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Franchising

Feira da ABF: o que é e como utilizá-la para conquistar os franqueados ideais

9 min de leitura Carlos Griebler


A feira da ABF, também conhecida como ABF Franchising Expo, é uma feira de franquias organizada pela Associação Brasileira de Franchising. Considerada o maior evento do segmento em todo o mundo, a feira promove anualmente um encontro único de empresários, empreendedores e investidores, com marcas do franchising, oferecendo ótimas opções de investimento nos mais variados segmentos da economia.

Na feira, empresas podem apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em ter o seu próprio negócio, se tornando franqueados daquela marca. Dessa forma, se torna uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão de seu negócio.

Embora feiras de franquias sejam consideradas um ótimo lugar para atrair novos franqueados, é preciso ser criterioso. Afinal, ao menos um alinhamento cultural e profissional é fundamental para uma relação que se estenderá por muitos anos. Ou seja, encontrar o parceiro certo em eventos do tipo é ainda mais importante do que apenas atraí-los.

Com isso, ainda existe outro ponto que deve ser considerado: o filtro não pode assustar as leads. São mais de 3 mil franquias no Brasil e se você por ventura acabar sendo criterioso demais, pode perder ótimas chances de expansão. Assim, se faz necessário saber balancear e adotar as melhores práticas para encontrar e conquistar os novos franqueados ideais para sua rede.

Para te ajudar a conhecer mais sobre o evento e como utilizá-lo para conquistar novos franqueados para sua franquia, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre a feira da ABF. Continue lendo para garantir que a expansão da sua marca ocorra da melhor forma!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é a feira da ABF?

O fato do franchising estar crescendo ano após ano já deixou de ser uma surpresa faz algum tempo. O modelo, que consiste na concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca (ou franqueador) a um investidor (ou franqueado), permite replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Ou seja, uma expansão facilitada.

Assim, ao analisar o desempenho do setor nos últimos anos, onde superou crises econômicas e sanitárias para se estabelecer o sistema como um modelo de negócio seguro e flexível, não é difícil perceber a tendência de crescimento. Nesse sentido, o sucesso do franchising acabou atraindo o interesse dos mais diferentes perfis empreendedores, colocando as franquias nos holofotes do mercado.

Com isso, chegamos ao ponto que este artigo está discutindo: existe lugar melhor para conhecer uma novidade do que feiras e eventos? As feiras de franquias presenciais estão de volta, lideradas pela sua feira mais importante, a ABF Franchising Expo, que reúne cerca de 400 marcas durante seus quatros dias de funcionamento. 

O evento reúne premiações, palestras e outras atividades voltadas para o empreendedorismo em franquias para cerca de 66 mil empreendedores que frequentam a feira anualmente. Dessa forma, as feiras de franquias geram diversos negócios e ajudam a criar uma rede de networking valiosa para o mercado. 

Em 2022, a feira da ABF será realizada de 22 a 25 de junho no Expo Center Norte em São Paulo. São milhares de empreendedores e empresários nesse tipo de evento, buscando saber mais sobre o mercado de franquias e suas possibilidades. Portanto, prepare sua equipe de marketing, seus melhores vendedores e comece a buscar a expansão ativa da sua marca! 

Qual a importância de selecionar os franqueados ideais?

Com todas as possibilidades que o franchising proporciona para garantir um rápido crescimento, é difícil resistir a tentações como manter o processo de expansão a qualquer custo. Afinal, a concorrência é alta. São mais de 3 mil redes, como aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que muitas vezes atuam no mesmo segmento e na mesma faixa de investimento que a sua marca.

Portanto, é importante lançar mão de diferentes estratégias para atrair candidatos. Afinal de contas, quanto mais candidatos, mais negócios fechados e sucesso para a marca, certo? Bom, não exatamente. Saiba que nem sempre buscar o crescimento a todo instante significa um crescimento saudável, pois o segredo está em encontrar os parceiros ideais.

Encontrar os candidatos certos não é uma atividade simples, mas pode evitar problemas de relacionamento com franqueados no futuro, causando desgaste e até mesmo grandes crises na rede. Por isso, abaixo separamos os principais detalhes da importância de garantir excelência na seleção de franqueados. Confira!

Ajuda os potenciais franqueados

Quando procuram e decidem investir em uma franquia, pessoas começam a buscar por oportunidades. Nesse momento, é necessário que encontrem algum tipo de filtro que as faça não perder tempo

Sabendo que não é a candidata ideal para aquela rede de franquias, seja por experiência ou perfil empreendedor, ela poderá continuar sua busca pela feira de franquias sem perder seu tempo em algo que não deve dar certo. Lembre-se: empreendedores são um público pagante em eventos como a feira da ABF, tornando seu tempo valioso e limitado.

Leads qualificados

Da mesma forma, isso também facilita o trabalho do franqueador ou gerente de expansão. Afinal, a qualificação de leads é essencial para que uma empresa invista seu tempo e dinheiro naqueles potenciais clientes que realmente podem concretizar a compra. 

Com uma boa prospecção, esse processo já dá um salto ao focar em clientes que se adequam ao perfil delimitado e que se mostram, ao menos, interessados em uma parceria.

Franqueados mais satisfeitos

Valorizados e de acordo com o perfil da franqueadora, franqueados estarão cada vez mais satisfeitos com sua escolha. Receita, expansão, tudo virá naturalmente se seus franqueados, devidamente prospectados, estiverem de acordo com o andamento de suas unidades. Felizmente, essa é a tendência com um bom processo.

Índice de retenção

Com a satisfação em dia, a retenção de seus franqueados acontecerá naturalmente e é fundamental para o crescimento de sua rede de franquias. Em tempos difíceis como a pandemia do novo coronavírus e a própria crise econômica que o Brasil enfrenta, você deve focar em garantir a permanência de unidades da sua empresa, mesmo que o índice em questão seja relativamente baixo no franchising.

Como selecionar bons franqueados na feira da ABF?

Com o passar dos anos, boas práticas foram se estabelecendo na hora de selecionar bons franqueados, seja em um momento de planejamento ou na própria conversa com um empreendedor interessado.

Para te ajudar a encontrar os métodos de filtragem e construção do franqueado ideal, abaixo trouxemos algumas dicas para selecionar bons franqueados na feira da ABF. Continue lendo até o final para saber mais das práticas ideais para cada etapa do processo de expansão. Confira!

Construa seu franqueado ideal

A única forma de filtrar um candidato, é estabelecendo quem é esse franqueado ideal que sua rede de franquias busca. Mas atenção: você não vai encontrar alguém com exatamente o mesmo perfil que você, franqueador, mas sim empreendedores com visões semelhantes e que, potencialmente, possam agregar no sucesso da marca.

Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados. O perfil de um franqueado do segmento automotivos pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer essa persona é uma ótima forma de otimizar planos de marketing e evitar desperdício de recursos.

Faça perguntas-chave

Durante uma possível conversa no estande da sua marca na feira da ABF, em poucas perguntas, é possível começar a entender o perfil empreendedor do candidato. Abaixo, um checklist de perguntas básicas que devem ser feitas ao candidato:

  • Qual o momento profissional do empreendedor?
  • Há quanto tempo está pensando em investir em uma franquia?
  • Qual a sua disponibilidade financeira para investir no negócio?
  • Qual o seu nível de conhecimento sobre o setor?
  • Já trabalhou com gestão de negócios e de pessoas?
  • Qual a sua formação e experiências prévias?
  • Quais são os seus projetos futuros: profissionais, pessoais e em relação à franquia?

Analise o interesse do candidato

Um conhecimento prévio ou grande interesse pela sua rede já é meio caminho andado para um bom negócio. Por isso, veja se o candidato conhece a sua marca, se já pesquisou a respeito ou se entende as dores e as mazelas de entrar nesse negócio etc.

Pegue os contatos

Se tudo parece correr bem, não deixe de recolher contatos para conhecer mais sobre os leads encontrados. Afinal, o negócio não será concluído em uma feira, ainda é preciso muita conversa para troca de informações sobre a rede. 

Ainda, mesmo com aqueles candidatos que não pareceram ter potencial, pode ser interessante manter um contato posterior. Isso pode ajudar a nutrir um futuro franqueado com informações e até mesmo fazer pesquisas sobre a abordagem da empresa e sobre a percepção da marca.

Troque informações com outros franqueadores

Poucas coisas não devem ser compartilhadas. Salvo informações estratégicas, é essencial dividir experiências com outros empresários do ramo. Converse com outras redes de franquia e tente entender quais estratégias eles usam para captar leads.

Ofereça o contato de franqueados da sua rede

Se o candidato ficar interessado na sua marca, ele provavelmente vai querer conversar com algum franqueado da rede. Ofereça o contato e incentive esse movimento, afinal ele eventualmente fará parte de um momento posterior com a entrega da Circular de Oferta de Franquia. Lembre-se: você confia na sua marca e sabe que o suporte que oferece é de qualidade.

Ofereça material completo sobre a franquia

Prepare folhetos e materiais explicativos completos sobre a sua marca, com dados de crescimento e depoimentos de clientes e franqueados. Com um material completo em mãos, fica mais fácil para o candidato se aprofundar na sua rede.

Além de material informativo sobre a sua rede, você vai engajar mais os candidatos se oferecer também conteúdo de qualidade, que seja interessante para seu público-alvo. Online ou fisicamente, busque fazer com que as pessoas conheçam e compartilhem a sua produção.

Hora de fechar negócio

Após garantir um primeiro contato qualificado, anunciando no lugar certo para as pessoas certas, é hora de fazer uma reunião com o potencial franqueado para apresentação inicial do negócio e das metodologias de trabalho e operacionais. Assim, ele já saberá como a rede funciona e pode considerar se o investimento realmente faz sentido para seu perfil e momento profissional.

Até o fechamento definitivo do negócio, o processo acaba levando em torno de três a cinco meses. Então, para que o candidato chegue ao final com sucesso, é preciso que desenvolva afinidade com a marca, também tendo preparo financeiro e vontade de empreender. 

Continue navegando pelo nosso site para conhecer mais sobre o franchising e todas as novidades do mundo das franquias!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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