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Marketing

Campanha de marketing: aprenda a criar uma para a sua rede de franquias

6 min de leitura Andrei Arndt


A campanha de marketing é a principal estratégia para divulgar lançamentos no mercado, se aproximar do cliente e promover a sua marca. Aprenda neste artigo como criar uma campanha de marketing para a sua rede!

Neste artigo você vai ver:

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing é o procedimento de promoção de uma empresa, serviço, marca ou produto. Geralmente, está relacionada com o lançamento de novidades no mercado. Essas campanhas incluem ações direcionadas ao público-alvo de quem planejou e executou a campanha. 

Por exemplo, uma campanha de marketing de uma empresa de tecnologia, vai projetar aspirações e ideias voltadas ao público jovem. Porém, é claro, mesmo com o público-alvo definido, nada impede a campanha de surtir efeito em indivíduos específicos e fora do perfil estipulado durante o planejamento.

A veiculação de uma campanha de marketing pode ocorrer em diferentes canais. As redes sociais, meios de comunicação tradicionais como jornais, rádio e televisão, etc. Parte da estratégia de marketing durante o lançamento de uma campanha é decidir estrategicamente em que canais de comunicação a campanha será veiculada. Afinal, diferentes públicos costumam estar presentes em canais e mídias específicas. 

Ao divulgar um produto para os jovens, por exemplo, dificilmente encontrará o público-alvo se a campanha foi veiculada em jornais impressos. Para resumir, a campanha de marketing é uma sequência de ações que seguem um determinado conceito. As promoções de Natal são exemplos de campanhas de marketing pensadas especificamente para o final do ano e que visam aumentar as vendas. 

Quais as vantagens de criar uma campanha de marketing?

Antes de aprender a criar uma campanha de marketing para a sua franquia, que tal conferir algumas vantagens de apostar nesse modelo para divulgar sua marca?

Aumenta a autoridade da sua marca 

Nem sempre a campanha de marketing está relacionada ao lançamento de um novo produto. A comunicação com os seus consumidores é indispensável em uma rede de franquias e deve ser realizada constantemente.

Por isso, as marcas que são referências em um segmento estão sempre apostando em campanhas de marketing, mesmo que não o consumidor não seja apresentado a uma novidade, ele sabe que a marca estarádisponível quando necessário.

A partir dessa ideia, se surge um problema que a sua marca resolve, é muito mais fácil do consumidor lembrar da sua marca e ir atrás da solução que você oferece, mesmo que antes ele não fizesse parte do público-alvo. Nesse sentido, a principal vantagem da campanha de marketing é fortalecer a sua marca e estabelecê-la como uma referência em sua área de atuação.

Introduzir novidades no mercado

No mercado é comum que o lançamento de novidades esteja acompanhado de uma campanha de marketing. Nesse sentido, a principal função da campanha de marketing durante um lançamento é atrair a atenção do público e aumentar as vendas. A expectativa do público é parte importante desse processo. 

Afinal, antes mesmo do lançamento oficial do material publicitário, os consumidores ficam sabendo da existência do produto e debatem sobre ele, o que é importante principalmente para aumentar o engajamento nas redes sociais. 

Vale lembrar que após o produto ser oficialmente introduzido no mercado, a campanha de marketing não termina, ela continua a reforçar e posicionar o produto estrategicamente até onde for possível.

Aproximar a marca do público

A campanha de marketing também é responsável por aproximar o público da marca da sua rede de franquias. 

Em outras palavras, ao apostar nesse trabalho de promoção, principalmente nos dias atuais em que as redes sociais e o marketing digital são amplamente usados, você interage com milhares de interessados na sua marca, gerando engajamento e confiança por parte do público. 

Cabe a você decidir a melhor forma de abordar o seu público, mas se alguém comentar nas postagens da sua nova campanha de marketing, é recomendado responder de maneira simpática e entusiasmada para transmitir uma boa impressão àquele consumidor. Dessa maneira, as chances dele considerar a sua marca na hora do consumo são maiores.

Como criar uma campanha de marketing para franquias?

Agora que você viu as vantagens da campanha de marketing, que tal conferir como criar uma para a sua rede de franquias? Antes de tudo, vale lembrar que a criação se resume, principalmente, em três passos: planejamento, execução e análise. Em outras palavras, pode ser considerado o início, o meio e o fim do trabalho de promoção. 

Planejamento

O planejamento é o pontapé inicial para basicamente todos os procedimentos que envolvem o marketing, durante uma campanha, portanto, não é diferente. 

Planejar significa pensar em tudo que estará envolvido na campanha, como metas e objetivos de marketing. Mas é difícil pensar em tudo, certo? Por isso, separamos algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Para quem a campanha é voltada? Qual o objetivo da campanha?
  • A pessoa se encontra no canal em que a campanha será divulgada?
  • Qual o tempo de duração da campanha?
  • Qual o budget disponível?
  • Quais os resultados mínimos esperados?

Execução 

Durante a execução, é importante manter um alinhamento com aquilo que foi previamente elaborado na fase de planejamento. Dessa maneira, fica mais fácil atingir os resultados esperados. 

Vale lembrar que durante a execução da campanha de marketing, caso os resultados estejam muito distantes dos esperados, não há problema em realizar uma intervenção e fugir do planejamento. Afinal, é melhor do que uma campanha de marketing fracassada, certo? 

No entanto, mesmo a intervenção para redirecionamento da campanha deve ser planejada e executada com cautela. Caso contrário, as chances de dar errado são ainda maiores.

Análise dos resultados

Analisar os dados é um procedimento que acontece durante o passo anterior de execução, no entanto, se antes você monitora os dados para ver se tudo está saindo como planejado, aqui, os resultados são o que determinam se a sua campanha foi um sucesso ou não. 

Por exemplo, ao desenvolver uma campanha voltada ao público jovem adulto, os números da sua franquia vão mostrar a quantidade de consumidores entre 20 e 24 anos que consumiram os seus produtos. 

Dessa maneira, fica fácil visualizar a efetividade das suas ações de marketing. Vale lembrar que isso é importante porque direciona as próximas campanhas de marketing da sua rede e impede que os erros aconteçam novamente.

A Central do Franqueado sabe a importância do marketing em uma rede de franquias. Afinal, investir em marketing é uma solução para você que quer divulgar e transformar a sua marca em uma referência no mercado.

Por isso, desenvolvemos uma ferramenta voltada especialmente para o mercado de franquias: o Módulo Marketing do nosso Sistema para Franquias!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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