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Gestão de Franquias

Segmentação geográfica: o que é e como aplicar na sua rede de franquias

6 min de leitura Filipe Pacheco


A segmentação geográfica é uma alternativa para você aumentar a relevância da sua rede de franquias em determinadas localidades. Aprenda neste artigo sobre essa estratégia e as vantagens de aplicar a segmentação geográfica no mercado de franquias.

Neste artigo você vai ver:

O que é segmentação geográfica?

A segmentação geográfica é uma das estratégias usadas pelos profissionais de marketing para alcançar um determinado público. Em outras palavras, é uma alternativa para se adaptar às características do público-alvo

Por exemplo, é comum que empresas de varejo se adaptem de maneira local, regional, nacional e internacional em função da segmentação geográfica. No mercado de franquias, a segmentação geográfica é indispensável, principalmente porque a expansão da rede é o principal objetivo no franchising.

Nesse sentido, em um país de proporções continentais como o Brasil, fica difícil agradar a todos os públicos em diferentes estados sem pequenas modificações, não é mesmo? Por isso, a segmentação geográfica é uma das principais estratégias para conquistar o público.

Um exemplo de segmentação geográfica no mercado de franquias é a atuação do McDonald’s na Índia. A maior rede de fast-foods no mundo precisou se adaptar ao mercado indiano que não consome hambúrgueres de carne bovina. Por isso, na Índia, o McDonald’s vende os seus lanches somente com hambúrgueres de frango.

Para que serve a segmentação geográfica?

Agora que você entendeu o que é a segmentação geográfica, que tal conferir alguns benefícios da sua aplicação e descobrir para que ela serve na prática? 

A principal característica da segmentação geográfica é aumentar a satisfação dos clientes da sua rede de franquia, mas não apenas isso. Afinal, a abrangência dos seus produtos é aumentada por meio dessa estratégia o que aumenta os seus rendimentos.

O mercado de franquias é competitivo e sofre transformações constantes. Nesse sentido, a segmentação geográfica é uma alternativa para delimitar o nicho de mercado conforme as particularidades de cada localização. 

Afinal, a cultura local, o imaginário e as demandas predominantes precisam ser consideradas. Por isso, a segmentação geográfica é uma saída para auxiliar o marketing a determinar o espaço de atuação e de oferta de bens e serviços para um determinado público. 

Onde estão os consumidores da sua rede de franquias? Voltando ao exemplo do McDonald’s, os consumidores da rede de fast-food americana certamente não estariam na Índia. No entanto, a rede usou a segmentação geográfica para desenvolver e estabelecer a sua atuação na área. 

Confira a seguir algumas vantagens e funcionalidades da segmentação geográfica. 

Definição de um nicho de mercado

Como você viu pelos exemplos anteriores, a segmentação geográfica auxilia na definição de um nicho de mercado para a sua rede de franquias. 

Dessa maneira, é possível explorar os potenciais consumidores independentemente da localização em que a unidade da sua franquia estiver posicionada. Consequentemente, os planos de marketing da sua rede de franquias se tornam mais assertivos e eficientes

Satisfação do cliente

A satisfação dos seus clientes também é influenciada pela segmentação geográfica. Afinal, por meio da sua aplicação é possível atender da melhor maneira possível a demanda do mercado em que você está inserido. 

Além disso, a segmentação geográfica, por disponibilizar os produtos e serviços de acordo com as necessidades do público-alvo, resulta na maior fidelização de clientes e percepção de valor da marca.

Aumenta o lucro

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Principalmente porque, ao optar por um determinado produto, o cliente não está pensando somente no preço que paga por ele, mas em toda a ideia envolvida. 

Nesse sentido, uma marca que se preocupa com as tradições e a cultura do local em que está instalada atrai mais clientes e mais vendas, aumentando a margem de lucro e garantindo a sua sobrevivência no mercado.

Como aplicar a segmentação geográfica em uma rede de franquias?

Agora que você entendeu as vantagens e o conceito de segmentação geográfica, que tal conferir algumas dicas para implementar essa ferramenta na sua rede de franquias? Confira a seguir!

1 – Faça o planejamento

Antes de aplicar qualquer medida em sua franquia, é importante elaborar o planejamento para evitar problemas na implementação. Em redes de franquias, uma decisão errada vai repercutir por todas as unidades franqueadas. Nesse sentido, é indispensável que as escolhas sejam as melhores possíveis. Quais são os objetivos do seu empreendimento? 

Esclarecer onde se quer chegar é uma alternativa para aumentar a probabilidade de gerar resultados. Vale lembrar que o orçamento disponível e o perfil do seu público também devem ser considerados na hora do planejamento. 

Vamos supor que uma franquia de sorvetes está trabalhando para abrir uma nova unidade em uma localidade em que as temperaturas baixas são mais frequentes. Nesse cenário, os sorvetes não seriam a melhor opção porque são pouco procurados no inverno. Para uma implantação eficiente, seria interessante fazer uma pesquisa de mercado e diversificar a oferta de produtos.

2 – Encontre o seu público alvo 

Você entendeu que segmentação geográfica tem tudo a ver com público-alvo, certo? Nesse sentido, é importante ter as personas da sua rede de franquias definidas. Por meio das personas, você consegue determinar padrões de comportamento do consumidor e desenvolver estratégias voltadas exclusivamente a eles. 

Por exemplo, a persona da sua franquia se aplica a todo o país ou somente uma região específica? Em caso de limitações, é indispensável criar outras personas para aumentar a área de atuação da sua rede de franquias. Principalmente porque os hábitos, preferências e a cultura de cada consumidor variam muito de estado para estado. 

Por isso, fique atento ao seu público-alvo durante a implantação de uma nova unidade de franquia ou o lançamento de um produto. Dessa maneira, a segmentação geográfica atua como  uma alternativa para você que quer conquistar clientes e adaptar os seus produtos ou serviços a uma determinada região. 

3 – Aposte na tecnologia

A tecnologia está inserida no cotidiano das organizações. No mercado de franquias não é diferente, são muitos os problemas enfrentados pelos franqueadores e os softwares são uma alternativa para lidar com eles. No entanto, as opções são muitas e é cada vez mais difícil escolher qual a melhor saída para a sua rede de franquias.

Por isso, a Central do Franqueado, especialista em franchising, desenvolveu especialmente para o mercado de franquias o Sistema para Franquias. Uma plataforma para centralizar a sua gestão, aumentar o engajamento dos seus colaboradores e resolver os ruídos de comunicação na sua rede. 

São mais de 300 franquias que já apostaram no sistema da Central do Franqueado. Que tal fazer parte desse time? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e nós entraremos em contato com você.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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