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O que é Google Meu Negócio? Saiba como expandir seu negócio com este recurso

8 min de leituraCarlos Griebler

Sua franquia está presente no Google Meu Negócio? Se não estiver, saiba que isso é um sinal de alerta. Atualmente, qualquer empresa que queira obter sucesso e ingressar de maneira consistente em um nicho de mercado, deve estar presente nas plataformas de busca da internet e o Google Meu Negócio é uma das principais delas.

Neste conteúdo, iremos apresentar as principais funcionalidades da ferramenta Google Meu Negócio. Descubra de que forma ela pode lhe ajudar a conquistar cada vez mais clientes para a sua rede de franquias.

Você vai ver:

O Google se tornou uma ferramenta tão presente na vida das pessoas que dispensa maiores apresentações. Estamos falando do maior site de buscas do mundo que recebe cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais.

Boa parte destas pesquisas são realizadas por consumidores quando querem encontrar algum produto ou serviço — pense em quantas vezes você utilizou a ferramenta para encontrar algo do gênero só na última semana.

Portanto, se você tem uma franquia e atua no setor de varejo, cafeteria, hamburgueria, ou qualquer outro negócio, estar presente no Google é uma obrigação. Afinal de contas, a última coisa que você quer é perder espaço para a concorrência pelo fato de seus potenciais clientes não saberem que você existe, não é mesmo?

Quais as alternativas para aparecer no Google?

Existem três formas de fazer sua franquia aparecer no Google:

  • Google Ads: com anúncios do Google Ads, sua empresa aparece nas primeiras colocações sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu campo de atuação (nome, marca de concorrentes, produtos/serviços). Porém, a ferramenta não é gratuita.
  • Busca Orgânica: resultado que é mostrado sempre que alguém pesquisa algo no Google, sem necessidade de qualquer tipo de pagamento. Existem técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar a posição do seu site no ranking dos resultados orgânicos do Google. No entanto, o trabalho é complexo e só gera resultados a médio e longo prazo;
  • Google Meu Negócio: ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça nas buscas do Google.

Na primeira imagem deste conteúdo, você pode conferir os resultados do Google para pesquisa com a palavra-chave “Central do Franqueado”. No quadro imediatamente inferior à caixa de pesquisa está o resultado obtido por meio do Google Ads; logo abaixo, está o resultado orgânico; à direita, o resultado do Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar a sua franquia para que ela apareça em todas as buscas do Google realizadas próximo ao local da sua empresa. No Google Meu Negócio, é possível gerenciar diversas informações sobre a sua unidade, tais como:

  • Descrição dos produtos/serviços oferecidos;
  • Número de telefone;
  • Localização;
  • Horário de funcionamento;

A ferramenta também permite o upload de fotos do estabelecimento e dos produtos que ele oferece. E o melhor de tudo é que, para aderir, você não precisa nem mesmo ter um site corporativo. O Google Meu Negócio é voltado para empreendimentos de todos os portes.

Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?

Para fazer um perfil no Google Meu Negócio, a única coisa que você precisa ter é uma empresa. O primeiro passo é acessar o site e preencher os formulários com os dados solicitados. 

A ferramenta irá lhe pedir uma série de informações, tais como nome da empresa, localização, quais serviços presta ou produtos oferece, como ela atua no mercado, etc. 

Após preencher todos os campos e confirmar, você terá que esperar o recebimento de um código de acesso no endereço da sua sede para confirmar as informações. O código poderá ser enviado também por e-mail ou telefone.

A chave é encaminhada pelos Correios e costuma demorar de 10 a 20 dias para chegar no endereço fornecido. Somente após a verificação do código de acesso que sua empresa ficará disponível no Google.

O processo serve para confirmar a veracidade das informações que está disponibilizando sobre a empresa. Por isso, não se preocupe se demorar alguns dias. 

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?

Com o Google Meu Negócio, sua unidade vai estar presente sempre que alguém fizer alguma busca pelo nome da marca, produto ou serviço oferecido. A ferramenta oferece diversas vantagens. Confira algumas delas:

Maior visibilidade

Com o cadastro realizado nesta plataforma do Google, o seu negócio tem muito mais chances de aparecer aos consumidores. Uma vez que você está na plataforma, sua empresa aparecerá em outros apps e páginas do Google, Google Maps. Sendo assim, sua empresa ou franquia estará visível para todos os consumidores em diferentes plataformas.

