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Gestão de Franquias

Como fazer pesquisa de mercado para abrir uma franquia?

9 min de leitura Filipe Pacheco


Pesquisas são ferramentas importantes para tomar qualquer grande decisão de negócio – principalmente na hora de abrir sua empresa. Veja aqui um guia sobre pesquisa de mercado para abrir uma franquia com segurança. Quem quer administrar o próprio negócio precisa saber logo: não dá para tomar nenhuma grande decisão sem o máximo de segurança. Para valer o investimento e ajudar a garantir o sucesso do seu negócio, as pesquisas de mercado são grandes aliadas.

Uma pesquisa de mercado para abrir franquia vai oferecer informações importantes sobre seu mercado, seu público e a concorrência. Veja agora, então, como usar essa ferramenta para abrir sua empresa com o máximo de segurança e vantagens competitivas. 

Neste artigo você vai ver:

Por onde começar? Fontes de dados para abrir uma franquia

Basicamente, existem dois tipos de dados que podem ser considerados para um estudo para abertura de franquia. O futuro franqueado pode basear seu planejamento e análises em dados secundários e dados primários. Os dados secundários são aqueles que foram coletados por terceiros e você pode acessá-los e utilizá-los.São, por exemplo, dados divulgados por entidades como as próprias franqueadoras, órgãos públicos, redes sociais e qualquer outra fonte de dados aberta. Esse tipo de informação pode ser utilizada de acordo com a sua necessidade, mas pode não responder às principais questões do seu negócio.

Já os dados primários são aqueles coletados por você, de acordo com a sua necessidade. São pesquisas que você encomenda, elabora e realiza. É o caso das pesquisas de mercado, por exemplo. Uma pesquisa de mercado é um estudo realizado junto a um público-alvo, a fim de responder a um ou mais problemas de pesquisa. Quem quer abrir uma franquia mais frequentemente vai recorrer a pesquisas quantitativas, então vamos focar nelas neste artigo.

A pesquisa quantitativa acontece por meio de um questionário estruturado que é aplicado a uma amostra, um recorte de um público-alvo que você deseja conhecer e obter informações. Os resultados dessas entrevistas são analisados e vão gerar insights para tomar decisões seguras. 

Por que fazer uma pesquisa de mercado para abrir franquia?

Abrir uma franquia é um grande investimento e, como tal, não deve ser um passo dado sem segurança. Afinal, existem muitas variáveis que podem afetar desde a abertura da franquia, o seu funcionamento e até levá-la à falência. Com uma pesquisa de mercado, o empreendedor consegue informações privilegiadas diretamente dos seus consumidores, que podem validar sua ideia de negócio e garantir a viabilidade do seu empreendimento.

Com uma pesquisa você conseguirá saber exatamente o que o público precisa, como atendê-lo melhor e como criar estratégias de marketing e promoções que vão conquistar clientes. Por tudo isso, e para não correr riscos desnecessários na hora de investir, reserve um tempo para conhecer melhor o universo das pesquisas e ver como abrir uma franquia pode ser muito mais fácil quando munido das informações certas.

Vale lembrar que existem inúmeras modalidades de franquia, por exemplo, franquias home-office, franquias em container, etc. Cabe a cada investidor pesquisar a melhor alternativa para o seu perfil.

Pesquisas de mercado para abrir uma franquia: quais pesquisas realizar?Agora que você entendeu o que é uma pesquisa e qual a sua importância para abertura de uma rede de franquias, vamos conhecer os tipos de pesquisa que você pode aplicar?

1. Pesquisar o público-alvo

O sucesso de quem pretende abrir uma franquia sempre estará na mão do seu público-alvo. Afinal, o que você faria sem ter um bom número de clientes? Por isso, esse é o primeiro passo do processo de fazer pesquisa de mercado para abrir uma franquia: conhecer bem o seu público. Por isso, na hora de fazer pesquisa de mercado para abrir franquia

Por exemplo, se você vai lançar uma marca de roupas para crianças, você provavelmente já tem em mente qual a faixa etária de quem vai usar as peças, além da renda que os pais devem ter em média para pagar o seu preço. Porém, em muitos casos, definir o público-alvo não é tão simples, e a melhor forma de fazer isso é com uma pesquisa de mercado.

Nesse caso, faça uma pesquisa de mercado com um público mais amplo, ou seja, todas as regiões, todas as faixas etárias, todas as classes sociais e ambos os sexos, testando a aceitação do produto da sua franquia, e veja qual perfil irá aprovar melhor a ideia. Esse é, sem dúvida, o primeiro passo antes de sequer conduzir pesquisas mais elaboradas para entender o que se passa na cabeça do seu futuro cliente.

Evidentemente, o tipo de perfil de franquia vai te dar pistas sobre qual será o público-alvo. É o caso da franquia de roupas para crianças. Porém, em outros casos, a faixa etária pode se estender mais e aí você pode encontrar dificuldades de se comunicar corretamente com o público. 

2. Pesquisas de comportamento do consumidor

Você conhece as pesquisas de comportamento do consumidor? Sabendo quem é seu público, será hora de pesquisar como o cliente se comporta. 

O comportamento do consumidor é uma série de hábitos, preferências, práticas e necessidades do seu futuro cliente. Você precisa saber, por exemplo, como ele costuma pesquisar pelo produto que você vende, se prefere comprar online ou presencialmente, como prefere pagar; enfim, tudo que envolve a relação entre o consumidor e o seu serviço.

Alguns tipos de pesquisa de comportamento do consumidor importantes para quem quer abrir uma franquia:

  • Hábitos de consumo e comportamento de compra: descubra com que frequência o consumidor compra produtos como o seu, o que ele espera do produto, para que usa, quanto costuma pagar por ele e muito mais. Quanto mais informações você tiver sobre este aspecto, mais fácil vai ficar de desenvolver campanhas de divulgação e abordagens de marketing.
  • Hábitos de mídia: pergunte ao consumidor como ele consome publicidade, em que redes sociais está, que tipo de anúncio chama mais sua atenção e como é sua relação com publicidade. Também fique atento a qual horário o consumidor está mais antenado nas redes, se é no fim da tarde, no começo da manhã ,etc.
  • Tendências de mercado, caracterização do consumidor e muito mais: existem inúmeras pesquisas que avaliam o comportamento do consumidor. Veja as principais e confira modelos de questionário prontos aqui.

3. Pesquisa para análise da concorrência

Não é apenas o seu público-alvo que você deve analisar; são seus concorrentes também. 

Por isso, pesquisas de mercado para conhecer a concorrência são essenciais para aumentar a vantagem competitiva da sua marca. Faça uma lista de seus principais competidores nos negócios e, a seguir, considere seus pontos fortes e fracos. Quanto mais você descobrir sobre eles, melhor. Você pode querer pesquisar:

  • Onde eles atuam? Quais são suas abordagens de marketing e se há nas proximidades da unidade franqueada uma concorrente são pontos importantes para considerar.. Assim, você sabe que o marketing precisará ser mais atuante neste caso, afinal, há proximidade entre as duas unidades.
  • O que eles vendem é o mesmo produto ou serviço? Qual é a sua qualidade e excelência no atendimento? Às vezes você pode pensar que uma empresa vendendo o mesmo produto perto da sua é uma ameaça. Mas nem sempre isso é verdade, afinal, 
  • Quanto eles cobram? A precificação do produto é sempre muito importante. Porém, não pense que fazer sempre mais barato que o concorrente é uma solução. Afinal, aspectos como qualidade do produto, excelência no atendimento e experiência de compra contam no atendimento e devem agregar valor ao produto ou serviço oferecido.
  • Como são suas campanhas de marketing e publicidade? Focam mais no digital ou no presencial? Se a franquia concorrente não aposta muito nas redes, é uma brecha para você explorar essa fraqueza investindo em marketing digital e divulgação de produtos e serviços no ambiente digital.
  • A imagem que eles têm no mercado: a imagem da empresa no mercado é fundamental para que os consumidores e franqueados se interessem por ela. Porém, às vezes, mesmo com a imagem prejudicada, a franquia continua atraindo clientes pois não há um concorrente à altura.

Entender sua concorrência pode melhorar seu negócio, pois você terá a chance de transformar seus pontos fracos em seus pontos fortes. Você pode até ser capaz de desenvolver um argumento de venda exclusivo que seus concorrentes não conseguem superar e oferecer uma experiência do cliente muito mais positiva.

Na prática, crie um questionário que pergunte ao seu público quais dos seus concorrentes ele conhece, que impressão tem sobre eles, se os prefere, o que os leva a comprar e, dessa forma, descubra pontos fortes e fracos sobre seus rivais do mercado. 

Como fazer uma pesquisa de mercado?

As ferramentas digitais facilitam muito a realização de pesquisas de mercado. Ao contrário dos métodos tradicionais, de pesquisas presenciais ou pelo telefone, a pesquisa de mercado online deixou a prática de fazer pesquisa mais rápida, barata e eficiente. Na tarefa de fazer uma pesquisa de mercado para abrir uma franquia, busque soluções que consigam te ajudar a coletar dados com os consumidores certos, sem precisar pagar caro por isso e com resultados em poucos dias. Você ainda pode usar ferramentas digitais para fazer suas próprias pesquisas ou contratar especialistas para tomar conta do seu projeto.

Acompanhe as boas ideias no mercado de franquias

Como em qualquer área de atuação, existem tendências que costumam dar mais certo do que outras. Por exemplo, no mercado de franquias, durante a pandemia de março de 2020, uma das alternativas para manter o funcionamento foi a adoção das dark kitchens. Porém, há outras boas ideias de mercado que você pode ficar atento para incluir na sua pesquisa e ver se está de acordo com o seu perfil de investidor.

Acredite, no franchising, há espaço para todo e qualquer tipo de investidor, basta pesquisar e se manter antenado nas novidades do mundo das franquias para entender melhor as oportunidades de investir. 

Quer fazer uma pesquisa?

Com soluções digitais inovadoras para pesquisa de mercado e customer experience, é possível combinar o know-how de um time de especialistas com plataformas exclusivas, entendendo o comportamento e os desejos dos consumidores com agilidade e a um preço acessível. Assim, essas soluções ajudam empresas a tomar decisões mais inteligentes, baseadas em dados e não em achismos. 

A Central do Franqueado é especialista em franchising e desenvolveu uma solução tecnológica especialmente para você que quer melhorar a comunicação na sua rede de franquias. Não escolheu ainda qual franquia investir? Não tem problema! 

Acesse o Portal de Franquias da Central do Franqueado e confira centenas de opções para você investir. Além disso, você pode filtrar cada uma das opções por perfil de investimento. Isto é, quanto você está disposto a investir? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo nosso site!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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