Conheça a melhor forma de padronizar a sua rede de franquias
7 min de leitura Andrei Arndt
Padronizar é um dos pilares do franchising. Porém, ao enfrentar problemas em uma rede de franquias, nem todos os franqueadores percebem que o problema está na padronização. Neste texto, exploraremos a importância da padronização e como isso pode ser a chave para o crescimento e a prosperidade do seu negócio.
Vamos analisar os benefícios de estabelecer diretrizes claras, processos uniformes e uma cultura comum em sua rede de franquias. Além disso, discutiremos estratégias e melhores práticas para implementar uma padronização eficaz em sua rede de franquias, abordando os desafios comuns que podem surgir ao longo desse processo.
Convidamos você a mergulhar neste artigo e descobrir como a padronização pode ser a melhor estratégia para alcançar o sucesso no mundo das franquias.
Você vai ver:
- Qual a importância de padronizar uma rede de franquias?
- Benefícios de padronizar a rede de franquias
- Padronização da Central do Franqueado
Qual a importância de padronizar sua rede de franquias?
Padronizar os procedimentos é uma das principais características do modelo de franquias. É através do princípio de replicação que as redes de franquia se estabelecem e, por isso, a padronização é uma das razões que atrai um número incontável de investidores para o franchising.
Ao optar por investir em uma determinada rede de franquias, o empreendedor entende que estará abrindo uma unidade de franquia idêntica àquela que ele visitou em outra cidade, outro estado ou até mesmo em outro país. Sem a padronização, o mercado de franquias perderia suas qualidades que incluem a estabilidade e a segurança ao empreender.
No entanto, para um franqueador, nem sempre é fácil estar atento à padronização. Comunicação ruidosa, desalinhamento de informações e problemas na prestação de suporte são comuns e tomam a maior parte do tempo de um gestor de rede. Mas não se preocupe, neste artigo você vai aprender a importância e também como padronizar uma rede de franquias.
Fato é: a padronização de uma rede de franquias desempenha um papel fundamental na garantia do sucesso e na manutenção da consistência nas operações em todas as unidades.
Assim, a padronização também é fundamental para a construção de uma cultura comum dentro da rede de franquias. Isso ajuda a promover a identidade da marca e os valores da empresa em todas as unidades, criando um senso de pertencimento e alinhamento entre franqueados e franqueadora.
Antes de ir aos benefícios, saiba que a padronização também simplifica o treinamento de funcionários. Com processos e procedimentos uniformes, a formação de novos colaboradores se torna mais eficaz e eficiente, permitindo que eles adquiram rapidamente as habilidades necessárias para operar em qualquer unidade da rede.
Benefícios de padronizar sua rede de franquias
Agora que você aprendeu sobre a importância da padronização no franchising, que tal conferir os benefícios de padronizar a sua rede de franquias?
Visibilidade da marca
A visibilidade da marca está relacionada à padronização visual. Para manter uma identidade de marca uniforme, toda a rede de franquias precisa acompanhar o padrão estabelecido pelo franqueador. As cores, símbolos, fontes e fotografias devem atender a um padrão pré-estabelecido pela franqueadora.
Problemas na padronização contribuem não só para com a desconfiança do cliente na marca, como também para uma experiência de compra abaixo das expectativas. Por isso, ao manter a padronização, os consumidores conseguem reconhecer a identidade da marca assim que visualizarem as cores ou o logotipo correspondente.
Além disso, a visibilidade da marca também está nas conversas das pessoas. Se a rede de franquias apresenta um alto índice de padronização, provavelmente a clientela vai falar sobre ela por aí. Principalmente na hora de recomendar os produtos e serviços. Nesse sentido, são os próprios consumidores que acabam por fazer a propaganda da rede. O acontecimento faz parte do marketing boca a boca e é uma das alternativas para você aumentar o alcance da marca.
Aumente as chances de encontrar investidores
Padronizar uma rede de franquias é uma forma de atrair empreendedores interessados em investir na abertura de uma nova unidade. Quer um exemplo? Vamos supor que você a sua rede de franquias está em várias cidades no Rio Grande do Sul.
Um investidor interessado visita uma unidade de franquia em Porto Alegre. Um mês depois, o mesmo investidor viaja para a Serra Gaúcha e visita uma unidade de franquia na cidade de Caxias do Sul. Porém, ao comparar as duas experiências, o investidor percebe que a unidade da capital gaúcha é completamente diferente da unidade em que ele visitou durante sua viagem à serra.
Quais são as chances desse empreendedor enxergar a sua rede de franquias como um bom investimento? A verdade é que as chances são muito pequenas. Afinal, a padronização diz muito sobre como o franqueador está cuidando da rede de franquias.
Para resolver esse problema, auditorias em pontos de venda são fundamentais. Padronizar não é um diferencial, mas sim uma necessidade ao estruturar uma rede de franquias.
Satisfação dos clientes e franqueados
Não importa qual o modelo de negócio você esteja inserido, eles sempre estarão lá: os clientes. Sem a clientela, é impossível um empreendimento alcançar o sucesso. No mercado de franquias não é diferente. Além do mais, um diferencial do franchising é que os franqueadores se dedicam não só aos consumidores, como também aos franqueados.
Apesar dos colaboradores e franqueados serem fundamentais, muitos franqueadores não conseguem dar a atenção necessária a eles. Por isso, recorrer a tecnologia é uma maneira de padronizar, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar a prestação de suporte.
Quando clientes e franqueados estão satisfeitos, toda a rede de franquias sai ganhando. Afinal, um franqueado insatisfeito provavelmente vai apresentar baixos índices de produtividade e de engajamento, um problema que pode se espalhar até mesmo para outras unidades da rede. Portanto, manter a satisfação é fundamental para você alcançar suas metas e objetivas no franchising.
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Como padronizar sua rede de franquias?
A gente da Central do Franqueado sabe a importância de padronizar uma rede de franquias. Por isso, desenvolvemos a solução voltada especificamente Padronização. Ao escolher uma Central de unificação para padronizar a sua rede de franquias, você terá à disposição soluções voltadas para conectar, unificar e crescer a sua rede.
Para auxiliar franqueadores na unificação, a gente desenvolveu uma solução de Qualidade, de Marketing e de Compras. Cada um deles é voltado para um dos problemas mais comuns enfrentados pelos franqueadores.
A solução de Qualidade facilita a criação de lista de verificações para você manter a padronização da rede de franquias sempre dentro do esperado. Já pensou em avaliar pontos de venda sem precisar pagar o deslocamento de consultores de campo até a franquia? Já a solução de Checklist permite a você fazer consultorias e inspeções a distância, simplificando o dia a dia do franqueador.
A solução de Marketing é o mais procurado por franqueadores que querem revolucionar a identidade visual da franquia. Você tem problemas com franqueadores que fogem do padrão da marca ao divulgarem produtos, campanhas e datas especiais? Então, a solução de Marketing é perfeita para você. A partir deste tecnologia, você vai personalizar e simplificar a produção de conteúdos de divulgação na sua rede de franquias.
Ele permite a disponibilização de modelos editáveis para os seus franqueados, também conta com coleções com datas especiais para que elas não passem em branco. Além disso, a solução de Marketing integra toda a divulgação da rede. Isso significa que você nunca mais precisará se preocupar em usar sites ou aplicativos de terceiros para divulgar produtos e serviços.
Por fim, a solução voltada para Compras facilita o processo de compras dos franqueados e acompanha o que, em qual quantidade e com quais fornecedores os franqueados estão comprando ou negociando.
Quer mais uma garantia? A gente sempre vai estar à sua disposição para atender a todos os seus questionamentos. Não esquecemos os nossos clientes após fecharmos uma venda. Nossa equipe de Sucesso do Cliente estará sempre disponível para treinamentos, resolução de dúvidas e o que mais você precisar!
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Redator em Central do Franqueado
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