Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Tipos de projeto: saiba escolher o melhor para a sua rede de franquias

4 min de leitura Andrei Arndt


Está com dificuldades em entender os tipos de projeto? Neste artigo você vai aprender a definição de projeto, suas variações e como escolher o mais adequado para a sua rede de franquias. 

Neste artigo você verá:

O que é um projeto? 

Antes de tudo, você sabe o que é um projeto? Criar um projeto consiste em desenvolver atividades temporárias que têm como objetivo um resultado pré-determinado. A palavra projeto vem do termo latim projectum, significa “antes de uma ação”. 

A concepção acerca do que é um projeto vêm se alterando com o passar dos anos, por isso existem tantas variações. São diversas as variantes: social; pessoal; cultural, etc. 

Em uma organização, um projeto é fundamental para orientar todas as atividades. Em uma rede de franquias, a sua importância é ainda maior. Afinal, não basta apenas manter a produtividade e as vendas na sua franquia, você precisa expandir a sua marca e abrir novas unidades franqueadas, não é mesmo? Então saiba que um plano de expansão é fundamental.

Para definir o que é um projeto confira o exemplo a seguir. Vamos supor que você quer construir uma casa. Um projeto é sempre temporário. Portanto, a construção da sua casa precisa ter uma data definida para começar e para terminar, certo? 

Depois, você precisa estipular as atividades necessárias para tirar aquele projeto do papel. Na construção de uma casa, você vai precisar da planta baixa para pré-visualizar o seu objetivo. Depois, é necessário calcular os custos e recursos necessários para colocar em prática o que foi decidido anteriormente. A mão de obra, os materiais, etc. Dessa maneira, você define o projeto e aumenta as chances de alcançar o seu objetivo.

Quais os tipos de projeto existentes?

Projeto social 

O projeto social está relacionado aos problemas sociais e geralmente se propõe a transformar a realidade. O McDonald’s é conhecido pelas suas arrecadações de alimentos não perecíveis e ações que aproximem os colaboradores da comunidade. Em 2018, a rede realizou junto aos seus colaboradores mais de cinco mil ações solidárias por meio da Gincana Bom Vizinho.

Um exemplo mais recente é o da franquia alimentícia Cacau Show. Em 2020, a rede de franquias doou 1 milhão de ovos de páscoa para instituições pelo Brasil. No inverno, as unidades da Cacau Show arrecadam vestimentas para doação e no Dias das Crianças brinquedos. Os projetos sociais são alternativas para contribuir com a comunidade e ainda divulgar a sua marca nos meios de comunicação tradicionais. 

Projeto arquitetônico 

O projeto arquitetônico, à primeira vista, não parece estar muito relacionado com uma rede de franquias. Mas saiba que a arquitetura é fundamental para comunicar visualmente a identidade da sua marca. 

Principalmente para as franquias que querem ser reconhecidas pelos seus clientes em qualquer local do mundo, aliar um projeto arquitetônico a uma estratégia de branding é agregar valor à percepção do seu cliente e, por isso, indispensável para uma rede de franquias.

Projeto de sistemas 

O projeto de sistemas é voltado para o software. Ele traduz para o papel as necessidades e exigências dos clientes para, posteriormente, transformar em uma solução tecnológica. 

Se você enfrenta problemas de comunicação e pensa em desenvolver um projeto de sistemas para sua franquia, não se preocupe, saiba que a Central do Franqueado disponibiliza a você a Central de Atendimento ao Franqueado, o módulo CAF.  

A plataforma digital é usada por mais de 300 redes de franquia e garante modernizar a gestão das suas unidades franqueadas.

Projeto empresarial

Os projetos empresariais são mais conhecidos no mercado de franquias. Principalmente porque a maioria das estratégias adotadas pelas organizações estão relacionadas ao âmbito empresarial. Desenvolver uma campanha de divulgação de um novo produto, por exemplo, necessita de um planejamento prévio que pode ser considerado como projeto empresarial. 

Planejar o crescimento do seu empreendimento é fundamental. Por isso, os projetos empresariais são indispensáveis e usados em praticamente na maioria dos setores.

Projeto pessoal

É aquele voltado à vida pessoal. Uma meta ou objetivo que não está relacionada à vida profissional. Por exemplo, um projeto pessoal pode ser aprender a tocar um instrumento ou ficar fluente em um determinado idioma.

Algumas aquisições costumam ser categorizadas como projetos pessoais, principalmente quando o investimento é elevado, por exemplo: comprar uma casa; comprar um carro; viajar para fora do país e fazer um intercâmbio, etc.

Quais os melhores tipos de projeto para uma rede de franquias?

Agora que você aprendeu o que é um projeto e quais são as suas variações, deve estar se perguntando: qual o melhor tipo de projeto para minha rede de franquias? Primeiramente, vale lembrar que não existe o melhor tipo de projeto. Afinal, você mesmo conferiu que eles variam bastante entre si, não é mesmo? 

O que você precisa ter em mente é que determinados tipos de projeto serão mais adequados a algumas situações. Em outras palavras, o melhor projeto depende daquilo que você está buscando.

Escolheu o projeto para sua rede mas não sabe como aplicar da maneira adequada? A Central do Franqueado desenvolveu para te ajudar o Módulo Projetos. Uma ferramenta que centraliza as informações e divide o seu projeto por etapas, colaboradores e franqueados. 

Além disso, o Módulo Projetos identifica gargalos e erros, o que economiza o seu dinheiro durante o desenvolvimento. Ficou interessado? Experimente grátis! Basta solicitar uma demonstração com a gente.

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias