Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Modelos de projetos: aprenda a resolver problemas de implantação na sua rede
Gestão de Franquias

Modelos de projetos: aprenda a resolver problemas de implantação na sua rede

4 min de leituraAndrei Arndt

Modelos de projetos são fundamentais para orientar as atividades em uma rede de franquias. A partir deles, os projetos são otimizados e contribuem para o sucesso da administração. 

No franchising, é fundamental expandir a rede e abrir novas unidades. Porém, nem sempre é fácil manter franqueados alinhados com o crescimento da rede. Por isso, os projetos são alternativas para aprimorar a organização e facilitar a vida de um gestor.

Neste artigo, você vai ver:

Qual a importância de usar modelos de projetos?

Aumenta a velocidade de execução do projeto 

Ao apostar em um modelo de projeto, você aumenta a velocidade de execução e, consequentemente, de conclusão do projeto. A partir de um modelo, é possível visualizar a estrutura e os principais itens que serão trabalhados.

Além disso, a padronização facilita a compreensão dos seus franqueados acerca das orientações do projeto. Se você tem unidades de franquia espalhadas pelo país, é muito mais fácil se comunicar com os franqueados por meio de modelos de projeto simples e objetivos, visando sempre a acessibilidade.

Aumenta os resultados positivos 

Em uma rede de franquias, é comum que a falta de organização e comunicação entre a rede seja um problema difícil de resolver. Afinal, a franqueadora precisa se responsabilizar por dezenas de unidades, prestar suporte e resolver os problemas dos franqueados. 

Dessa maneira, adotar um modelo de projetos é uma alternativa para o cotidiano agitado de uma franqueadora, o que diminui a probabilidade dos projetos saírem do controle e aumenta as chances de atingir resultados positivos na rede. 

Aumenta a satisfação dos franqueados 

Como você viu anteriormente, um modelo de projetos facilita a comunicação entre franqueadora e franqueados. Não há dúvida, a relação entre franqueador e franqueado é determinante para a satisfação da sua rede. Em outras palavras, ao implantar um modelo de projetos, toda a sua rede será beneficiada.

Além disso, conforme o uso, a tendência é os franqueados se acostumarem com o modelo de projetos proposto, antecipando a entrega de resultados e aumentando, portanto, a produtividade da rede.

Quais os principais pontos em um modelo de projetos?

Durante a criação de um projeto, é importante considerar determinados elementos. Resumidamente, os  principais pontos a serem trabalhados em um projeto são os seguintes. Consequentemente, você vai encontrá-los na maioria dos modelos, independentemente da finalidade.

  • Informações para identificar o projeto: devem ser apresentadas informações relevantes sobre o projeto.
  • Descrição do problema: explicação sobre o que o projeto se propõe a resolver. 
  • Definição de meta: as metas e objetivos a serem atingidos. 
  • Definição dos procedimentos: quais as proposições do projeto? Vale considerar a estratégia e os métodos a serem usados durante a execução. 
  • Estruturação do cronograma: é importante estipular um prazo para conclusão do projeto e as suas respectivas etapas. 
  • Recursos e custos: quanto é necessário investir para executar o que o projeto propõe? 
  • Acompanhamento: usar indicadores de desempenho é fundamental para monitorar e avaliar o andamento do projeto.

No entanto, cabe a você adaptar o projeto conforme as necessidades da sua rede de franquias. Afinal, refinar o modelo de projetos é uma maneira de aprimorar ao máximo o seu gerenciamento de projetos. Confira a seguir a dica da Central do Franqueado para impulsionar a sua gestão de projetos!

Módulo Projetos da Central do Franqueado

O mercado de franquias e a transformação digital estão diretamente relacionados. Hoje, existem inúmeros softwares à disposição do franqueador. No entanto, são poucos os de qualidade comprovada e que foram desenvolvidos especialmente para o mercado de franquias. 

A Central do Franqueado, especialista em franchising, está no mercado há mais de 5 anos e transformou até agora mais de 200 marcas no mercado de franquias. 

O Módulo Projetos centraliza todas as informações da sua equipe e processos. Confira a seguir algumas vantagens da solução:

Distribuir tarefas entre os seus colaboradores 

A plataforma permite a você selecionar quais os colaboradores ficarão responsáveis pelas atividades pré-determinadas em um projeto. Dessa maneira, você otimiza a organização e diminui a probabilidade das demandas não serem entregues por esquecimento.

Usa modelos de projetos replicáveis

Replicar modelos de projeto facilita muito o cotidiano de um franqueador. Através da replicação, é possível repetir o sucesso de projetos que deram certo anteriormente e aprimorar ao máximo até chegar em um modelo que atenda perfeitamente todas as necessidades da sua rede.

Aumenta a capacidade de gerenciar projetos

Apostar na tecnologia é aprimorar a sua capacidade de gerenciar e controlar todas as atividades relativas à rede de franquias. Além disso, se você tem dificuldades em controlar a implantação de novas unidades da sua rede de franquia, o Módulo Projetos vai te ajudar a visualizar todas as fases de implantação e otimizar a sua gestão.

Ficou interessado? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e transforme a sua rede de franquias!

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe o nosso site e fique por dentro das novidades do universo do franchising! 

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado