Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Workshop: descubra o que é, suas etapas e como aplicá-lo no franchising
Gestão de Franquias

Workshop: descubra o que é, suas etapas e como aplicá-lo no franchising

6 min de leituraIury Casartelli

Cada vez mais popular no mundo do empreendedorismo (e em muitas outras áreas), o workshop vem proporcionando momentos de troca, estudo e muito aprendizado. O formato é bastante útil para que empreendedores agreguem conhecimentos teóricos e práticos ao seu repertório.

No franchising, em particular, também há bastante espaço para esse recurso. Afinal, o modelo de franquias deve ser construído em conjunto e, para isso, nada melhor do que compartilhar suas vivências e familiarizar-se com as experiências de outros empreendedores, sejam franqueadores ou franqueados.

Para te ensinar tudo sobre os workshops e como tirar o máximo proveito dessa prática, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Não perca!

Saiba o que você vai aprender com este post:

O que é um workshop?

Se você chegou aqui no nosso blog, certamente já deve ter ouvido falar na palavra workshop. Dentre as diversas possibilidades de capacitação técnica que surgiram nos últimos tempos, os workshops têm se destacado por serem um formato dinâmico de ensino.

Diferentemente dos cursos de ensino à distância (EAD), as oficinas (tradução literal do termo para o português) ainda apostam no potencial dos encontros presenciais. Essas, entretanto, não são expositivas.

O workshop está mais para uma reunião dialogada, coordenada por um instrutor ou palestrante. O objetivo é trocar experiências e incentivar o aprendizado através da discussão e de atividades práticas.

Eventos de workshops são promovidos pelas mais diversas áreas. As oficinas não se restringem a práticas manuais e profissões que trabalham diretamente com a mão na massa. Estão cada vez mais em evidência atividades voltadas para a gestão de negócios, administração financeira, marketing etc.

O empreendedorismo, afinal, é um campo que se desenvolve a partir da transmissão de know-how. Inovações surgem a todo momento, tendências mudam, ferramentas se tornam obsoletas e são trocadas por novidades.

Os workshops são extremamente úteis para que empreendedores se mantenham a par do que há de mais atual no mercado e, ainda melhor, seus nichos. Mas, além disso, são uma janela para novas ideias e visões.

Normalmente, as atividades acontecem em um único dia. Ao contrário de um curso convencional, o workshop tem a característica de ser feito em algumas horas. Isso faz a modalidade ser viável para profissionais que não dispõem de muito tempo livre.

Vantagens e desvantagens de um workshop

Agora que você já está familiarizado com o conceito, vamos conferir alguns de seus pormenores. Isto é, as vantagens e as desvantagens da prática. A começar pelos benefícios:

  • Aprendizado facilitado;
  • Troca de informação prática e dinâmica;
  • Grandes oportunidades de networking;
  • Possibilidade de interagir com instrutores presentes;
  • Desenvolvimento de um novo olhar sobre o tema da oficina.

Essas vantagens, então, são quase que todas inerentes à boa aplicação do modelo. As desvantagens, por outro lado, estão conectadas a estrutura necessária para esse bom aproveitamento. Veja:

  • É necessário um bom espaço físico para a realização;
  • Dependendo de onde, quando e como executado, pode ter uma logística complicada;
  • Há gastos que podem variar bastante.

Em suma, as vantagens são muito mais significativas do que as desvantagens, baseadas quase que inteiramente no processo de execução da oficina. Assim, basta organização e os meios necessários para fazer um grande evento que com com certeza trará grandes resultados para a empresa.

Como um empreendedor pode se beneficiar com workshop?

Se você já empreende, está começando a empreender, ou está considerando investir em um negócio, aproveite: esse é um dos melhores momentos para prestar um workshop. Oficinas sobre formatação de negócios podem abordar os mais diversos assuntos e trazer um norte para gestores iniciantes.

Busque também por eventos de estratégias de mercado, liderança e tecnologia. Tudo isso pode ser incorporado no seu empreendimento.

Seu negócio já está estabelecido e está pensando em franquear? Ótimo: dê uma olhada em cursos de formatação de franquias. A ABF organiza alguns workshops durante o ano. Alguns deles também são voltados para interessados em investir em uma franquia, ou para franqueados.

Como um franqueador pode se beneficiar com workshop?

Se você já possui uma rede de franquias, certamente você reconhece a importância de estar constantemente estudando. Atuar no franchising é estar em um campo de concorrência acirrado. Ser franqueador é um desafio de visão de mercado, de organização e de atenção.

Muitas vezes é necessário rever aspectos estruturais da empresa, a partir de novas ideias. Portanto, workshops de liderança, inovação e análise do comportamento do consumidor podem trazer novos ares para a rede.

Além disso, é importante que você perceba em quais aspectos você pode melhorar como gestor. Como líder de uma franqueadora, você tem a função de coordenar setores das mais diferentes áreas, como finanças e marketing. Procure buscar por cursos que possam lhe ajudar nas funções que mais são desafiadoras para você.

Aplicação de workshops em franquias

Ainda para os franqueadores. Que tal fazer das oficinas uma maneira de capacitar franqueados e funcionários da sua rede? Os workshops podem ser atividades à parte do programa de treinamento fixo da franqueadora.

Seu objetivo pode visar que novas ferramentas sejam implantadas com mais eficiência e novas políticas de trabalho sejam incorporadas pelos profissionais. Alterações na logística de operação das unidades, por exemplo, requerem novos aprendizados.

As oficinas são uma maneira prática para atualizar os saberes. Elas podem ser aplicadas por um grupo de consultoria de campo. Esse grupo pode visitar as lojas em um dia determinado para cada uma.

Não tenha receio de buscar o auxílio de profissionais especializados na criação de workshops para começar a organizar os da sua franquia. Afinal, a didática é importante.

As oficinas devem ter sucesso na transmissão de know-how. Nelas, os participantes devem se sentir confortáveis para suprir dúvidas e também para dar sugestões, as quais são sempre bem-vindas.

Considerações finais

Como visto no texto, os workshops são uma ótima alternativa para fazer networking e, consequentemente, encontrar soluções para uma expansão contínua da sua rede. Mas um processo tão complexo não pode ser resumido a uma ou a poucas práticas, não é mesmo? Então, não se preocupe: nós podemos te ajudar!

Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias.

O serviço de Expansão da Central do Franqueado conta com o módulo CRM, responsável por automatizar etapas do funil de vendas, identificar gargalos e se comunicar com franqueados.

Também inclui o módulo Projetos, que vai acelerar a implantação de novas unidades e simplificar o gerenciamento de projetos na rede. Quer mais? Ao contratar o serviço de Expansão, você também aproveita para disponibilizar a sua marca no Portal de Franquias da Central!

O Portal é acessado diariamente por milhares de investidores e vai trazer diversas oportunidades de investimento para a sua rede. E aí? Que tal experimentar gratuitamente? Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios!

Gostou do conteúdo? Então, continue explorando o nosso site e descubra tudo sobre outra prática muito interessante: coaching para franquias! Boa leitura!

Author Avatar
Iury Casartelli

Redator em Central do Franqueado