Responder dúvidas recorrentes

Após estar conectado com a rede, é possível que os consumidores façam comentários sobre sua empresa, avaliações, recomendações e críticas. Isto cria um maior engajamento, fazendo com que a relação entre cliente e fornecedor seja fortalecida. 

Porém, também é possível que esse espaço seja usado pelos consumidores para tirar dúvidas. Por isso, é importante ficar atento aos questionamentos do público para atendê-los de prontidão. 

Inclusive, vale usar respostas completas e concisas para demonstrar ao seu público que você mantém uma relação constante com os clientes. Também, isso contribui para aumentar a sua autoridade e confiabilidade. Use palavras-chave nas respostas, conforme a estratégia de SEO da sua rede de franquias e aproveite a multimidialidade para ilustrar com imagens e vídeos o que você está explicando aos interessados.

Recebimento de feedbacks

Através do Google Meu Negócio, os compradores dos seus produtos e serviços vão interagir com a marca por meio do recurso de avaliações. Se você oferece produtos e serviços de qualidade, certamente vai receber avaliações positivas dos clientes. 

Isso contribui para que a sua marca apareça com até 5 estrelas. Uma empresa bem avaliada mantém a média de 4 a 5 estrelas no Google Meu Negócio. Lembre-se: responder as avaliações positivas da clientela é indispensável para construir uma relação saudável com o público. 

Mas não se preocupe com avaliações negativas. Vale também dedicar atenção a elas. Afinal, ao responder às críticas, você reduz impactos na imagem da marca e também mostra aos consumidores que você está disposto a melhorar cada vez mais a prestação de serviços. 

Você não pode remover o recurso de avaliações. Por isso, é importante usá-lo com sabedoria e transparência. Não tente ignorar comentários negativos, se esforce para entender a insatisfação daquele cliente e se possível tornar a experiência negativa em positiva. 

Forneça informações complementares 

Ao cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, serão exigidos dados básicos como descrição do produto, nome, endereço, telefone e horário de funcionamento. Porém, é importante preencher também as informações adicionais. Por exemplo:

  • Categorias e atributos: qual a área de atuação da sua empresa? Se for loja, restaurante ou um salão de beleza, deve estar descrito propriamente no Google Meu Negócio. É importante preencher essas informações porque, dependendo da área de atuação, opções específicas vão aparecer. Em um restaurante, você poderá adicionar o cardápio e em um salão de beleza, os serviços prestados juntamente com os valores. 
  • Produtos e serviços: o Google Meu Negócio também possibilita a inclusão de fotos de cada um dos produtos ou serviços que você disponibiliza. Aproveite este recurso para mostrar ao cliente o que você faz de melhor.
  • Perguntas e respostas: Um FAQ simplificado e acessível é uma alternativa para antecipar as respostas e esclarecer rapidamente as dúvidas dos interessados na sua marca. 

O seu negócio ganha mais credibilidade

O Google é uma das empresas de tecnologia mais lembradas no mundo. Ele atua em diferentes ramos e tem autoridade no mundo dos negócios. Portanto, quando o seu negócio está presente em uma rede como o Google Meu Negócio, o público reconhece que a sua empresa é confiável.

Segundo a Google, empresas que estão cadastradas no Google My Business têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Não esqueça: você precisa considerar o Google Meu Negócio como um site da sua franquia. Em outras palavras, você precisa mantê-lo atualizado e interessante para o público. Considere as personas e estratégias de marketing de conteúdo para manter a relevância da sua empresa no mundo digital.

Se você quer continuar investindo na sua estratégia de divulgação de franquia, uma alternativa é apostar em um Portal de Franquias. A Central do Franqueado disponibiliza a você um Portal com mais de 20 mil acessos mensais.

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Gostou do conteúdo? Então, acompanhe os conteúdos da Central do Franqueado para ficar por dentro das novidades do universo do franchising.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado