Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Como fazer o Controle de Estoque da sua franquia com excelência
Gestão de Franquias

Como fazer o Controle de Estoque da sua franquia com excelência

7 min de leituraCarlos Griebler

O Controle de Estoque é um dos principais pontos de qualquer negócio. No Franchising, sua importância é ainda maior por conta das questões de padronização e manutenção da qualidade esperada da rede. Saiba tudo sobre o assunto e como fazer o controle de estoque da sua rede!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o controle de estoque?

Você, como franqueador ou responsável por uma unidade da franqueadora, com certeza precisa lidar com estoque de produtos. Além disso, no franchising é ainda mais importante garantir a padronização e suprir a demanda exigida pelo mercado. Afinal, problemas nesses dois pontos podem comprometer a reputação da rede.

Mas, o que de fato é o controle de estoque? Basicamente, é assegurar que a gestão esteja sendo feita da maneira correta, prevenindo possíveis faltas e problemas na qualidade, quantidades de compra adequadas. 

Ainda focando especialmente no franchising, esse trabalho se mostra essencial à medida que o controle de estoque se torna um dos principais deveres, tanto da franqueadora, quanto do franqueado

Para o franqueado, muitas vezes auxiliado por um promotor de vendas, é necessário monitorar essa demanda e entrar em contato com fornecedores sempre que necessário. Já para a franqueadora, por prezar muito pela qualidade e padronização esperada da rede, tem como dever indicar os caminhos para obter a matéria-prima dos produtos da franquia.

Por fim, devemos lembrar que controlar o estoque não significa encher os armazenamentos de uma unidade. Perdas de mercadoria são umas das principais despesas do mercado e o custo de manutenção de um grande estoque pode ser tão prejudicial quanto a falta dele.

Então, para te ajudar a conhecer mais sobre a importância de um bom controle de estoque e, finalmente, como garantir a excelência nesse processo, preparamos esse guia. Continue lendo para saber tudo sobre controle de estoque em sua franquia!

Qual a importância do estoque para franquias?

Você já parou para pensar na importância que um bom controle de estoque pode trazer à sua franquia? Já comentamos alguns dos benefícios, porém existem mais uma série de vantagens que acompanham a excelência no controle de estoque de uma rede de franquias. Confira!

Aumento da produtividade da equipe

Graças aos treinamentos e uma metodologia de trabalho definida a serem desenvolvidas, é natural que ocorra um aumento na produtividade de toda a equipe. Essa orientação com certeza vai diminuir a frequência com que erros relacionados ao controle de estoque, como perdas de mercadorias, aconteçam.

Comunicação Otimizada

Ainda quanto às novas metodologias, como todos estarão alinhados a essa forma de trabalho que busca a prevenção de perdas, o processo de cooperação será mais fácil e existirão muito menos ruídos na comunicação interna da empresa.

Para além do relacionamento interno da franquia, também é essencial que o franqueador e o franqueado de uma rede possuam um bom relacionamento, com uma comunicação clara e honesta que estimule essa cooperação que só tem bons frutos a render.

Controle de produtos valiosos

Se você investir nas boas práticas de controle de estoque, mercadorias como os Produtos de Alto Risco (PAR) terão um potencial de venda extremamente maior. Pois, quando estão sob essas recomendações, eles podem ser expostos nas melhores posições de venda do seu estabelecimento, criando uma atração maior ao consumidor e garantindo um aumento nos lucros da rede.

Manutenção dos padrões de qualidade da rede

Em franquias, o controle de estoque passa diretamente pelo controle de qualidade. Uma rede de franquias se forma a partir da possibilidade de replicação de um negócio e isso só é viável a partir da padronização dessa qualidade, garantindo um serviço qualificado independente da unidade.

A partir do momento que uma unidade de franquia tem problemas constantes com a reposição de insumos ou na própria construção do produto, como falta de ingredientes e até mesmo equívocos, os clientes perceberão. Isso, eventualmente, prejudica a reputação da rede, algo tão valioso na hora de expandir.

Como fazer o controle de estoque da sua rede?

O trabalho de controle de estoque em uma franquia, ainda que ocorra de forma individual nas unidades, necessita de um trabalho cooperativo de instrução e orientação do franqueador. O Franchising, por si só, depende do franqueador para repassar o know-how que compõem o dia a dia da franquia, e com o estoque isso não é diferente.

Por isso, apesar de ser um trabalho onde apenas o tempo e o conhecimento de mercado vai aprimorar, existem uma série de dicas que podem te ajudar nesse momento. Confira abaixo!

Realize inspeções

Apesar de todas as precauções, problemas no estoque das unidades ainda podem acontecer. Seja por erros humanos, inexperiência ou até mesmo problemas técnicos, um produto pode acabar se perdendo ou entrando indevidamente no seu estoque, por exemplo.

Por isso, é essencial que a franqueadora delegue periodicamente consultorias de campo. Nelas, uma equipe será responsável por averiguar se tudo está indo conforme acordado e estabelecido pelos manuais da rede e orientar melhorias e correções caso necessário.

Utilize checklists 

O franqueador também pode e deve fazer isso ele mesmo! Monitorar o estoque também é uma das funções do franqueado. Para fazer isso, existem os checklists online, uma das principais formas de elencar e priorizar atividades e itens a serem cumpridos em qualquer processo.

As listas de itens a serem verificados são extremamente úteis para conferir com precisão o que precisa ser reposto e podem ser compartilhadas por toda a rede. Dessa forma, erros serão minimizados e você vai garantir uma autonomia aos franqueados.

Qualificação e homologação de fornecedores

A qualificação e homologação de fornecedores de insumos e matérias-primas para as unidades de uma franquia é uma das principais tarefas na gestão da rede. Sabemos que o mercado se tornou cada vez mais competitivo, por isso é fundamental garantir uma alta qualidade de produtos, aquela que conquista e fideliza clientes.

O franqueador, quando transforma seu negócio em uma franquia, já deve ter seus fornecedores estruturados. Assim, ele pode orientar seus franqueados a comprarem dele, pois são os produtos que manterão a qualidade das demais unidades. 

No entanto, muitas vezes o trabalho pode ser dificultado devido à distância entre as lojas e à demanda intensa de envios. Otimizar a forma como são feitas as entregas é algo essencial para que o abastecimento das lojas seja eficiente e ágil

Evite excessos

Como falamos anteriormente, o controle de estoque não passa pelo exagero. Comprar demais é prejudicial quando não estamos falando de situações específicas, como ações de marketing sazonais, por exemplo.

O recomendado, a depender do tamanho da unidade e de qual franquia estamos falando, o ideal é trabalhar com um estoque menor. Ao comprar apenas o necessário para operar sua unidade naquele período, você potencializa o lucro e diminui o desperdício de matéria-prima da unidade.

Não se esqueça, também, das técnicas de prevenção de perdas. Temos um conteúdo sobre o assunto, onde você vai conhecer a importância de prevenir perdas em seu negócio, além de 5 boas práticas e dicas que colocarão sua franquia em outro padrão de gestão de estoque. Confira tudo sobre prevenção de perdas!

Capacite colaboradores e franqueados

A capacitação é um processo fundamental para garantir a excelência em qualquer processo no mundo dos negócios. Por isso, garanta que esses treinamentos ocorram com qualidade. Desde o treinamento para franqueados, essencial em qualquer franquia, até a capacitação de colaboradores responsáveis por lidar diariamente com o estoque da franquia.

Utilize a tecnologia

Para te auxiliar nesse processo, um bom software para franquias como o da Central do Franqueado, capaz de integrar diversos processos de compra de insumos para sua rede, pode ser a solução, tanto para você quanto para seus franqueados.

Com ele, é possível gerenciar o abastecimento das unidades da sua franquia com fornecedores e produtos homologados, economizando tempo e mantendo seu processo de compras efetivo e padronizado.

Como dissemos por todo o conteúdo, a padronização é essencial no franchising. E somente com as melhores dicas e ferramentas será possível atingir esse objetivo em sua rede. 

Por isso, se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado