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Como escolher uma consultoria de formatação de franquias?

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Franchising

11 min de leitura Dario Ruschel

Apostar em uma consultoria de formatação é fundamental para qualquer empreendedor que queira entrar no mercado de franquias. Isto é, escolher a consultoria certa para ajudá-lo a formatar uma franquia pode ser uma tarefa crucial no sucesso da sua empreitada no franchising. 

Por mais que existam obrigatoriedades comuns a serem cumpridas por toda rede, é preciso adaptar processos específicos da marca ao formato de franchising. Tal transição pode ser auxiliada por uma consultoria de formatação. 

A Central do Franqueado preparou este conteúdo para auxiliar você a escolher a melhor consultoria de formatação para redes de franquia.

Neste artigo você vai ver:

O que é consultoria de formatação?

A consultoria de formatação é usada para analisar a franqueabilidade de um negócio, executar a formatação do modelo de franquia, revisar a Circular de Oferta de Franquia e proporcionar um diagnóstico de mercado em potencial para possibilitar a expansão da empresa.

Nesse sentido, para não deixar nenhum aspecto passar despercebido, o trabalho de consultoria de formatação de franquias cumpre um importante papel. Os profissionais de consultoria são especializados na estruturação de redes e possuem conhecimento fundamental para a adaptação adequada de um negócio a sua nova forma. 

No entanto, é normal haver dúvidas no momento de contratar uma consultoria de formatação. Ela, afinal, precisará compreender de forma precisa as demandas da empresa. Para isso, os profissionais deverão ter uma visão que se enquadre com o perfil do negócio e do franqueador. Assim, o trabalho em conjunto garante mais fluidez e, consequentemente, soluções mais eficientes são desenvolvidas.

Franquias são, certamente, estruturas mais complexas do que empresas convencionais. Afinal, seu funcionamento depende da manutenção de padrões de qualidade em diversas lojas, que são geridas por franqueados diferentes. É preciso criar um modelo de negócio replicável, que mantenha a mesma oferta em todas as unidades.

O empreendedor que opta por franquear deve conhecer muito bem as potencialidades e fraquezas de seu negócio para que possa alcançar uma proposta ideal. Assim, conseguirá aproveitar os diferenciais e consertar problemas antes de vender franquias. Além disso, é fundamental conhecer bem o segmento de mercado no qual a empresa está inserida e estar a par das obrigatoriedades legais para a atuação da rede.

Qual a importância das consultorias de formatação?

Agora que você entendeu o que é uma consultoria de formatação, que tal aprender sobre a sua importância no franchising? Leia a seguir!

Ao contratar uma consultoria de formatação que proporcione reais resultados para a empresa, o franqueador estará fazendo um investimento de primordial importância para o sucesso da rede. Em outras palavras, contratar uma consultoria de formatação é uma prova de que o franqueador está realmente interessado em fazer com que a rede de franquias funcione da melhor maneira possível.

Uma boa estrutura de franquia e a inserção precisa no mercado garantem a sua vantagem competitiva e a sua sobrevivência no mercado. As novas tecnologias, a demanda de serviços de qualidade, cada vez mais rigorosa por parte dos clientes e as tendências do franchising exigem que uma rede de franquias esteja sempre se atualizando. Dessa forma, a consultoria de formatação vai contribuir com informações valiosas para o franqueador se manter na frente dos seus concorrentes.

Por consequência, a rede que se prova bem-sucedida atrai o interesse de novos investidores. É através de uma estruturação correta que a expansão da rede de franquias é facilitada. Por isso, as consultorias de formatação são indispensáveis no franchising. Elas proporcionam ao franqueador a visualização do que está por vir, identificando problemas de padronização antes mesmo deles se manifestarem.

Independente do nível de experiência em gestão de negócios, contar com uma consultoria de formatação é uma garantir para o franqueador. Afinal, o processo de tomada de decisão será feito em conjunto com os profissionais consultores. Nesse sentido, se espera uma minimização dos riscos e uma responsabilização mútua em caso de problemas. O mercado de franquias é muito competitivo e até mesmo alguns franqueadores experientes podem encontrar dificuldades para acompanhar todas as novidades. Portanto, é sempre bom contar com ajuda especializada, não é mesmo? Continue lendo para conhecer as dicas que a Central do Franqueado preparou para você sobre consultoria de formatação.

4 dicas para escolher a melhor consultoria de formatação 

Agora que você aprendeu o que é uma consultoria de formatação e qual a sua importância no mercado de franquias, fique ligado nas 4 dicas para escolher a melhor consultoria de formatação que a Central do Franqueado preparou para você!

1. Busque por empresas com experiência no seu segmento de atuação

Antes de tudo, saiba que consultorias de formatação são alternativas para facilitar a vida de empreendedores. Porém, isso não quer dizer que você deva escolher qualquer consultoria. É importante estar atento à prestação de serviços anteriores para não acabar em uma situação embaraçosa.

A consultoria que realmente compreende o funcionamento de um modelo de negócio vai ajudar o empreendedor de forma muito mais precisa e objetiva. Profissionais que já possuem experiência na área de atuação do empreendimento terão mais facilidade em colaborar com ideias para a estruturação da rede. Ao entenderem sobre os processos essenciais de produção da marca, auxiliam na padronização de logísticas e na resolução de aspectos a serem melhorados. 

Independente da forma como os produtos e serviços são oferecidos aos consumidores, as empresas de um mesmo segmento se assemelham em muitos aspectos de administração e oferta. Por isso, a consultoria de formatação poderá alertar o empreendedor sobre o que funciona e o que não funciona no mercado.

Por exemplo, evitando problemas de entrar em um mercado super saturado e com poucas perspectivas de crescimento. A consultoria de formatação também vai auxiliar o franqueador na delimitação dos diferenciais da rede de franquias. Isto é, o que diferencia a rede de franquias dos seus concorrentes? Um franqueador inexperiente provavelmente listaria centenas de diferenciais que, em sua opinião, seriam revolucionários. Mas que, aos olhos de consultores experientes, são características que não contribuem para destacar a franquia entre os concorrentes.

Contudo, na hora de formatar a franquia, é importante manter a simplicidade. Pense que os diferenciais da rede de franquias precisam ser replicados em dezenas, centenas ou milhares de unidades. Dessa forma, quanto maior a quantidade de aspectos a serem padronizados, mais problemas e mais dinheiro investido será necessário. 

Nesse sentido, é importante que o proprietário apresente corretamente as características de seu negócio, seus valores, qualidades e até mesmo os problemas enfrentados. Trocar conhecimento com os consultores é uma forma de aumentar as chances de sucesso da rede de franquias. Por isso, não economize em informações sobre o empreendimento que você deseja transformar em franquias. A transparência é fundamental para que os consultores se aproximem das recomendações mais adequadas ao seu tipo de negócio. 

Também, cabe ao franqueador a capacidade de compreender as críticas e pontos de vista apresentados pela consultoria. Afinal, os consultores estão fazendo o seu trabalho para chegar nos melhores resultados para o franqueador. Portanto, é importante aceitar opiniões diferentes e até mesmo desistir de algumas ideias se for o caso. Por exemplo, se o parecer prévio de uma consultoria demonstra que a franquia precisa de dezenas de alterações para manter a competitividade com os concorrentes, mas o franqueador prefere entrar no mercado sem fazer as alterações solicitadas pelos consultores, podem acontecer alguns problemas.

Claro que nem todas as recomendações da consultoria precisam ser rigorosamente seguidas pelos franqueadores, principalmente se o empreendedor tiver experiência no mercado de franquias. Nesse aspecto, o franqueador precisa ter discernimento do que é melhor para o seu próprio negócio com base nas sugestões recebidas dos consultores.

2. Encontre consultorias próximas à empresa

Um aspecto essencial para que exista engajamento no trabalho em equipe entre franqueador e a consultoria de formatação é a proximidade física entre os profissionais. Afinal, uma comunicação efetiva é a base da criação de boas estratégias no franchising. Mas ela só pode ser desenvolvida com o contato frequente entre franqueador e consultores.

Durante a pandemia de corona vírus, as videoconferências online foram uma realidade no mundo dos negócios. Naquele momento, as distâncias não eram tão importantes porque a maioria das negociações acontecia exclusivamente pelo meio remoto. Porém, é uma segurança extra para o franqueador saber que a consultoria de formatação, que vai determinar o sucesso do seu empreendimento, está apenas a algumas quadras de distância do seu local de trabalho. 

Portanto, as reuniões são indispensáveis para a discussão do futuro da empresa. Mas, mais do que isso, o consultor que está realmente inserido no dia a dia do negócio desenvolve maior compreensão sobre ele. Por isso, optar pela contratação de profissionais que atuam próximos é uma forma de facilitar não só o processo de formatação de franquias, como também a comunicação entre franqueador e consultores de formatação.

Atualmente, contar com consultorias da mesma região é vantajoso tanto pela praticidade de locomoção, quanto pela redução de investimentos em transporte. Se o franqueador optar por manter o serviço para auxiliar em auditorias e no processo de expansão da rede, melhor ainda tê-la por perto. 

3. Opte por referenciais de sucesso a partir de recomendações

É fácil escolher uma instituição com critérios baseados em seu sucesso de mercado. Para encontrar uma consultoria de formatação de qualidade, basta dar uma pesquisada em nomes e analisar resultados. Porém, fica difícil saber quais consultorias de formatação realmente trouxeram resultados durante a prestação de serviços.

É interessante, portanto, saber sobre a experiência de empreendedores com essas empresas. Procedimentos de formatação que tenham sido ótimos para alguns empreendedores, podem não ter sido tão satisfatórios para outros. Nessa hora, acionar o networking é uma medida de segurança. 

Solicite informações para administradores conhecidos. Certifique-se de que as empresas de consultoria indicadas são realmente referências de sucesso. Também, tenha cuidado com recomendações de empresas que farão parte da concorrência. Afinal, o mercado do franchising é muito competitivo e ninguém quer ver um novo concorrente fazendo sucesso entre o público-alvo. 

É bom também entrar em contato pessoalmente com as opções listadas, a fim de conhecer não apenas o trabalho da instituição, mas a postura de seus profissionais. Ademais, conhecer pessoalmente é importante porque sites e redes sociais costumam ser produzidos para impressionar a clientela. Em uma conversa olho no olho, é muito mais fácil perceber se a consultoria está realmente disposta a levar a sério o compromisso de formatar a sua franquia.

Isso é muito importante para que a relação entre franqueador e consultores seja de confiança. Uma boa escolha fará toda a diferença na longevidade do trabalho. Ao criar uma parceria forte com uma consultoria, o franqueador terá uma ferramenta a sua disposição durante o crescimento da rede.

Lembre-se que se você pretende formatar uma franquia de alimentação, consultorias do segmento de saúde, beleza e bem-estar talvez não sejam as mais recomendadas. Pesquise por cases de sucesso dentro da área de atuação que você pretende entrar. Dessa maneira, você vai evitar problemas no longo prazo.

4. Segredos da Franquia

Se você acompanha o blog da Central do Franqueado e pensa em entrar no mundo dos investimentos, certamente percebeu que o mercado de franquias é uma das melhores alternativas de colocar dinheiro para trabalhar para você. Entretanto, transformar um negócio em uma rede de franquias não é uma tarefa tão simples quanto parece. 

Antes de se tornar um franqueador, é necessário entender o conceito de franchising. Além disso, é importante estar consciente acerca das vantagens e desvantagens de uma franquia e também estudar o mercado para tomar as melhores decisões. 

Pensando em auxiliar os empreendedores interessados no franchising, a Central do Franqueado recomenda o curso Segredos da Franquia, ministrado pelo especialista em franchising Erlon Labatut. Erlon é o criador do site franqueador.com, especialista em consultorias para o mercado de franquias e sócio fundador da rede Nuv-Nuv. 

Consultor associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e também consultor credenciado pelo SEBRAE, Erlon tem mais de 20 anos de atuação com consultorias e treinamentos, sendo os últimos 13 anos dedicados exclusivamente ao franchising. O curso Segredos da Franquia proporciona uma oportunidade imperdível para empreendedores que querem entrar para o mercado de franquias. 

O método desenvolvido no curso ensina os alunos a franquear investindo pouco. Por isso, o curso Segredos da Franquia é o mais recomendado para quem quer fazer uma escolha segura. O método para franquear um negócio, além do baixo custo inicial, ensina sobre reinvestimento de lucros e a formatação voltada para a expansão. Portanto, o curso é ideal para pequenas e médias empresas que querem franquear.

Ficou interessado? Então não perca esta chance de aprender com quem realmente entende sobre o sistema de franquias. Acesse o site do curso Segredos da Franquia e se transforme em um franqueador de sucesso. 

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado para ficar por dentro de todas as novidades do universo do franchising!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado

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