveis clientes no futuro. 

Brand Awareness

Sabe aquela marca que só de bater o olho você já a reconhece e lembra de seus feitos e qualidades? Aquela marca, conhecida, respeitada e desejada por muitos, só existe dessa forma por conta de uma estratégia de mercado muito necessária no cenário competitivo em que vivemos: o aumento do brand awareness. É essencial colocar sua marca no imaginário das pessoas. E educando e qualificando seu público por meio da newsletter da marca, isso será possível!

Expande o contato com o público-alvo

Um erro muito comum de empreendedores é pensar que somente gerenciar redes sociais é o suficiente para interagir e engajar seu público-alvo. Porém, devido às restrições que os algoritmos impõem aos usuários, seu conteúdo pode muitas vezes não chegar a quem você deseja alcançar. 

Já com a newsletter, o direcionamento do seu conteúdo vai diretamente a quem está interessado em saber mais do seu negócio. Por isso, é importante produzir conteúdos chamativos e que façam a diferença para o seu leitor. Você estará reforçando seu marketing de relacionamento e produzindo maior identificação entre empresa-cliente. 

Demonstra autoridade

Investidores, ainda mais no franchising, procuram investir em portos seguros. Afinal, com a crise do mercado em geral, arriscar não é uma opção para a grande maioria do público empreendedor. Com uma newsletter, você mostra sua autoridade no mercado de franquias, se mostrando uma ótima opção de investimento e atraindo mais interessados.

Então, se o principal objetivo de todo franqueador é expandir, é através do contato com leads que isso se torna uma realidade. Com isso, mesmo que o primeiro contato seja com um público inexperiente em relação à gestão ou qualquer outras razões para o lead estar no topo do funil de vendas, é possível nutri-lo ao longo do tempo até o sucesso da negociação.

Marketing barato

Você não precisa fazer altos investimentos para trabalhar com uma newsletter. Por se tratar de algo que sua equipe de marketing interna pode realizar com uma única ferramenta — o e-mail —, o envio virtual, permite fortalecer sua marca com um baixíssimo custo se comparado a outras estratégias.

Como criar uma newsletter para minha franquia?

Chegou a hora de pensar como criar uma newsletter para sua rede. O grande segredo aqui está em dois fatores: periodicidade e autenticidade. 

Se o grande objetivo do uso das newsletters é estreitar a relação com o público, é importante estabelecer uma frequência de envios. Sejam eles diários, semanais ou mensais, garanta que sua marca estará atingindo o assinante com periodicidade. 

Além disso, não é bom que siga modelos prontos ou cópias de outras empresas, mostre porque sua franquia é especial para marcar o imaginário do público-alvo. Ou seja, não há um modelo padrão para estruturá-la. O ideal é usar a criatividade e focar na qualidade do conteúdo que você irá produzir. 

A seguir iremos dar alguns passos que você deve seguir para ter sucesso nas estratégias de marketing digital do seu negócio utilizando uma newsletter. 

1. Estabeleça seu objetivo

Antes de sair enviando e-mails de modo aleatório para todos os seus clientes, é preciso ter em mente o que você deseja alcançar com sua newsletter. Portanto, estabelecer algumas metas é essencial para que você tenha um alvo a atingir com sua estratégia.

Isto é: o que você deseja alcançar com esta estratégia? A resposta pode ser otimizar sua captação de leads, gerar tráfego para o seu blog ou site ou divulgar promoções de seus produtos. 

As opções são infinitas, mas a partir do momento que você define onde você quer chegar, é possível direcionar o conteúdo com as estratégias cabíveis àquela meta. Sendo assim, você terá uma visão estabelecida para poder analisar os resultados posteriormente. 

2. Defina o seu conteúdo

Com suas metas e objetivos bem definidos (uma dica é apostar em metas SMART!), é importante estabelecer qual tipo de conteúdo você irá produzir. Felizmente, as opções também são imensas, como por exemplo:

  • Artigos de um blog da sua rede;
  • Curiosidades sobre sua marca ou mercado de atuação;
  • Promoções de produtos;
  • Eventos, webinar etc.

Desde que você tenha um foco de assunto, você poderá direcionar pessoas para produzir os conteúdos conforme suas áreas. Se for artigos, poderá designar a um jornalista ou redator de qualidade; em caso de anúncios, publicitários e profissionais de marketing podem auxiliá-lo etc.

Lembre-se: produzir conteúdo para newsletter é ter algo de relevante para seu público. Portanto, invista em profissionais qualificados para agregar valor ao seu conteúdo e diferenciar sua rede dos concorrentes. 

Tenha um diferencial, ou será somente mais um a ser destinado ao lixo eletrônico. E isso inclui focar em todas as especificações: assunto, assinatura, imagens, entre outros. Afinal, para chamar a atenção do seu leitor, é preciso ter um conteúdo cativante (e de qualidade, é claro).

Além disso, newsletter são enviadas através do e-mail, certo? Saiba que diversas pesquisas apontam que bons “assuntos” afetam a taxa de abertura de e-mails. Se você tiver apenas a definição “newsletter” é provável que você seja rejeitado ou ignorado. Trabalhe com frases instigantes, utilize emojis, todas estratégias que despertem o desejo do leitor de ler seu conteúdo.

Uma dica é nosso conteúdo sobre Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão. O conceito é uma das principais metodologias do mercado hoje em dia e busca melhorar elementos como “Calls To Action” em seus conteúdos a fim de aumentar a taxa de cliques.

Por fim, não foque apenas em vender através deste modelo de e-mail. Foque em agregar ao seu destinatário com bons conteúdos. Procure deixá-los educativos e que tragam algo novo para o conhecimento do destinatário. Assim, você aumentará sua possibilidade de cativar os seus potenciais clientes. 

3. Defina a sua identidade

Uma das coisas mais importantes em uma newsletter é o seu visual. Layout e identidade visual são essenciais ao definir a estrutura que utilizará para transmitir sua mensagem. Dessa forma, existem algumas coisas que você deve dedicar a sua atenção:

  • Remetente: busque definir uma identidade. Humanize seu remetente, pois as pessoas preferem contato humano. Estreitando a relação entre você e seu cliente você estará aumentando a chance de retorno do seu conteúdo;
  • Fonte: defina fontes padrões, como arial, times new roman, calibri etc. Quando você utiliza fontes comuns, aumenta a possibilidade de ser compatível com qualquer dispositivo, o que é importantíssimo devido a variedade de dispositivos do mercado;
  • Tenha mais de uma alternativa: é importante fornecer duas versões do seu e-mail. Produza uma versão trabalhada e HTML e uma com texto simples. Estas simplificadas servirão para servidores lentos e que têm algumas restrições. 

Devido a transformação digital e a popularização dos smartphones, dados da HubSpot e CampaingMonitor apontam que 53% dos e-mails marketing recebidos são abertos em dispositivos móveis. Ou seja, como já mencionamos, é necessário otimizar seu e-mail para todos os dispositivos, mas principalmente para o mobile. 

Para isso, simplifique seu layout. 

Otimize-o para que seja flexível nos celulares. Diminuir imagens de CTAs e imagens que deixam o carregamento do e-mail mais lento também pode ser uma boa alternativa. 

4. Mantenha contato

Lembra como uma das principais estratégias de marketing de conteúdo é estreitar a relação com o cliente? Portanto, a comunicação não pode se tornar um monólogo, mas sim um diálogo. Eventualmente, seus clientes responderão seus e-mails, e você precisa estar preparado para isso.

Mostre ao seu consumidor que a opinião dele importa e também que você realmente deseja estreitar esta relação. Com isso, você conseguirá manter a imagem da sua empresa perante seu público, demonstrando que você se interessa pelo que eles têm a dizer. Isso estabelecerá uma relação humana e fluída, agregando valor à sua imagem. 

5. Analise seus resultados

Por fim, de nada adianta aplicar uma estratégia se você não tem noção de qual retorno está tendo. Portanto, é importantíssimo mensurar todo o feedback recebido através de dados, avaliações, mensagens respondidas e impacto em seu objetivo. 

Para analisar o impacto da sua newsletter em seu marketing, é necessário que estabeleça quais métricas você utilizará, por exemplo: taxa de abertura, taxa de entrega, taxa de cliques, números de descadastros. A partir dos resultados de suas avaliações, é possível enxergar onde está acertando e o que precisa ser trabalhado para alcançar melhores resultados. 

Esperamos que você tenha entendido a importância e as vantagens dessa eficiente ferramenta de marketing digital. Não perca tempo para inseri-la na estrutura de comunicação da sua rede!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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